Elétrico para o dia a dia e uma viagem semanal 120km

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta set 09, 2015 10:40 pm

Elétrico para o dia a dia e uma viagem semanal 120km

Mensagem por acorreiajr »

Olá a todos,

Tenho lido muito sobre as várias opções atualmente disponíveis no mercado e continuo com dúvidas se algum veículo satisfaz as minhas necessidades.
Normalmente faço 60 km todos os dias. No fim-de-semana faço regularmente uma viagem de 120km (120km para cada lado, em dias diferentes, sendo metade em AE e outra metade em estrada nacional). A viagem de fim-de-semana exige um carro que aceite pelo menos 4 ocupantes (incluindo condutor) e uma cadela.

Do que tenho lido, fico com a convicção de que a autonomia média dos 100% elétricos é precisamente de 120 km.
Ou seja, em condução normal, estaria sempre a pisar o risco.

Adicionalmente, temos que considerar as condições climatéricas e o peso.
Em dias muito quentes ou muito frios, a autonomia poderá ficar muito comprometida?
Um carro com 4 ocupantes e bagagem também deverá pesar na autonomia?

Esta semana fiz um curto test drive ao i3. Foi a minha primeira experiência elétrica e, devo dizer, não desiludiu nada.

As opções que considerei mais válidas foram o i3 e o Mercedes B.
Cheguei a pensar no Ampera, mas parece que vai ser descontinuado brevemente.
De qualquer forma, os híbridos parecem-me desvirtuar o conceito do VE.
O i3 agradou-me, mas parece-me limitado na capacidade de carga. Contudo, o extensor de autonomia poderia responder à ansiedade de chegar ao destino.
Ainda não testei o Mercedes. No papel, terá mais capacidade de carga, mas... o Range Plus não me convence. Teria que o ativar todas as semanas e a própria Mercedes desaconselha uso regular (pelo menos, foi o que li).

Concluindo, viagens de 120km regulares num VE serão ainda uma miragem?
(nota: esqueçam o Tesla, pois o preço é proibitivo :shock: )

Obrigado

António

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Elétrico para o dia a dia e uma viagem semanal 120km

Mensagem por MRider »

Bem vindo

Realmente a actual geração de VEs limita um bocado. Mas está para breve a saída de novos modelos com mais autonomia.
Live long and prosper!

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

Dadas as suas premissas, um PHEV ou um REX será o mais aconselhável.

O Leaf com bateria de 30Kwh também seria suficiente, mas tem que aguardar que chegue ao nosso mercado.
O KIA Soul EV também seria solução, mas só importando.

O Ampera já foi descontinuado. O ano passado, salvo erro.
O novo "Ampera" (aka Chevrolet Volt) não está previsto ser vendido na EU.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

Com o novo Zoe R240 talvez conseguisse fazer os 120km com carga, mas é pequeno...e claro há a questão do aluguer de baterias.

O Golf também poderia ser opção, mas os 120km já poderia ser um pouco à justa.

Nesse percurso por acaso não passa na A1 por Aveiras? Há lá um posto de carga rápida, uns 20 minutos deveriam dar para fazer o percurso restante à vontade.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Para os 60 quilómetros, quase que serve qualquer carro. Já para os 120 (ou melhor, 240 com possibilidade de carga), parece-me um pouco arriscado ficar com um VE puro dos actuais (com mais ou menos 20 kwh de capacidade nas baterias). E isto porquê? Porque a capacidade da bateria vai diminuindo com o uso e, ao fim de dois ou três anos, os 120 quilómetros seguidos já começam a ser arriscados.

O i3 com extensor é, na minha opinião, o melhor compromisso eléctrico com "reserva de gasolina". É um carro eléctrico que faz, de autonomia, tantos (ou até mais) quilómetros em modo eléctrico como os que têm os tais 20 kwh de capacidade.

Não é Tesla, mas também é caro. O preço base começa, salvo erro, nos 46 mil euros (com pack conforto). Quando andei à procura de carro novo, fui fazer várias simulações, algumas delas ao i3 com REx. A primeira simulação deu-me logo um valor acima dos 60 mil euros. Isto porque eu queria carregamento rápido (mais de mil euros), pack de estacionamento (já não sei viver sem a câmara de marcha-atrás), jantes diferentes porque as de origem são feias, estofos diferentes, etc. etc..
Está dentro do orçamento?

PS: O Mercedes (classe B) tem mais capacidade, mas também gasta muito mais (não sei se é do peso, mas isso faz com que a autonomia nem seja nada de mais)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Mensagem por lmmr74 »

Um dado importante é perceber se considera apenas carros novos ou também em segunda mão...

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Eu iria para um PHEV, eventualmente o Outlander? Se não precisasse tanto espaço, um golf GTE... Podem não encaixar no conceito (gastam sempre - ou quase - alguma gasolina), mas para fazer uma viagem dessas semanalmente com um eléctrico eu não arriscaria com uma autonomia abaixo do Model S...

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

A minha média num Leaf degradado de primeira geração (mk1) está quase a roçar os 100Km diários sem cargas intermédias (está quase com 75.000).
Em estradas nacionais a acompanhar o trânsito na minha zona, faço 130km com uma carga.
Tendo em conta que os carros elétricos de hoje (Leaf, I3, etc, etc.) têm baterias melhores, não vejo qual o medo de avançar.
Ainda agora apareceu a apresentação do Leaf com bateria de 30Kwh com garantia de 8 anos ou 160.000Km.
Só esta garantia deste novo Leaf será suficiente para assegurar que ao fim de 8 anos ou 160.000Km fará os 120Km sem cargas intermédias.
Mesmo que nessa altura tivesse que substituir o pack, estaria o mesmo mais que pago considerando consumo de combustíveis fósseis equivalentes aos mesmos km.
Eu sei que cada caso é um caso e que existe uma solução diferente para cada perfil, mas sinceramente não entendo alguns conselhos que lhe estão aqui a dar.
Ainda para mais os 240Km do seu cenário não são seguidos - são em dias diferentes...

Eu sempre ouvi dizer:
"Um carro a combustão é um problema;
Um carro elétrico é outro problema;
Um carro híbrido são dois problemas"

Se a isto juntarmos o exemplo de uma família ou uma empresa onde tenha de existir mais do que um veículo...
Última edição por Celestino em sexta set 11, 2015 9:19 pm, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Agradeço os vossos comentários.

Os 120 km são para sul. Creio que o único posto que está projetado (i.e., ainda não existe) é para Alcácer do Sal e já me obrigaria a fazer os 120km em AE.

Tenho possibilidade de deduzir o IVA num VE novo, o que fará sempre alguma diferença. Contudo, não imaginava que um i3 pudesse custar até 60.000 eur!!! Por pouco mais, entramos no território do Tesla S usado.
São valores que considero excessivos para um veículo, qualquer que ele seja...
Talvez tente uma simulação, mas já vou preparado para o choque.

Dito isto, já comprei usados no passado e considero-os sempre uma opção válida. Curiosamente, vejo Mercedes B na Alemanha a preços bem convidativos, enquanto o i3 parece aguentar o preço muito melhor. Isso faz-me desconfiar do grau de aceitação do Mercedes.

O Outlander é interessante, mas a ideia (pré-concebida, que pode estar errada) que tenho é que um híbrido usado regularmente fora da zona de autonomia elétrica acaba por não compensar.

Enfim, fiquei entusiasmado com o i3, mas tenho que pensar bem no assunto.
Sou franco, o Leaf não me agrada muito do ponto de vista estético, mas pode ser um daqueles casos em que no início se estranha e depois se entranha :)

Fil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Mensagem por Fil »

Eu estou de acordo com o Celestino, e também estou de acordo que o leaf não tem a melhor estética de todas, mas o i3 também não, isto na minha opinião claro. Se fizer os 120 klms para sul, com um leaf, especialmente para sul que não há grande oscilação de relevo, só tem de o fazer sempre pela nacional e deixar a AE de fora, ou então andar a velocidades de nacional pela AE. Com o leaf mk2, terá uma melhor garantia relativamente à duração da bateria e à menor degradação que a mesma aparenta ter, isto por quase metade do preço de um i3.
O mercedes B é o que tem mais autonomia de todos devido à sua maior bateria, mas parece que é um grande gastador de energia, no entanto, parecem fazer 200 klms sem grandes limitações, e como a bateria é alegadamente de topo, a degradação será o menor dos problemas.

No standvirtual está um B à venda por 40 mil €, deste ano.

http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P8466473/

Ficam as opções/opiniões ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Um Peugeot 106 de 1996 com 17KWh instalados por mim já fez 120Km seguidos em estradas nacionais. (aproveitando o facto de não se poder andar a muita velocidade para poupar energia e dinheiro) Assim sendo, até um dos irmãos (ion, Czero, imiev) daria. Nada como nos educarmos na forma como nos deslocamos para agradecer a mais valia que já temos. Há 50 anos atrás quem tinha carro era rico, andasse ele apenas a 60km/h e a gastar gasolina infernalmente ( na altura em que deveria ser mais difícil arranjar um posto de abastecimento que hoje uma tomada disponível para carregamento)
Tudo por um mundo mais limpo!

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Num Leaf mk2 fiz de março a Julho 15000kms, fazendo todos os dias 150kms seguidos.
Nunca fiquei a pé, nunca vi a luz da tartaruga.
O Leaf Mk2 serve perfeitamente e é metade do preço dum BMW ou I3.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Muito obrigado.
Nada como ouvir diferentes opiniões para tomar decisões mais ponderadas.

Vou espreitar melhor o Leaf e aguardar pelo mk3.

Esperemos que o próximo Governo mantenha (pelo menos) os estímulos à aquisição deste tipo de viaturas.

Entretanto, vou trabalhar na infraestrutura. Disponho de um lugar de parqueamento em garagem coletiva e terei que ver com o condomínio a melhor forma de assegurar o carregamento de um VE.

dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Mensagem por dmorgado »

Faço regularmente cerca de 120km com um mk2 com mais de 25000km desde o nível das águas do mar até aos 1250m de altitude aos 80/90km percorridos e chego ao destino com mais dem20%de autonomia. Ao contrário saio com apenas 75% de carga.... Comecei devagar e neste momento faço-o a velocidades quase equivalentes a um vulgar CI.

No Alentejo...será "manteiga " a velocidades bem mais razoáveis.

O fato de ponderar a compra de um carro eléctrico, por si só, já é bom...agora não se fique por aí e avance!!!
Não é o meu caso, mas para quem acha o leaf feio de duas uma ou não tem um, ou nunca andou num ou pensa comprar um Tesla!!!!
Para mim o Leaf é a melhor opção, em preço, conforto e espaço.

Estética ????Porque será que vende tanto (41% de cota nos eléctricos). Será que o pessoal anda todo tolo!!!?
E quando tiver os 30kw anunciados!!!!! UI...

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Com todas essas premissas (60km/dia e 120km esporádicos) e numa abordagem de puro EV só aconselho o Leaf mk3 ou Kia Soul EV.
Se for para ser carro único (sem backup), i3 Rex, sem dúvida.
O Outlander faz em elétrico 48km reais com 1 carga (de fosse 30+30 por dia já dava bem) e para 120km faz 2.5L/100.
Nesta escolha, tudo depende do objetivo e das limitações que se podem suportar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

Cuidado com os preços dos carros, pois ninguém sabe se incentivo continua por parte do estado. E a nissan está a fazer desconto adicional de 4500euros porque de certeza que quer escoar o stock, quando isso acontecer não estou a ver a nissan em descer preços dum modelo novo sem concorrência no mercado. Hoje um Acenta com incentivos custa cerca de 26000euros, para o ano um 30kw vai custar, sem apoios 36000euros.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

X2
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Lembrei-me agora deste tópico porque tenho precisamente 120kms feitos debaixo de um grande temporal com cerca de 75% de carga.
Mais logo tenho de fazer mais 23kms, devo chegar a casa com um total de 143kms percorridos, cerca de 10% de carga restante e o primeiro aviso de bateria fraca... nada que me preocupe. Acho que um Leaf mk2 tambem serve

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

marcopns Escreveu:Lembrei-me agora deste tópico porque tenho precisamente 120kms feitos debaixo de um grande temporal com cerca de 75% de carga.
Mais logo tenho de fazer mais 23kms, devo chegar a casa com um total de 143kms percorridos, cerca de 10% de carga restante e o primeiro aviso de bateria fraca... nada que me preocupe. Acho que um Leaf mk2 tambem serve
x3
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
acorreiajr
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões.
O Leaf parece ser o mais consensual. Vou marcar um test drive.

Quando toca a viaturas, muitas vezes a emoção sobrepõe-se à razão.
O i3 deixou-me bastante impressionado pelo comportamento e potência. Claro que não devia basear a minha decisão nesses factores. Afinal, a ideia é fazer quilómetros e não poluir.
Mas... sempre gostei de conduzir. De vez em quando gosto de sentir alguma emoção ao volante. Receio que seja impossível conciliar tudo numa única viatura.
Enfim, nada como experimentar primeiro.
Darei notícias dos desenvolvimentos :)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”