Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

sereno
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta dez 02, 2009 9:46 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por sereno »

mamilcar Escreveu:
sereno Escreveu:boa noite a todos

eu queria colocar o sistema da norquente mas estou indeciso emtre os 200 ou os 300 litros ts, mas preferia o de 300.

peço a quem tenha destes sistemas que diga se está satisfeito e qual tem.

e também tenho duvidas por causa da legionela, se esta pode afectar o de 300l ou se é só acima dessa capacidade.

obrigado a todos
boas,

quantas pessoas tem o teu agregado familiar?
que tipo de utilização vai ter o sistema (familiar, de apoio a algum tipo de actividade/comercio ou misto)?

obrigado a todos os que me responderam

no meu caso são dois adultos e um filho de 12 anos, mas tanto a mãe como o filho demoram bastante tempo no banho. eu pensei no de 300l por isso e porque de manhã são + 3 banhos, e penso que com mais quantidade de agua quente á noite de manhã mesmo não havendo água quente há agua morna e posso por o esquentador no minimo que basta para a aquecer. se for o de 200l a água se calhar acaba toda nos banhos da noite, penso eu ?

eu estava a pensar não por o modulo solar e usar o esquentador que tenho para recurso.

aguardo opiniões e experiencias vossas pois queria passar no banco lá para quarta feira

obrigado e cumprimentos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

viva,

provavelmente a opção dos 300l é a melhor em função dos gastos previstos, conforme cita.

a questão de não por o modulo solar, pode até estar correcta se o apoio (esquentador) não for modulante em função da temperatura, porque se for, é um erro não colocar o modulo solar, pois sempre aproveitava a temperatura da água do ts.

nota: ainda não tenho experiência real, baseio-me em pesquisa realizada.

jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Mensagem por jackslater »

em relação á minha experiencia compre o de 300l, se não lhe fizer falta os $$$, quanto ao tipo de apoio ainda estou a tirar conclusões, só mais uns meses é que sei, em todo caso continuo com o apoio electrico, caso necessite arranjo uma adaptação voltar para o gaz é que já não volto.

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Mensagem por miguelanjosousa »

caro "alexjp4",

eu sou arquitecto.

eu tenho preocupações nas minhas arquitecturas, bem como preocupações ambientais e posso lhe dizer, que cada vez mais dou maior importância à verdadeira inserção das renováveis nos meus projectos. mas sabe, já aprendi que investimentos na solar e eólica, são tão importantes como investir em, depósitos para recolhas das águas da chuva ou mesmo em colocar um simples separador de gorduras na bancada de cozinha.

será que só salva o ambiente, se poupar dinheiro? então só há incentivo se ganhar alguma coisa com isso, pelo dinheiro.

aprendi muito quando peguei no lema " é possível reinventar a forma de fazer as coisas".

tenho o meu termossifão 300l, faz 7 anos.

tenho a minha microgeração, faz 1 ano.

tenho um depósito de 10.000l de recolhas das chuvas enterrado no jardim, faz 4 anos.

tenho o meu separador de gorduras, faz 2 ano.

acha que só há uma forma, em ser amigo do ambiente?

miguel

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

miguelanjosousa, parabens pelas iniciativas que tens tido em prol do ambiente! a ideia do acumulador de águas pluviais já me passou pela ideia. quanto poderá custar um investimento desses? qual o aproveitamento que podes tirar? usas só para regas ou tambem usas para banhos ou wc?

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver

crohn Escreveu:miguelanjosousa, parabens pelas iniciativas que tens tido em prol do ambiente! a ideia do acumulador de águas pluviais já me passou pela ideia. quanto poderá custar um investimento desses? qual o aproveitamento que podes tirar? usas só para regas ou tambem usas para banhos ou wc?
caro, crohn,

o depósito de acomulação de águas da chuva, foi algo que mesmo eu comprei e instalei num fim de semana, por isso ainda mais valor dou a estes conceitos ecológicos, tipo "faça você mesmo.

devo dizer que tenho um enterrado com capacidade de 10.000l reforçado e custou-e €1650,00 e outro de 1000l à superfície pelo preço de €500,00, este ultimo foi a 1ª experiência. estes valores estão com transporte e iva incluído.

no inverno passado, com 5 chuvadas grandes encheu o depósito de 10.000 e deu-me para durante 3 meses de verão, junho julho e agosto, regar a relva 5 minutos de manhã e 10 minutos à noite. tudo isto está ligado a uma bomba solar c/2bar. e um relógio e não me preocupo.

tenho área de captação de 150m2, 4 águas com caleira e 2 tubos de queda, mas cuidado, antes de entrar no depósito, deverá levar uma caixa de recolha de ... folhas, ninhos de pássaros, caruma.

posso dar o contacto da empresa, visto aki..... ser considerado pub.

neste momento, não é possível legalmente, usar águas da chuva directa para reutilização no interior das habitações, agora no exterior... regas, duches de piscina, etc. sim.

1 abraço

miguel

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

paulol Escreveu:viva,

provavelmente a opção dos 300l é a melhor em função dos gastos previstos, conforme cita.

a questão de não por o modulo solar, pode até estar correcta se o apoio (esquentador) não for modulante em função da temperatura, porque se for, é um erro não colocar o modulo solar, pois sempre aproveitava a temperatura da água do ts.

nota: ainda não tenho experiência real, baseio-me em pesquisa realizada.
boas sereno,

concordo inteiramente com o "ponto de vista" do paulol, tanto quanto ao tamanho do ts como quanto ao uso do modulo solar.

embora tambem tenha como apoio um esquentador (sem modulação) digo-te que estou a pensar seriamente em comprar um com esta caracteristica pois, tal como o paulol diz, é a melhor forma de aproveitar a agua "meia" aquecida (propria dos dias cinzentos que temos tido) que se acumula no ts.

boa sorte

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

fiz a minha encomenda a 3 de novembro.
o €€€ saiu da minha conta dia 30 de novembro.
ontem a norquente avisou-me que o meu processo já lá chegou.
agora é esperar pelo contacto do instalador.
pode demorar entre 4 a 6 semanas. mas disseram que poderá ser menos.

continuo a esperar e desesperar...

sugarstorm

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

sugarstorm Escreveu: pode demorar entre 4 a 6 semanas. mas disseram que poderá ser menos.
sugarstorm

4 a 6 meses deves querer tu dizer....

eu comprei a 15/9 e falei com o instalador esta semana e das 19 instalações que tinha à frente
ainda faltam 9 para chegar a minha vez!
a norquente deve ter encomendas a "dar com um pau" e os instaladores não têm material para trabalhar.

basta ter um pouco de paciência e esperar!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

bfv Escreveu:
sugarstorm Escreveu: pode demorar entre 4 a 6 semanas. mas disseram que poderá ser menos.
sugarstorm

4 a 6 meses deves querer tu dizer....

eu comprei a 15/9 e falei com o instalador esta semana e das 19 instalações que tinha à frente
ainda faltam 9 para chegar a minha vez!
a norquente deve ter encomendas a "dar com um pau" e os instaladores não têm material para trabalhar.

basta ter um pouco de paciência e esperar!
boas!

só para que se conste, fiz a minha encomenda em 13/11, a transferência bancária no mesmo dia e tive o confirmação da recepção pela norquente em 04/12, com a informação que serei contactado em breve pelo instalador...

como foi dito "basta ter um pouco de paciência e esperar!" é precisamente esta atitude que é preciso manter, os proveitos virão a seu tempo.

temos que ver isto numa óptica positiva, no meu caso pessoal, todo este tempo está a ser muito proveitoso (estava a "zero" sobre esta matéria), na medida em que, tem-me permitido tirar vários apontamentos sobre os ts, relacionados com a montagem (orientação, inclinação, materiais aplicados, isolamentos, material extra, etc... e claro instaladores!!) e graças aos testemunhos postados pelos participantes neste fórum.

um abraço

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

miguelanjosousa Escreveu:caro "alexjp4",

eu sou arquitecto.

eu tenho preocupações nas minhas arquitecturas, bem como preocupações ambientais e posso lhe dizer, que cada vez mais dou maior importância à verdadeira inserção das renováveis nos meus projectos. mas sabe, já aprendi que investimentos na solar e eólica, são tão importantes como investir em, depósitos para recolhas das águas da chuva ou mesmo em colocar um simples separador de gorduras na bancada de cozinha.

será que só salva o ambiente, se poupar dinheiro? então só há incentivo se ganhar alguma coisa com isso, pelo dinheiro.

aprendi muito quando peguei no lema " é possível reinventar a forma de fazer as coisas".

tenho o meu termossifão 300l, faz 7 anos.

tenho a minha microgeração, faz 1 ano.

tenho um depósito de 10.000l de recolhas das chuvas enterrado no jardim, faz 4 anos.

tenho o meu separador de gorduras, faz 2 ano.

acha que só há uma forma, em ser amigo do ambiente?

miguel
boas

há milhares de formas de ser amigo do ambiente e nunca falei que só se salvava o ambiente se se poupasse dinheiro!
infelizmente bem pelo contrario, praticamente sempre para se poupar o ambiente gastasse mais dinheiro do que quando o destruimos, e tem exemplo disso o preço que pagou pelo depósito para a recolha das aguas pluviais, se fizer as contas aos quantos milhares de litros de agua conseguia comprar com o valor do depósito chega a essa conclusão.
o que falei foi que grande parte dos arquitectos preocupam-se pela estética (o que acho logo descutivel, porque o que é bonito para uns não quer dizer que seja bonito para os outros), acho que as coisas têm que ser funcionais e que possamos tirar o melhor partido (rendimento)delas.
não acho que faz sentido dizermos que somos ecologicos e depois porque fica feio não tiramos rendimento das coisas (neste caso dos paineis) e vamos gastar combustivel não estou a falar do valor económico mas sim no aumento do co2 entre outras coisas.
eu tenho um lago onde recolhe as aguas que depois se vão infiltrando no terreno lentamente, quanto as gorduras, restos de comida e restos organicos têm todas destino, que não é o lixo.
agora, cada um deve tentar ser o mais ecologico possivel!
ou será que se tem um painel solar para se dizer aos amigos que nos preocupamos com o ambiente apesar do painel não estar lá a tirar o melhor rendimento?!
quanto aos arquitectos como deve saber grande parte deles estão-se literalmente a "burrifar" para o ambiente, e o melhor exemplo disso é que grande parte dos apartamentos (de custos elevados) não têm zona para estender a roupa mas sim local para ter uma maquina de secar roupa, que consome energia quando se poderia utilizar grande parte das vezes o sol.
já agora um aparte, em vez de regar 5m de manhã e 10m a noite regue só a noite os 15m se a terra for barrenta divida o tempo e regue passado alguns minutos porque isto vai fazer com que as plantas e arvores criem raizes mais profundas em vez de ficarem á supreficie para alem de que há menos percas por evaporação.

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver

meu caro boa noite.

sabe, gosto de dizer que "gostos não se discutem, mas educam-se".

tudo o que diz é certo, sim senhor, mas fazer por fazer.... não é meu. se à 7 anos instalei um sistema solar térmico, foi com conhecimento e procura minha.

nas regas, não sou expert, mas na minha horta mando eu e gastei dinheiro sim, num depósito com 100% de reciclagem de pvc feito em portugal? sabe quantas garrafas foram usadas? cerca de 10.000 pet's.

reutilizar e reciclar acho que devia ser um lema, em tudo mesmo.

nas casas, os arquitectos são homens, uns mais outros menos sensíveis, mas muitos seguem uma linha de pensamento e essa está a mudar cada vez mais.

quando o conceito da casa de barra amarela, e portadas verdes terminar na cabeça das pessoas, isto muda, mas para isso, temos de dar muito e muita informação, às pessoas e aos construtores que continuam a construir como faziam à 30 anos de outrora.

sabe quantos usam cortiça no isolamento térmico? e fibra de côco no isolamento acústico? tão poucos que o grupo amorim só tem grandes stocks para o export. isto são exemplos de conceitos green? sim são.!!!!

eu projecto para construir bem. e sei o que destino para cada ponto.

miguel

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

miguelanjosousa Escreveu:meu caro boa noite.

sabe, gosto de dizer que "gostos não se discutem, mas educam-se".

tudo o que diz é certo, sim senhor, mas fazer por fazer.... não é meu. se à 7 anos instalei um sistema solar térmico, foi com conhecimento e procura minha.

nas regas, não sou expert, mas na minha horta mando eu e gastei dinheiro sim, num depósito com 100% de reciclagem de pvc feito em portugal? sabe quantas garrafas foram usadas? cerca de 10.000 pet's.

reutilizar e reciclar acho que devia ser um lema, em tudo mesmo.

nas casas, os arquitectos são homens, uns mais outros menos sensíveis, mas muitos seguem uma linha de pensamento e essa está a mudar cada vez mais.

quando o conceito da casa de barra amarela, e portadas verdes terminar na cabeça das pessoas, isto muda, mas para isso, temos de dar muito e muita informação, às pessoas e aos construtores que continuam a construir como faziam à 30 anos de outrora.

sabe quantos usam cortiça no isolamento térmico? e fibra de côco no isolamento acústico? tão poucos que o grupo amorim só tem grandes stocks para o export. isto são exemplos de conceitos green? sim são.!!!!

eu projecto para construir bem. e sei o que destino para cada ponto.

miguel
boas

eu não estou contra bem pelo contrario, faz bem em aproveitar a agua da chuva, o que eu estava a dizer é que hoje ter conceitos ecológicos sai mais caro económicamente do que se não tivermos esses cuidados e estava a demonstrar.
quanto á falta de uso na construção da cortiça e fibra de coco na construção quanto a mim a culpa é de alguns arquitectos, quando construi a minha casa á coisa de 10 anos, o arquitecto não me falou em qualquer alternativa ao uso do "refoman" não é assim que se escreve mas tambem não sei como é, como isolamento nem em outros tipos de materiais alternativos ao tradicional betão e tijolo, eu ainda lhe falei numas telas de isolamento para exterior mas ele torceu o nariz e como não tenho grandes conhecimentos nessa area, só o que vejo em algumas feiras da especialidade e nalguns catalogos não insesti.
quanto as regas não me leve a mal, foi só um esclarecimento de como se poupa agua, se quizer aproveitar aproveite se não quizer continue a fazer como está a fazer.

cumprimentos e
boas festas

Ped
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado dez 12, 2009 3:56 pm

Mensagem por Ped »

boa tarde caro alexjp4

uma vez que somos praticamente da mesma zona (cartaxo/almeirim), gostaria de ter feedback dos seus paineis solares norquente.

se fosse hoje teria colocado outra marca?

teria feito algo de maneira diferente?

tenho a minha casa em projecto e vou começar a contrução dentro de 1 ou 2 semanas, e so agora me apercebi que a instalação dos paineis solares é obrigatória. ate ao final do ano tenho que me decidir qual a marca, e o tipo de paineis a comprar, para obter a comparticipação do estado.
estou indeciso entre norquente e rigsun? com base na sua experiencia com a norquente, qual a sua opinião?

já agora quem tem rigsun, pode passar também a sua experiencia?

cumps
ped

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

ped Escreveu:boa tarde caro alexjp4

uma vez que somos praticamente da mesma zona (cartaxo/almeirim), gostaria de ter feedback dos seus paineis solares norquente.

se fosse hoje teria colocado outra marca?

teria feito algo de maneira diferente?

tenho a minha casa em projecto e vou começar a contrução dentro de 1 ou 2 semanas, e so agora me apercebi que a instalação dos paineis solares é obrigatória. ate ao final do ano tenho que me decidir qual a marca, e o tipo de paineis a comprar, para obter a comparticipação do estado.
estou indeciso entre norquente e rigsun? com base na sua experiencia com a norquente, qual a sua opinião?

já agora quem tem rigsun, pode passar também a sua experiencia?

cumps
ped

boas

por enquanto ainda não estou descontente com os paineis da norquente, para já o pior foi o tempo que eles demoram para o instalar, o que penso que não vai ser o seu caso visto que ainda vai começar a construir a casa.
quanto ao material não me parece inferior ao das outras marcas, fazendo a comparação entre estes e os da rigsun, há quem ache o aluminio melhor que o inox?! há quem diga que é melhor os depositos esmaltados em vez dos de cobre estanhado, só que os esmaltados têm que levar o ânodo de magnésio logo mais um custo a somar a manutenção, os da norquente são fabricados em portugal sempre se ajuda a industria portuguesa para alem de que são mais baratos, e aquecem a agua mais rapidamente que os da rigsun, o inconveniente é que têm uma area maior de paineis, se não tiver problemas de espaço penso que não fica mal servido, desde finais de julho até hoje só não usei a agua aquecida pelos paineis em 5 dias.
tambem pode ler as experiencias de quem tem paineis da rigsun no tópico referente a rigsun.
se necessitar de mais algum exclarecimento disponha.
boa sorte e vá dando noticias.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

eu tenho o rigsun de 200l, e não posso dizer o mesmo que o amigo alexjp4. desde meados de outubro que uso a resistência, o que, até à data, tem um acumulado de cerca de 200kw. acho que alem do clima, a inclinação dos paineis (25º) tambem não ajuda muito.

tive tambem que aumentar a temperatura do termostato para os 60º, já que a maria gosta de água bastante quente para lavar a louça.

o que posso testemunhar, e usando o testemunho do alexjp4, é que com o sistema da norquente, não fica pior servido que com o da rigsun. é claro que somos só 2 exemplos, era interessante haver mais testemunhos.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

eu tenho um ts 200l norquente e tal como o crohn, desde meados de outubro, tenho recorrido ao esquentador por enumeras vezes....

sei que o alexjp4 vive no ribatejo e não me custa adivinhar que o crohn vive bem mais a norte, onde temos tido um outono bem cinzento e molhado!...

é claro que a questão da latitude, e o clima a ela associado, influencia decisivamente o rendimento do sistema sendo o problema da inclinação importante, mas não decisivo, como tem sido demonstrado por diversos amigos aqui no forum (eu tenho os painéis inclinados a 36º/37º procurando, assim, obter a melhor fracção solar a nível anual).

outra questão importante é o tipo de “apoio” existente. com estes dias cinzentos tenho constatado que tenho muita agua “meio” aquecida no ts e que não a tenho aproveitado convenientemente. um “apoio” que faça a leitura da temperatura da agua e a eleve até ao ponto desejado é fundamental em termos de poupança de energia e de agua ( o modulo solar resolve o problema ao nível da comodidade mas não ao nível da economia de consumos). estou a pensar seriamente em adquirir um esquentador com chama modulante!
uma outra constatação é que, no meu caso pessoal, o sistema tem uma autonomia de cerca de 2/3 dias, isto é, após um bom dia de sol o sistema “aguenta” cerca de 2 dias cinzentos tendo ao longo do 3º de começar a usar o apoio.

por fim, os últimos dias têm sido de sol (finalmente!... ) mas a novidade é que este veio acompanhado pelo frio e com temperaturas nocturnas próximas do zero graus.
a experiência deste dias, embora curta, já deu para entender que o ts conserva com eficiência a temperatura adquirida ao longo do dia....... mas necessito de mais dias com estas características para melhor avaliar esta situação....

em conclusão:
o ts 200l norquente faz o que promete!... mas para funcionar em pleno necessita, tal como os outros, de “matéria prima”....o sol .
com a minha curta experiência de 3 meses estou convencido que a sua eficiência não fica atrás das marcas mais conceituadas...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

exactamente, a temperatura do ar não é relevante. a radiação é que é o factor predominante.
Porreiro, pá!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

boas

felizmente por aqui não tem havido ceu nublado mais do que 3 dias, porque na verdade a agua aguenta-se boa durante 2 dias ao 3º é que já não dá para os banhos, mas com 1h a 1,3h com a resistência ligada já dá para o banho desse dia.
para amanhã prometem -1cº vamos ver como se comportam os paineis, apesar de hoje já estar bastante frio ao sol estásse bem e a agua aquece para 4º feira parece que vem novamente as nuvens vamos ver como é que eles se comportam.
e tenho um dos paineis com problemas não sei se é agua que está a entrar ou se é algum problema nalguma soldadura ou união, o vidro do painel ao fim de algum tempo do sol estar a incidir sobre ele fica embaciado, o que para mim que não percebo nada disto quer dizer que á condensação, que há algum liquido dento do painel o que não deveria acontecer.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

parece-me um problema de evacuação de condensados, isto se só te acontece num? no meu, de manhã, tambem fica embaciado, mas vai desaparecendo.

reparei que no painel tem 2 pequenos furos, um em cima outro em baixo, que julgo que sejam precisamante para isso.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”