Diário Seguidor - Abrantes

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
mrbetes
Membro
Membro
Registado: segunda fev 15, 2010 10:03 am

Diário Seguidor - Abrantes

Mensagem por mrbetes »

boas,
este vai ser o tópico para registar esta minha aventura na microprodução.
irei colocar aqui fotos da evolução dos trabalhos do sistema final e do histórico da produção.
estas são experiências que considero importantes para quem se quer aventurar na mp, foi graças a essas mesmas experiências relatadas pelos outros membros que me decidi dar o passo de me tornar um mp. foi devido às suas dúvidas e respectivas respostas que também eu fui construindo a minha opinião naquilo que deveria ser o meu sistema.
por tudo isto aqui vai ficar registado o meu humilde contributo para esta comunidade.

neste momento estou na fase de escolha da empresa a quem irei adjudicar a instalação da minha unidade.
o meu registo foi efectuado no dia 17-fev, portanto com a tarifa de 0.5866€, a minha potência registada é de 3.45.

gostaria de ler as vossas opiniões e se possível que me tirassem 1 ou 2 dúvidas, relativamente às propostas que tenho escolhidas neste momento.

comum a todas as propostas:
inversor kaco 3600xi
seguidor deger 5000nt

em relação aos painéis/potência instalada temos:
24 - suntech 175 (4200wp)
18 - s energy 225 pa8 (4050wp)
24 - suntech stp180s-24ad (4320 wp)
18 - s energy 225 pl0 (4050wp)
15 - suntech 275 (4125 wp)

os valores das propostas tem diferenças entre o mais baixo e o mais alto na ordem dos 1000€.

as minhas dúvidas:
- duas das propostas são de painéis monocristalinos, ouvi dizer que o kaco não se dá muito bem com painéis monocristalinos, existe alguma verdade nisto?

- se colocasse mais um painel de 225, nas soluções de 4050wp ficaria com 4275wp, embora com um numero impar de painéis (inestético!!! mas isto é para produzir energia não é para ser bonito), este valor ou mesmo os 4320 wp numa das propostas não é exagerado para uma ligação de 3.45?
sei que provavelmente estaria limitado durante algumas horas do dia na primavera/verão, mas servia de compensação para o inverno e dias de calor intenso. o que acham é colocar o kaco sempre perto do "red line"???

- o que acham de 40metros de cabo dc de 6mm dos painéis até ao inversor e mais 30m de cabo ac de 10mm, perdas significativas ou desprezáveis? se colocar o inversor junto aos painéis, 70m de cabo ac de 10mm, está bom?

obrigado e cumprimentos

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Re: Diário Seguidor - Abrantes

Mensagem por Valter Silva »

mrbetes Escreveu:boas,
irei colocar aqui fotos da evolução dos trabalhos do sistema final e do histórico da produção.
estas são experiências que considero importantes para quem se quer aventurar na mp, foi graças a essas mesmas experiências relatadas pelos outros membros que me decidi dar o passo de me tornar um mp. foi devido às suas dúvidas e respectivas respostas que também eu fui construindo a minha opinião naquilo que deveria ser o meu sistema.
por tudo isto aqui vai ficar registado o meu humilde contributo para esta comunidade.

neste momento estou na fase de escolha da empresa a quem irei adjudicar a instalação da minha unidade.
o meu registo foi efectuado no dia 17-fev, portanto com a tarifa de 0.5866€, a minha potência registada é de 3.45.

gostaria de ler as vossas opiniões e se possível que me tirassem 1 ou 2 dúvidas, relativamente às propostas que tenho escolhidas neste momento.

inversor kaco 3600xi
seguidor deger 5000nt

os valores das propostas tem diferenças entre o mais baixo e o mais alto na ordem dos 1000€.

as minhas dúvidas:
- duas das propostas são de painéis monocristalinos, ouvi dizer que o kaco não se dá muito bem com painéis monocristalinos, existe alguma verdade nisto?

- se colocasse mais um painel de 225, nas soluções de 4050wp ficaria com 4275wp, embora com um numero impar de painéis (inestético!!! mas isto é para produzir energia não é para ser bonito), este valor ou mesmo os 4320 wp numa das propostas não é exagerado para uma ligação de 3.45?
sei que provavelmente estaria limitado durante algumas horas do dia na primavera/verão, mas servia de compensação para o inverno e dias de calor intenso. o que acham é colocar o kaco sempre perto do "red line"???

- o que acham de 40metros de cabo dc de 6mm dos painéis até ao inversor e mais 30m de cabo ac de 10mm, perdas significativas ou desprezáveis? se colocar o inversor junto aos painéis, 70m de cabo ac de 10mm, está bom?

obrigado e cumprimentos
viva,

eu escolheria a solução com mais potência.... nunca te esqueças que o aquecimento dos painéis leva à sua perda de rendimento.... aconselho também a veres os painéis amorfos produzidos em portugal, pois têm 17% mais de rendimento pois aproveitam melhor a luz difusa.... apesar de necessitarem de mais área.

relativamente ao cabo... neste teu caso deverás minimizar o cabo ac e maximizar o dc, isto porque terás mais corrente no cabo ac, logo mais perdas!.....

eu optaria por 40m de dc e 30 de ac.

abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Autor do tópico
mrbetes
Membro
Membro

Mensagem por mrbetes »

valter silva Escreveu: viva,

eu escolheria a solução com mais potência.... nunca te esqueças que o aquecimento dos painéis leva à sua perda de rendimento.... aconselho também a veres os painéis amorfos produzidos em portugal, pois têm 17% mais de rendimento pois aproveitam melhor a luz difusa.... apesar de necessitarem de mais área.

relativamente ao cabo... neste teu caso deverás minimizar o cabo ac e maximizar o dc, isto porque terás mais corrente no cabo ac, logo mais perdas!.....

abraços
e a seccção dos respectivos cabos é suficiente? para os 30m ac os 10mm penso que serão suficientes os 40m de dc, 6mm chega?

obrigado mais uma vez valter!

VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Mensagem por VNC »

boa tarde

também estou em fase de instalação, mas da conversa que tive com o instalador optei pelo sma 3300 com 24 paineis suntech 180w, sem seguidor.
na opinição do instalador, os kaco tem um melhor funcionamento com paineis mais potentes, e seguindo essa logica, optava pelos paineis de 275w.

vnc

Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Mensagem por Nuno_Vicente »

valter silva Escreveu:
mrbetes Escreveu:boas,

inversor kaco 3600xi
seguidor deger 5000nt

as minhas dúvidas:

obrigado e cumprimentos
viva,

abraços
boas,

creio que o colega valter estará enganado quanto ao seu comentário acerca dos cabos ac e dc.
segundo o que sei, o cabo dc deverá ter a menor distância possível entre os paineis e o inversor. por esse motivo se vêem muitas instalações com o inversor montado na base dos seguidores.
eu optaria por colocar o inversor próximo aos paineis (máximo 10 metros) com cabo dc 6mm2, e 60-70 metros de cabo ac mas de 16mm2.
como existem estas duas opiniões dispares, seria bom mais alguem se pronunciar acerca do assunto. eu poderei estar enganado.

cumprimentos

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

no caso do kaco 3600xi, como a tensao dos paineis pode variar de 350v a 600v, é lógico que a existir um cabo mais comprido, este deverá ser do lado dc. já que do lado ac, nunca terás mais que 220v. mais tensão, menos intensidade, logo, menos percas por efeito de joule.

Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas,

o melhor creio que é basearmo-nos num programa de dimensionamento para esclarecermos esta questão. para isso utilizei o software da sma, é o que tenho porque na minha instalação tenho um sb3300. utilizei os dados do meu inversor e dos meus paineis, mas alterei para as 2 possibilidades em questão:
caso 1:
- 40 metros cabo dc 6mm2 e 30 metros cabo ac 10mm2
Caso1
Caso1
40DC-30AC.JPG (123.47 KiB) Visto 5488 vezes
caso 2:
- 10 metros cabo dc 4mm2 e 60 metros cabo 16mm2
Caso 2
Caso 2
10DC-60AC.JPG (125.68 KiB) Visto 5488 vezes

para ler os dados cliquem nas imagens para ver mais nítido os valores.
com estes dados verifica-se que a percentagem de perdas é superior no caso 1.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

nuno_vicente Escreveu:boas,

o melhor creio que é basearmo-nos num programa de dimensionamento para esclarecermos esta questão. para isso utilizei o software da sma, é o que tenho porque na minha instalação tenho um sb3300. utilizei os dados do meu inversor e dos meus paineis, mas alterei para as 2 possibilidades em questão:
caso 1:
- 40 metros cabo dc 6mm2 e 30 metros cabo ac 10mm2
40dc-30ac.jpg
caso 2:
- 10 metros cabo dc 4mm2 e 60 metros cabo 16mm2
10dc-60ac.jpg

para ler os dados cliquem nas imagens para ver mais nítido os valores.
com estes dados verifica-se que a percentagem de perdas é superior no caso 1.
caro nuno,

as tuas simulações estão mal feitas, pois usam secções diferentes nos casos diferentes....
isso leva a resultados diferentes.

simulador da kaco (lado dc 6mm, lado ac 10 mm):
40dc + 30 ac perdas de 32,3w+13,43w
10dc + 60 ac perdas de 3,36w+64,6w

simulador sma (lado dc 6mm, lado ac 10 mm):
40dc + 30 ac perdas de 46,79w+26,42w
10dc + 60 ac perdas de 11,7w+52,84w

temos aqui dois casos bem diferentes..... eu qd respondi respondi para o caso concreto do kaco....
no sma a diferença é pequena e quem ganha é o menor cabo dc, pois a o sma usa 2 strings em paralelo... temos 4 fios (para as 2 strings), que é como se duplicasse a secção dos cabos (logo menos perdas)!

a electricidade não é uma batata.... quanto mais corrente mais perda por efeito de joule... e quanto mais tensão, menos corrente para a mesma potência do lado dc e ac (assume-se perdas 0 no inversor)...

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá valter,

como não conheço os kako não sabia dessa diferença relativamente aos sma. assumi, erradamente , que as ligações nos inversores fossem idênticas.
quanto às secções dos cabos utilizei de acordo com o que propus na minha primeira intervenção. reduzi de 6mm2 para 4mm2 no dc e aumentei de 10mm2 para 16mm2 no ac.

cumprimentos

Autor do tópico
mrbetes
Membro
Membro

Mensagem por mrbetes »

cá estou novamente para fazer um ponto de situação, finalmente!

solução final escolhida:
inversor kaco 3600xi
seguidor deger 5000nt
40metros de cabo dc de 6mm dos painéis até ao inversor
30m de cabo ac de 10mm

inicio das obras - 21/05
Imagem

uns dias depois
Imagem
Imagem

fim da instalação e pedido de inspecção 04/06
Imagem

inspecção a 18/06 (ultimo dia do prazo, que a certiel tinha)
contrato para cá, contrato para lá...
dia de ligação agendado para 02/07 das 8:30 às 10:30.

tirei a manhã no trabalho para estar presente, fiquei à espera... chegam os responsáveis pela instalação e edp nada, toca a esperar...
quase 10h, até que por mero acaso enquanto esperávamos, um dos responsáveis vai espreitar o quadro e diz que já estava tudo ligado!!!!
ainda incrédulos com a situação recebo uma chamada do técnico da edp a dizer que já tinha passado no local bem cedo para ligar tudo, porque tinha que estar no tribunal cedo. pelo menos teve o bom senso de não nos deixar pendurados por umas boas horas.

ou seja hoje fez exactamente um mês de ligação.
os resultados, deixo à vossa apreciação! (no 1º dia do mês de agosto foram mais 30.2kw)
2 notas:
- em relação a estes valores, os valores aqui introduzidos foram sempre arredondados na 1ª casa decimal (por ex. se o inversor marcava 32499, o valor que eu coloquei na folha foi de 32.4),
- os valores apresentados são os lidos no inversor, o valor do contador para efeitos de facturação da edp é ligeiramente diferente. no dia 25 (data de fecho da factura), tinhamos os seguintes valores, inversor - 851.5, contador (2º edp) - 868, esta diferença resulta não só da diferença da forma como eu contabilizo os valores retirados do inversor, mas também devido ao inversor apresentar no caso do kaco valores inferiores ao do contador, conforme já foi referido noutros tópicos aqui no fórum, a variação é de 1,02%.

Imagem

uploaded with imageshack.us

portanto no meu 1º mês atingi um valor que considero bom, 1094kw no inversor que serão aproximadamente 1105kw no contador.

aguardo os vosso comentários!

cumprimentos

Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado

são valores mesmo excelentes. mais uma confirmação que o inversor kaco é melhor do que o sma. com o meu sma3300 produzi menos 100kw.

cumprimentos,
nv

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

mrbetes Escreveu:portanto no meu 1º mês atingi um valor que considero bom, 1094kw no inversor que serão aproximadamente 1105kw no contador.
a produção é óptima mas, o contador marca mais que o inversor? não será ao contrario?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

FIRE
Membro
Membro
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Mensagem por FIRE »

mrbetes Escreveu:cá estou novamente para fazer um ponto de situação, finalmente!

solução final escolhida:
inversor kaco 3600xi
seguidor deger 5000nt
40metros de cabo dc de 6mm dos painéis até ao inversor
30m de cabo ac de 10mm

portanto no meu 1º mês atingi um valor que considero bom, 1094kw no inversor que serão aproximadamente 1105kw no contador.

aguardo os vosso comentários!

cumprimentos

esse sistema é igualzinho ao meu, a única diferença é que tenho o inversor junto ao seguidor e o contador está a 60metros!!!
painéis, inversor, seguidor, até a configuração dos painéis!!!
os meus valores são muito parecidos, no período de 2 de julho a 1 de agosto passaram no contador 1155kw.

cumprimentos

FIRE
Membro
Membro
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Mensagem por FIRE »

volt Escreveu:
mrbetes Escreveu:portanto no meu 1º mês atingi um valor que considero bom, 1094kw no inversor que serão aproximadamente 1105kw no contador.
a produção é óptima mas, o contador marca mais que o inversor? não será ao contrario?

bom dia

os kaco são assim, o inversor marca menos do que o contador.

e o meu também não é excepção. no meu caso a leitura no inversor está 0,6% abaixo do contador

Autor do tópico
mrbetes
Membro
Membro

Mensagem por mrbetes »

sparttacus Escreveu:parabéns!

excelentes produções.

pode colocar uma foto com vista de frente.
tenho um sistema com 18x220 e a sua disposição parece-me mais favorável.
eu tenho 4+5+5+4.
a sua parece ser 4+4+2+4+4.

obrigado.
obrigado!

as produções só não são ligeiramente melhores porque a zona é muito quente, o distrito de santarém já é quente, mas para além disso a zona onde estão instalados é quase um microclima, mais quente no verão e mais frio no inverno.

cá vai a foto vista de frente, que por acaso não tinha nenhuma, hoje de manhã já tratei disso! (7h da manhã)

nota: as "antenas" ficaram assim propositadamente, ou seja, os perfis de suporte dos painéis são normalmente cortados no excedente, mas optei por não o fazer pois daqui a 3, 5, 10 anos pode dar-me na cabeça e adicionar mais um painel que compense as perdas por envelhecimento.

Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”