cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Re: cartas categoria B - foi aprovado decreto-lei!!

Mensagem por rocker_pt »

sim, claro que recebi o e-mail, eu estou em stand by.

"os importadores de motos a gasolina afirmam que as eléctricas ainda não estão boas"
santa ignorância.

"têm medo de ficar sem trabalho na oficina!!!"
esse é um problema real. por isso é que eu, como consumidor, estou muito satisfeito com as scooters eléctricas: nunca gastei um tostão em oficinas nem manutenção e já andei mais de 8000km no total (em 10 meses)
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Dna_Boy
Membro
Membro
Registado: quinta out 08, 2009 1:26 pm

Mensagem por Dna_Boy »

tvcrabo Escreveu:eu fiquei chocado com outra materia.

entao sabendo nós que nas duas rodas já existem variadas alternativas crediveis no que respeita a veiculos electricos... fez-me especie aperceber-me que os vendedores de motos de 125cc em portugal praticamente esgotaram stocks em 15 dias apos a saída desse diploma. um dos vendedores das motos com loja no porto disse que antes vendia 3 ou 4 por mes e agora vende 2 e as xs 3 por dia... fdx

tanta moto que ja podia ser electrica e anda para aí a consumir gasolina f d x
també é verdade que são mais baratas que as eléctricas equiparadas.. o ppl vai sempre atrás do preço, já se sabe. depois há ainda muita gente que não usa internet para pesquisar e quando vão aos stands, o que lá tem são motas a gasolina. eu fui a 2 e foi o que vi.

portanto é natural que isso aconteça.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

alguém sabe de uma eléctrica com sidecar (e que tenha até 1kw)?
isso é que era vício.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

era mas é uma arrastadeira...

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

com a aprovação da possibilidade de se conduzir motociclos até 125cc ou equiparados com carta de ligeiros, aumentou a possibilidade de a grande maioria das pessoas que se deslocam dentro das grandes cidades de utilizarem estes tipos de transportes e aí entram os ve.
esta lei, junto com as faixas para viaturas de 2 rodas, como prometeu o presidente da câmara de lisboa (antónio costa) bem como a utilização por parte destes nas faixas bus (eu já o faço), penso que não só reduziria o trânsito dentro das cidades como começaria a deixar vagos lugares de estacionamento.
são exemplo disto as zonas históricas de sevilha e barcelona, com destaque para barcelona onde há mais motociclos que carros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

vai chegar uma altura que não haverá estacionamento para motas...

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

no local de um carro estacionam 3 ou 4 motas...
Cumprimentos
Nuno Leitão

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

oinq Escreveu:no local de um carro estacionam 3 ou 4 motas...

vezes 2, isto porque o carro ocupa o lugar do espaço dele mais o espaço em redor dele, que é bem grande.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

a vantagem de andar de moto dentro das grandes cidades, é arranjar estacionamento sempre à porta do local onde queremos ir, mas com os passeios a ficarem cheios de motas qualquer dia a bofia vai começar a implicar com elas.
era um trabalho para a nossa associação ane, fazer uma carta chamando à atenção da autarquia de lisboa e porto para começar, pedindo parques de estacionamento para motas e corredores, que desde já poderia ser a utilização da faixa dos bus, bem sei que a bofia não diz nada mas em caso de acidente é complicado. este pedido já foi feito pela “federação portuguesa de motociclismo” quando da revisão do “código da estrada”, mas não foi aprovado, tal como este pedido, para com cartas categoria b conduzir motas até 125cc e que já foi aprovado.
penso que na câmara de lisboa temos gente sensível a estes assuntos.
Sócio ANE Nº 16

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

tó miguel Escreveu:a vantagem de andar de moto dentro das grandes cidades, é arranjar estacionamento sempre à porta do local onde queremos ir, mas com os passeios a ficarem cheios de motas qualquer dia a bofia vai começar a implicar com elas.
era um trabalho para a nossa associação ane, fazer uma carta chamando à atenção da autarquia de lisboa e porto para começar, pedindo parques de estacionamento para motas e corredores, que desde já poderia ser a utilização da faixa dos bus, bem sei que a bofia não diz nada mas em caso de acidente é complicado. este pedido já foi feito pela “federação portuguesa de motociclismo” quando da revisão do “código da estrada”, mas não foi aprovado, tal como este pedido, para com cartas categoria b conduzir motas até 125cc e que já foi aprovado.
penso que na câmara de lisboa temos gente sensível a estes assuntos.
isto já foi feito. neste momento, "estamos" (eu e pessoal como eu ligado a motoclubes e outras entidades que andam nesta luta há "tomates de tempo") a aguardar resposta da cml.

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

relativamente ao exame prático no imtt, alguem me sabe dizer se é necessário levar uma 125cc para o exame e se é indiferente ser de mudanças automáticas ou manuais?!

cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

a minha bereco 2.5kw já realizou com êxito dois exames práticos!!!
boa sorte para o exame.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

mix Escreveu:a minha bereco 2.5kw já realizou com êxito dois exames práticos!!!
boa sorte para o exame.

[[]]
uau lol então pode mesmo ser qqer coisa que tenha duas rodas

obrigados
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

...parece-me que tem de ter um motor também, para além das rodas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

vamos lá simplificar a lei…

quem está habilitado a conduzir, motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kw?

a) todos os indivíduos de idade igual ou superior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b.
b) todos os indivíduos de idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b e sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
c) todos os indivíduos, com habilitação legal para a condução de veículos da categoria a1 ou a.

nota: para os indivíduos, com idade inferior a 25 anos e titulares de carta de condução válida para a categoria b, estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.

por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
Sócio ANE Nº 16

mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

tó miguel Escreveu: por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
exactamente, quando fiz o meu exame levei a mota numa carrinha e a minha namorada levou o carro para transportar o examinador, mais tarde, no exame de um amigo eu levei a mota e ele o carro. uma vez no centro de exames trocámos, eu levei o examinador e ele a mota....isto à troca de um fino, mas se a mota fosse a gasolina tinha que ser uma grade

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

mix Escreveu:
tó miguel Escreveu: por outras palavras: basta pagares os 25€ do exame na dgv e numa mota tua ou emprestada, neste caso é necessária autorização do proprietário, que se poder ir facilita muito as coisas. convém ser um habilitado à condução a levar a máquina até ao local do exame, (por motivos óbvios) caso não seja possível, podes levá-la num reboque.
exactamente, quando fiz o meu exame levei a mota numa carrinha e a minha namorada levou o carro para transportar o examinador, mais tarde, no exame de um amigo eu levei a mota e ele o carro. uma vez no centro de exames trocámos, eu levei o examinador e ele a mota....isto à troca de um fino, mas se a mota fosse a gasolina tinha que ser uma grade

[[]]
hora bem...
só é pena que para quem já tem carta b, para tirar a a, não seja da mesma forma e tenha que fazer aquela aldrabice de exame, que não fornece mais segurança à condução é só para encher os bolsos ás escolas de condução. no meu caso, tive uma lição na escola e outra no local e dia do exame.
Sócio ANE Nº 16

mix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mix »

tó miguel Escreveu: hora bem...
só é pena que para quem já tem carta b, para tirar a a, não seja da mesma forma e tenha que fazer aquela aldrabice de exame, que não fornece mais segurança à condução é só para encher os bolsos ás escolas de condução. no meu caso, tive uma lição na escola e outra no local e dia do exame.
sim é uma chulice pegada, cá em coimbra tenho que pagar algo perto dos 400eur por um ensino que já não me vai acrescentar nenhum conhecimento....
para além do exame prático, quem tem carta tipo b e pretende ter a a necessita de fazer um exame teórico, que se não estou em erro de 10 perguntas podendo errar apenas uma. algo para encher mais os bolsos.....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

alguem com mais 25 anos ja tem a carta a1 graças a nova lei?o que e preciso fazer para aparecer na parte de tras da carta de conducao?cumps
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

david_neves Escreveu:alguem com mais 25 anos ja tem a carta a1 graças a nova lei?o que e preciso fazer para aparecer na parte de tras da carta de conducao?cumps
Se ja tens os requisitos para poder conduzir ate 125cc com a cart B, nem precisas preocupar com o "aparecer na parte de tras" automaticamente tens essa categoria... se queres que apareça por "capricho" entao basta ires actualizar a carta e pagar o valor que pedem... :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”