Colector Tubo Vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Mazorro
Membro
Membro
Registado: sexta fev 22, 2008 12:40 pm

Colector Tubo Vácuo

Mensagem por Mazorro »

existem por ai algumas pessoas e empresas a comercializar uns colectores de tubos de vácuo, onde a água circula dentro do próprio tubo.

eu acho que andam a vender gato por lebre. segundo o que tenho lido (ainda sou um leigo na matéria), no colector de tubo de vácuo o chamado heat pipe, a água não circula no tubo e os tanques são pressurizados.

esse colector onde a água circula nos tubos é fiável?? tem um rendimento superior ao colector plano? quais as diferenças entre os colectores onde a água circula nos tubos e os que não existe circulação?

gostava que alguém me pudesse esclarecer sobre esta matéria.

obrigado

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Re: Colector Tubo Vácuo

Mensagem por FranzLiszt »

nos colectores tubo de vácuo heatpipe, há um líquido evaporador (um género de álcool) q circula nos tubos de vácuo, evapora - sobe e ao atingir o colector de distribuição condensa - desce. no colector de distribuição transfere calor para o fluido térmico (água + glicol).

são painéis com um rendimento mt alto pq praticamente n há perdas por convecção e condução, mas n são aconselhados para aqs devido à fraca viabilidade económica nesse tipo de aplicação.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

mazorro Escreveu:existem por ai algumas pessoas e empresas a comercializar uns colectores de tubos de vácuo, onde a água circula dentro do próprio tubo.

eu acho que andam a vender gato por lebre. segundo o que tenho lido (ainda sou um leigo na matéria), no colector de tubo de vácuo o chamado heat pipe, a água não circula no tubo e os tanques são pressurizados.

esse colector onde a água circula nos tubos é fiável?? tem um rendimento superior ao colector plano? quais as diferenças entre os colectores onde a água circula nos tubos e os que não existe circulação?

gostava que alguém me pudesse esclarecer sobre esta matéria.

obrigado

bem vindo antes demais, deveria talvez fazer uma pequena apresentação antes de "arregaçar as mangas" e iniciar um tema assim tão polémico!

não custa nada, participe!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

quando pedi orçamentos para colocar os paineis solares, que acabaram por ser tubos de vácuo, e foi-me proposto os dois sistemas, heat pipe ou de circulação directa dentro dos tubos.
em relação aos heat-pipes as vantagens anunciadas (exclusivas) foram:
substituição dos tubos de vácuo com o sistema em carga
menos problemas de manutenção
maior resistência mecanica, porque o fluido de trabalho não circula dentro dos tubos.
em relação aos tubos de circulação directa a vantagem é o preço, e o grande problema a circulação de água dentro dos tubos. isso leva a problema com a pressão do fluido de trabalho, a acumulação de calcário nas paredes dos tubos e caso de partir um tubo, ter que esvaziar o circuito dos paineis.
tendo em conta que muitos sistemas estão sobredimensionados, daí a questão de tapar os paineis no verão, os problemas de sobrepressão e de acumulação de calcário nas paredes são críticos.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

jeanuc Escreveu:tendo em conta que muitos sistemas estão sobredimensionados, daí a questão de tapar os paineis no verão, os problemas de sobrepressão e de acumulação de calcário nas paredes são críticos.
sobredimensionados, ou subdimensionados?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Mensagem por jeanuc »

sobredimensionados. já li neste forum e outros de pessoas com problemas com os paineis de tubos de vácuo no verão porque perdem quantidade enormes de fluído de trabalho (água+glicol ou água), e que têm que tapar os paineis para diminuir a area de absorção porque a temperatura sobe imenso.
atenção que os depósitos que se instalam usualmente estão certificados para 60ºc, o máximo admissível para aqs, o que eleva que quando se supera esta temperatura a bomba circuladora pare e que os paineis tenham que dissipar o calor captado de outra forma.
nos paineis clássicos a temperatura de saturação (temperatura após a qual não há aumento de temperatura, ou seja a energia perdida é igual à energia captada) é de cerca 120-140ºc, enquanto nos paineis de vácuo a temperatura de saturação supera os 180ºc. ora com diferenças de temperatura tão grandes, verifica-se que o sobredimensionamento poderá ser um problema grave no verão.
se existir subdimensionamento no verão haverá a necessidade de utilizar o apoio para aqs coisa que não deveria acontecer.
um ponto a salientar, quando falamos de dimensionamento devemos ter atenção a dois factores, a temperatura da água e a quantidade de água.
em relação à temperatura, esta varia de pessoa para pessoa, e posso dizer que muitas pessoas tomam banho com 38-39ºc, outras como eu preferem uma temperatura de 40-42ºc, e a quantidade de igual forma.
a maioria das empresas que contactei fez a conta a 40ºc e 50 l de água por pessoa.
um amigo que trabalha numa empresa destas apresentou-me dois argumentos que não consegui rebater. a primeira a temperatura, se for mais alta não faz mal pois uma valvula termostática faz a mistura para a temperatura desejada (e disse-me que os esquentadores de apoio solar da junkers mais antigos aqueciam a água até aos 45ºc). a segunda é que se tiver visitas, a familia aumentar ou pura e simplesmente se gasta mais água quente, o que se faz? ele entregou-se uma ficha da callefi, e eles classificavam como conforto elevada uma quantidade de 75l de água quente, uma diferença de 50%, uma diferença muito grande.
dimensionamento? talvez não seja tão simples como n pessoas*50l.....

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

50l por banho é mt pouco...

os novos regulamento energéticos consideram cerca de 80l a 37,5ºc/pessoa/dia

instaladorsolar
Membro
Membro
Registado: sábado abr 12, 2008 2:26 pm

Mensagem por instaladorsolar »

os calculos sao feitos de 50l banho a uma temperatura media de 40ºos colectores de vacuo nao sao assim tao caro quanto isso axo isso uma ilusao ja os montei e nao tem nada haver coms os cpc mesmo nada sao de longe muito contudo os sistemas solares tem que ser bem demensionados.
quando um sistems forçado entra em estagnaçao e a temperatura atinge niveis perigosos as bombas cirladoras arrancam para que os sistema arrefessa. muito cuidado porque os coletores solares sao bombas autenticas quando mal feitos a pressao aumenta mesmo muito e quando a pressao e execiva aquilo estoira os vasos de espançao so servem para estabelizar os sistema e as valvulas termoestaticas sao valvulas tipo confor para tirar uma maior rentabilidade do sistema e para que o ultilizador nao se queime
tenho conhecimento de colectores solares termo sifao de cerca 1500 euros sempre montagem

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

estes são so consumos médios nacionais:
1 x lavagem das mãos(40°c) = 3 l
1 x duche (40°c) = 35 l
1 x banho de imersão (40°c) = 120 l
1 x lavar cabelo = 9 l
limpeza = 3 l por pessoa por dia
cozinhar = 2 l por pessoa por dia
1 x lavar a loiça (50°c) = 20 l
1 x máquina de lavar roupa (50°c) = 30 l

o que dá por pessoa, consoante os seus hábitos:
consumo baixo: 20 – 30 l;
consumo médio: 30 – 50 l;
consumo elevado: 50 – 70 l.

de referir que as pessoas se vão habituando a adaptar os seus hábitos às disponibilidades dos recursos, o que geralmente leva a alguma poupança de energia e de agua.
Porreiro, pá!

serip23
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 19, 2008 12:01 am

Mensagem por serip23 »

alguem me pode infrmar sobre o funcionamento deste kit solar star2k
http://www.fersat.pt/index.php?op=p&sop=esolar

è que eu tenho aquecimento central com caldeira a gasóleo e queria utilizar este kit, para aqs e apoio ao aquecimento central, será que resulta?

o preço do kit é de 7180,00€ +iva + montagem.

será que compensa o investimento?

o deposito de 650 litros, será suficiente para poupar algum gasoleo?

Enerefficiency
Membro
Membro
Registado: terça jun 24, 2008 10:50 am

Mensagem por Enerefficiency »

bom dia
gostava de saber porque diz que este sistema tem fraca viabilidade económica.
isto porque a marca enerefficiency comercializa painéis de tubos de vácuo (heatpipe) em sistemas de circulação forçada e de termossifão.
um kit completo de 300l de circulação forçada (2 paineis de 2m2, estrutura de apoio, deposito de 300l com 1 serpentina, estação de bombagem, vaso expansão, e controlador) fica em 2681,97€ (+iva, + instalação)
comparativamente com equipamentos de diferentes tecnologias disponiveis no mercado tem um preço bastante competitivo e por vezes bem mais baixo.

cumprimentos
joão pratas
franzliszt Escreveu:nos colectores tubo de vácuo heatpipe, há um líquido evaporador (um género de álcool) q circula nos tubos de vácuo, evapora - sobe e ao atingir o colector de distribuição condensa - desce. no colector de distribuição transfere calor para o fluido térmico (água + glicol).

são painéis com um rendimento mt alto pq praticamente n há perdas por convecção e condução, mas n são aconselhados para aqs devido à fraca viabilidade económica nesse tipo de aplicação.

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

enerefficiency Escreveu:bom dia
isto porque a marca enerefficiency comercializa painéis de tubos de vácuo (heatpipe) em sistemas de circulação forçada e de termossifão.
um kit completo de 300l de circulação forçada (2 paineis de 2m2, estrutura de apoio, deposito de 300l com 1 serpentina, estação de bombagem, vaso expansão, e controlador) fica em 2681,97€ (+iva, + instalação)
comparativamente com equipamentos de diferentes tecnologias disponiveis no mercado tem um preço bastante competitivo e por vezes bem mais baixo.

cumprimentos
joão pratas
franzliszt Escreveu:nos colectores tubo de vácuo heatpipe, há um líquido evaporador (um género de álcool) q circula nos tubos de vácuo, evapora - sobe e ao atingir o colector de distribuição condensa - desce. no colector de distribuição transfere calor para o fluido térmico (água + glicol).

não, não é um preço nada competitivo, e até é bastante mais alto do q concorrência.

em relação à viabilidade económica, é só fazer os cálculos:
custo total, contribuição energética do sistema solar e pci da energia alternativa. basta isso..

Enerefficiency
Membro
Membro

franzliszt Escreveu:

cumprimentos
joão pratas

não, não é um preço nada competitivo, e até é bastante mais alto do q concorrência.

em relação à viabilidade económica, é só fazer os cálculos:
custo total, contribuição energética do sistema solar e pci da energia alternativa. basta isso..
boa tarde
são opiniões e toda a gente tem direito a elas. mas se me permite, eu discordo consigo. a nível de eficiência de um painel de tubos de vácuo é superior a quase todos os restantes tipos de painéis (basta consultar "european solar thermal industry federation" - http://www.estif.org ou http://www.aguaquentesolar.com). no verão qualquer lata pintada de preto consegue aquecer agua, agora nos meses com menos radiação solar, o rendimento de um painel de tubos de vácuo não se compara.
em relação á contribuição energética do sistema solar de tubos de vácuo, em alguns casos, chega aos 90% das necessidades de agua quente sanitária, necessitando de menos de 100€ anuais em energia eléctrica para apoio (neste caso).
em relação aos custos, a amostra de mercado a que tenho acesso, neste momento, mostra-me que, juntando todos os pontos que referi, o preço que mencionei é bastante competitivo.
mas como disse no inicio, é a minha opinião.

cumprimentos
joão pratas

Gafas
Membro
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 8:27 pm

Mensagem por Gafas »

enerefficiency Escreveu:
franzliszt Escreveu:

cumprimentos
joão pratas
boas

e o facto do excesso de aquecimento no verão.
pelo que percebi, com essa tecnologia no verão podemos ter temperaturas que excedam o limite do permitido pelos tubos. sendo que teremos de injectar agua fria no deposito e consequentemente deitar fora alguma que lá estava armazenada, pois este excesso de temperatura danifica os tubos e diminui o seu tempo de vida.

isto é verdade existe muita expeculação sobre isto, qual a sua opinião?

obrigado

Enerefficiency
Membro
Membro

gafas Escreveu:
boas

pelo que percebi, com essa tecnologia no verão podemos ter temperaturas que excedam o limite do permitido pelos tubos. sendo que teremos de injectar agua fria no deposito e consequentemente deitar fora alguma que lá estava armazenada, pois este excesso de temperatura danifica os tubos e diminui o seu tempo de vida.

obrigado
boa tarde

na minha opinião existe bastante especulação neste campo, porque os restantes tipos paineis tambem produzem esse excesso de calor e por vezes não tem capacidade de dicipar esse excesso.
não vou negar que este tipo de paineis atinge temperaturas bastante elevadas, recentemente foram feitos testes no ineti, aos quais tive acesso, em que a temperatura do painel chegou aos 245ºc, isto sem danos materiais. é de referir que esta situação verificou-se quando o painel não tinha liquido (glicol+agua) no seu interior, por outras palavras é um teste de resistência a seco.
na minha experiência na área, nunca vi um painel de tubos de vácuo com danos relativos a excesso de calor.
na montagem do sistema existem varias formas de controlar este excesso de calor, na percentagem da mistura de agua com glicol, na colocação de um vaso de expansão para absorver o aumento da pressão quando são atingidas pressões/temperaturas mais elevadas, colocação de varias válvulas de segurança, etc...
resumindo, na minha opinião, acho que são especulações demasiado alarmistas, porque são situações pontuais e facilmente contornáveis.

espero ter ajudado
cumprimentos
joão pratas

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

enerefficiency Escreveu:
gafas Escreveu:
boas

obrigado
boa tarde

na minha opinião existe bastante especulação neste campo, porque os restantes tipos paineis tambem produzem esse excesso de calor e por vezes não tem capacidade de dicipar esse excesso.
não vou negar que este tipo de paineis atinge temperaturas bastante elevadas, recentemente foram feitos testes no ineti, aos quais tive acesso, em que a temperatura do painel chegou aos 245ºc, isto sem danos materiais. é de referir que esta situação verificou-se quando o painel não tinha liquido (glicol+agua) no seu interior, por outras palavras é um teste de resistência a seco.
na minha experiência na área, nunca vi um painel de tubos de vácuo com danos relativos a excesso de calor.
na montagem do sistema existem varias formas de controlar este excesso de calor, na percentagem da mistura de agua com glicol, na colocação de um vaso de expansão para absorver o aumento da pressão quando são atingidas pressões/temperaturas mais elevadas, colocação de varias válvulas de segurança, etc...
resumindo, na minha opinião, acho que são especulações demasiado alarmistas, porque são situações pontuais e facilmente contornáveis.

espero ter ajudado
cumprimentos
joão pratas
juntar mais ou menos glicol permite controlar o excesso de calor???

temp. mt elevadas diminuem o tempo de vida dos equipamentos. é esse o maior problema dos tubos de vácuo. em relação aos 90% de fracção solar, só se tivermos um enorme excesso no verão, o q incontornavelmente criará problemas com o sobreaquecimento. um sistema solar com mais de 75% de fracção solar anual está mal dimensionado, ou então tem um dissipador energético para utilizar no verão, mas isso n faz sentido do ponto de vista económico.

colocação de várias válvulas segurança???? ó camarada, as válvulas se segurança só devem actuar em última instância, e qd isso acontece, é necessário chamar o instalador para repôr o fluido perdido.

parece-me argumentos mt académicos de quem saiu agora da faculdade, e nunca esteve em contacto com instalações a sério

Enerefficiency
Membro
Membro

franzliszt Escreveu:

temp. mt elevadas diminuem o tempo de vida dos equipamentos. é esse o maior problema dos tubos de vácuo. em relação aos 90% de fracção solar, só se tivermos um enorme excesso no verão, o q incontornavelmente criará problemas com o sobreaquecimento. um sistema solar com mais de 75% de fracção solar anual está mal dimensionado, ou então tem um dissipador energético para utilizar no verão, mas isso n faz sentido do ponto de vista económico.

colocação de várias válvulas segurança???? ó camarada, as válvulas se segurança só devem actuar em última instância, e qd isso acontece, é necessário chamar o instalador para repôr o fluido perdido.

parece-me argumentos mt académicos de quem saiu agora da faculdade, e nunca esteve em contacto com instalações a sério
caro amigo.
em relação a instalações cada um fala por si.
em relação á mistura de glicol, aumentando ou diminuindo a percentagem de mistura, vai alterar a temperatura de ebulição da mistura.
as válvulas de segurança são isso mesmo dispositivos de segurança.
para finalizar, já vi que o senhor é contra a tecnologia de tubos de vácuo, logo siga a sua opinião e trabalhe com aquilo em que acredita.

cumprimentos
joão pratas

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

enerefficiency Escreveu:
franzliszt Escreveu:

caro amigo.
em relação a instalações cada um fala por si.
em relação á mistura de glicol, aumentando ou diminuindo a percentagem de mistura, vai alterar a temperatura de ebulição da mistura.
as válvulas de segurança são isso mesmo dispositivos de segurança.
para finalizar, já vi que o senhor é contra a tecnologia de tubos de vácuo, logo siga a sua opinião e trabalhe com aquilo em que acredita.

cumprimentos
joão pratas
não sou contra, somente entendo que n é uma tecnologia necessária em portugal considerando o nosso clima e a diferença de preço dos colectores tubos de vácuo para os planos selectivos.

bem, o acréscimo da temp. de ebulição é mínimo... n vejo em q é q poderá influenciar o sobreaquecimento!

eu não venho aqui em trabalho. venho aqui para partilhar conhecimentos e para aprender mais.

Enerefficiency
Membro
Membro

franzliszt Escreveu:
não sou contra, somente entendo que n é uma tecnologia necessária em portugal considerando o nosso clima e a diferença de preço dos colectores tubos de vácuo para os planos selectivos.

bem, o acréscimo da temp. de ebulição é mínimo... n vejo em q é q poderá influenciar o sobreaquecimento!

eu não venho aqui em trabalho. venho aqui para partilhar conhecimentos e para aprender mais.
boa tarde
a nossa busca por mais conhecimento tem de ser constante, e por isso registei-me neste fórum. não estou aqui para falar mal de ninguém nem para desapreciar o trabalho de outros, estou aqui como o senhor para adquirir mais conhecimento e se possível dar a minha opinião sobre aquilo com que trabalho e acredito.
foi um prazer falar consigo, até uma próxima oportunidade.
cumprimentos
joão pratas

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

calma rapazes.

estamos todos aqui reunidos com um só propósito: partilha de conhecimentos.
qualquer outro objetivo especialmente comercial, são vetados pelo regulamento. cuidem as expressões. aqui já vi uma simples brincadeira transformar duas pessoas em inimigas.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”