jpc Escreveu: ↑domingo ago 13, 2017 6:46 pm
Tinha pensado deixar 10 a 15 cm de espaço entre a terra e o ferro mas se o melhor é deixar mais então tenho de dar trabalho ao martelo elétrico e alargar o buraco com o ferro lá dentro.
O betao vai ser da Cimpor e indicado por eles para o objetivo mas talvez vocês me possam ajudar com o tipo de betao que devo utilizar. Aguardo as vossas dicas sobre o betao.
Na foto não parece que tenhas deixado 10 a 15 cm, parece menos. Mas 10 a 15 cm é mais do que suficiente. O recobrimento das armaduras varia entre 2 e 5 cm. Deve ser maior ou igual que o maior diâmetro das armaduras e maior que a maior dimensão dos inertes (se usas gravilha com 2cm no betão, então o recobrimento deve ser maior que esses 2 cm) e tanto maior quanto mais agressivo o ambiente. Se o recobrimento for excessivo, acabas por ter só betão, não betão armado.
Poderia ter levado um betão de limpeza com 5 a 10cm de espessura (betão mais barato, classe C12/15 no fundo do cabouco, para evitar o contacto do betão da sapata com o solo). Podes fazer à mão um pouco de betão no local e despejar com cuidado para o fundo, sem soltar terra, mas elevando as armaduras um pouco (tipo as pedras que tens por baixo das armaduras) para assegurar que quando fizeres o enchimento o betão não se mistura com a terra ou, tendo levado o betão de limpeza, a espessura de betão sob a armadura inferior é suficiente. Bastará teres cuidado ao começar o enchimento para que a terra não se desmorone.
Convém vibrar o betão à medida que se vai enchendo, para ajudar a libertar bolhas de ar e ficar o betão mais compacto. Como não vais arranjar um vibrador para coisa tão pequena, ir calcando com um pau ajudará.
Também não perde humedecer o fundo antes do enchimento (sem excesso para não soltar terra) e manter a superfície molhada durante 1 dia ou dois após o enchimento - se regares e cobrires com um plástico, a evaporação será lenta, evita estares sempre a regar e melhora a cura do betão.
Quanto à classe para o enchimento das sapatas C25/30 será mais do que suficiente. C20/25 será talvez suficiente.
vitocril Escreveu: ↑segunda ago 14, 2017 10:47 pm
jpc Escreveu:Tinha pensado deixar 10 a 15 cm de espaço entre a terra e o ferro mas se o melhor é deixar mais então tenho de dar trabalho ao martelo elétrico e alargar o buraco com o ferro lá dentro.
O betao vai ser da Cimpor e indicado por eles para o objetivo mas talvez vocês me possam ajudar com o tipo de betao que devo utilizar. Aguardo as vossas dicas sobre o betao.
Se o Betão for o aconselhado por eles, acredito que terá a resistência necessária quer à tracção, quer à impermeabilização para esse projecto.
Cumps
vitocril
Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk