cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!
sim, claro que recebi o e-mail, eu estou em stand by.
"os importadores de motos a gasolina afirmam que as eléctricas ainda não estão boas"
santa ignorância.
"têm medo de ficar sem trabalho na oficina!!!"
esse é um problema real. por isso é que eu, como consumidor, estou muito satisfeito com as scooters eléctricas: nunca gastei um tostão em oficinas nem manutenção e já andei mais de 8000km no total (em 10 meses)
"os importadores de motos a gasolina afirmam que as eléctricas ainda não estão boas"
santa ignorância.
"têm medo de ficar sem trabalho na oficina!!!"
esse é um problema real. por isso é que eu, como consumidor, estou muito satisfeito com as scooters eléctricas: nunca gastei um tostão em oficinas nem manutenção e já andei mais de 8000km no total (em 10 meses)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Dna_Boy
- Membro

- Registado: quinta out 08, 2009 1:26 pm
també é verdade que são mais baratas que as eléctricas equiparadas.. o ppl vai sempre atrás do preço, já se sabe. depois há ainda muita gente que não usa internet para pesquisar e quando vão aos stands, o que lá tem são motas a gasolina. eu fui a 2 e foi o que vi.tvcrabo Escreveu:eu fiquei chocado com outra materia.
entao sabendo nós que nas duas rodas já existem variadas alternativas crediveis no que respeita a veiculos electricos... fez-me especie aperceber-me que os vendedores de motos de 125cc em portugal praticamente esgotaram stocks em 15 dias apos a saída desse diploma. um dos vendedores das motos com loja no porto disse que antes vendia 3 ou 4 por mes e agora vende 2 e as xs 3 por dia... fdx
tanta moto que ja podia ser electrica e anda para aí a consumir gasolina f d x
portanto é natural que isso aconteça.
-
itisix
- Membro Silver

- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
alguém sabe de uma eléctrica com sidecar (e que tenha até 1kw)?
isso é que era vício.
isso é que era vício.
-
Barrocas
- Membro Gold

- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
era mas é uma arrastadeira...
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
com a aprovação da possibilidade de se conduzir motociclos até 125cc ou equiparados com carta de ligeiros, aumentou a possibilidade de a grande maioria das pessoas que se deslocam dentro das grandes cidades de utilizarem estes tipos de transportes e aí entram os ve.
esta lei, junto com as faixas para viaturas de 2 rodas, como prometeu o presidente da câmara de lisboa (antónio costa) bem como a utilização por parte destes nas faixas bus (eu já o faço), penso que não só reduziria o trânsito dentro das cidades como começaria a deixar vagos lugares de estacionamento.
são exemplo disto as zonas históricas de sevilha e barcelona, com destaque para barcelona onde há mais motociclos que carros.
esta lei, junto com as faixas para viaturas de 2 rodas, como prometeu o presidente da câmara de lisboa (antónio costa) bem como a utilização por parte destes nas faixas bus (eu já o faço), penso que não só reduziria o trânsito dentro das cidades como começaria a deixar vagos lugares de estacionamento.
são exemplo disto as zonas históricas de sevilha e barcelona, com destaque para barcelona onde há mais motociclos que carros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
klinzter
- Membro Platinium

- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
vai chegar uma altura que não haverá estacionamento para motas...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
no local de um carro estacionam 3 ou 4 motas...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oinq Escreveu:no local de um carro estacionam 3 ou 4 motas...
vezes 2, isto porque o carro ocupa o lugar do espaço dele mais o espaço em redor dele, que é bem grande.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

a vantagem de andar de moto dentro das grandes cidades, é arranjar estacionamento sempre à porta do local onde queremos ir, mas com os passeios a ficarem cheios de motas qualquer dia a bofia vai começar a implicar com elas.
era um trabalho para a nossa associação ane, fazer uma carta chamando à atenção da autarquia de lisboa e porto para começar, pedindo parques de estacionamento para motas e corredores, que desde já poderia ser a utilização da faixa dos bus, bem sei que a bofia não diz nada mas em caso de acidente é complicado. este pedido já foi feito pela “federação portuguesa de motociclismo” quando da revisão do “código da estrada”, mas não foi aprovado, tal como este pedido, para com cartas categoria b conduzir motas até 125cc e que já foi aprovado.
penso que na câmara de lisboa temos gente sensível a estes assuntos.
era um trabalho para a nossa associação ane, fazer uma carta chamando à atenção da autarquia de lisboa e porto para começar, pedindo parques de estacionamento para motas e corredores, que desde já poderia ser a utilização da faixa dos bus, bem sei que a bofia não diz nada mas em caso de acidente é complicado. este pedido já foi feito pela “federação portuguesa de motociclismo” quando da revisão do “código da estrada”, mas não foi aprovado, tal como este pedido, para com cartas categoria b conduzir motas até 125cc e que já foi aprovado.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
isto já foi feito. neste momento, "estamos" (eu e pessoal como eu ligado a motoclubes e outras entidades que andam nesta luta há "tomates de tempo") a aguardar resposta da cml.tó miguel Escreveu:a vantagem de andar de moto dentro das grandes cidades, é arranjar estacionamento sempre à porta do local onde queremos ir, mas com os passeios a ficarem cheios de motas qualquer dia a bofia vai começar a implicar com elas.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
relativamente ao exame prático no imtt, alguem me sabe dizer se é necessário levar uma 125cc para o exame e se é indiferente ser de mudanças automáticas ou manuais?!
cumps
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
a minha bereco 2.5kw já realizou com êxito dois exames práticos!!!
boa sorte para o exame.
[[]]
boa sorte para o exame.
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
uau lol então pode mesmo ser qqer coisa que tenha duas rodasmix Escreveu:a minha bereco 2.5kw já realizou com êxito dois exames práticos!!!
boa sorte para o exame.
[[]]
obrigados
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
...parece-me que tem de ter um motor também, para além das rodas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

vamos lá simplificar a lei…
quem está habilitado a conduzir, motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kw?
a) todos os indivíduos de idade igual ou superior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b.
b) todos os indivíduos de idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b e sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
c) todos os indivíduos, com habilitação legal para a condução de veículos da categoria a1 ou a.
nota: para os indivíduos, com idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b, estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.
por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
quem está habilitado a conduzir, motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kw?
a) todos os indivíduos de idade igual ou superior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b.
b) todos os indivíduos de idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b e sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
c) todos os indivíduos, com habilitação legal para a condução de veículos da categoria a1 ou a.
nota: para os indivíduos, com idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b, estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.
por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
mix
- Membro Silver

exactamente, quando fiz o meu exame levei a mota numa carrinha e a minha namorada levou o carro para transportar o examinador, mais tarde, no exame de um amigo eu levei a mota e ele o carro. uma vez no centro de exames trocámos, eu levei o examinador e ele a mota....isto à troca de um fino, mas se a mota fosse a gasolina tinha que ser uma gradetó miguel Escreveu: por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

hora bem...mix Escreveu:exactamente, quando fiz o meu exame levei a mota numa carrinha e a minha namorada levou o carro para transportar o examinador, mais tarde, no exame de um amigo eu levei a mota e ele o carro. uma vez no centro de exames trocámos, eu levei o examinador e ele a mota....isto à troca de um fino, mas se a mota fosse a gasolina tinha que ser uma gradetó miguel Escreveu: por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
[[]]
só é pena que para quem já tem carta b, para tirar a a, não seja da mesma forma e tenha que fazer aquela aldrabice de exame, que não fornece mais segurança à condução é só para encher os bolsos ás escolas de condução. no meu caso, tive uma lição na escola e outra no local e dia do exame.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
mix
- Membro Silver

sim é uma chulice pegada, cá em coimbra tenho que pagar algo perto dos 400eur por um ensino que já não me vai acrescentar nenhum conhecimento....tó miguel Escreveu: hora bem...
só é pena que para quem já tem carta b, para tirar a a, não seja da mesma forma e tenha que fazer aquela aldrabice de exame, que não fornece mais segurança à condução é só para encher os bolsos ás escolas de condução. no meu caso, tive uma lição na escola e outra no local e dia do exame.
para além do exame prático, quem tem carta tipo b e pretende ter a a necessita de fazer um exame teórico, que se não estou em erro de 10 perguntas podendo errar apenas uma. algo para encher mais os bolsos.....
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
david_neves
- Membro Silver

- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
alguem com mais 25 anos ja tem a carta a1 graças a nova lei?o que e preciso fazer para aparecer na parte de tras da carta de conducao?cumps
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Se ja tens os requisitos para poder conduzir ate 125cc com a cart B, nem precisas preocupar com o "aparecer na parte de tras" automaticamente tens essa categoria... se queres que apareça por "capricho" entao basta ires actualizar a carta e pagar o valor que pedem...david_neves Escreveu:alguem com mais 25 anos ja tem a carta a1 graças a nova lei?o que e preciso fazer para aparecer na parte de tras da carta de conducao?cumps
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km