Colector Tubo Vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Colector Tubo Vácuo

Mensagem por system32 »

olha , eu não instal nada, quem parece que instala és tu!! eu apenas comprei o meu cf com a promoção do socrates, e não paguei esses extras como dizes (a unica coisa que paguei porque exigi, foi o vaso de expanção no circuito de aqs.

agora sonnenkrafr, ou vulcano ( e outras) são boas marcas, tu apareces aqui com numeros vagos, mas curiosamente sem marcas nem caracteristicas.
e não esquecer a manutenção de 6 anos que vale bastante dinheiro!

e a unica marca de tubos da promoção do socrates tem pouco rendimento...

não tenhas a minima duvida que os tubos no verãão são bons para fazer vapor de agua o que não é util para tomar banho, já em certas fabricas isso é muito util.

o que vem a mais manda fora é para rir!! s´+o revela que não entendes nada disto!

repara que quem usa mais os paineis solares são paises do norte, trdicionalm,ente frios, pois não tem os problemas de excesso de produção ( e os paineis planos tambem tem ( no caso dos meus podem atingir quase 200º) o contro da absorção é muito importante (no verão).

nota, o meu não tem resistencia e tenho um termometro sem fios que me diz qual a temperatura que tenho do deposito. e o que dizes é mentira!! vai vender tubos , mas sem mentiras ok?

ainda no domingo que teve algum sol fiquei com 100l a mais de 38º (termometro a 2/3 de altura do deposito)

realmente meter resistencia resulta num despredicio de dinheiro, eu tenhio uma caldeira que só aquece o que gasto e apenas completando a temperatura que falta. mas isso não é culpa dos pineir , mas sim de concepção, e tambem gastas com o tubos, não duvides.
mesmo com tubos devia-se utuilizar um esquentador inteligente.

agora o que falo é de experiencia propria da minha instalação, não falo de converças de vendedores..
.

kanyboy Escreveu:normalmente quem instala e vende planos atira-nos com o excesso de rendimento dos tubos de vacuo no verao, oh meu deus isso é a maior treta que existe, ai n ponho o dinheiro nesse banco porq rende demais, a energia do sol é de borla, oq vem a mais o sistema manda fora e pronto e pronto, ou pensavam que explodia como uma bomba, essa é quanto a mim uma falsa questao e muito sinceramente n entendo como é q alguem cai nessa.
eles trabalham é bem demais isso sim, ou seja volto a repetir deixam os planos bem para tras, trabalham de verao e de inverno, basta vir uma aberta e la vem os 45 graus de agua quente, ja os planos cotem lhe a alimentaçao eletrica e voces vao ver o embuste q compraram.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

marcas?

preços com montagem e manutenção de 6 anos??

cf ou ts?

o excesso de temperatura extoira com tubagens e soldaduras e acumula calcario em excesso reduzimdo drasticamente a duração do sistema!
manda agua do curciuito primario fora etc...

kanyboy Escreveu:preços, é engraçado que eu meto tubos de vacuo mais baratos que planos, 344 euros menos que o kit da vulcano de 300l proposto pelo banco.
e atençao tudo em inox, para evitar a tar corrosao que se fala pelo sobreaquecimento, nao em ferro vitrificado como o sistema proposto pelo banco.
o kit da vulcano de 300l custa 3324 euros um de tubos de vacuo de 300l com todos os extras fica por 2980, ainda sao uns euros.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 20, 2010 9:44 am

Mensagem por kanyboy »

antes de mais vou pedir desculpas publicamente uma vez que ja o fiz em privado.
nao nao sou instalador nem vendedor, teria obrigaçao de saber bem mais do que aquilo que sei.
antes de mais tenho de te perguntar oq é o cf ou ts?
quanto as questoes do calcario sei que tem um anodo de magnesio que se troca todos os anos, para evitar alguns dos problemas de corrosao, alem disso o material dos vasos de expansao e do termocifao é inox, marcas se nao estou em erro os tubos sao da boltherm e o termocifao de uma marca portuguesa, alias acho que todo o outro material é da boltherm, quanto á manutençao ela é gratuita durante esses 6 anos, passados esses 6 anos apenas a assistencia é a borla, peças paga-se.
quanto a parte do excesso deita se fora, é assim mesmo como te digo, o liquido que for mandado fora pelas valvulas de segurança esta incluido nessa manutençao de 6 anos.
e mais uma vez muitas desculpas

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

http://www.boltherm.pt/pt/index.html tens ai o site, a pouco vi um post de um instalador algarvio que diz ter um kit de vacuo em casa e que nao tem problemas nenhuns com o exesso de rendimento, visto que o tipo é do algarve...,

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

a confusao de eu ser ou nao instalador pode ter vindo desta frase " preços, é engraçado que eu meto tubos de vacuo mais baratos que planos", quando disse isto estava a dizer na verdade eu compro, mais uma vez desculpem o erro.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:
crohn Escreveu:se os tubos ficarem optimizados para o inverno >50º, no verão já terão menos area de exposição solar. pelas minhas contas, netsa situação, o rendimento reduz-se cerca de 30%. o que no verão é perfeitamente sofrível.

não sei que contas fizeste, mas os tubos de vacuo até funcionam bem na vertical, ou seja são bem menos sensiveis à orientação do que os paineis tradicionais, por isso se calhar nem vale a pena inventar muito com os angulos.

vou tentar explicar....

metes os tubos a 50º, quando o sol está a pino no verão, qual é a area que te fica exposta dos paineis? se fizeres uma projectada em relação a esse angulo, verificarás que a area é cerca de 30% inferior à que seria se estivesse perpendicular ao sol.

não está aqui em causa se funcionam ou não, ou se são mais ou menos sensíveis à inclinação, é pura geometria.

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

cf, ja entendi circulaçao forçada, desculpa, mas n estou por dentro dos termos tecnicos

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

cuidado com essa marca, pelo que li até neste forum o meterial é chines e de qualidade duvidosa. não pode ser comparado à qualidade de outras marcas.
quanto ao preço, um cf não fica mais barato que um vulcano, ou sonnenkraft, etc...

e curiosamente não tem dados sobre o rendimento do mesmo: estranho...

kanyboy Escreveu:http://www.boltherm.pt/pt/index.html tens ai o site, a pouco vi um post de um instalador algarvio que diz ter um kit de vacuo em casa e que nao tem problemas nenhuns com o exesso de rendimento, visto que o tipo é do algarve...,

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

desde que não hajam outros objectos que incidam sombra nas placas, a area de incidencia é a mesma independentwemente do angulo, os raios solares é que incidem mais prependicularmente ou mais de lado, mas como os tubos já são arredondados de origem, esse factor não se nota tanto como nos planos. logo a perca de rendimento é menor nos tubos!

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:
crohn Escreveu:se os tubos ficarem optimizados para o inverno >50º, no verão já terão menos area de exposição solar. pelas minhas contas, netsa situação, o rendimento reduz-se cerca de 30%. o que no verão é perfeitamente sofrível.

não sei que contas fizeste, mas os tubos de vacuo até funcionam bem na vertical, ou seja são bem menos sensiveis à orientação do que os paineis tradicionais, por isso se calhar nem vale a pena inventar muito com os angulos.

vou tentar explicar....

metes os tubos a 50º, quando o sol está a pino no verão, qual é a area que te fica exposta dos paineis? se fizeres uma projectada em relação a esse angulo, verificarás que a area é cerca de 30% inferior à que seria se estivesse perpendicular ao sol.

não está aqui em causa se funcionam ou não, ou se são mais ou menos sensíveis à inclinação, é pura geometria.

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

o vulcano de 300l cf custa pelo estado 3324, o equivalente mas em tubos de vacuo, ou seja coletor de 30 tubos mais termocifao de 300l fica por 2980, quanto a questao da resoluçao do problema da pressao decorrente do subreaquecimento do sistema pelos vistos existe uma soluçao, mas quem a tem nao a da, limitam se a dar garantias que o sistema nao manda o liquido fora.

kanyboy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por kanyboy »

eu em cima falei de termocifao, mas nao é, é em circulaçao forsada tal como no kit da vulcano, desculpem o erro

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:desde que não hajam outros objectos que incidam sombra nas placas, a area de incidencia é a mesma independentwemente do angulo, os raios solares é que incidem mais prependicularmente ou mais de lado, mas como os tubos já são arredondados de origem, esse factor não se nota tanto como nos planos. logo a perca de rendimento é menor nos tubos!
já vi que não percebeste.

então pela tua lógica, um painel de tubos de vacuo, por hipótese 2m2, em dezembro com o sol a cerca de 20º e colocado paralelo a um telhado de 10º. pelo que dizes, a area exposta ao sol é sempre 2m2? não me parece, mas ok...

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

para o painel, a area que apanha sol são mesmo os 2m! para o sol a area é menor logo a quantidade de radiação por metro quadrado é menor. logo o painel recebe menos radiação mas o rendimento do painel (por m2 de sol) aumenta pois tem mais area exposta

nada melhor que um exemplo

vamos tomar como exemplo 1000w/m2 de potencia da radiação do sol
2 m2 de painel prependicular ao sol logo 2000w a incidir sobre o painel.
se o rendimento for 50% ficas com 1000w.

se estiver a 60º a area reduz-se a metade, logo os 2m2 do painel recebem apenas 1000w, mas como tens mais area de painel que o normal, o rendimento aumenta (por exemplo para 75%) dependendo do painel, ficas com 750w logo as contas não são tão lineares como isso!

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:desde que não hajam outros objectos que incidam sombra nas placas, a area de incidencia é a mesma independentwemente do angulo, os raios solares é que incidem mais prependicularmente ou mais de lado, mas como os tubos já são arredondados de origem, esse factor não se nota tanto como nos planos. logo a perca de rendimento é menor nos tubos!
já vi que não percebeste.

então pela tua lógica, um painel de tubos de vacuo, por hipótese 2m2, em dezembro com o sol a cerca de 20º e colocado paralelo a um telhado de 10º. pelo que dizes, a area exposta ao sol é sempre 2m2? não me parece, mas ok...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:para o painel, a area que apanha sol são mesmo os 2m! para o sol a area é menor logo a quantidade de radiação por metro quadrado é menor. logo o painel recebe menos radiação mas o rendimento do painel (por m2 de sol) aumenta pois tem mais area exposta
afinal a area exposta, diminui ou aumenta?
system32 Escreveu: nada melhor que um exemplo

se estiver a 60º a area reduz-se a metade, logo os 2m2 do painel recebem apenas 1000w, mas como tens mais area de painel que o normal, o rendimento aumenta (por exemplo para 75%) dependendo do painel, ficas com 750w logo as contas não são tão lineares como isso!
estou perdido! onde tens mais area de painel que o normal? o que é o normal?

as contas são completamente lineares. tens 1000w/m2, a partir daì é só percas, seja em angulo, eficiência, etc...

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

o painel continua a estar tudo esposto ao sol certo? não tem sombras certo?

mas por estar de lado recebe menos radiação solar por area certo?

a area normal é a do painel prependicular ao sol certo?

se estiveres de lado o painel continua todo exposto, mas recebe menos radiação, porque sob o ponto de vista do sol parece-lhe menor, certo?

mas o rendimento do painel aumenta porque tens o mesmo numero de celulas a captar radiação, só que tens menos radiação para cada uma, certo?

a diferença não é proporcional à redução da area!!

repara que a eficiencia calcula-se pela razão entre a energia que efectivamente incide no painel, e a energia efectivamente produzida.

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:para o painel, a area que apanha sol são mesmo os 2m! para o sol a area é menor logo a quantidade de radiação por metro quadrado é menor. logo o painel recebe menos radiação mas o rendimento do painel (por m2 de sol) aumenta pois tem mais area exposta
afinal a area exposta, diminui ou aumenta?
system32 Escreveu: nada melhor que um exemplo

estou perdido! onde tens mais area de painel que o normal? o que é o normal?

as contas são completamente lineares. tens 1000w/m2, a partir daì é só percas, seja em angulo, eficiência, etc...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

se calhar está a falhar-me alguma coisa! será que eu percebi bem!? quanto mais inclinado o painel estiver, mais eficiente se torna? é isso? mas o que é que isso interessa? se a área de exposição é menor? a ideia é sempre optimizar a perpendicularidade em relação ao sol, para isso usa-se sistemas de tracking tanto em fotovoltaicos, como em térmicos (sim, já vi fotos de sistemas térmicos com tracking)

continuo a dizer, quer sejam paineis de tubo de vacuo, quer sejam paineis planos, uma maior inclinação, beneficia o rendimento no inverno, assim como limita a produção no verão. não me acredito que o tal aumento de rendimento dos tubos de vacuo com a diminuição do angulo, compense a perda de área derivada desse mesmo angulo

já agora, onde posso consultar esses dados que demonstram que que afirmas?

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

em relação ao sobreaquecimento é simples. não utilizem sistemas pressurizados, de modo quando os tubos atingem a temperatura máxima, não é introduzida mais fluido termico, e logo sem perdas deste.
na prática como já foi referido é um sistema que existe uma versão comercial que é o sanicube da rotex. a água (fluido termico) que circula nos tubos não circula nas serpentinas do acumulador, mas é a água que se encontra dentro dele.
a aqs é aquecido por "banho maria", não é necessário valvulas de segurança de sobrepressão, mas é aconselhável um vaso de expansão no circuito de aqs para evitar surpresas.
posso dizer que tenho tubos de vácuo à cerca de dois anos e nunca tive problemas de sobreaquecimento, nem de perda de água de forma significativa.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”