duvida contador de excedente

Local para debater sobre o autoconsumo

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Re: duvida contador de excedente

Mensagem por mcarneiro »

boas,

isto a mim cheira-me a caldeirada nas medições, não usem esses medidores de meter na tomada porque isso nâo faz medições medições reais, a melhor maneira é medir com uma pinça amperimetrica, no cabo da fase que sai do dijuntor/direncial da EDP, medem os amperes que estão a ser consumidos , medem a voltagem que recebem da rede, e depois é só multiplicar o valor dos amperes pela voltagem. exemplo 0.6A X 237V = 142.2W, e é claro que para efeitos de dimencionamento de um equipamento de autoconsumo , têm que estar ligados os equipamentos que normalmente estão ligados todo o dia, a medição deve ser feita com os compressores dos frigorificos e arcas ligados, já agora não esquecer que um sistema de por exemplo de 500w nunca produz 500w, nem no pico do dia.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Com a pinça amperimétrica apenas sabes quantos A estão a fluir, mas isso pouco te diz do consumo em W. Especialmente em consumos baixos e com fontes sem correcção de factor de potência.

De qualquer forma, 50W (sem frigorificos ou arcas) parece-me correcto. Em casa tenho sempre um desktop ligado como servidor, uns 80-10W são para ele. O resto, é router, ap's, switch. Neste cenário, o consumo minimo anda pelos 160W.

Dimensionar autoconsumo para equipamentos que ligam intermitentemente, não me parece o mais correcto.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:Com a pinça amperimétrica apenas sabes quantos A estão a fluir, mas isso pouco te diz do consumo em W. Especialmente em consumos baixos e com fontes sem correcção de factor de potência.

De qualquer forma, 50W (sem frigorificos ou arcas) parece-me correcto. Em casa tenho sempre um desktop ligado como servidor, uns 80-10W são para ele. O resto, é router, ap's, switch. Neste cenário, o consumo minimo anda pelos 160W.

Dimensionar autoconsumo para equipamentos que ligam intermitentemente, não me parece o mais correcto.

Não les-te o post todo....

Está lá o exemplo para calcular o valor em W , obviamente que tem que medir a tensão que está a ser fornecida pela rede, que é o que esses medidores de tomada baratos não fazem , assumem apenas que atensão é 230v e até em alguns casos assumem que são 220v

quando ao comsumo dos frigorificos e arcas , tem sempre que se contar quando os compressores estão a trabalhar , porque os compressores funcionam muitas vezes por hora, variando com o modelo e a quandidade de vezes que as portas são abertas,

são eles ( e o ar condicionado ,para quem tem) os responsaveis pelo consumo permanente durante o dia.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Li pois. Ao teu cálculo, como estamos a falar de corrente alternada, falta o factor de potência (que os medidores de tomada normalmente, também medem). Os medidores que não medem factor de potência são os Owl e similares.

O meu owl regista cerca de 100W de consumo, estando ligada apenas a máquina de lavar em stand-by. Medes o mesmo consumo com um medidor de tomada, dá pouco mais de 1W.

Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Mensagem por apph »

borllock Escreveu:Eu gostava de saber é como tem isso tudo e tem consumos de 50w, só se for por uns breves instantes quando o frigorifico, combinados e arca se desligam, mas para isso tinham de se desligar todos ao mesmo tempo, o que não me parece! E já nem falo no resto dos aparelhos...
Gosto

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

apph Escreveu:
borllock Escreveu:Eu gostava de saber é como tem isso tudo e tem consumos de 50w, só se for por uns breves instantes quando o frigorifico, combinados e arca se desligam, mas para isso tinham de se desligar todos ao mesmo tempo, o que não me parece! E já nem falo no resto dos aparelhos...
Gosto
Eu não gosto, gostaria! ;)
Ainda vão chegar á conclusão que afinal o fornecedor de energia vai ter que devolver dinheiro, tão pouco são os consumos não tarda nada são é negativos!! :roll:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

JoCole
Membro
Membro
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Mensagem por JoCole »

Sim, os consumos de 50W acontecem 3 ou 4 vezes por dia e por um período muito curto. Quando não está ninguém em casa (ou estão todos a dormir) o consumo na maior parte do tempo anda entre os 150 e 250W.
Na figura as últimas 24h.
Anexos
24 horas.png
24 horas.png (18.38 KiB) Visto 3347 vezes
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Isso foi obtido com que medidor?
Com esses consumos o ideal é um módulo virado para sudeste e outro para sudoeste.

Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por apph »

JoCole Escreveu:
Sim, os consumos de 50W acontecem 3 ou 4 vezes por dia e por um período muito curto. Quando não está ninguém em casa (ou estão todos a dormir) o consumo na maior parte do tempo anda entre os 150 e 250W.
Na figura as últimas 24h.
Haa. Assim ja concordo.
Isso deve dar uma media de consumos de 200wh

Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por apph »

JoCole Escreveu:
apph Escreveu:
sousacastro Escreveu:400/500 w de consumo constante? Eu tenho qd não está a funcionar a arca e frigorifico cerca de 50w o que é que voce tem sempre ligado para gastar tanto?
Basicamente tenho 1 frig, 2 combinados, 1 arca, central de alarme, camara que serve de video porteiro para ver nas tv's, standby de 2 tv led, box de tv, router de internet e hub de registo de producoes do autoconsumo e da microproducao. Nao sei se me esta a escapar mais alguma coisa.
Eu tenho praticamente o mesmo sempre ligado e ao longo do dia registo várias vezes consumos de apenas 50W
De 50 para 200 e mais, sem outros consumos, ainda vai uma grande diferenca.

JoCole
Membro
Membro

Mensagem por JoCole »

borllock Escreveu:Isso foi obtido com que medidor?
Com esses consumos o ideal é um módulo virado para sudeste e outro para sudoeste.
O medidor é um Owl intuition.
A ideia de colocação dos painéis mesmo essa.
AQS Vulcano

JoCole
Membro
Membro

Mensagem por JoCole »

apph Escreveu:De 50 para 200 e mais, sem outros consumos, ainda vai uma grande diferenca.
Quando falei de 50W era para dar um valor mínimo de consumo, não um valor médio.
Isto para salientar que mesmo com vários equipamentos sempre ligados, em autoconsumo haverá sempre alturas em que se vai injectar parte da produção na rede.
AQS Vulcano

Autor do tópico
apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por apph »

JoCole Escreveu:
apph Escreveu:De 50 para 200 e mais, sem outros consumos, ainda vai uma grande diferenca.
Quando falei de 50W era para dar um valor mínimo de consumo, não um valor médio.
Isto para salientar que mesmo com vários equipamentos sempre ligados, em autoconsumo haverá sempre alturas em que se vai injectar parte da produção na rede.
Sim. Mas conforme citou parece que se referia a valores medios. Claro que para autoconsumo nao se pode olhar ao minimo mas sim a valores medios. Eu actualmente tenho consumos medios sem consumos extras, de cerca de 250wh. Optei por colocar um painel a sudeste, outro a sul e outro a sudueste. As horas de maior producao, coincide com hora de ponta, que é entre as 11 e as 13, pois almoco quase sempre em casa e assim acabo por aproveitar um pouco mais. Por exemplo agora no verao, desde as 8h ate as 18 consigo cobrir os consumos, claro sem os tais consumos extras. Com os 3 paineis, claro que estou a desperdicar neste momento cerca de 1kw por dia. Ja no inverno os 3 paineis ajudam, comparadamente a 2 paineis.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”