paulol Escreveu:ora viva, jgonçalves e shrek
quero agradecer os vossos testemunhos deixados neste forum, pois permite-me assim como a outros foristas, comparar futuras aplicações e até passadas, a razoabilidade dos preços praticados, porque no meu caso pessoal, vai acontecer igual situação, os 10m de tubagem e isolamento não vão chegar, pelo que pagarei os metros a mais e mão de obra que forem necessários para a instalação ficar operacional.
não se trata de “dor de cotovelo”, mas simplesmente entender se os critérios dos instaladores se são uniformes (€€€), se o instalador ficar com prejuízo é simplesmente problema dele (desde que não sejam terceiros sem seu conhecimento) e até isso não me deve afectar...portanto, força e sempre a topo.
julgo, e corrija-me se estou enganado, o “shrek” tem um ts 300l? se sim, pergunto se está satisfeito e já agora penso que não optou por modulo solar!... pode partilhar e deixar-nos o seu testemunho do porquê? estas perguntas deve-se ao facto de também ser a minha opção, só estou ainda um pouco confuso na aplicação do modulo solar.
obg.
paulol
no problem... só acho é que por vezes saem alguns comentários que não ajudam em nada... mas isto é só a minha opinião.
sim, é verdade que tenho um ts 300l da solahart. até agora, estou bastante satisfeito, quanto masi não seja com a redução brutal nos gastos com aqs. antes tinha gás de garrafas de 45kg e gastava no inverno 1 por mês (60€). desde que instalei o ts, em mês e meio (a minha instalação foi feita a 15/10), gastei 8€ de apoio eléctrico!
não optei pelo módulo solar porque queria ver-me livre do gás. depois, fazer passar a água do ts pela caldeira obrigava a dar uma grande volta com muitas perdas pelo caminho. testemunho mais completo podes ver no tópico da solahart.
sobre a "polémica" do módulo solar podes encontrar masi informação neste tópico
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=47&t=10845 e noutros que existem aqui no fórum.
jmsf Escreveu:caro amigo shrek
so uma correcção
nos ts tb é 10mts de tubagem dupla, ou só leva um tipo de 'agua (quente ou fria)
não entendo muito bem o quer dizer.
o que eu referi, baseei-me num post aqui do fórum sobre custos adicionais de instalação, mais própriamente num do cblfreitas, em que refere os 10m simples para os ts e os 10m duplos para os cf.
o que quer dizer que no caso dum ts, como tem de levar dois tubos (1 para água quente e outro para fria) o preço do "pacote" cobre uma distância de 5 metros entre o ts e o ponto de ligação. nos cf dá para 10m.
aliás, no meu caso pessoal, paguei 11 metros de tubo adicional porque é essa a distância que tenho entre o ts e ligação à rede. se o pacote cobre 10m simples, tive de pagar o outro tubo equivalente.