solar + eólico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

vitocril
Membro
Membro
Registado: segunda set 19, 2016 1:00 am

Re: RE: Re: solar + eólico

Mensagem por vitocril »

jpc Escreveu:Tinha pensado deixar 10 a 15 cm de espaço entre a terra e o ferro mas se o melhor é deixar mais então tenho de dar trabalho ao martelo elétrico e alargar o buraco com o ferro lá dentro.

O betao vai ser da Cimpor e indicado por eles para o objetivo mas talvez vocês me possam ajudar com o tipo de betao que devo utilizar. Aguardo as vossas dicas sobre o betao.
Se o Betão for o aconselhado por eles, acredito que terá a resistência necessária quer à tracção, quer à impermeabilização para esse projecto.
Cumps
vitocril

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: solar + eólico

Mensagem por visitante1 »

Se não estou em erro para os meus 2 seguidores foi utilizado betão C20/25.
Mas para ter a certeza do encontrando as facturas .
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

jpc Escreveu: domingo ago 13, 2017 6:46 pm Tinha pensado deixar 10 a 15 cm de espaço entre a terra e o ferro mas se o melhor é deixar mais então tenho de dar trabalho ao martelo elétrico e alargar o buraco com o ferro lá dentro.

O betao vai ser da Cimpor e indicado por eles para o objetivo mas talvez vocês me possam ajudar com o tipo de betao que devo utilizar. Aguardo as vossas dicas sobre o betao.

Na foto não parece que tenhas deixado 10 a 15 cm, parece menos. Mas 10 a 15 cm é mais do que suficiente. O recobrimento das armaduras varia entre 2 e 5 cm. Deve ser maior ou igual que o maior diâmetro das armaduras e maior que a maior dimensão dos inertes (se usas gravilha com 2cm no betão, então o recobrimento deve ser maior que esses 2 cm) e tanto maior quanto mais agressivo o ambiente. Se o recobrimento for excessivo, acabas por ter só betão, não betão armado.

Poderia ter levado um betão de limpeza com 5 a 10cm de espessura (betão mais barato, classe C12/15 no fundo do cabouco, para evitar o contacto do betão da sapata com o solo). Podes fazer à mão um pouco de betão no local e despejar com cuidado para o fundo, sem soltar terra, mas elevando as armaduras um pouco (tipo as pedras que tens por baixo das armaduras) para assegurar que quando fizeres o enchimento o betão não se mistura com a terra ou, tendo levado o betão de limpeza, a espessura de betão sob a armadura inferior é suficiente. Bastará teres cuidado ao começar o enchimento para que a terra não se desmorone.

Convém vibrar o betão à medida que se vai enchendo, para ajudar a libertar bolhas de ar e ficar o betão mais compacto. Como não vais arranjar um vibrador para coisa tão pequena, ir calcando com um pau ajudará.

Também não perde humedecer o fundo antes do enchimento (sem excesso para não soltar terra) e manter a superfície molhada durante 1 dia ou dois após o enchimento - se regares e cobrires com um plástico, a evaporação será lenta, evita estares sempre a regar e melhora a cura do betão.

Quanto à classe para o enchimento das sapatas C25/30 será mais do que suficiente. C20/25 será talvez suficiente.
vitocril Escreveu: segunda ago 14, 2017 10:47 pm
jpc Escreveu:Tinha pensado deixar 10 a 15 cm de espaço entre a terra e o ferro mas se o melhor é deixar mais então tenho de dar trabalho ao martelo elétrico e alargar o buraco com o ferro lá dentro.

Se o Betão for o aconselhado por eles, acredito que terá a resistência necessária quer à tracção, quer à impermeabilização para esse projecto.
Cumps
vitocril

Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm

Mensagem por jpc »

Obrigado a todos pelas dicas.

Ainda não abri espaço suficiente para garantir os 10 a 20 cm entre a terra e o ferro mas vou conseguir.

Já tinha pensado no cimento de limpeza para o fundo e é um ponto que vai ser tratado.

Arranjei um vibrador para ir vibrando o cimento enquanto vai enchendo.

Também vou ter atenção a cura e manter a superfície molhada.

Por acaso nao perguentei a classe do betao mas esta semana volto lá para saber isso.

Obrigado a todos pela ajuda.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

vitocril
Membro
Membro

Mensagem por vitocril »

Quintas2 Escreveu: terça ago 15, 2017 11:59 am
jpc Escreveu: domingo ago 13, 2017 6:46 pm

"...Quanto à classe para o enchimento das sapatas C25/30 será mais do que suficiente. C20/25 será talvez suficiente...."

Tendo como certo que seja qual for a classe do betão, deverá ser bem vibrado
Acho que a diferença de valor entre as duas classes, C25/30 e C20/25, não costuma ser significativa, eu optaria pela mais elevada. :mrgreen: :mrgreen:
cumps
vitocril

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jpc »

Não me lembro qual foi a classe que eles disseram mas vou optar pela C25/30 e vou vibrar muito bem o cimento.

Nissan Leaf 40kw

vitocril
Membro
Membro

Mensagem por vitocril »

Acho que faz muito bem

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jpc »

Já coloquei o cimento de limpeza no fundo do buraco.
Ao final da tarde vou subir mais um pouco a armação que já está feita e vou começar a fazer a segunda rodada de ferro no seu interior para reforçar a estrutura.

O serralheiro ficou de vir segunda para começar os trabalhos.... vamos la.ver se é desta

Nissan Leaf 40kw

Vidago
Membro
Membro
Registado: sábado ago 26, 2017 4:55 pm

Mensagem por Vidago »

Antes de mais parabéns pelo excelente projecto e execução!
Acabou por colocar de lado a associação de aerogerador ao seu projecto? Ou fica para uma terceira fase?

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jpc »

Vidago obrigado por gostares do meu projeto.

Neste momento estou focado na construção do seguidor solar e o aerogerador vai ficar para o próximo melhoramento do sistema, talvez a terceira fase.

Posso adiantar que o aerogerador vai ser construído por mim mas vou comprar o gerador a 48v e as pás.
Partilho foto do adaptador que já tenho para as pás, poderei utilizar 9 pequenas ou então 3 maiores.

Imagem
Imagem

A ideia é ter um aerogerador de baixa rotação e que a excitação do rotor seja controlada eletronicamente para que o aerogerador consiga arrancar com pouco vento e fazer pouco barulho para os vizinhos.

Sobre o seguidor continua tudo parado porque o serralheiro deve ter ido de férias e não atende o telemovel....
Aguardar mais uns dias antes de procurar outro que me faça o trabalho.

Nissan Leaf 40kw

Vidago
Membro
Membro

Mensagem por Vidago »

Você tem bastante jeito para a bricolage, por isso pode ousar a construção do seguidor e do aerogerador... Já eu não tenho jeito nenhum, por isso acabei por adquirir um aerogerador, a um conhecido, que não tinha grande vento na zona onde o instalou. A minha futura casa está num ponto alto onde tem algum vento, pelo que arrisquei ficar com o dito cujo.

É trifásico, de 3KW igual a estes: http://www.lmagency.biz/contents/en-uk/p61.html
Conhece?
Que inversor me aconselharia adquirir para posterior associação com fotovoltaicos? Voltronic Axpert V 5000-48 MPPT poderá ser uma opção? Um igual ao seu?
Obrigado

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jpc »

Vidago gosto de bricolage e não tenho medo de arriscar a fazer as coisas com mais ou menos jeito.

Gosto muito desse aerogeradores e se fossem mais baratos comprava um para ter em casa.
Também posso começar a magicar e tentar construir um de eixo vertical :)

Estás a pensar colocar baterias ou apenas autoconsumo?

No meu projeto tenho um inversor híbrido ligado aos painéis e quando tiver o aerogerador irei ter outro carregador independente para não interferir com a produção solar.

Nissan Leaf 40kw

Vidago
Membro
Membro

Mensagem por Vidago »

Pelo que mostras, fazes... e fazes muito bem!!

Este ficou-me por menos de 700€, vamos lá ver se quando for instalado produz em conformidade com a ficha técnica... (se o vento ajudar, claro).

Numa primeira fase estava a pensar registar a UPAC com venda do excedente à EDP (ou equivalente). Associar mais uns 2 ou 3 Kw de fotovoltaicos e posteriormente fazer contas para determinar se valeria ou não a pena investir em baterias! Mas para já são só teorias, que percebo muito pouco disto...

Autor do tópico
jpc
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jpc »

Se arranjasse um por esse valor até que era capaz de arriscar e ver no que dava.

Se fosse a ti esquecia a ideia de vender o excedente aos chulos da EDP porque o investimento é bastante superior e dificilmente consegues recuperar a diferença a vender o kwh a 0.05€

O que podes fazer é comprar um pack de baterias mais modesto para aguentar das 17h as 23h e depois utilizar a edp em bi-horário.

Nissan Leaf 40kw

Vidago
Membro
Membro

Mensagem por Vidago »

Pensava que a venda estava nos 0,095€ o que já seria um valor menos mau...

Que pack de baterias me aconselharias? É uma questão para ir estudando, na medida em que só dentro de uns 10-12 meses estarei em condições de proceder à instalação!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

A venda a rede de uma UPP está nesse valor sim, cerca de 9 cents.
Se for adicionado painel térmico e carregador para veículos elétricos pode subir ao 10cents, ou seja 100€/MW
Está aqui uma notícia que ajuda a esclarecer:

http://expresso.sapo.pt/economia/2017-0 ... de-energia
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Vidago
Membro
Membro

Mensagem por Vidago »

E aplica-se o mesmo para as UPACs visitante1?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Não, de forma alguma. O regime está pensado de forma a não compensar a venda do excedente para instalações tão pequenas, o preço de venda rondará os 3 cêntimos mais coisa menos coisa.
De qualquer forma podes consultar o DL nº 153/2014
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Vidago
Membro
Membro

Mensagem por Vidago »

Por esses valores mais vale estar quieto, mas providenciar maneira de não injectar nada na rede!
Obrigado visitante1

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”