Ajuda na escolha de grid tie
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

- Registado: quarta jan 27, 2016 2:13 am
Ajuda na escolha de grid tie
Boas pessoal. Sou novo no forum e pedia a vossa ajuda para a escolha de um grid tie. A minha configuraçao vai ser 14 paineis de 175w e 22v 7.4A.eu tenho um em vista, mas nao tenho a certeza se realmente vai funcionar com esta configuraçao. Deixo o link do dito grid tie:
http://www.ebay.com/itm/252265998205?eu ... ac6e4&cp=1
http://www.ebay.com/itm/252265998205?eu ... ac6e4&cp=1
-
Patriota
- Membro Dedicado

- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
Re: Ajuda na escolha de grid tie
Boas,
Não vejo porque não há de funcionar.
Não vejo porque não há de funcionar.
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Sim, mas eu tive a ler o manual do aparelho, e la diz k a voltagem fe entrada "ideal" seria 150vac! Sendo assim tenho que ligar 7 paineis em serie?? E so fico com 300 e poucos watt?
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Não sei onde viste isso. As tensões de entrada são 120 a 500VDC. Portanto 14 x 22 = 308V, perfeitamente dentro desse valor.
Ainda pode fazer 2 strings de 7 paineis cada. Ficando a entrada em 154V e 14.8A.
Ainda pode fazer 2 strings de 7 paineis cada. Ficando a entrada em 154V e 14.8A.
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Era essa a minha duvida, se realmente podia ligar os paineis e serie para ficar a voltagem dentro do especificado. Sendo assim quanta potencia vou poder gerar em boas condiçoes? Será que compensa?tenho em alternativa a hipotese de poder ligar um hidrogerador (tenho agua de nascente com bom caudal e pressao suficiente)... Qual seria o melhor??
-
pedrolima
- Membro Silver

- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
eheheh "Sunny Roo" estes nomes chinocas a imitar SMA..
qual a altura e caudal que tens disponíveis?
qual a altura e caudal que tens disponíveis?
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Tem a volta de 100metros de descaimento e a volta de 5 l/s, no verao baixa um pouco, mas só nos meses mais secos. Será suficiente para gerar?
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Ora aqui está um tema interessante.... Com essa queda e esse caudal no mínimo dos mínimos podes ter mais de 3kwh disponíveis, e já estou a fazer as contas contando com uma eficiência baixíssima. Se optares por material em condições sacas daí muito perto dos 4kwh.
Portanto, água sem esitar.
Cumps
Portanto, água sem esitar.
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Mesmo assim foi buscar hoje os paineis. Entretanto (e se der conta do recado de fazer a estrutura e ligar ao inversor xinoca) vou vendo uns geradores. Ha possibilidade de poder ligar o gerador a outro grid tie? Eu ja andei a ver alguns mas pelo que vejo a maioria sao de 3 fazes!!
-
visitante1
- Membro Platinium

São opções, eu nem olhava para trás... Com uma disponibilidade hídrica dessas acho que me desligava da rede completamente!
Já agora estamos a falar de que zona do país?
Já agora estamos a falar de que zona do país?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Sou da zona de ponte de lima, eu ja tinha dito ao vendedor dos paineis que ficava com eles, no verao o caudal baixa um pouco, logo tambem vou tirar partido deles. Desligar da rede fica complicado, pois se houver algum problema com a canalisaçao da agua (pois vai ficar sob pressao) fico as escuras
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

http://m.ebay.es/itm/201082043553?NAV=HOME
Será que isto dá alguma coisa?
Será que isto dá alguma coisa?
-
visitante1
- Membro Platinium

Quando eu digo desligar da rede era no sentido de ficar a pagar só as taxas e logicamente ficar com a rede somente como backup.Xina70 Escreveu:Sou da zona de ponte de lima, eu ja tinha dito ao vendedor dos paineis que ficava com eles, no verao o caudal baixa um pouco, logo tambem vou tirar partido deles. Desligar da rede fica complicado, pois se houver algum problema com a canalisaçao da agua (pois vai ficar sob pressao) fico as escuras
Mesmo que o caudal baixe para metade acho que ainda chega e sobra. Logicamente será necessário algum investimento mas compensa certamente.
Relativamente a esse gerador parece mais um pedaço de lata que outra coisa. Para um bom sistema fiável e duradouro não são esses preços certamente.
Podes usar uma bomba como turbina acoplado acoplado a um gerador, para uma coisa mais robusta, ou então usar uma Powerspout para uma solução mais tipo plug&play. Penso que o Pedro Lima é representante, não tenho a certeza.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
pedrolima
- Membro Silver

- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Não, fui durante pouco tempo mas desistí. Aquilo não vale o que custa, é tudo muito plástico, o injector bastava não estar 100% fixo que ficava logo desalinhado das pás.. com essa queda é preferível uma bomba de água a funcionar como turbina, como o visitante1 salvo erro já fez.. É como ele diz, com essa queda e caudal, mesmo que baixe para metade, é muita energia.. 3kWh é o que 750w iam produzir durante um dia inteiro, com a turbina produz isso numa hora.. uma bancozito de baterias só para servir de buffer, e ficava um sistema autónomo à maneira. Em caso de falha da turbina/tubagem, ficava só a ligação mínima à rede.. pagava-se num piscar de olhos!
-
jmlflorencio
- Membro Gold

- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Quanto custa a ligação mínima à rede?
Um gerador para as emergências não seria melhor opção?
Um gerador para as emergências não seria melhor opção?
-
Quintas2
- Colaborador

- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
MicroHídrica
Não sei se conheces este site (http://www.homepower.com/articles/micro ... ydro-power).
Tem um pouco de tudo: explicação de princípios básicos, produtos já prontos, projetos e instalações DIY, desde os mais artesanais a mais aperfeiçoados, dicas diversas.
Espero que te ajude. Boa sorte.
Tem um pouco de tudo: explicação de princípios básicos, produtos já prontos, projetos e instalações DIY, desde os mais artesanais a mais aperfeiçoados, dicas diversas.
Espero que te ajude. Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
visitante1
- Membro Platinium

Aliás, isso bem pensado ainda vendia o excedente que daria para pagar o contador... Quem me dera essa nascente 
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Quintas2
- Colaborador

- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Aproveitamento em Micro-Hídrica
Não resisto a sugerir-te: Porque não crias um tópico na secção respetiva? Sempre dava para aprendermos um pouco, com a ajuda do visitante1. Até dá para criares a EPL (Energias de Ponte de Lima).
Quanto a mim, eu gostaria de poder ler a ajuda que ele de der nesse projeto. Eu tenho uma linha de água temporária aqui ao pé mas, para além de ter caudal pequeno, tem pequeno descaimento, o que me fez desistir da ideia.
Quanto a mim, eu gostaria de poder ler a ajuda que ele de der nesse projeto. Eu tenho uma linha de água temporária aqui ao pé mas, para além de ter caudal pequeno, tem pequeno descaimento, o que me fez desistir da ideia.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
visitante1
- Membro Platinium

Depende do que chamas caudal pequeno e descaimento pequeno... podes dar mais detalhes?
eu atualmente tenho pouco tempo mas no que puder ajudo...
isto é com uma simples pelton embora pareca uma turbina muito elaborada, tinha 70 anos mas foi aproveitada.
https://www.youtube.com/watch?v=UIZo1wn6_nI
eu atualmente tenho pouco tempo mas no que puder ajudo...
isto é com uma simples pelton embora pareca uma turbina muito elaborada, tinha 70 anos mas foi aproveitada.
https://www.youtube.com/watch?v=UIZo1wn6_nI
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Xina70
Autor do tópico - Membro

Boas pessoal. Acabei de ligar o grid tie e os paineis. Tive alguns problemas para conseguir ligar tudo direitinho, mas ja está a funcionar... Entretanto, quando a produçao é superior a 2kw a voltagem vai acima dos 250v e o inversor dá erro. Aguardo 1 minuto e volta tudo á normalidade ate atingir novamente os 2kw e e 250v, logo desliga novamente. Alguma ideia para corrigir o problema? Entretanto a picohidrica vai ter que esperar. Ja andei a ver uns geradores, mas pelo que vejo a tubagem da agua ja tem a volta de 20 anos, pelo que tenho algum receio que rebente quando ficar sob pressao, e até a nascente sao alguns km...