Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
-
samthekid79
- Membro Dedicado

- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Boas dicas amigo Cartolas. Espero na próxima semana poder relatar os meus dados e fotos. abraço Sam
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Boas, como tinha prometido aqui fica o relato do meu novo Mercedes BE.
Após alguns inconvenientes aquando a recepção da viatura e ultrapassados os mesmos (falta de alguma informação por parte da marca) já posso utilizar a máquina.
Tenho o cabo EVSE e outro Menekkes para utilizar nas redes públicas. O EVSE em carga lenta (pisca duas x verde) anda à volta das 10 a 12H de carregamento, a rápida (pisca quatro x verde) com o Range Plus activo anda pelas 8 a 9H.....sem ativar o Range Plus anda à volta das 6H +ou-, falo em cargas em tomada 230V (normais de casa). Quanto ao cabo Menekkes, ainda não pude utilizar devido à falta do cartão Mobi-e, fiz o pedido/inscrição no dia 29.01 e recebi a confirmação de aceite no dia 12.02, aguardo então pela chegada do carteiro com o devido cartão. Hoje fiz 95klm de Santa Cruz (TVD) até Loures e regresso, conforme fotos e fiz uma média de 22 kWh/100. Estou satisfeito com a máquina, mas confesso que algo apreensivo em relação aos consumos. O cartão da Mobi-e faz-me bastante falta...
Obrigado e um abraço!
Sam
Após alguns inconvenientes aquando a recepção da viatura e ultrapassados os mesmos (falta de alguma informação por parte da marca) já posso utilizar a máquina.
Tenho o cabo EVSE e outro Menekkes para utilizar nas redes públicas. O EVSE em carga lenta (pisca duas x verde) anda à volta das 10 a 12H de carregamento, a rápida (pisca quatro x verde) com o Range Plus activo anda pelas 8 a 9H.....sem ativar o Range Plus anda à volta das 6H +ou-, falo em cargas em tomada 230V (normais de casa). Quanto ao cabo Menekkes, ainda não pude utilizar devido à falta do cartão Mobi-e, fiz o pedido/inscrição no dia 29.01 e recebi a confirmação de aceite no dia 12.02, aguardo então pela chegada do carteiro com o devido cartão. Hoje fiz 95klm de Santa Cruz (TVD) até Loures e regresso, conforme fotos e fiz uma média de 22 kWh/100. Estou satisfeito com a máquina, mas confesso que algo apreensivo em relação aos consumos. O cartão da Mobi-e faz-me bastante falta...
Obrigado e um abraço!
Sam
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Mais umas fotos....
- Anexos
-
- MERCEDES BE viagem 3.JPG (114.58 KiB) Visto 4996 vezes
-
- MERCEDES BE viagem 4.JPG (97.68 KiB) Visto 4996 vezes
-
- MERCEDES BE viagem 5.JPG (98.48 KiB) Visto 4996 vezes
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Outras...
- Anexos
-
- MERCEDES BE viagem 6.JPG (60.21 KiB) Visto 4995 vezes
-
- MERCEDES BE viagem 7.JPG (122.98 KiB) Visto 4995 vezes
-
jasmim
- Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Bela máquina!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
cuttysark76
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Grande carro!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Ora boas...finalmente chegou o carteiro!!! Já tenho o Mobi-e e o distico da EMEL...categoria!!! Abraço Sam
-
Cartolas
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Parabéns pela aquisição e boa sorte!
No meu caso estou bastante satisfeito com a máquina.
No meu caso estou bastante satisfeito com a máquina.
-
lmmr74
- Membro Silver

- Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm
É sem duvida um modelo muito bonito! Parabéns pela opção.
Se percebi correctamente o carro permite carregar a um máxim de 10Kw/h, corrente alternada, certo?
Se percebi correctamente o carro permite carregar a um máxim de 10Kw/h, corrente alternada, certo?
-
Fil
- Membro Silver

- Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm
-
Cartolas

Em relação ao consumo, há que ter presente que o Mercedes-Benz Classe B Electric Drive é dos veículos elétricos menos eficientes no mercado. Mesmo assim, comparando-o com veículos convencionais, tem um consumo muito inferior.
Não nos podemos esquecer o carro não foi projetado para ser elétrico. Se compararmos o peso deste carro (1725 Kg) com o peso do BMW i3 (1290 Kg), deparamo-nos logo com uma diferença abismal. Outra diferença está no número de lugares: o i3 só tem 4 enquanto que o BCED tem os 5 lugares normais… O i3 tem pneus de “bicicleta” enquanto que o BCED tem pneus normais, etc…
A título de comparação, os consumos e autonomia calculados pela agência norte americana EPA para estes veículos são:
MB B-Class ED
Consumo: 83/85 MPGe (cidade/autoestrada)
Autonomia: 140 Km (87 milhas)
BMW i3
138/111 MPGe (cidade/autoestrada)
Autonomia: 130 Km (81 milhas)
Ou seja, o MB gasta entre 30% a 60% a mais do que o BMW.
[MPGe = milhas por galão equivalente]
Mas é um carro muito divertido. Em pouco mais de 2 seg. depois de um semáforo ficar verde, em modo Sport, o carro já atingiu 50 Km/h e ou outros ainda estão a pensar em arrancar…
A conduzir assim o consumo chega aos 28 kW/h,
não há milagres.
Também é possível ter bons consumos conduzindo de forma moderada e não usar o travão a não ser que seja mesmo necessário – a regeneração é muito forte e leva o veículo quase à imobilização. O modo E+ também ajuda a combater o pé pesado. Há um indicador que avalia o tipo de condução permitindo identificar a eficiência da condução (na travagem, aceleração, velocidade constante).
Agora como já tinha referido, há situações de grande consumo: por exemplo, numa viagem de 2 horas em trânsito parado e com frio no exterior (ex. 5 a 10 graus), apesar do carro estar parado, tem de estar a consumir energia para manter a temperatura interior agradável. O problema da redução da autonomia quanto é utilizada a climatização, é comum a todos os veículos elétricos.
Não nos podemos esquecer o carro não foi projetado para ser elétrico. Se compararmos o peso deste carro (1725 Kg) com o peso do BMW i3 (1290 Kg), deparamo-nos logo com uma diferença abismal. Outra diferença está no número de lugares: o i3 só tem 4 enquanto que o BCED tem os 5 lugares normais… O i3 tem pneus de “bicicleta” enquanto que o BCED tem pneus normais, etc…
A título de comparação, os consumos e autonomia calculados pela agência norte americana EPA para estes veículos são:
MB B-Class ED
Consumo: 83/85 MPGe (cidade/autoestrada)
Autonomia: 140 Km (87 milhas)
BMW i3
138/111 MPGe (cidade/autoestrada)
Autonomia: 130 Km (81 milhas)
Ou seja, o MB gasta entre 30% a 60% a mais do que o BMW.
[MPGe = milhas por galão equivalente]
Mas é um carro muito divertido. Em pouco mais de 2 seg. depois de um semáforo ficar verde, em modo Sport, o carro já atingiu 50 Km/h e ou outros ainda estão a pensar em arrancar…
Também é possível ter bons consumos conduzindo de forma moderada e não usar o travão a não ser que seja mesmo necessário – a regeneração é muito forte e leva o veículo quase à imobilização. O modo E+ também ajuda a combater o pé pesado. Há um indicador que avalia o tipo de condução permitindo identificar a eficiência da condução (na travagem, aceleração, velocidade constante).
Agora como já tinha referido, há situações de grande consumo: por exemplo, numa viagem de 2 horas em trânsito parado e com frio no exterior (ex. 5 a 10 graus), apesar do carro estar parado, tem de estar a consumir energia para manter a temperatura interior agradável. O problema da redução da autonomia quanto é utilizada a climatização, é comum a todos os veículos elétricos.
-
Cartolas

O manual refere que tem um onboard charger de 10,0 kWhlmmr74 Escreveu:É sem duvida um modelo muito bonito! Parabéns pela opção.
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Amigo Cartolas, eu cá estou super contente com a máquina! Claro que os consumos são o que são, mas acima de tudo, o carro é bastante confortável e muito bonito. Agora com o Mobi-e, tenho outro conforto. Sem este, parece que andava a medo. As minhas deslocações ainda são consideráveis e com o respectivo cartão fico mais à vontade, qualquer coisa, encosto no IKEA (Loures) e dou-lhe um "faíscada" para chegar até casa.
Obrigado pela tua partilha, pois resolvi alguns problemas com os teus postes muito bem elaborados.
Abraço e boas "faíscadas" com a máquina.... o meu é parecido ao teu, não optei pelos LED´s e foram retirados os autocolantes laterais e designação traseira... ficou TOOOPPPP.
Obrigado pela tua partilha, pois resolvi alguns problemas com os teus postes muito bem elaborados.
Abraço e boas "faíscadas" com a máquina.... o meu é parecido ao teu, não optei pelos LED´s e foram retirados os autocolantes laterais e designação traseira... ficou TOOOPPPP.
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Sempre foi um carro que tive curiosidade de ver, ainda não tive a sorte de ver nenhum ao vivo 
Milagres não há....... mas que sabe bem sabe
ahahahahaah é um outro gozo e nivel vê-los ficarem-se a ver com cara de parvosCartolas Escreveu:Mas é um carro muito divertido. Em pouco mais de 2 seg. depois de um semáforo ficar verde, em modo Sport, o carro já atingiu 50 Km/h e ou outros ainda estão a pensar em arrancar…A conduzir assim o consumo chega aos 28 kW/h,
não há milagres.
Milagres não há....... mas que sabe bem sabe
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
Cartolas

.
.
Aqui fica uma imagem do indicador ECO:
E estes valores representam uma pequena viagem em cidade com uma temperatura exterior baixa (4ºC) e a climatização regulada para 21ºC.
.
Aqui fica uma imagem do indicador ECO:
E estes valores representam uma pequena viagem em cidade com uma temperatura exterior baixa (4ºC) e a climatização regulada para 21ºC.
-
samthekid79
- Membro Dedicado

Boas, hoje fui ao Ikea (Loures) testar o Mobi-e. Em 1:04 carreguei 4.0012kwh, onde a máquina informa 7,4.... Achei pouca carga para uma hora e quatro minutos! Será que devo aceder ao Menu Ecell, tenho por defeito Carregamento Máximo.
Obrigado.
Abraço
Sam
Obrigado.
Abraço
Sam
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
28 KWh por 100 km??? :-O
-
Cartolas

De facto o carregamento foi feito a 3,7 kWh (porque numa hora e pouco foram consumidos 4,0 kWh)
Se o menu eCell está configurado para receber a potência máxima, então é provável que o posto não esteja a fornecer os 7,2 kWh.
O ideal era reportares o problema aqui:
http://www.mobie.pt/portal/reportarincidente.htm
Se o menu eCell está configurado para receber a potência máxima, então é provável que o posto não esteja a fornecer os 7,2 kWh.
O ideal era reportares o problema aqui:
http://www.mobie.pt/portal/reportarincidente.htm
-
Cartolas

Pois... Se a mesma viagem for feita com uma temperatura exterior de 21º, a energia consumida passa a ser ~17 kWh/100km. O consumo adicional ocorre no início da viagem devido ao funcionamento da bomba de calor.jmlflorencio Escreveu:28 KWh por 100 km??? :-O
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Bomba de calor? Para climatização do habitáculo? Ou da bateria?
Assim sendo uma garagem ganhará importância, no caso dos eléctricos... Parece-me a mim
Assim sendo uma garagem ganhará importância, no caso dos eléctricos... Parece-me a mim