PROBLEMA VulcanoTS200 ou nao..
-
ncn
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta mar 24, 2010 7:59 pm
PROBLEMA VulcanoTS200 ou nao..
boa tarde, venho por este meio tentar obter informações sobre o meu painel solar vulcano ts200. tenho tarifa bi horária, então comprei um daqueles relógios para ele se ligar durante 1hora e meia a partir das 6 da manha. reparei que apesar de dar um dia de sol, a agua não fica a ferver pois qd tomamos banho colocamos quase td ou mesmo td, para o lado de agua quente. ao cair a noite a agua fica cada vez mais fria e então no outro dia de manha esta está fria, tinham-me dito que o deposito mantinha a temperatura da agua mas não é de todo assim. devo referir que o instalador nunca veio á minha casa, somente no dia da instalação e sei que o painel não esta direccionado para sul mas sim a sudoeste. eu vivo na madeira e apesar de termos tido um inverno mais chuvoso, houve dias de muito sol, mas na minha opinião penso que algo está mal.junto envio umas fotos do painel, caso os mais entendidos possam ver algo que esteja mal.
- Anexos
-
- DSC00383.JPG (102.05 KiB) Visto 6226 vezes
-
- DSC00382.JPG (122.21 KiB) Visto 6226 vezes
-
- DSC00381.JPG (117.18 KiB) Visto 6226 vezes
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
Re: PROBLEMA VulcanoTS200 ou nao..
boas
pelo pouco que percebo, há dois factores que se conjugam agora de inverno, daqui para trás portanto, não ter grande rendimento. que é não estar virado para sul, e também a inclinação dos paineis parce-me muito pouca, à volta dos 15º que é o costume dos telhados. só quando o tempo começar a aquecer a sério é que vais ter água bem quente. o isolamento dos tubos também não parece o indicado
pelo pouco que percebo, há dois factores que se conjugam agora de inverno, daqui para trás portanto, não ter grande rendimento. que é não estar virado para sul, e também a inclinação dos paineis parce-me muito pouca, à volta dos 15º que é o costume dos telhados. só quando o tempo começar a aquecer a sério é que vais ter água bem quente. o isolamento dos tubos também não parece o indicado
Inté
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, assim á primeira vista o problema maior parece-me mesmo a inclinação, sabe-nos dizer quantos º de inclinação tem o telhado ?
cumps.
cumps.
-
ncn
Autor do tópico - Membro

não sei lhe responder á questão da inclinação, pode me dizer como posso calcular isso? mas aqui vai uma foto com melhor perspectiva da inclinação. obrigado por vossa atenção.
- Anexos
-
- DSC00384.JPG (106.08 KiB) Visto 6202 vezes
-
- DSC00380.JPG (104.56 KiB) Visto 6202 vezes
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
boas "ncn"
bem vindo ao forum!
a minha opinião de leigo no assunto vai no mesmo sentido... má orientação conjugada com pouca inclinação.
sob o ponto de vista estetico tem uma boa instalação!...mas... será uma instalação com boa rentabilidade/eficiencia?..... pelo teu relato não me parece!...
tem uma conversa com o instalador e tenta encontrar uma solução mais equilibrada.
boa sorte
bem vindo ao forum!
a minha opinião de leigo no assunto vai no mesmo sentido... má orientação conjugada com pouca inclinação.
sob o ponto de vista estetico tem uma boa instalação!...mas... será uma instalação com boa rentabilidade/eficiencia?..... pelo teu relato não me parece!...
tem uma conversa com o instalador e tenta encontrar uma solução mais equilibrada.
boa sorte
-
ncn
Autor do tópico - Membro

ja falei com o instalador e ele ficou de me apresentar um orçamento pra uma estrutura em metal para que a orientação e inclinação esteejam certas que pelos vistso deve demorar 2 dias e com o material, fica aproximandamente em 400 euros. como tenho um terraço penso k era melhor ter colocado la, com akela estrutura k vem de fabrica da vulcano, penso k so assim fica em condiçoes perfeitas. outra grande duvida é o isolamento termico do deposito, é k ligo a resistencia e passados 2 horas agua esta quente mas nao se mantem até demanha. devo referir que a minha 1ª escolha era o sistema de 300litros daa norquente mas como nao aceitavam mais pedidos la escolhi a vulcano, pq nem tdas as marcas estavam disponiveis na madeira.
obrigado por vossas respostas, fico á espera de outras opinioes.
obrigado por vossas respostas, fico á espera de outras opinioes.
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
tendo em conta o facto de estarmos a falar da madeira (latitudes na ordem dos 30 a 35º), julgo que a inclinação (deve estar entre os 20 e os 25º) não será o seu problema. a orientação a sudoeste (falta saber quantos graus), também não deveria ser um factor limitante para a obtenção das temperaturas que se pretendem para uns bons banhos. logo, julgo que não vai ser a nova estrutura que vai resolver o seu problema.
a questão que me parece mais importante é saber se os 200 litros deste sistema são ou não suficientes para o consumo que tem em casa. assim, convinha saber quantas pessoas usam o sistema, quantos banhos diários, se se cozinha ao almoço e à noite, se usam água quente do sistema para lavagem de loiça ou para máquinas etc.
por outro lado, a perda de temperatura que refere pode ser ainda mais preocupante. de facto é estranho que o calor armazenado se perca assim tão rápido. aqui no interior do país, em noite de temperturas negativas, um termossifão pode chegar a perder 10ºc numa noite, mas julgo que aí na madeira nunca se justificariam perdas superiores a 5ºc. logo, se a perda de calor é assim tão grande, isso é indício de outros tipos de problemas (perdas de água quente, deficiente isolamento do depósito, etc.).
por fim mais uma questão: não lhe foi instalada uma válvula misturadora termostática na saída de água quente do depósito solar? esta pode estar num sotão por debaixo do depósito e pode estar regulada para uma temperatura baixa, dando-lhe a sensação de que a água está sempre morna. isto, no entanto, não justifica as perdas de calor. uma experiência que pode fazer é deixar a resîstência trabalhar mais tempo (aí 3 horas) e verificar se a água aquece o suficiente (se ninguém mexeu no termostato da resist. a água deve chegar pelo menos aos 50º).
só para acabar, resta dizer que o instalador não lhe isolou os acessórios (joelhos, etc.) no circuito de água. isto também ajuda às perdas de calor e é uma prática deficiente (aliás, tal como a colocação do restante isolamento). se fizesse essa instalação aqui no interior do país era a morte do artista, pois o gêlo iria rebentar com essa tubagem em três tempos.
boa sorte, para a visita do instalador.
a questão que me parece mais importante é saber se os 200 litros deste sistema são ou não suficientes para o consumo que tem em casa. assim, convinha saber quantas pessoas usam o sistema, quantos banhos diários, se se cozinha ao almoço e à noite, se usam água quente do sistema para lavagem de loiça ou para máquinas etc.
por outro lado, a perda de temperatura que refere pode ser ainda mais preocupante. de facto é estranho que o calor armazenado se perca assim tão rápido. aqui no interior do país, em noite de temperturas negativas, um termossifão pode chegar a perder 10ºc numa noite, mas julgo que aí na madeira nunca se justificariam perdas superiores a 5ºc. logo, se a perda de calor é assim tão grande, isso é indício de outros tipos de problemas (perdas de água quente, deficiente isolamento do depósito, etc.).
por fim mais uma questão: não lhe foi instalada uma válvula misturadora termostática na saída de água quente do depósito solar? esta pode estar num sotão por debaixo do depósito e pode estar regulada para uma temperatura baixa, dando-lhe a sensação de que a água está sempre morna. isto, no entanto, não justifica as perdas de calor. uma experiência que pode fazer é deixar a resîstência trabalhar mais tempo (aí 3 horas) e verificar se a água aquece o suficiente (se ninguém mexeu no termostato da resist. a água deve chegar pelo menos aos 50º).
só para acabar, resta dizer que o instalador não lhe isolou os acessórios (joelhos, etc.) no circuito de água. isto também ajuda às perdas de calor e é uma prática deficiente (aliás, tal como a colocação do restante isolamento). se fizesse essa instalação aqui no interior do país era a morte do artista, pois o gêlo iria rebentar com essa tubagem em três tempos.
boa sorte, para a visita do instalador.
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
400€?????
o instalador se achava que não existiam condições de instalação teria de alerta-lo para esse facto ou mesmo pedir alteração do sistema de fixação.
primeiro deveria de contactar a vulcano e explicar a situação.
verifique qual a orientação que está preenchida no protocolo de arranque da instalação.
a nível de temperaturas poderá ser relativo, por ex se existirem consumos de agua quente no final do dia é normal que a temperatura dentro do depósito vá baixando, não derivado a perdas mas sim á mistura da agua fria que entrou com a existente dentro do deposito (com o apoio desligado)
também se pode dar o caso de existir bolsas de ar no primário (acontece quando o enchimento é mal executado ou feito com temperaturas mais baixas)
também podem existir misturas de água dentro de casa
para verificar se o sistema esta a funcionar correctamente:
numa hora de boa insolação solar apalpe junto do deposito a ligação hot colector terá de estar bem quente em seguida apalpe a ligação na parte inferior direita do colector que recebe o liquido que vem do deposito, nesta zona a temperatura terá de ser sempre inferior com uma boa diferença de temperatura caso isso não aconteça o sistema não está a funcionar bem
o instalador se achava que não existiam condições de instalação teria de alerta-lo para esse facto ou mesmo pedir alteração do sistema de fixação.
primeiro deveria de contactar a vulcano e explicar a situação.
verifique qual a orientação que está preenchida no protocolo de arranque da instalação.
a nível de temperaturas poderá ser relativo, por ex se existirem consumos de agua quente no final do dia é normal que a temperatura dentro do depósito vá baixando, não derivado a perdas mas sim á mistura da agua fria que entrou com a existente dentro do deposito (com o apoio desligado)
também se pode dar o caso de existir bolsas de ar no primário (acontece quando o enchimento é mal executado ou feito com temperaturas mais baixas)
também podem existir misturas de água dentro de casa
para verificar se o sistema esta a funcionar correctamente:
numa hora de boa insolação solar apalpe junto do deposito a ligação hot colector terá de estar bem quente em seguida apalpe a ligação na parte inferior direita do colector que recebe o liquido que vem do deposito, nesta zona a temperatura terá de ser sempre inferior com uma boa diferença de temperatura caso isso não aconteça o sistema não está a funcionar bem
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
o melhor é ir preparando a papelada toda para uma reclamação...
não será rápida mas por vezes ficamos numa situação que não tem outra solução. pede ao instalador para verificar os aspectos mais importantes. mais cuidado no isolamento também não perdia nada. existe uma ponte térmica do tubo aqs para a telha.
pelo sim, pelo não o melhor é ir preparando a papelada toda. e nem mais um €
não será rápida mas por vezes ficamos numa situação que não tem outra solução. pede ao instalador para verificar os aspectos mais importantes. mais cuidado no isolamento também não perdia nada. existe uma ponte térmica do tubo aqs para a telha.
pelo sim, pelo não o melhor é ir preparando a papelada toda. e nem mais um €
Porreiro, pá!
-
ncn
Autor do tópico - Membro

não tenho nenhuma válvula misturadora termostática, realmente qd o instalador veio disse que não ia ficar a sul, mas tb não me deu alternativas, isto claro td pelo telefone pq ate hoje ainda nao vi cor dele. dias depois da instalação veio o engenheiro la da empresa do instalador fazer a vistoria e regulou ( nao sei o termo certo, mas no lado do deposito tem la um regulador da resistencia posso dizer que pouco mais de meio para o lado do sinal + agora a qts graus pode atingir nao sei, e já agora se for colocado no maximo do + qual é a temperatura que pode atingir)vou esperar por um dia de sol pra tirar tdas as duvidas. quanto ao consumo de agua quente duarante o dia digo-vos que é o minimo dos minimos.
obrigado por vossa atenção. ja agora para isolar os cotovelos o k devo comprar ?
obrigado por vossa atenção. ja agora para isolar os cotovelos o k devo comprar ?
-
lrds
- Membro Silver

já que vais isolar os cotovelos é melhor substituir o isolamento do resto dos tubos que não é o indicado. compra manga com proteção uv. que é tipo de uma capa branca, pelo menos o meu é assim.ncn Escreveu: obrigado por vossa atenção. ja agora para isolar os cotovelos o k devo comprar ?
agora, quem devia fazer isso era o instalador.
Inté
-
ruimpclopes
- Novo membro

- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
boas, sou um iniciante neste forum, desculpem, mas o meu relato será um pouco longo para estes fóruns, mas é só o 1º. ? deparei-me com a questão colocada pelo "ncn", e tenho exactamente o mesmo problema! vivo no algarve em albufeira onde o sol abunda. coloquei numa vivenda geminada o termossifão da vulcano 200l, com apoio de resistência eléctrica, em junho de 2009. tenho bi-horário, e disjuntor com relógio para poupar o máximo de energia. queriam colocar a válvula termostática no telhado, mas pedi para colocarem num local acessível (wc 1º piso) para desta forma tirar o máximo de utilidade do painel. tive a resistência desligada, só com alimentação solar até setembro. foi excelente, poupei umas dezenas largas de €. a partir dai comecei a ligar de madrugada antes de acordarmos, durante 1h, 1h30, das 5h30 às 7h da manhã, e qual não é o meu espanto quando, em dias com sol, mas frio, tive de começar a ligar a resistência também antes de chegar a casa às 17h, para ter agua quente às 19h para dar banho aos pequenos, e mesmo assim às vezes apanhava a agua morna! na altura também escolhi vulcano porque sou um leigo nesse assunto e vulcano é junkers e junkers é vulcano, que supostamente era o melhor, (diziam-me alguns supostamente entendidos do leroy merlin, etc). há cerca de 1 mês, falei com um entendido nesse ramo (é instalador de várias marcas) que me disse que os que melhor rentabilidade dão são os solahart. qualquer raiozinho de sol, a água aquece e mantém. no verão passado experimentei a válvula termostática e quando não misturava nenhuma água fria, a agua vinha simplesmente a escaldar (para queimadura graves), ou seja, o problema não é ele aquecer com sol directo. o problema do meu é que a água não se mantém quente naquele depósito por muito tempo! antes tinha um termoacumulador eléctrico numa arrecadação coberta e a água aguentava a escaldar desde as 7h da manhã até às 20h. (continua…)
-
ruimpclopes
- Novo membro

- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
(…continuação) bem sei que estava coberto, mas os depósitos para exterior eram supostos terem revestimentos melhores que para interior. no algarve é das zonas do país onde há mais sol, e de onde poderia retirar mais partido do painel, mas não estou satisfeito, e imagino as pessoas do norte, onde o frio é muito maior. no outono, inverno e parte da primavera devem ter sempre a resistência ligada!
existe um outro pormenor importante de frisar. sei que a temperatura da água da rede no inverno nos chega a casa muito mais fria que no verão, e este inverno tem sido rigoroso. mas não justifica a água ficar morna em 2 horas.
primeiro para tentar resolver este problema vou ligar para a vulcano e dizer que não estou satisfeito.
se não conseguir resolver dessa maneira, estava interessado em saber se alguém sabe onde adquirir uma capa térmica (idealmente branca para não focar esteticamente muito mal) para o termossifão 200l da vulcano? obrigado e desculpem este testamento!! rui lopes
existe um outro pormenor importante de frisar. sei que a temperatura da água da rede no inverno nos chega a casa muito mais fria que no verão, e este inverno tem sido rigoroso. mas não justifica a água ficar morna em 2 horas.
primeiro para tentar resolver este problema vou ligar para a vulcano e dizer que não estou satisfeito.
se não conseguir resolver dessa maneira, estava interessado em saber se alguém sabe onde adquirir uma capa térmica (idealmente branca para não focar esteticamente muito mal) para o termossifão 200l da vulcano? obrigado e desculpem este testamento!! rui lopes
-
bywire
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm
boas,
também tenho kit vulcano mas é o ts300, e tenho notado a mesma situação no inverno.
o isolamento no depósito deve ser muito fraco...nestes dias perco á volta de 12 a 15 graus durante a noite e, em noites de 2 ou 4 graus perco á volta de 20 graus(e note-se que vivo perto de leiria).
os paineis aquecerem, aquecem bem; o problema é manter a temp. durante a noite.
também devia arranjar uma solução para isolar melhor o depósito...
cumprimentos
também tenho kit vulcano mas é o ts300, e tenho notado a mesma situação no inverno.
o isolamento no depósito deve ser muito fraco...nestes dias perco á volta de 12 a 15 graus durante a noite e, em noites de 2 ou 4 graus perco á volta de 20 graus(e note-se que vivo perto de leiria).
os paineis aquecerem, aquecem bem; o problema é manter a temp. durante a noite.
também devia arranjar uma solução para isolar melhor o depósito...
cumprimentos
-
fyntas
- Membro Silver

- Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
atenção
se existir muito consumo de agua quente no final do dia e a resistencia não funcionar é normal que a temperatura dentro do deposito seja inferior, não derivado de perdas mas sim á mistura da agua fria que entrou com a agua existente no deposito.
não estou com isto a dizer que estes depositos em concreto não percam temperatura
a melhor forma de verificarem as perdas será não utilizar agua quente desde as 19 h por ex até ao outro dia de manhã, medir a temperatura á noite e voltar a medir de manhã ai sim conseguem tirar as duvidas.
se existir muito consumo de agua quente no final do dia e a resistencia não funcionar é normal que a temperatura dentro do deposito seja inferior, não derivado de perdas mas sim á mistura da agua fria que entrou com a agua existente no deposito.
não estou com isto a dizer que estes depositos em concreto não percam temperatura
a melhor forma de verificarem as perdas será não utilizar agua quente desde as 19 h por ex até ao outro dia de manhã, medir a temperatura á noite e voltar a medir de manhã ai sim conseguem tirar as duvidas.
-
lrds
- Membro Silver

boas
neste aspecto das perdas de temperaturas de noite posso dizer que, como tenho termometro instalado, é verdade que se não houver consumo de água quente o meu deposito não perde muito, 2 ou 3 graus no máximo, mesmo em noites frias. agora se tomarmos duches 3 e lavar a loiça perde muito mais. se ma for deitar e a água estiver a 45 , no dia seguinte está a + ou - 30. quando há muito consumo a estratificação não é tão boa.
neste aspecto das perdas de temperaturas de noite posso dizer que, como tenho termometro instalado, é verdade que se não houver consumo de água quente o meu deposito não perde muito, 2 ou 3 graus no máximo, mesmo em noites frias. agora se tomarmos duches 3 e lavar a loiça perde muito mais. se ma for deitar e a água estiver a 45 , no dia seguinte está a + ou - 30. quando há muito consumo a estratificação não é tão boa.
Inté
-
ncn
Autor do tópico - Membro

bom dia, domingo e ontem foram 2 dias de verão, sol durante todo o dia, chego por volta das 7 a casa e agua morna, sem ninguem utilizar a agua quente.... .telefonei novamente ao tecnico diz que passa na quinta. o grande problema penso k está na orientação do painel e claro no isolamneto como foi referido ... persistir com eles para o colocarem a sul, nem que pague o material k seje necessario. tinha dito que estava a sudoeste, mas é sudeste aqui envio uma imagem como esta colocado o painel. tenho um familiar que vive noutra zona, que tem o mesmo modelo e foi instalado pela mesma pessoa e funciona bem. so fico com agua quente até á noite, ligando a resistencia tipo 1 hora, num dia de sol... precisa de um empurrão para manter a agua quente.
- Anexos
-
- casa.jpg (60.97 KiB) Visto 5969 vezes
-
c_s_amaral
- Membro Dedicado

- Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am
com o sol que teve no ultimo fim-de-semana mesmo com essa inclinação devia aquecer.ncn Escreveu:bom dia, domingo e ontem foram 2 dias de verão, sol durante todo o dia, chego por volta das 7 a casa e agua morna, sem ninguem utilizar a agua quente.... .telefonei novamente ao tecnico diz que passa na quinta. o grande problema penso k está na orientação do painel e claro no isolamneto como foi referido ... persistir com eles para o colocarem a sul, nem que pague o material k seje necessario. tinha dito que estava a sudoeste, mas é sudeste aqui envio uma imagem como esta colocado o painel. tenho um familiar que vive noutra zona, que tem o mesmo modelo e foi instalado pela mesma pessoa e funciona bem. so fico com agua quente até á noite, ligando a resistencia tipo 1 hora, num dia de sol... precisa de um empurrão para manter a agua quente.
será que não há algum problema com o circuito primário? será que está a aquecer bem.
eu também vivo na madeira e ontem à noite tomei um banho demorado porque estive a fazer umas pinturas em casa, hoje de manhã voltei a tomar banho e hoje, mesmo sem estar um dia de muito sol, garanto que chego a casa e tenho a água a escaldar.
essas perdas são inaceitáveis. eu tentava obter os dados do fabricante e se as perdas fossem superiores ao previsto reclamava.
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, realmente parece existir por ai um problema algures, se com dias de sol, apesar da inclinação que tem no seu painel a aqua não ficou acima de morna algo não está bem.
existe um teste muito simples, para ver se existe algum tipo de problema no termosifão (atencão que não é 100% fiável mas pode ajudar). se possivel a meio da manha verifique a temperatura nos tubos do circuito primario, tem de haver uma boa diferença entre os dois, uma vez que um transporta a agua\glicol quente para o deposito e o outro faz o retorno, a principio já frio, para os colectores. se por algum motivo (fuga no circuito primário, má inclinação\disposição do depósito) os tubos tiverem á mesma temperatura então é sinal que o cicuito primário não está a funcionar correctamente, mas atenção que isto só dá para ter uma ideia, e a água dentro do depósito tem de tar relativamente fria\morna.
espero ter ajudado.
existe um teste muito simples, para ver se existe algum tipo de problema no termosifão (atencão que não é 100% fiável mas pode ajudar). se possivel a meio da manha verifique a temperatura nos tubos do circuito primario, tem de haver uma boa diferença entre os dois, uma vez que um transporta a agua\glicol quente para o deposito e o outro faz o retorno, a principio já frio, para os colectores. se por algum motivo (fuga no circuito primário, má inclinação\disposição do depósito) os tubos tiverem á mesma temperatura então é sinal que o cicuito primário não está a funcionar correctamente, mas atenção que isto só dá para ter uma ideia, e a água dentro do depósito tem de tar relativamente fria\morna.
espero ter ajudado.
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
boas,
concordo que algo, para alem de um problema de inclinação/orientação, se passa com os sistemas dos nossos amigos.
não é normal as perdas de um e a falta de potencia calorifica de outro!
no meu caso basta 2 a 3 horas de sol para ter a agua bem quente!...por lado, mesmo nas noites muito frias, com temperaturas rondar os 0º, denoto uma boa capacidade de retenção de calor no meu ts.
falem com os v/instaladores pois algo não corre bem nos v/sistemas.
concordo que algo, para alem de um problema de inclinação/orientação, se passa com os sistemas dos nossos amigos.
não é normal as perdas de um e a falta de potencia calorifica de outro!
no meu caso basta 2 a 3 horas de sol para ter a agua bem quente!...por lado, mesmo nas noites muito frias, com temperaturas rondar os 0º, denoto uma boa capacidade de retenção de calor no meu ts.
falem com os v/instaladores pois algo não corre bem nos v/sistemas.