Ao fim de sete anos a sonhar com carros eléctricos, comprei um Opel Ampera há 3 semanas. A motivação da escolha por este híbrido prende-se com:
* morar num quinto andar sem garagem;
* fazer cerca de 25 km/dia durante a semana, cerca do dobro ao fim de semana, mas não dispensar umas valentes "road trips" (dentro e fora de portas) nas férias de Verão.
No fundo, a ideia é andar sempre em eléctrico na cidade e não ficar "preso" à autonomia de um veículo eléctrico "puro" ao fim-de-semana ou nas férias. Com a limitação de carregar sempre em postos públicos, o MCI funciona como um "seguro de vida", que, tal como todos os seguros de vida, espero não ter que usar.
Outra coisa que me fez optar pelo Ampera (além da estética fabulosa, confesso) foi a gestão das baterias (protecção térmica, buffer superior e inferior) e a garantia que a Opel oferece para as mesmas mais sistema eléctrico: embora tenha comprado o carro com 5 anos e 55.000 km, é um descanso saber que estou protegido pela garantia até Abril.2020/160.000 kms.
Ao fim de três semanas, fiz 500 kms totalmente eléctricos (só sei que o MCI funciona porque quando o vendedor mo trouxe a bateria vinha "vazia") e estou encantado com o carro, nunca conduzir me deu tanto prazer como agora. Podia falar-vos do silêncio, do binário fantástico e imediato, do conforto... mas acho que quase todos sabem do que estou a falar.
Resta acrescentar que o meu Ampera "nasceu" na Alemanha, tendo matrícula portuguesa desde 2015. Uma última curiosidade: sou deficiente motor, pelo que o carro foi adaptado para condução exclusivamente manual, com extensores do travão e acelerador até à mão esquerda, junto à alavanca dos piscas. Podem ver a adaptação numa das fotos abaixo.
Saudações eléctricas,
João N.
P.S.: Também podem acompanhar as aventuras do meu Ampera no Instagram: http://instagram.com/ampera.pt