Tenho lido muito sobre as várias opções atualmente disponíveis no mercado e continuo com dúvidas se algum veículo satisfaz as minhas necessidades.
Normalmente faço 60 km todos os dias. No fim-de-semana faço regularmente uma viagem de 120km (120km para cada lado, em dias diferentes, sendo metade em AE e outra metade em estrada nacional). A viagem de fim-de-semana exige um carro que aceite pelo menos 4 ocupantes (incluindo condutor) e uma cadela.
Do que tenho lido, fico com a convicção de que a autonomia média dos 100% elétricos é precisamente de 120 km.
Ou seja, em condução normal, estaria sempre a pisar o risco.
Adicionalmente, temos que considerar as condições climatéricas e o peso.
Em dias muito quentes ou muito frios, a autonomia poderá ficar muito comprometida?
Um carro com 4 ocupantes e bagagem também deverá pesar na autonomia?
Esta semana fiz um curto test drive ao i3. Foi a minha primeira experiência elétrica e, devo dizer, não desiludiu nada.
As opções que considerei mais válidas foram o i3 e o Mercedes B.
Cheguei a pensar no Ampera, mas parece que vai ser descontinuado brevemente.
De qualquer forma, os híbridos parecem-me desvirtuar o conceito do VE.
O i3 agradou-me, mas parece-me limitado na capacidade de carga. Contudo, o extensor de autonomia poderia responder à ansiedade de chegar ao destino.
Ainda não testei o Mercedes. No papel, terá mais capacidade de carga, mas... o Range Plus não me convence. Teria que o ativar todas as semanas e a própria Mercedes desaconselha uso regular (pelo menos, foi o que li).
Concluindo, viagens de 120km regulares num VE serão ainda uma miragem?
(nota: esqueçam o Tesla, pois o preço é proibitivo

Obrigado
António