Ao fim de sete anos a sonhar com carros eléctricos, comprei um Opel Ampera há 3 semanas. A motivação da escolha por este híbrido prende-se com:
* morar num quinto andar sem garagem;
* fazer cerca de 25 km/dia durante a semana, cerca do dobro ao fim de semana, mas não dispensar umas valentes "road trips" (dentro e fora de portas) nas férias de Verão.
No fundo, a ideia é andar sempre em eléctrico na cidade e não ficar "preso" à autonomia de um veículo eléctrico "puro" ao fim-de-semana ou nas férias. Com a limitação de carregar sempre em postos públicos, o MCI funciona como um "seguro de vida", que, tal como todos os seguros de vida, espero não ter que usar.
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Outra coisa que me fez optar pelo Ampera (além da estética fabulosa, confesso) foi a gestão das baterias (protecção térmica, buffer superior e inferior) e a garantia que a Opel oferece para as mesmas mais sistema eléctrico: embora tenha comprado o carro com 5 anos e 55.000 km, é um descanso saber que estou protegido pela garantia até Abril.2020/160.000 kms.
Ao fim de três semanas, fiz 500 kms totalmente eléctricos (só sei que o MCI funciona porque quando o vendedor mo trouxe a bateria vinha "vazia") e estou encantado com o carro, nunca conduzir me deu tanto prazer como agora. Podia falar-vos do silêncio, do binário fantástico e imediato, do conforto... mas acho que quase todos sabem do que estou a falar.
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
![Piscar o olho ;-)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Resta acrescentar que o meu Ampera "nasceu" na Alemanha, tendo matrícula portuguesa desde 2015. Uma última curiosidade: sou deficiente motor, pelo que o carro foi adaptado para condução exclusivamente manual, com extensores do travão e acelerador até à mão esquerda, junto à alavanca dos piscas. Podem ver a adaptação numa das fotos abaixo.
Saudações eléctricas,
João N.
P.S.: Também podem acompanhar as aventuras do meu Ampera no Instagram: http://instagram.com/ampera.pt