Inversor de ligar à rede de 500/600w

Local para debater sobre o autoconsumo

nunom967
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 05, 2014 6:46 pm

Re: Inversor de ligar à rede de 500/600w

Mensagem por nunom967 »

Boas
Já fui buscar o Hager NFT716 - Disjuntor 1P+N 16A C 6/10KA 1M (1 polo + neutro serve ou tem que ser bipolar??) para substituir o curva B unipolar.
Este esquema do pnunes é interessante, já que entrei no mundo do fotovoltaico (e da eletricidade também :)) recentemente pode dizer-me qual é a utilidade?
Tentei interpretar o esquema e vejo uma entrada AC no inversor??? o meu stecagrid tem AC mas de saída, as entradas são DC. Deve ser muito à frente para um iniciado na matéria :)
MCumps
2,29 KW Paineis Solares
K2 Systems - Roof Anchor System
StecaGrid 2000+
Steca PR 3030
BOSCH - Termossifão 200L com Módulo Solar

nunom967
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nunom967 »

pnunes Escreveu:
CrOhN Escreveu:No meu futuro projecto vou colocar um bipolar e um tetrapolar. Isto para não estar a comprar um interruptor de bypass ($$$$$$). O tetra isola o inversor, o bi faz o bypass. Claro que não convem ter os 2 ligados ao mesmo tempo!
Agora não percebi!
Falava-se de grid tie mas já agora, e uma vez que também tenho uns reguladores de carga para off grid, precisava de umas baterias solares para substituir as 3 de automóvel que tenho lá ligadas ao painel através do regulador.
Neste momento tenho dois reguladores, um chines do ebay com MPPT a funcionar em 12V com uma bateria auto e outro, o steca pr3030, a funcionar em 24V com duas baterias auto em serie. Tenho 2 inversores chineses 600W, um de 12v e outro de 24v, ambos modified sine wave, do ebay também, e que são suficientes para iluminação e coisitas pequenas :)
Consegue dizer-me onde posso adquirir uma ou duas baterias (50Ah / 80Ah / 100Ah) para uso solar com uma boa relação qualidade preço??
MCumps
2,29 KW Paineis Solares
StecaGrid 2000+
Steca PR 3030

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

O esquema não é do pnunes :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

nunom967
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por nunom967 »

Pois não, é do CrOhN !
Thanks
:)
2,29 KW Paineis Solares
StecaGrid 2000+
Steca PR 3030

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

E o esquema é super fácil!
É só ver com atenção..... 8-)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Entretanto, já consegui encontrar um inversor tetrapolar com posição zero a preço decente. Já não devo avançar com o esquema que coloquei.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:Entretanto, já consegui encontrar um inversor tetrapolar com posição zero a preço decente. Já não devo avançar com o esquema que coloquei.
É melhor é!!!
uns tempos atrás deste-me na cabeça por causa da segurança dum contactor inversor...!
agora estava mesmo preparadinho para te chegar ás orelhas!! é que isso não tinha segurança nenhuma, bastava um engano e pum!!

De qq forma deixo-te aqui a ideia dum comutador compacto que pode ser uma ideia, eu uso-o e é porreiro.
Anexos
Comutador 2 polos.jpg
Comutador 2 polos.jpg (18.31 KiB) Visto 2676 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Obrigado pela dica. Como disse, está ultrapassado. Com a vantagem de ser tudo no mesmo corpo e com posição zero. Não é tão compacto, é verdade, mas o espaço no quadro ainda não é problema.

apph
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 06, 2015 12:27 pm

Mensagem por apph »

JMLorenzo Escreveu:
ICEM4N Escreveu:
dmachado Escreveu:Vou ver o que "diz" o meu, e depois ponho aqui o modelo.
o meu é marca JANZ todo laranja, tem pouco tempo cerca de 8 meses
O JANZ ou o ECOSTAR C240 no caso de produzires mais que o consumo fica com a contagem parada, tem o problema de assinalar a corrente inversa com um símbolo que só desaparece se desligar o inversor. Testei isto em casa com o ECOSTAR C240 e um inversor Soladin 600 que considero muito melhor que o stecagrid 500 pois este só aguenta 5A de entrada e o Saladin aguenta 8A.
http://leituradocontador.blogspot.pt/ vejam as situações anómalas para esses contadores.

Bom dia.
O meu contador era o Sagem cx2000-4clk e reclamei na EDP, pois este estava a contar o excesso de produção. Agora com um bocado de letra ao tecnico que foi lá (que não percebia patavina do assunto) colocaram a meu pedido o Janz Ecostar c240r2 v04.02.0. Mas quando está o autoconsumo a produzir aparece esse simbolo que refere, mas também pisca a luzinha, mesmo quando a produção é superior ao consumo. É normal? E não estará a contar? Obrigado.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”