Instalação de paineis fotovoltaicos

Local para debater sobre o autoconsumo

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por fsilva »

vou explicar como cheguei aos 6kw / dia

apresento no quando em baixo as produções de um kit solar com 4320W (18 paineis com 240w cada) com seguidor
são produções reais e a energia é vendida á edp e as contagens retirei das facturas da edp

depois fiz o proporcional para 1, 2 , 4 e 6 painéis

posto isto acho que com um seguidor se consegue bastante mais rendimento

recordo que estes dados são com seguidor
Imagem

JoCole
Membro
Membro
Registado: segunda mar 30, 2015 12:42 pm

Mensagem por JoCole »

apr Escreveu: Na parte do sistema com baterias julgo ser mais fidedigno a estimativa anual de 4 horas / dia de produção à potencia máxima instalada, ou seja para 1000Wp instalado conta com um valor médio anual diário de 4kWh.

Na parte do grid tie e no ajuste de consumos e de stand-by apresento-te a minha máquina de lavar loiça:

Imagem

Se eu meter 500W em grid tie nem com a MLL ligada a toda a hora me vou safar de injetar na rede! E nos picos vou consumir 2000W em vez de 2500W :lol:
Isto para dizer que as medidas de consumo residuais não podem ser médias, tem que ser analisado pelo valor minimo obtido na casa ou idealmente como o ChrOn diz com um grafico de consumo.
Que equipamento/software foi usado para fazer a medição do consumo da máquina?
AQS Vulcano
2x250W Gintech + APS YC500 + Owl intuition PV

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: Parece-me que uma produção média para a região de Lisboa ronda 1,5kW/ano/Wp. Mas eu já vi dados da ordem dos 1,3 apenas, mas claro depende so sistema, orientação, etc..
Mesmo com 1,5 x 1000 Wp / 365dias = 4,1kW/dia, bem abaixo dos teus 6kW/dia.
Daquilo que já li em muito lado, para Lisboa espera-se +- 1,5kW/ano/Wp.
Porto: +- 1,4kW/ano/Wp
Faro: +- 1,6kW/ano/Wp
Interior Alentejo/Algarve: +- 1,7kW/ano/Wp

Seguidor solar: acréscimo de 25 a 30%

Se os teus dados forem do interior alentejano: 1,7 x 1000Wp / 365dias = 4,7 kW/dia

4,7 x 1,3 (aumento com o seguidor) = 6,1 kW/dia.

Mas isto são meras contas e tu apresentas resultados. Contra factos não há argumentos.

Fica a questão: de que zona do país são os teus dados? Podemos sempre aumentar o nosso conhecimento...
Cumprimentos,
Quintas2

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

Quintas2 Escreveu: Fica a questão: de que zona do país são os teus dados? Podemos sempre aumentar o nosso conhecimento...
zona de Torres Novas (Ribatejo)

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado, fsilva.

É de facto uma produção bem superior ao que tenho visto na literatura. Agora, só quem tem sistemas instalados (eu ainda ando a escavar) poderá apreciar com conhecimento de causa essa produção.
Cumprimentos,
Quintas2

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

Tenho um vizinho que também dever ser microprodutor, deve ter ai uns 20 painéis em cima do telhado,
mas são fixos estão orientados a sudeste
tenho de lhe perguntar se sabe qual a sua produção e assim já dava para comparar melhor

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

fsilva Escreveu:Tenho um vizinho que também dever ser microprodutor, deve ter ai uns 20 painéis em cima do telhado,
mas são fixos estão orientados a sudeste
tenho de lhe perguntar se sabe qual a sua produção e assim já dava para comparar melhor
Sendo microprodutor, há de ter pelo menos os dados do que produz e a EDP lhe paga por mês, não?
Cumprimentos,
Quintas2

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Deixo (novamente) o link de uma ferramenta muito util: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Deixo (novamente) o link de uma ferramenta muito util: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php
Pegando no link e apenas considerando seguidor de 2 eixos e sistema de 1kWp, com todos os outros pressupostos do link, dá 5,64 kW/dia para este sistema de 1000W.

É próximo do resultado real, que continua a parecer bom.
Anexos
Simulação Torres Novas.JPG
Simulação Torres Novas.JPG (58.72 KiB) Visto 5020 vezes
Cumprimentos,
Quintas2

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Pegando nas produções indicadas pelo visitante1 aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18947 e apenas considerando aqueles que têm resultados preenchidos para todo o ano e admitindo que todas foram calculadas da mesma forma (há resultados muito díspares e não há indicação que todos tenham seguido o mesmo critério de cálculo, nem das características de cada instalação), obtenho o quadro que anexo.

Os resultados da Linha C serão comparáveis com
Quintas2 Escreveu: Daquilo que já li em muito lado, para Lisboa espera-se +- 1,5kW/ano/Wp.
Porto: +- 1,4kW/ano/Wp
Faro: +- 1,6kW/ano/Wp
Interior Alentejo/Algarve: +- 1,7kW/ano/Wp
e os resultados da Linha D serão comparáveis com o teu sistema de 1000Wp.

Não faz sentido fazer médias das linhas C e D sem saber as características de cada instalação. Seria arriscar comparar sistemas fixos com sistemas com seguidor solar. Possivelmente, os resultados mais altos terão seguidor solar ???
Anexos
Médias NovaEnergia.JPG
Médias NovaEnergia.JPG (47.18 KiB) Visto 5005 vezes
Cumprimentos,
Quintas2

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Já está mais que visto que média de 6KWh/dia com 1000W, só mesmo com seguidor. Para uma sistema fixo grid tie, 4KWh é a produção mais realista. Com baterias, retira mais uns 20-30% à estimativa prevista.

Não estou a ver que o investimento em seguidor compense para apenas 1000W. Fica muito mais barato comprar mais paineis.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

fsilva Escreveu:vou explicar como cheguei aos 6kw / dia

apresento no quando em baixo as produções de um kit solar com 4320W (18 paineis com 240w cada) com seguidor
são produções reais e a energia é vendida á edp e as contagens retirei das facturas da edp

depois fiz o proporcional para 1, 2 , 4 e 6 painéis

posto isto acho que com um seguidor se consegue bastante mais rendimento

recordo que estes dados são com seguidor
Imagem

Fsilva retardei a minha resposta ao seu comentário ao máximo, na esperança que alguém lhe fizesse esta observação!

Como o tema do tópico sugere, o nunozorrinho está interessado num sistema de autoconsumo para reduzir a conta da energia no fim do mês.

Ora um sistema desses nunca pode ser comparado com um de venda à EDP...
Pois esses sistemas ligados à rede (com propósitos de venda), o mesmo está sempre a injectar (toda) a energia que vem dos painéis, sendo assim toda a energia é escoada para a rede.

Num sistema para autoconsumo, nos moldes actuais... propostos pelos fornecedores de energia, num sistema ligado à rede, a energia que o cliente fornecer à rede será gratuita... e eles obterão essa mesma energia a custo (0), fornecida por equipamentos comprados por nós...

Como o interesse de um sistema desses é consumirmos toda a energia que produzirmos, o que se escapa para a rede (já não entra nos nossos bolsos... e é aí que muita gente se vai confundir nas contas...)

Porque as nossas produções no autoconsumo, vão sempre ser baseadas nos nossos consumos, e esses mesmos consumos, ao longo do dia, são muitos inconstantes e sempre que o nosso sistema estiver a produzir mais do que a nossa casa/empresa conseguir absorver, esta energia é oferecida, quando as nossas necessidades são superiores às nossas produção, compramos...

Por esse facto nunca poderemos comparar um sistema de venda à rede como um sistema para autoconsumo.

Na venda à rede, toda a energia flui e recebemos por ela.

No autoconsumo, toda a energia flui, mas o que vai para a rede, não recebemos por ela.

Quintas2!
É melhor discutir este assunto noutro tópico!

Post movido :arrow: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18947
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

JoCole Escreveu: Que equipamento/software foi usado para fazer a medição do consumo da máquina?

Com um brinquedo destes: http://openenergymonitor.org/emon/emontx

Imagem

Os dados recolhidos dos sensores de corrente vão para um recetor (pode ser um raspberry pi) que pode publicar essa informação localmente ou na internet (ou ambos) para fazer isto:

Imagem
(http://emoncms.org/)

Junta-lhe um MOC+TRIAC ou um SSRelay, usa um dos três CT's a medir a energia produzida do fotovoltaico e tens um "energy diverter" para um possivel grid tie. ;-)

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

Emanuel Couto, obrigado pela observação
eu com este quadro só quis perceber qual a produção real dos painéis

o autor do tópico o (nunozorrinho) está como eu, ambos queremos reduzir a conta da energia, seja em autoconsumo, seja com baterias
em autoconsumo ja percebi como funciona, tenho de fazer um gráfico dos consumos cá da casa para tentar exemplificar melhor, o problema é que nao tenho um medidor desses em tempo real e que fazem gráficos, tenho de fazer mais ou menos " à unha".

tenho uma duvida em relação ao sistema com baterias que é o seguinte:
imaginando o sistema 4 painies de 250w (1000W) + 4 baterias Trojan 250Ah 6V
com os painéis consigo produzir em media (sem seguidor) como vimos uns post mais acima, 4kw
com as baterias consigo armazenar 6000W (4x250x6= 6000w)

neste caso quanto conseguimos poupar por dia? 4kw, 6kw, ou 10kw

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Cerca de 3Kw/dia. 1000W para essas baterias é pouco.

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Emanuel Couto, obrigado pela observação
Emanuel Couto, foi no mesmo sentido de trás que eu pus, propositadamente, aquele resumo de produções aqui neste tópico, para ajudar a apurar um valor prático de produção, para quem está a começar. Tanto faz ser micro-produção como auto-consumo. Dá uma ideia da produção que podemos esperar comparando com resultados práticos disponíveis.

Não serei eu a pôr respostas a uma sugestão de inquérito, mesmo que tenha partido de mim, de produções que não são minhas. Cada qual adere ou não ao inquérito sugerido, consoante entenda.
Cumprimentos,
Quintas2

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

fsilva Escreveu:tenho uma duvida em relação ao sistema com baterias que é o seguinte:
com os painéis consigo produzir em media (sem seguidor) como vimos uns post mais acima, 4kw

Eu não percebo nada de baterias. Apenas concluí que o retorno do investimento puro e simples nelas é questionável. Deixo-te a seguir vários links que guardei à medida que vou lendo e aprendendo:
- Cálculo de baterias, aqui do fórum: http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=15921
- Exemplo prático de um cálculo de baterias: http://www.instructables.com/id/How-to- ... tteries-1/
- Calculador de Baterias e Painéis: https://www.altestore.com/store/calcula ... alculator/ É de um vendedor, pelo que não sei de será empolado para vender mais ou se é objectivo. Mas se seguires os passos, vês de forma simples aspetos a considerar no dimensionamento das baterias, como watts que vais precisar, n.º dias a garantir com baterias, temperatura mínima pelo seu impacto na performance das baterias; escolhe a cidade de SãoFrancisco, que tem clima e latitude parecidos com Lisboa.
- Análise custo benefício de passagem para off-grid. É longo, é com o objetivo de sair da rede, para a Austrália, numa zona ideal para produção solar, mas se te movimentas bem em inglês, vale a pena ler: alerta-nos para pormenores que de outra forma não nos lembraríamos. http://www.solarquotes.com.au/blog/an-o ... rid-solar/

Espero que te ajude.
Cumprimentos,
Quintas2

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm

Mensagem por joaocfgoncalves »

Eu tenho uma proposta de 10.000€ com baterias até 9kw. Estou à procura de um sistema fotovoltaico com baterias, para carregar o meu VE.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

fsilva Escreveu:Emanuel Couto, obrigado pela observação

o autor do tópico o (nunozorrinho) está como eu, ambos queremos reduzir a conta da energia, seja em autoconsumo, seja com baterias
em autoconsumo ja percebi como funciona, tenho de fazer um gráfico dos consumos cá da casa para tentar exemplificar melhor, o problema é que nao tenho um medidor desses em tempo real e que fazem gráficos, tenho de fazer mais ou menos " à unha".

tenho uma duvida em relação ao sistema com baterias que é o seguinte:

Não pode fazer as contas desta forma!

Se fizer descargas completas nas baterias, elas vão durar pouco... Já se fizer descargas de (50%) (se não houver problema) vão durar vários anos, que vai depender dos materiais empregues na sua construção.

Ou seja, num sistema a (24V) (24V×250Amp=6000W:2=3000W).

Em teoria... fora as perdas, na conversão de energia química em elétrica, no conversor (DC/AC) terás (3000W) em reserva para consumir na ausência de luminosidade (que podem ser mesmo durante o dia...)

Infelizmente (com o preço atual das baterias) por muito que custe dizer... não compensa Investir muito nas mesmas... só o suficiente para ter alguma energia de reserva para manter o sistema estável.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

joaocfgoncalves Escreveu:Eu tenho uma proposta de 10.000€ com baterias até 9kw. Estou à procura de um sistema fotovoltaico com baterias, para carregar o meu VE.
não me parece de todo uma boa opção, mas posso estar enganado!
mesmo aqueles sistemas acoplados ao carro em que carrega de dia e descarrega de noite para a casa são uma treta, quanto mais um desses...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”