pois. sal e cloro requerem materiais nobres. devem custar mais do que os colectores...é feito por um "simples" permutador de placas, agora tem de se ter cuidado é no tipo de permutador (cobre, titanio...) dependendo do tipo de tratamento que a piscina leva.
quantos paineis para aquecer piscina?
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: quantos paineis para aquecer piscina?
Porreiro, pá!
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
manuelcar Escreveu:pois. sal e cloro requerem materiais nobres. devem custar mais do que os colectores...é feito por um "simples" permutador de placas, agora tem de se ter cuidado é no tipo de permutador (cobre, titanio...) dependendo do tipo de tratamento que a piscina leva.
ya, depende de marca para marca, mas apx. 7000€ deve dar.
-
manuelcar
- Staff Member

-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
pois, quando se fala de material de qualidade o preço infelizmente também sobe
mas existe permutadores já por 2000€.
mas existe permutadores já por 2000€.
-
manuelcar
- Staff Member

mais vale construir uma estufa em volta da piscina.
Porreiro, pá!
-
kanyboy
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am
no inverno a piscina n é usada, por isso neste caso existe, felizmente a natureza a ajudar, quanto ao permutador de placas conseguem se arrajar uns permutadores tubolares por volta dos 4000 euros, em titanio.
mas se querem q vos diga a verdade axo q isto nem com os de vacuo la vai, a menos q se ande a volta dos 20 paineis.
aquilo é enorme, 350 mil litros de agua é obra, mas obra mesmo.
mas se querem q vos diga a verdade axo q isto nem com os de vacuo la vai, a menos q se ande a volta dos 20 paineis.
aquilo é enorme, 350 mil litros de agua é obra, mas obra mesmo.
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
n sou amante de vácuo nem de plano. trabalho com as 2 tecnologias conforme as necessidades.kanyboy Escreveu:os de vacuo que tenho em casa sao certificados.franzliszt Escreveu:os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
eu escolheria painéis certificados, mas menos eficientes e obviamente de menor custo.
o custo é relativo, ja dizia um senhor "so é caro aquilo que nao atinge o rendimento esperado".
acho esta frase deliciosa " menos eficientes e obviamente de menor custo".
eu falei no vacou porq vejo os amantes dos planos a dizer q o vacuo nao presta porq tem rendimento a mais, so é bom se se tiver uma piscina para dissipar, falo exatamente no q eles dizem e eles aparecem outra vez, mas com o discurso invertido, agora os planos é q sao bons.
eu andei a pedir orçamentos e alem dos senhores do vacuo, todos os outros me disseram q era impossivel, ou q precisava de 100 paineis planos para aquecer 350 m3 de agua da piscina.
uma piscina ao ar livre com 350 m3 nao é um projecto facil, e ja começo mesmo a duvidar q seja viavel faze lo a energia solar, mas como a piscina n é minha (condominio) e nao me toca dinheiro nenhum.............
para operação em piscinas, geralmente os planos têm melhor rendimento que os de vácuo. isto ocorre devido ao menor rendimento óptico por parte dos painéis de vácuo.
os painéis de vácuo são óptimos para aquecimento ambiente, refrigeração, processos industriais de alta temperatura, ou demais situações em que a temperatura ambiente é mt baixa.
-
giles
- Membro Silver

- Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm
esse projecto não é nada simples. penso que mesmo as empresas não se sentem muito seguras em relação a este tema. o investimento é muito alto.
em matéria de permutadores há pelo menos 2 soluções:
1.permutador de placas (titânio): este tem o inconveniente de que toda a água da piscina é forçada a passar pelo seu interior. o que poupa em energia para aquecimento acaba por gastar na bomba de recirculação da piscina.
2.termomergulhador: é um permutador que é mergulhado na piscina e que é atravessado pelo fluído dos paineis solares. a água da piscina aquece por dissipação da energia libertada pelo termomergulhador.
ospermutadorestêm diversas potências em função do volume.
em relação aos paineis, de forma a diminuir a quantidade de paineis, deverão ser paineis de bom rendimento. ainda para mais referiu que a piscina tem poucas horas de exposição solar. se coberta durante a noite, melhor.
há muito assunto em torno disto. tudo é possível, depende até onde é que se está disposto a ir.
pode por exemplo ver alguma coisa neste 2 links de inglaterra:
www.scpeurope.com
www.scpool.com
em matéria de permutadores há pelo menos 2 soluções:
1.permutador de placas (titânio): este tem o inconveniente de que toda a água da piscina é forçada a passar pelo seu interior. o que poupa em energia para aquecimento acaba por gastar na bomba de recirculação da piscina.
2.termomergulhador: é um permutador que é mergulhado na piscina e que é atravessado pelo fluído dos paineis solares. a água da piscina aquece por dissipação da energia libertada pelo termomergulhador.
ospermutadorestêm diversas potências em função do volume.
em relação aos paineis, de forma a diminuir a quantidade de paineis, deverão ser paineis de bom rendimento. ainda para mais referiu que a piscina tem poucas horas de exposição solar. se coberta durante a noite, melhor.
há muito assunto em torno disto. tudo é possível, depende até onde é que se está disposto a ir.
pode por exemplo ver alguma coisa neste 2 links de inglaterra:
www.scpeurope.com
www.scpool.com