miguelanjosousa Escreveu:caro "alexjp4",
eu sou arquitecto.
eu tenho preocupações nas minhas arquitecturas, bem como preocupações ambientais e posso lhe dizer, que cada vez mais dou maior importância à verdadeira inserção das renováveis nos meus projectos. mas sabe, já aprendi que investimentos na solar e eólica, são tão importantes como investir em, depósitos para recolhas das águas da chuva ou mesmo em colocar um simples separador de gorduras na bancada de cozinha.
será que só salva o ambiente, se poupar dinheiro? então só há incentivo se ganhar alguma coisa com isso, pelo dinheiro.
aprendi muito quando peguei no lema " é possível reinventar a forma de fazer as coisas".
tenho o meu termossifão 300l, faz 7 anos.
tenho a minha microgeração, faz 1 ano.
tenho um depósito de 10.000l de recolhas das chuvas enterrado no jardim, faz 4 anos.
tenho o meu separador de gorduras, faz 2 ano.
acha que só há uma forma, em ser amigo do ambiente?
miguel
boas
há milhares de formas de ser amigo do ambiente e nunca falei que só se salvava o ambiente se se poupasse dinheiro!
infelizmente bem pelo contrario, praticamente sempre para se poupar o ambiente gastasse mais dinheiro do que quando o destruimos, e tem exemplo disso o preço que pagou pelo depósito para a recolha das aguas pluviais, se fizer as contas aos quantos milhares de litros de agua conseguia comprar com o valor do depósito chega a essa conclusão.
o que falei foi que grande parte dos arquitectos preocupam-se pela estética (o que acho logo descutivel, porque o que é bonito para uns não quer dizer que seja bonito para os outros), acho que as coisas têm que ser funcionais e que possamos tirar o melhor partido (rendimento)delas.
não acho que faz sentido dizermos que somos ecologicos e depois porque fica feio não tiramos rendimento das coisas (neste caso dos paineis) e vamos gastar combustivel não estou a falar do valor económico mas sim no aumento do co2 entre outras coisas.
eu tenho um lago onde recolhe as aguas que depois se vão infiltrando no terreno lentamente, quanto as gorduras, restos de comida e restos organicos têm todas destino, que não é o lixo.
agora, cada um deve tentar ser o mais ecologico possivel!
ou será que se tem um painel solar para se dizer aos amigos que nos preocupamos com o ambiente apesar do painel não estar lá a tirar o melhor rendimento?!
quanto aos arquitectos como deve saber grande parte deles estão-se literalmente a "burrifar" para o ambiente, e o melhor exemplo disso é que grande parte dos apartamentos (de custos elevados) não têm zona para estender a roupa mas sim local para ter uma maquina de secar roupa, que consome energia quando se poderia utilizar grande parte das vezes o sol.
já agora um aparte, em vez de regar 5m de manhã e 10m a noite regue só a noite os 15m se a terra for barrenta divida o tempo e regue passado alguns minutos porque isto vai fazer com que as plantas e arvores criem raizes mais profundas em vez de ficarem á supreficie para alem de que há menos percas por evaporação.