quantos paineis para aquecer piscina?
-
kanyboy
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am
quantos paineis para aquecer piscina?
gostava de saber quantos paineis preciso para aquecer os 100m3 de agua da minha piscina, alguem me sabe dizer onde posso encontrar a formula e ou o metodo para efectuar esses calculos?
sei q tenho de ter em conta varios factores, mas oq queria mesmo saber era a formula basica.
sei q tenho de ter em conta varios factores, mas oq queria mesmo saber era a formula basica.
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
Re: quantos paineis para aquecer piscina?
boas, diz-me uma coisa antes, que tipo de paineis estás a ponderar para fazer o aquecimento da piscina ?
-
kanyboy

a partida e pelo maior rendimento, vou para o vacuo
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
falas de rendimento termico ou rendimento financeiro?a partida e pelo maior rendimento, vou para o vacuo
Porreiro, pá!
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
eu escolheria painéis certificados, mas menos eficientes e obviamente de menor custo.
eu escolheria painéis certificados, mas menos eficientes e obviamente de menor custo.
-
myself11
- Membro

- Registado: segunda dez 14, 2009 10:24 pm
certificados convém escolher sempre, quer sejam de vácuo ou planosfranzliszt Escreveu:os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boasmyself11 Escreveu:certificados convém escolher sempre, quer sejam de vácuo ou planosfranzliszt Escreveu:os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
nem só o que é certificado é bom. certificação é uma garantia, mas não garante que seja o melhor
Inté
-
kanyboy

os de vacuo que tenho em casa sao certificados.franzliszt Escreveu:os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
o custo é relativo, ja dizia um senhor "so é caro aquilo que nao atinge o rendimento esperado".
acho esta frase deliciosa " menos eficientes e obviamente de menor custo".
eu falei no vacou porq vejo os amantes dos planos a dizer q o vacuo nao presta porq tem rendimento a mais, so é bom se se tiver uma piscina para dissipar, falo exatamente no q eles dizem e eles aparecem outra vez, mas com o discurso invertido, agora os planos é q sao bons.
eu andei a pedir orçamentos e alem dos senhores do vacuo, todos os outros me disseram q era impossivel, ou q precisava de 100 paineis planos para aquecer 350 m3 de agua da piscina.
uma piscina ao ar livre com 350 m3 nao é um projecto facil, e ja começo mesmo a duvidar q seja viavel faze lo a energia solar, mas como a piscina n é minha (condominio) e nao me toca dinheiro nenhum.............
-
kanyboy

concordo plenamente, mas parece me q eles so metem se for certificado, isto se for possivel como é obvio, é q pelo numero de paineis q me tem falado alem de ser super caro, é preciso um campo de futbol so para por paineis.lrds Escreveu:boasmyself11 Escreveu:certificados convém escolher sempre, quer sejam de vácuo ou planosfranzliszt Escreveu:os tubos de vácuo são uma péssima escolha para soluções solares de aquecimento de piscinas.
nem só o que é certificado é bom. certificação é uma garantia, mas não garante que seja o melhor
-
manuelcar
- Staff Member

parece-me que há aqui alguma confusão nas prioridades ou na consideração das variáveis. ou então uma vontade mal escondida de promover os tubos de vácuo para todas as finalidades.
Porreiro, pá!
-
kanyboy

a mim parece me o contrario, parece-me mais um (des)promover os tubos de vacuo seja para q finalidade for.manuelcar Escreveu:parece-me que há aqui alguma confusão nas prioridades ou na consideração das variáveis. ou então uma vontade mal escondida de promover os tubos de vácuo para todas as finalidades.
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
já agora...
a mim o que me parece é realmente uma grande mistura de conceitos.
uma coisa é comprar um sistema para aquecimento de piscinas. outra coisa é comprar um sistema para aquecer a casa, fornecer a aqs e, no verão, aproveitar para dissipar calor na piscina.
para o primeiro caso, talvez seja mesmo melhor considerar a opção mais barata. existem sistemas próprios (paineis abertos de aquecimento directo), bem mais baratos e normalmente suficientes para o efeito.
no segundo caso, então sim, justifica-se um investimento maior, com acumulação de água quente e aí a necessidade de captação solar deverá ser superior, tendo em conta que a necessidade também se põe no inverno. nesta situação, já os paineis podem ser de vácuo ou planos selectivos e é só questão de dimensionamento. note-se que aqui a piscina recebe o excesso, não sendo prioritária.
não quer isto dizer que não se possa usar os tubos para a piscina. pode! mas muita atenção ao dimensionamento. um tanque de sopa não é coisa muito agradável para os banhos de verão...
a mim o que me parece é realmente uma grande mistura de conceitos.
uma coisa é comprar um sistema para aquecimento de piscinas. outra coisa é comprar um sistema para aquecer a casa, fornecer a aqs e, no verão, aproveitar para dissipar calor na piscina.
para o primeiro caso, talvez seja mesmo melhor considerar a opção mais barata. existem sistemas próprios (paineis abertos de aquecimento directo), bem mais baratos e normalmente suficientes para o efeito.
no segundo caso, então sim, justifica-se um investimento maior, com acumulação de água quente e aí a necessidade de captação solar deverá ser superior, tendo em conta que a necessidade também se põe no inverno. nesta situação, já os paineis podem ser de vácuo ou planos selectivos e é só questão de dimensionamento. note-se que aqui a piscina recebe o excesso, não sendo prioritária.
não quer isto dizer que não se possa usar os tubos para a piscina. pode! mas muita atenção ao dimensionamento. um tanque de sopa não é coisa muito agradável para os banhos de verão...
-
kanyboy

sim, obvio q nao se quer algo de muito quente, o problema é q aquilo sao 350 m3 de agua e a noite vai estar aberto, tal como ao longo do dia, tendo em conta que as temperaturas da noite vao fazer a agua perder uns graus é preciso repor esses mesmos graus rapidamente, logo nas primeiras horas da manha.
alem disso o sitio destinado aos paineis é relativamente reduzido, ou seja obriga a que se ponha la algo com alto rendimento, aquilo no maximo leva 18 paineis de vacuo e parece-me muito sinceramente que mesmo assim n sera suficiente, para elevar 350m3 de agua, 5 graus, durante as 4 primeiras horas do dia, o pessoal dos planos ja disse que teria de por muitos paineis, impossivel n existe esse espaço, os do vacuo dizem q talvez, n garantem mas dizem q talvez, ora se a primeira n é logo a partida soluçao, fala se de 350 mil litros de agua e nao de 3 mil ou 30 mil, é preciso algo q realmente ponha 100 mil litros a temperatura da sopa para se ter os outros 250 mil 5 graus a mais alem da temperatura media da agua dessa piscina.
alem disso o sitio destinado aos paineis é relativamente reduzido, ou seja obriga a que se ponha la algo com alto rendimento, aquilo no maximo leva 18 paineis de vacuo e parece-me muito sinceramente que mesmo assim n sera suficiente, para elevar 350m3 de agua, 5 graus, durante as 4 primeiras horas do dia, o pessoal dos planos ja disse que teria de por muitos paineis, impossivel n existe esse espaço, os do vacuo dizem q talvez, n garantem mas dizem q talvez, ora se a primeira n é logo a partida soluçao, fala se de 350 mil litros de agua e nao de 3 mil ou 30 mil, é preciso algo q realmente ponha 100 mil litros a temperatura da sopa para se ter os outros 250 mil 5 graus a mais alem da temperatura media da agua dessa piscina.
-
cblfreitas
- Membro Silver

esses dados de perdas de temperatura são frutos de medição? pergunto, porque me parece que 5 graus por noite numa piscina de 350 m3 me parece um nº muito exagerado. a não ser que a piscina seja baixa e a superfície de contacto com o ar seja enorme.
de qualquer forma, se vão aquecer uma piscina exterior desse calibre, talvez seja melhor começar antes por investir numa cobertura para a piscina de forma a mitigar as perdas de calor nocturnas. há coberturas de enrolar (com manivela ou motor) que podem reduzir muito a necessidade de reposição de calor.
de qualquer forma, se vão aquecer uma piscina exterior desse calibre, talvez seja melhor começar antes por investir numa cobertura para a piscina de forma a mitigar as perdas de calor nocturnas. há coberturas de enrolar (com manivela ou motor) que podem reduzir muito a necessidade de reposição de calor.
-
kanyboy

isso das coberturas eu sugeri logo de inicio, mas eles tem medo q alguma criança la caia e depois...
esses 5 graus sao baseados no calculo dos 70% de perdas de energia.
em relaçao a piscina ter maior ou menor profundidade, é exatamente como se tive-se pouca, uma vez que n existe a possibilidade de injectar o fluxo de agua quente pelo ralo de fundo, ou seja a agua quente ficara em cima, logo..., alem disso a area da piscina em m2 é grande tem a volta de 30x10, uma area de bastante geitosa para se perder energia a rodes.
esses 5 graus sao baseados no calculo dos 70% de perdas de energia.
em relaçao a piscina ter maior ou menor profundidade, é exatamente como se tive-se pouca, uma vez que n existe a possibilidade de injectar o fluxo de agua quente pelo ralo de fundo, ou seja a agua quente ficara em cima, logo..., alem disso a area da piscina em m2 é grande tem a volta de 30x10, uma area de bastante geitosa para se perder energia a rodes.
-
cblfreitas
- Membro Silver

bom dia kanyboy,
de facto isso é um valente tanque. 300 m2 de superfície é obra. no entanto, conforme perde bastante, também ganhará uma boa quota de calor só pela área de contacto directo com o sol (a não ser que esteja à sombra, claro).
quanto ao perigo da cobertura para as crianças, só se estavam a pensar nas coberturas de bolhas. essas podem ser de facto perigosas. no entanto há coberturas de tela, que aguentam bem o peso de uma criança. são sempre as mais seguras, pois até evitam que uma criança ou um bebé caia inadvertidamente na piscina. o que pode ser fatal, mesmo quando não há cobertura nenhuma.
eu sei que há uma empresa em espanha, que tem muitos produtos deste género. se fizer uma pesquisa na net, vai ver que encontra.
cpts.
de facto isso é um valente tanque. 300 m2 de superfície é obra. no entanto, conforme perde bastante, também ganhará uma boa quota de calor só pela área de contacto directo com o sol (a não ser que esteja à sombra, claro).
quanto ao perigo da cobertura para as crianças, só se estavam a pensar nas coberturas de bolhas. essas podem ser de facto perigosas. no entanto há coberturas de tela, que aguentam bem o peso de uma criança. são sempre as mais seguras, pois até evitam que uma criança ou um bebé caia inadvertidamente na piscina. o que pode ser fatal, mesmo quando não há cobertura nenhuma.
eu sei que há uma empresa em espanha, que tem muitos produtos deste género. se fizer uma pesquisa na net, vai ver que encontra.
cpts.
-
kanyboy

felismente nao esta a sombra o dia todo, mas nas primeiras horas da manha esta, e é ai que os paineis entram, tentar repor uma temperatura agradavel o mais rapido possivel.cblfreitas Escreveu:bom dia kanyboy,
cpts.
quanto a cobertura nem pensei mais nisso porq quando foi falado ate tremeram, mas agora q me fala nas diferentes possibilidades vou dar umas voltas a ver isso.
é um tanque enorme, é uma piscina de condominio.
-
lrds
- Membro Silver

- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
boas
não sei não, tanta água para aquecer. de inverno os paineis não vão ter capacidade para amornar a água. quantos paineis serão necessários, deve ser uma grande área. de verão se calhar querem é água fresca. é um grande investimento, isso tem que ser bem estudado e executado por alguém que dê garantias de que vai funcionar bem. senão é um elefante branco que ali fica. digo eu que não percebo nada disto.
não sei não, tanta água para aquecer. de inverno os paineis não vão ter capacidade para amornar a água. quantos paineis serão necessários, deve ser uma grande área. de verão se calhar querem é água fresca. é um grande investimento, isso tem que ser bem estudado e executado por alguém que dê garantias de que vai funcionar bem. senão é um elefante branco que ali fica. digo eu que não percebo nada disto.
Inté
-
manuelcar
- Staff Member

uma pergunta.
o que me intriga mais, porque não tenho experiência nenhuma nessa matéria, é como é que se vai permutar o calor dos colectores para a água da piscina.
o que me intriga mais, porque não tenho experiência nenhuma nessa matéria, é como é que se vai permutar o calor dos colectores para a água da piscina.
Porreiro, pá!
-
Kad
- Membro Dedicado

- Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am
boas, realmente aqui pelos algarves usa-se muito aquecimento de piscina (estrangeiros a quererem agua a 28º de inverno é o que dá) no entanto tenho de dar a minha opinião, infelizmente, e para uma piscina desse tamanho o sistema solar é ainda algo que não é viável, pois acabas por fazer um investimento enorme e nunca tens uma garantia de rendimento
normalmente em situações dessas é mais comum a utilização de outro tipo de aquecimentos, nomeadamente a gás, mas digo-te desde já que só o consumo é para assustar, apx 10kg gás (gpl) hora, isto por caldeira, para 100m3 agua.
em relação as coberturas, é de facto, imperativo, a instalação de uma cobertura, caso contrário é jogar dinheiro ao lixo.
as coberturas que já aqui foram faladas de "ripas" realmente são muito mais seguras que as de bolhas, e não precisas de ir á espanha para comprar, existe aqui mesmo em portugal, aliás, aqui bem perto de mim existe uma empresa que as fabrica.
manuelcar - para responder á tua pergunta, para este tipo de paineis que o kanboy fala (vacuo) é feito por um "simples" permutador de placas, agora tem de se ter cuidado é no tipo de permutador (cobre, titanio...) dependendo do tipo de tratamento que a piscina leva.
espero ter ajudado.
normalmente em situações dessas é mais comum a utilização de outro tipo de aquecimentos, nomeadamente a gás, mas digo-te desde já que só o consumo é para assustar, apx 10kg gás (gpl) hora, isto por caldeira, para 100m3 agua.
em relação as coberturas, é de facto, imperativo, a instalação de uma cobertura, caso contrário é jogar dinheiro ao lixo.
as coberturas que já aqui foram faladas de "ripas" realmente são muito mais seguras que as de bolhas, e não precisas de ir á espanha para comprar, existe aqui mesmo em portugal, aliás, aqui bem perto de mim existe uma empresa que as fabrica.
manuelcar - para responder á tua pergunta, para este tipo de paineis que o kanboy fala (vacuo) é feito por um "simples" permutador de placas, agora tem de se ter cuidado é no tipo de permutador (cobre, titanio...) dependendo do tipo de tratamento que a piscina leva.
espero ter ajudado.