Ajuda na escolha de grid tie

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro
Registado: quarta jan 27, 2016 2:13 am

Ajuda na escolha de grid tie

Mensagem por Xina70 »

Boas pessoal. Sou novo no forum e pedia a vossa ajuda para a escolha de um grid tie. A minha configuraçao vai ser 14 paineis de 175w e 22v 7.4A.eu tenho um em vista, mas nao tenho a certeza se realmente vai funcionar com esta configuraçao. Deixo o link do dito grid tie:
http://www.ebay.com/itm/252265998205?eu ... ac6e4&cp=1

Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: Ajuda na escolha de grid tie

Mensagem por Patriota »

Boas,
Não vejo porque não há de funcionar.

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Sim, mas eu tive a ler o manual do aparelho, e la diz k a voltagem fe entrada "ideal" seria 150vac! Sendo assim tenho que ligar 7 paineis em serie?? E so fico com 300 e poucos watt?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Não sei onde viste isso. As tensões de entrada são 120 a 500VDC. Portanto 14 x 22 = 308V, perfeitamente dentro desse valor.

Ainda pode fazer 2 strings de 7 paineis cada. Ficando a entrada em 154V e 14.8A.

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Era essa a minha duvida, se realmente podia ligar os paineis e serie para ficar a voltagem dentro do especificado. Sendo assim quanta potencia vou poder gerar em boas condiçoes? Será que compensa?tenho em alternativa a hipotese de poder ligar um hidrogerador (tenho agua de nascente com bom caudal e pressao suficiente)... Qual seria o melhor??

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

eheheh "Sunny Roo" estes nomes chinocas a imitar SMA..

qual a altura e caudal que tens disponíveis?

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Tem a volta de 100metros de descaimento e a volta de 5 l/s, no verao baixa um pouco, mas só nos meses mais secos. Será suficiente para gerar?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Ora aqui está um tema interessante.... Com essa queda e esse caudal no mínimo dos mínimos podes ter mais de 3kwh disponíveis, e já estou a fazer as contas contando com uma eficiência baixíssima. Se optares por material em condições sacas daí muito perto dos 4kwh.
Portanto, água sem esitar.
Cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Mesmo assim foi buscar hoje os paineis. Entretanto (e se der conta do recado de fazer a estrutura e ligar ao inversor xinoca) vou vendo uns geradores. Ha possibilidade de poder ligar o gerador a outro grid tie? Eu ja andei a ver alguns mas pelo que vejo a maioria sao de 3 fazes!!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

São opções, eu nem olhava para trás... Com uma disponibilidade hídrica dessas acho que me desligava da rede completamente!
Já agora estamos a falar de que zona do país?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Sou da zona de ponte de lima, eu ja tinha dito ao vendedor dos paineis que ficava com eles, no verao o caudal baixa um pouco, logo tambem vou tirar partido deles. Desligar da rede fica complicado, pois se houver algum problema com a canalisaçao da agua (pois vai ficar sob pressao) fico as escuras

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

http://m.ebay.es/itm/201082043553?NAV=HOME
Será que isto dá alguma coisa?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Xina70 Escreveu:Sou da zona de ponte de lima, eu ja tinha dito ao vendedor dos paineis que ficava com eles, no verao o caudal baixa um pouco, logo tambem vou tirar partido deles. Desligar da rede fica complicado, pois se houver algum problema com a canalisaçao da agua (pois vai ficar sob pressao) fico as escuras
Quando eu digo desligar da rede era no sentido de ficar a pagar só as taxas e logicamente ficar com a rede somente como backup.
Mesmo que o caudal baixe para metade acho que ainda chega e sobra. Logicamente será necessário algum investimento mas compensa certamente.
Relativamente a esse gerador parece mais um pedaço de lata que outra coisa. Para um bom sistema fiável e duradouro não são esses preços certamente.
Podes usar uma bomba como turbina acoplado acoplado a um gerador, para uma coisa mais robusta, ou então usar uma Powerspout para uma solução mais tipo plug&play. Penso que o Pedro Lima é representante, não tenho a certeza.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

Não, fui durante pouco tempo mas desistí. Aquilo não vale o que custa, é tudo muito plástico, o injector bastava não estar 100% fixo que ficava logo desalinhado das pás.. com essa queda é preferível uma bomba de água a funcionar como turbina, como o visitante1 salvo erro já fez.. É como ele diz, com essa queda e caudal, mesmo que baixe para metade, é muita energia.. 3kWh é o que 750w iam produzir durante um dia inteiro, com a turbina produz isso numa hora.. uma bancozito de baterias só para servir de buffer, e ficava um sistema autónomo à maneira. Em caso de falha da turbina/tubagem, ficava só a ligação mínima à rede.. pagava-se num piscar de olhos!

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Quanto custa a ligação mínima à rede?

Um gerador para as emergências não seria melhor opção?

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

MicroHídrica

Mensagem por Quintas2 »

Não sei se conheces este site (http://www.homepower.com/articles/micro ... ydro-power).

Tem um pouco de tudo: explicação de princípios básicos, produtos já prontos, projetos e instalações DIY, desde os mais artesanais a mais aperfeiçoados, dicas diversas.

Espero que te ajude. Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Aliás, isso bem pensado ainda vendia o excedente que daria para pagar o contador... Quem me dera essa nascente ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Aproveitamento em Micro-Hídrica

Mensagem por Quintas2 »

Não resisto a sugerir-te: Porque não crias um tópico na secção respetiva? Sempre dava para aprendermos um pouco, com a ajuda do visitante1. Até dá para criares a EPL (Energias de Ponte de Lima).

Quanto a mim, eu gostaria de poder ler a ajuda que ele de der nesse projeto. Eu tenho uma linha de água temporária aqui ao pé mas, para além de ter caudal pequeno, tem pequeno descaimento, o que me fez desistir da ideia.
Cumprimentos,
Quintas2

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Depende do que chamas caudal pequeno e descaimento pequeno... podes dar mais detalhes?
eu atualmente tenho pouco tempo mas no que puder ajudo...
isto é com uma simples pelton embora pareca uma turbina muito elaborada, tinha 70 anos mas foi aproveitada.
https://www.youtube.com/watch?v=UIZo1wn6_nI
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Xina70
Membro
Membro

Mensagem por Xina70 »

Boas pessoal. Acabei de ligar o grid tie e os paineis. Tive alguns problemas para conseguir ligar tudo direitinho, mas ja está a funcionar... Entretanto, quando a produçao é superior a 2kw a voltagem vai acima dos 250v e o inversor dá erro. Aguardo 1 minuto e volta tudo á normalidade ate atingir novamente os 2kw e e 250v, logo desliga novamente. Alguma ideia para corrigir o problema? Entretanto a picohidrica vai ter que esperar. Ja andei a ver uns geradores, mas pelo que vejo a tubagem da agua ja tem a volta de 20 anos, pelo que tenho algum receio que rebente quando ficar sob pressao, e até a nascente sao alguns km...

Responder

Voltar para “Autoconsumo”