Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por c_s_amaral »

paulol Escreveu:
bfv Escreveu:
paulol Escreveu: 15....de................setembro!!!!! a coisa está mesmo preta mais que eu pensava, já li melhores noticias
já agora pode-nos dizer de que zona é?
um abraço
claro que posso... como diz aqui à esquerda... sou de benavente
e parece que ainda tenho meia duzia de instalações à minha frente... mas já deve ser este mês... espero!
irds
boas
eu tenho uma, à entrada de uma bailarina, que é regulavel. posso reduzir até 1 bar ou menos , se quizer.
boas!
ok. e obg. não tinha reparado!
uma questão ao "irds", de que marca é a valvula reguladora que menciona? tem alguma referencia?
obg.
cuidado com as “pseudo reguladoras” porque aquelas mais baratas são apenas redutoras, ou seja reduzem a pressão, querem a pressão esteja alta ou baixa. quer esteja a consumir ou não esteja, estas reguladoras da treta retiram pressão, quando o que se pretendia era que a reguladora só actuasse quando a pressão chegasse ao limite.
uma reguladora define um máximo e só começa a trabalhar quando esse máximo é atingido, podendo até aumentar o débito quando existe um consumo maior (duas ou mais torneiras abertas).
hoje encomendei uma calefi 5350-41 que me permite marcar a pressão num manípulo com os valores certos marcados. nem necessitava de manómetro mas eu preferi que tivesse

Imagem
a diferença é que umas custam pouco mais de 10€ e outras começam nos 70€

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

pelo que estive a ler no folheto dessa valvula, o seu uso não invalida a existência de um vaso de expansão se existir um termoacumulador no sistema, já que o aumento de pressão a jusante pode danificar a valvula.

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

havendo uma válvula anti-retorno na entrada de agua fria para o tanque o problema do aumento de pressão no mesmo chegar à redutora, que supostamente deverá estar instalada a seguir ao contador não se coloca, mas isso não invalida que o vaso de expansão deva estar instalado.

caso contrário a válvula de pressão vai ter de descarregar, sempre que a temperatura da água for muito alta.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4, como deves de saber o meu painel é solahart, e se bem te lembras ja tivemos alguns dialogos sobre isso

se forem ao topico da solahart esta la as fotos da minha instalaçao(pag 17) e la tmb tem uma foto do isolamento.é de 13mm sem protecção uv.no fim levou com fita de aluminio para fazer de protecção.na altura nao gostei muito da ideia,mas como ja tinha visto diversos casos com a mesma aplicaçao,calei-me.agora se existe um decreto de lei sobre iss, fica tudo muito mais simplificado o instalador apenas tem de cumprir a lei [/quote]

boas

lembro-me de que tinhas encomendado norquente mas porque demoravam muito tinhas mudado para outra marca (solahart), mas não me lembrava se já o tinhas instalado.
já lá fui ver a tua instalação e o isolamento deve ser igual ao que me tinham instalado inicialmente, mas não tinha essa proteção de uv , já tinha reclamado e já me substituiram por outro isolamento com um maior isolamento e está dentro de uma manga branca.
boa sorte para a substituição do isolamento, e bom funcionamento!

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

bfv Escreveu:
paulol Escreveu: 15....de................setembro!!!!! a coisa está mesmo preta mais que eu pensava, já li melhores noticias

um abraço
e parece que ainda tenho meia duzia de instalações à minha frente... mas já deve ser este mês... espero!
eu encomendei em novembro (o € saíu da conta dia 30), a norquente ligou-me dia 7 de dezembro a dizer que ía ser contactado pelo instalador e cá continuo à espera.
espero e desespero...
acho que 2 meses é tempo suficiente. amanhã vou ligar a perguntar como vão andando (ou não) as coisas.

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

sugarstorm Escreveu:
bfv Escreveu:

um abraço
eu encomendei em novembro (o € saíu da conta dia 30), a norquente ligou-me dia 7 de dezembro a dizer que ía ser contactado pelo instalador e cá continuo à espera.
espero e desespero...
acho que 2 meses é tempo suficiente. amanhã vou ligar a perguntar como vão andando (ou não) as coisas.

sugarstorm
boas
aconselho-te a pedir-lhes o n.º de tel. do instalador, assim tiras as duvidas de uma vez. é que vão começar por te dizer, à e tal vamos ligar ao instalador e depois entramos em contacto consigo, e... continuas a esperar...
Inté

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

aleluia, o senhor é grande!!!

o instalador contactou-me depois do envio de um mail nada simpático à norquente, perguntando se eles conheciam a expressão "atenção ao cliente".
tenho então 17 instalações à minha frente, e já não vai ser em fevereiro. o instalador volta a contactar para o mês que vem a dar mais novidades.
não é muito difícil informar o cliente, pois não?
bastam 2 minutos e um telefone

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

oh...desgraça de tempo!!....
vendaval como eu já não via à muito!.....
a dada altura dei comigo a olhar para o telhado....ufff ...a estrutura "tipo aranha" do meu sistema aguentou firme sem vacilar!...

conclusão: para além do rendimento e de uma boa orientação há que garantir uma boa instação e uma boa estrutura de suporte.

zimzurelho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 10, 2008 1:51 pm

Mensagem por zimzurelho »

boas,

encomendei o ts200 no dia 7 de dezembro 2009 e ainda não chegou a minha vez.
liguei para a norquente ontem e informaram-me que ainda estão a fazer instalações de novembro.
a minha ainda vai demorar mais 1 mês.

a boa noticia é que segundo a menina da norquente, as instalações tem de estar todas prontas até junho.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

zimzurelho Escreveu:boas,

liguei para a norquente ontem e informaram-me que ainda estão a fazer instalações de novembro.

a boa noticia é que segundo a menina da norquente, as instalações tem de estar todas prontas até junho.
ora viva!

posso, pelo meu testemunho, confirmar que é verdade o que a norquente lhe disse, pois eu encomendei a 13 de novembro e ainda estou à espera... mas sentado , como se costuma dizer.
parece-me absolutamente normal, depois do buumm do final de ano e com este inverno na sua plenitude, como há muitos anos não se via, não deixa grande espaço de manobra (dias de instalação)!
mas se as previsões do instalador se confirmar, como me foi dito, deve estar por dias...

até

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas
tantas instalações da norquente e não aparece por aqui ninguém a dizer se estão satisfeitos ou não e de como é que as coisas correm!
Inté

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas lirds,

não me quero armar em advogado de defesa, até porque não ganho nada com isso, mas, para já, estou bastante satisfeito com o rendimento/comportamento do meu ts200l norquente!
não vou dizer que é perfeito e é o melhor do mercado…. certamente não o é!…mas vale bem o seu preço e não ficará muito atrás de alguns sistemas que quase custavam o dobro!….de qualquer maneira ainda só passaram 6 meses….será necessário, pelo menos, outro tanto para uma avaliação mais consistente!

quero, contudo, chamar a atenção para um problema, comum à maioria das marcas (norquente incluída), que é o facto de o isolamento da tubagem estar a ser feito de forma deficiente. fica aqui o alerta para quem ainda não instalou!… atenção à espessura de revestimento e á protecção contra raios uv.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:boas
tantas instalações da norquente e não aparece por aqui ninguém a dizer se estão satisfeitos ou não e de como é que as coisas correm!
boas

quanto á minha experiencia (instalação em finais de julho) o equipamento cumpre com os objectivos a assistência do instalador acm é que deixa a desejar, conforme relatos anteriores instalaram o ts, não na orientação ideal, tenho um painel com humidade lá dentro já cá vieram uma vez e nesse dia ficou bom mas no 2º dia estava na mesma um dos paineis fica mais de metade coberto de humidade e quanto mais calor mais incoberto fica o vidro, diseram-me que vinham cá para o substituir e marcaram um dia e depois ao fim do dia que estava combinado telefonaram a dizer que não tinham tempo para cá passar e que marcavam outro dia (isto em janeiro ) e até agora nada, pelo menos substituiram o isolamento que tinha por outro mais espesso e com proteção uv (penso eu), isto só demonstra a qualidade da assistência da acm.
ao que parece uma das vantagens do equipamento ter dois paineis é que assim ainda aquece agua
agora o que está escrito no contrato é para esquecer ( a tal garantia de assistência entre as 48h e as 72h) penso que é esse os prazos que vêm no contrato, como se pode ver já lá têm o dinheiro.
agora estou para ver como é que vai ser com a prometida assistência anual.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

paulol Escreveu:

ora viva!

posso, pelo meu testemunho, confirmar que é verdade o que a norquente lhe disse, pois eu encomendei a 13 de novembro e ainda estou à espera... mas sentado , como se costuma dizer.
parece-me absolutamente normal, depois do buumm do final de ano e com este inverno na sua plenitude, como há muitos anos não se via, não deixa grande espaço de manobra (dias de instalação)!
mas se as previsões do instalador se confirmar, como me foi dito, deve estar por dias...

até
viva!

finalmente
tenho pelo menos uma data (29 de março) para a instalação do ts300l.

já não vai ser feita pelo instalador como estava programado, não sei quais os motivos, mas sejam eles quais forem não me interessam, por sinal os diálogos que tive com esse instalador foram cordiais, mas não passou disso mesmo! talvez ele tenha "metido água" com o meu processo é só um pressentimento...com mais uma pequena "dose" de boa vontade, já talvez hoje festeja-se a instalação e não uma data.

tive hoje a confirmação da norquente que vão ser eles próprios a fazerem a minha instalação, que sinceramente por relatos aqui postados, muito positivos, penso que vou ficar bem servido!

estive até há uns tempos com uma postura compreensiva e (muito) paciente para esta problemática, mas na verdade, também tive de expor o meu problema actual, ou seja, a não instalação do ts está-me a atrasar a instalação dos painéis solares já adjudicado (ficam na mesma aba e c/acesso limitado) para os quais já tenho uma data para pedir a sua inspecção (15 abril) e também sem o solar não adianta pedir a inspecção.
tenho de congratular-me com esta atitude responsável e ao mesmo tempo louvável e compreensiva para o exposto, por parte da norquente, aliás até hoje não tenho motivos de desagrado para com esta marca e espero sinceramente continuar com este pensamento no futuro.

vou conter-me um pouco e não por muitos foguetes antes da festa, vou sim, pedir a colaboração do s.pedro para que nesse dia e talvez o seguinte ele tire uma folguita?

espero muito em breve postar aqui umas fotos de ambas as instalações.

até

camart
Membro
Membro
Registado: quarta jul 01, 2009 10:49 am

Mensagem por camart »

paulol Escreveu:
paulol Escreveu:

ora viva!

até
viva!

finalmente

já não vai ser feita pelo instalador como estava programado, não sei quais os motivos, mas sejam eles quais forem não me interessam, por sinal os diálogos que tive com esse instalador foram cordiais, mas não passou disso mesmo! talvez ele tenha "metido água" com o meu processo é só um pressentimento...com mais uma pequena "dose" de boa vontade, já talvez hoje festeja-se a instalação e não uma data.

tive hoje a confirmação da norquente que vão ser eles próprios a fazerem a minha instalação, que sinceramente por relatos aqui postados, muito positivos, penso que vou ficar bem servido!

estive até há uns tempos com uma postura compreensiva e (muito) paciente para esta problemática, mas na verdade, também tive de expor o meu problema actual, ou seja, a não instalação do ts está-me a atrasar a instalação dos painéis solares já adjudicado (ficam na mesma aba e c/acesso limitado) para os quais já tenho uma data para pedir a sua inspecção (15 abril) e também sem o solar não adianta pedir a inspecção.
tenho de congratular-me com esta atitude responsável e ao mesmo tempo louvável e compreensiva para o exposto, por parte da norquente, aliás até hoje não tenho motivos de desagrado para com esta marca e espero sinceramente continuar com este pensamento no futuro.

vou conter-me um pouco e não por muitos foguetes antes da festa, vou sim, pedir a colaboração do s.pedro para que nesse dia e talvez o seguinte ele tire uma folguita?

até
caro amigo fique atento à instalaçao .
o facto de ser a norquente a faze-la não quer dizer que seja bem feita. eles a nivel de isolamento é uma miséria.
tenho sistemas instalados , um ts 300l em minha casa e outro de 200l na casa ao lado ( meu pai ) e é uma miseria a nivel de isolamento.
o meu foi o primeiro em junho passados alguns meses o isolamento já se desfazia. o material não tinha protecção uv.depois de ligar varias vezes a e dizer que iria ter outra instalação, quando a vieram fazer é que remediaram um pouco as duas , metendo por cima outra manga de isolamento com melhor qualidade.
ligue com eles , insista para que metam isolamento em condições , poi senão terá problemas. regra geral metem fraco.
é pena porque o material até se porta bem, desde que haja sol.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas! camart

obrigado pelo seu alerta.

na verdade, tenho aproveitado todo este tempo de espera para me inteirar desta e outras questões sobre a montagem dos ts.
foram postados aqui no fórum, no ano passado, alguns relatos de situações de reclamação por serviço mal prestado na montagem, que incidiram nos instaladores designados pela norquente. estas situações foram mais tarde corrigidas pelo pessoal da marca e de forma satisfatória para o cliente, conforme os testemunhos relatos.
espero sinceramente e atendendo que é o próprio pessoal da norquente a fazer a instalação que não venham a surgir situações de desagrado da minha parte, pois bem ou mal instalado, tenciono postar aqui o trabalho que realizarem.
sobre o assunto do isolamento, existe o dec.lei 79/2006 no anexo iii, regulamenta a espessura do isolamento a aplicar em função dos diâmetros das tubagens aplicada, para estas instalações define para o interior 20mm e no exterior é adicionado 10mm (30mm). sobre a protecção uv no exterior, penso que é uma questão de bom senso e brio profissional.

vou dando noticias... até

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

viva!

finalmente

até [/quote]

boas

se é a acm que pertence á norquente foi quem fez a minha instalação, e ao fim de uns 4 ou 5 meses já tinha o isolamento a desfazer-se, não isolaram os tubos e acessórios (curvas) como deve de ser, inclusivamente por duas situações tinha a agua do cirtuido da agua quente congelada de manhã, instalaram os paineis com -20º sul, quando eu tinha dito para os colocarem virados a sul e por fim tenho um dos paineis com condensação lá dentro já cá vieram e substituiram o isolamento e isolaram um bocado melhor os acessórios depois de muita insestência minha, porque na opinião do instalador e como ele diz "já instalei muitos paineis os seus não são os primeiros e os acessórios (curvas) não necessitam de ser isolados" e fizeram a alteração da horientação dos paineis, quando dispejaram o depósito em vez de orientarem a agua no sentido das telhas deixaram-na sair no sentido contrário ás telhas, moral da história ás tantas já tinha agua a cair na sala, e o painel nesse dia ficou bom só que no dia seguinte já estava na mesma, liguei varias vezes para a norquente até que ficaram de cá vir novamente e inclusivamente marcaram um dia para cá virem só que nesse dia telefonaram ao final do dia a dizer que já cá não vinham e que depois marcavam outro dia, isto já se passou á mais de 2 ou 3 meses.
por isso podes ver a qualidade dos serviços deles!!!
o que vale é que pelo menos o equipamento parece ser bom e mesmo só com um painel e meio vou tendo agua quente.

boa sorte.

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas
a norquente devia escolher melhor os instaladores. eu, tive praticamente a montagem marcada (norquente) antes de mudar para outra. e quando fui contactado pelo instalador ele comentou comigo de que fazia 2 montagens ts 200l p/dia, o que eu na altura, e não percebia nada, achei estranho. mas agora que já me instalaram o meu sistema, e vi o tempo que durou a montagem acho completamente impossivel.
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:boas
a norquente devia escolher melhor os instaladores. eu, tive praticamente a montagem marcada (norquente) antes de mudar para outra. e quando fui contactado pelo instalador ele comentou comigo de que fazia 2 montagens ts 200l p/dia, o que eu na altura, e não percebia nada, achei estranho. mas agora que já me instalaram o meu sistema, e vi o tempo que durou a montagem acho completamente impossivel.
boas

o instalador que comentou contigo que fazia 2 instalações por dia era da norquente?
tudo depende da instalação e de quem trabalha, porque no meu caso o técnico da acm parareceu perto das 12h e foi-se embora por volta das 18,30h, o que acho perfeitamente possivel fazer duas instalações por dia no verão se começarem a trabalhar ás 8h dá para trabalharem até as 21h ou mais.
tudo depende do instalador e especialmente dos incentivos (€€).

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

não era funcionário da norquente.

não vou dizer o nome dele por razões óbvias. mas há aqui, salvo erro neste mesmo tópico, fotos de pelo menos uma instalação feita por ele criticada pela generalidade das pessoas, tanto na qualidade dos materiais como na execução.
se não é neste tópico é noutro, mas que no caso era o mesmo que me vinha instalar o meu. depois há casos de depósitos amolatados e mais não sei o quê
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”