Colector Tubo Vácuo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Mazorro
Membro
Membro
Registado: sexta fev 22, 2008 12:40 pm

Colector Tubo Vácuo

Mensagem por Mazorro »

existem por ai algumas pessoas e empresas a comercializar uns colectores de tubos de vácuo, onde a água circula dentro do próprio tubo.

eu acho que andam a vender gato por lebre. segundo o que tenho lido (ainda sou um leigo na matéria), no colector de tubo de vácuo o chamado heat pipe, a água não circula no tubo e os tanques são pressurizados.

esse colector onde a água circula nos tubos é fiável?? tem um rendimento superior ao colector plano? quais as diferenças entre os colectores onde a água circula nos tubos e os que não existe circulação?

gostava que alguém me pudesse esclarecer sobre esta matéria.

obrigado

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Re: Colector Tubo Vácuo

Mensagem por FranzLiszt »

nos colectores tubo de vácuo heatpipe, há um líquido evaporador (um género de álcool) q circula nos tubos de vácuo, evapora - sobe e ao atingir o colector de distribuição condensa - desce. no colector de distribuição transfere calor para o fluido térmico (água + glicol).

são painéis com um rendimento mt alto pq praticamente n há perdas por convecção e condução, mas n são aconselhados para aqs devido à fraca viabilidade económica nesse tipo de aplicação.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

mazorro Escreveu:existem por ai algumas pessoas e empresas a comercializar uns colectores de tubos de vácuo, onde a água circula dentro do próprio tubo.

eu acho que andam a vender gato por lebre. segundo o que tenho lido (ainda sou um leigo na matéria), no colector de tubo de vácuo o chamado heat pipe, a água não circula no tubo e os tanques são pressurizados.