Ajuda... consumos, painéis, baterias !
-
sendas
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta fev 24, 2017 3:51 pm
Ajuda... consumos, painéis, baterias !
Olá a todos
Estou a pensar aderir às energias renováveis, nomeadamente à energia solar, mas precisava da vossa ajuda.
Nos últimos 52 dias tive um consumo de 406 kWh.
Mas olhando para 2016 (usando um kit da Cloogy) podem ver os meus consumos na imagem em anexo.
Entretanto encontrei esta empresa, que oferece imensas soluções. Qual destas soluções será mais adequada para mim, de modo a minimizar ao máximo os custos e rentabilizar ao máximo a energia solar, não pagando um valor muito alto... (estava a pensar em valores à volta de 2000€ / 2500€ )
- https://www.zoltclimasolar.com/fotovoltaicosisolados
- https://www.zoltclimasolar.com/autoconsumoacumualacao
Obrigado a todos desde já !
Pedro
Estou a pensar aderir às energias renováveis, nomeadamente à energia solar, mas precisava da vossa ajuda.
Nos últimos 52 dias tive um consumo de 406 kWh.
Mas olhando para 2016 (usando um kit da Cloogy) podem ver os meus consumos na imagem em anexo.
Entretanto encontrei esta empresa, que oferece imensas soluções. Qual destas soluções será mais adequada para mim, de modo a minimizar ao máximo os custos e rentabilizar ao máximo a energia solar, não pagando um valor muito alto... (estava a pensar em valores à volta de 2000€ / 2500€ )
- https://www.zoltclimasolar.com/fotovoltaicosisolados
- https://www.zoltclimasolar.com/autoconsumoacumualacao
Obrigado a todos desde já !
Pedro
-
masterchief
- Membro Silver

- Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm
Re: Ajuda... consumos, painéis, baterias !
Vou dar a minha opiniao de leigo...
Vou pegar apenas no mês de Julho
500kWh consumidos
em media gastaste uns 15kw por dia
Eu no mesmo periodo JULHO, produzi 180kW com 4 paineis
E com isto quero dizer, que olhando para os teus consumos, parecem bastante similares aos meus...
Eu apostava para pelo menos uns 4 paineis
Marquei na imagem o valor dos 4
penso que ja incluem inversor
A estrtura para o telhado nao sei, isso ja vai depender se ja tens o telhado virado a sul ou como queres dividir produção ao longo do dia. O pico é sempre às 14h +-
EDIT 1
Ah e aconselho se calhar a comprares um inversor com comunicação online, talvez um da marca SMA. É o que estou a usar e os problemas têm sido poucos e sempre permite veres os graficos de produção
500kWh consumidos
E com isto quero dizer, que olhando para os teus consumos, parecem bastante similares aos meus...
A estrtura para o telhado nao sei, isso ja vai depender se ja tens o telhado virado a sul ou como queres dividir produção ao longo do dia. O pico é sempre às 14h +-
EDIT 1
Ah e aconselho se calhar a comprares um inversor com comunicação online, talvez um da marca SMA. É o que estou a usar e os problemas têm sido poucos e sempre permite veres os graficos de produção
- Anexos
-
- Feb. 24 18.01.jpg (70.18 KiB) Visto 3269 vezes
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Obrigado pelas dicas ! Esse sistema de que falaste é de que empresa ? Podes por o link aqui ou, se não for permitido, mandar por mensagem ? O que achaste dos produtos que coloquei aqui ? Olha e já agora, que poupança consegues com esse sistema q tens agora?masterchief Escreveu:Vou dar a minha opiniao de leigo...
500kWh consumidos
EDIT 1
Obrigado e desculpa tantas perguntas !
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Este tópico fica melhor no "autoconsumo".

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Procura por preços de equipamentos na solarimpact ou na solarshop, são lojas portuguesas que têm bons preços. Haverá outras, mas essas são as mais conhecidas por cá.
Normalmente vêem-se kits de 500W a menos de 700 eur.
Com os 2500 eur que propuseste de orçamento conseguirias pagar um kit de 1500W, já com instalação (e das boas)...
No entanto, um kit de 1500W é 'dinheiro deitado à rua'. Isto porque nos períodos de maior produção não há consumo, e a energia é oferecida (literalmente) à EDP.
Para aferir correctamente os consumos (para efeitos desta análise) o que importa são os gráficos diários. Esses sim nos dão uma noção de quanta potência é consumida em tempo real ao longo do dia.
Por exemplo, pode consumir-se muita mais energia mensalmente, gastando apenas 150W nas horas de produção fotovoltaica. Com um kit de 1500W, 90% da produção seria oferecida.
Com os 2500 eur que propuseste de orçamento conseguirias pagar um kit de 1500W, já com instalação (e das boas)...
No entanto, um kit de 1500W é 'dinheiro deitado à rua'. Isto porque nos períodos de maior produção não há consumo, e a energia é oferecida (literalmente) à EDP.
Para aferir correctamente os consumos (para efeitos desta análise) o que importa são os gráficos diários. Esses sim nos dão uma noção de quanta potência é consumida em tempo real ao longo do dia.
Por exemplo, pode consumir-se muita mais energia mensalmente, gastando apenas 150W nas horas de produção fotovoltaica. Com um kit de 1500W, 90% da produção seria oferecida.
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Mesmo com as baterias ? É que nos links que coloquei aqui, alguns dos packs incluem baterias ...jmlflorencio Escreveu:Procura por preços de equipamentos na solarimpact ou na solarshop, são lojas portuguesas que têm bons preços. Haverá outras, mas essas são as mais conhecidas por cá.
-
masterchief
- Membro Silver

O florencio respondeu te muito bem!
Sobre este kit é se nao me engano da solarimpact
Sobre os consumos, se tivesses um grafico com o consumo diario conseguias perceber melhor em que alturas precisas de mais energia, ou melhor, em que alturas podes poupar nos gastos
Olhando para o grafico que obtive hoje, a produção foi fraca, mas ainda consegui uns 3 kw de poupança ahahha
Durante o dia, a que horas tens mais consumo? Ou é constante ao longo do dia?
Sobre este kit é se nao me engano da solarimpact
Sobre os consumos, se tivesses um grafico com o consumo diario conseguias perceber melhor em que alturas precisas de mais energia, ou melhor, em que alturas podes poupar nos gastos
Olhando para o grafico que obtive hoje, a produção foi fraca, mas ainda consegui uns 3 kw de poupança ahahha
Durante o dia, a que horas tens mais consumo? Ou é constante ao longo do dia?
- Anexos
-
- 18 Feb. 24 22.21.jpg (113.23 KiB) Visto 3231 vezes
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Isto foi em Julho do ano passado, com uso de ar condicionado:

-
masterchief
- Membro Silver

Ah e sobre as baterias podes ler alguns topicos já existentes...
acho que a conclusao geral é que baterias ainda não são uma opção viável economicamente
acho que a conclusao geral é que baterias ainda não são uma opção viável economicamente
-
t3lmo
- Moderador

- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Ora vamos lá partilhar por aqui uma imagem que deves reconhecer, mas com mais cores 
Somente 2 paineis, 500W, 700€, porque no meu caso como se pode verificar não necesito de mais investimento... para já!
Somente 2 paineis, 500W, 700€, porque no meu caso como se pode verificar não necesito de mais investimento... para já!
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
t3lmo
- Moderador

No teu caso, e se esses consumos diários seguirem sempre esse padrão, a opção mais correta serão 6 paineis, 1.500 W, 1.800€.
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Uns posts atras disseram que 1500W seria demais...t3lmo Escreveu:No teu caso, e se esses consumos diários seguirem sempre esse padrão, a opção mais correta serão 6 paineis, 1.500 W, 1.800€.
Não corro o risco de a energia produzida a mais fazer o contador contabilizar como energia consumida ?
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Já agora, aqui fica o mapa da minha casa e a respectiva orientação: 
Já agora, é normal as minhas mensagens terem de ser sempre aprovadas por um administrador ? Alguma razão ? Obrigado

Já agora, é normal as minhas mensagens terem de ser sempre aprovadas por um administrador ? Alguma razão ? Obrigado
-
t3lmo
- Moderador

Tudo depende do contador. No meu caso não existe contagem da injeção. Na outra instalação de 1500W tudo ok também.
Ao fazeres o registo de MCP (UPAC) a EDP verifica logo se o contador é compativel e agendará a troca caso contrário.
Se ainda tiveres o antigo de rodinha... aproveita a 'bateria' enquanto durar lol
Acerca de orientações, este é o standard para otimizar produções:

Com 50-60º de inclicação do inverno (sol mais baixo) e 20-30º no verão (sol mais alto).
Mensagens do forum em aprovação?... só até à 5ª mensagem
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Infelizmente o meu contador já é digital !t3lmo Escreveu:Tudo depende do contador. No meu caso não existe contagem da injeção. Na outra instalação de 1500W tudo ok também.
Ao fazeres o registo de MCP (UPAC) a EDP verifica logo se o contador é compativel e agendará a troca caso contrário.
Se ainda tiveres o antigo de rodinha... aproveita a 'bateria' enquanto durar lol
Acerca de orientações, este é o standard para otimizar produções:
Com 50-60º de inclicação do inverno (sol mais baixo) e 20-30º no verão (sol mais alto).
Mensagens do forum em aprovação?... só até à 5ª mensagem
Mas se porventura decidir por um qualquer kit a empresa fará a melhor montagem certo ? Não consigo ver a imagem no tapatalk...
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Já consegui ver a imagem... a minha casa n tem essa orientação :/
Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
-
t3lmo
- Moderador

Nada como pedir orçamentos, solarimpact, solarshop, ou muitas outras.
No caso da mudança de contador por MCP (Mera comunicação prévia) para autoconsumo até 1.5kW sem venda do excedente, a mudança fica a encargo da EDP.
Caso contrário terá que ser instalado com contador bidirecional, e esse sim, tem um custo extra para o cliente.
No caso da mudança de contador por MCP (Mera comunicação prévia) para autoconsumo até 1.5kW sem venda do excedente, a mudança fica a encargo da EDP.
Caso contrário terá que ser instalado com contador bidirecional, e esse sim, tem um custo extra para o cliente.
-
sendas
Autor do tópico - Membro

Obrigado ! A zoltclima também me parece ter boas opções e bons preços !presumo que seja possível ir expandido faseadamente?
-
jpc
- Membro Silver

- Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
No meu projeto a solarimpact também tinha bons preços comparado com o site da solarshop mas depois de entrar em contacto com as 2 empresas a solarshop deu muito melhor preço. É uma questão de falares com as várias empresas e pedir orçamentos.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Com essa orientação eu nem hesitava, comprava dois kits de 500W para telhado inclinado (a estrutura é mais barata, suponho), metia um virado a este e outro a oeste. Nem andava a fazer estruturas para virar os painéis a sul...