Registei dados durante aproximadamente 10 dias.
Considerei as horas de consumo entre as 8-18, bem como as de produção
Simulei a curva de potência de um painel para a minha zona tendo em conta a radiação ,m2 e rendimento de um painel comum de 250w, com inclinação no telhado de 15º para calcular a percentagem de autoconsumo com os meus dados referentes aos últimos 10 dias.Obviamente que considerei o melhor caso em que os painéis produzem num dia limpo, que no caso do autoconsumo é o pior caso em termos de injecção e % de autoconsumo.
Considerei ainda o preço de KWH c/ iva que é o valor que pago neste momento(mais baixo do mercado neste momento em bi-horário)
Depois das contas todas feitas o utilizei os dados de uma ferramente de previsão para obter o valor anual de produção tende em conta a minha região orientação e inclinação do telhado.O payback utilizei a % de autoconsumo durante o periodo em que tenho dados de consumo e o preço dos sistema foram obtidos a partir das lojas solarimpact e solarshop.
Conforme suspeitava 250/500w era o ideal em termos de payback e sem alteração de hábitos de consumo, no entanto e olhando aos valores de payback para 1000w, a diferença não é assim tão grande e creio que se pode anular alterando um pouco os hábitos de consumo.Posto isto, acho que vou optar pelo 1000w.
Fico a aguardar as vossas analises.