Instalação de paineis fotovoltaicos

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 14, 2013 10:09 am

Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por nunozorrinho »

Boas,

embora não perceba nada destes temas, a verdade é que gosto de saber que posso poupar qq coisa (se não mesmo bastante) se instalar paineis fotovoltaicos.
Atualmente tenho painel solar para aquecimento de águas, e instalei-o ao abrigo do incentivo que o governo deu há uns anos. Sobre este tema, nada tenho a dizer, apenas que acredito que a poupança nestes casos não deve ser medida apenas no que se deixa de gastar no aquecimento das águas mas (pelo menos no meu caso pessoal) também no que se consegue poupar em água propriamente dita, pois é tremendamente mais rápido o aquecimento da água com o painel do que com o esquentador.

Bem, mas não é propriamente sobre este tema que quero pedir a vossa opinião.
Estou a ponderar muito seriamente a instalação de paineis fotovoltaicos para reduzir o máximo possível (o ideal seria tudo, mas tenho noção de que é praticamente impossível) o custo da fatura da eletricidade.
Tenho como limite (tendo em consideração as novas regras) os 1500Kw, pelo que as alternativas serão sempre à volta dessa capacidade de produção.

Tenho feito algumas pesquisas, tanto nacionais como internacionais, e encontro variações muito grandes de preço, pelo que volto à estaca zero quando se trata de escolher uma alternativa.

Recentemente encontrei um site português (possivelmente haverão outros, mas este pareceu-me claro no que oferecia) que inclusivamente me chamou à atenção para o preço. Enquanto até há pouco tempo andava a ver uma instalação fotovolvaica a rondar os 6000€, e este site (não o refiro até algum administrador dizer que posso fazer) indica preços (acresce IVA) de 2397€ para uma instalação de 6 paineis de 250w + estrutura e 1 inversor 2002 int (não faço ideia se isto é bom ou não).

Ora mesmo acrescentado o IVA (23% sobre 2397€ fica abaixo dos 3000€), torna, a meu ver, este preço bastante mais atrativo que outros que vi em tempos.

Em resumo, gostava de colocar as seguintes questões:

1. Este preço que indiquei, para potencia em questão, é interessante ou haverá outros de confiança mais em conta (e por favor digam que sim :D )
2. Há algum pormenor na lei atual que me esteja a escapar? do que eu vi, para uma produção de até 1500w apenas é necessária uma comunicação prévia às autoridades competentes. Não percebi ainda como funciona a "venda" da eletricidade não consumida.
3. E em relação às baterias para acumulação de energia? Valem a pena? qual é o preço a que se vendem, não só as baterias como também toda a parafernália associada à sua utilização?

mais uma vez um antecipado obrigado pelas vossas respostas.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Instalação de paineis fotovoltaicos

Mensagem por Emanuel Couto »

nunozorrinho Escreveu:Recentemente encontrei um site português (possivelmente haverão outros, mas este pareceu-me claro no que oferecia) que inclusivamente me chamou à atenção para o preço. Enquanto até há pouco tempo andava a ver uma instalação fotovolvaica a rondar os 6000€, e este site (não o refiro até algum administrador dizer que posso fazer) indica preços (acresce IVA) de 2397€ para uma instalação de 6 paineis de 250€ + estrutura e 1 inversor 2002 int (não faço ideia se isto é bom ou não).
Não sou administrador, mas em principio não há problema em revelares o tal site ;)

Logo que não abusem nesta questão, ou mesmo a pessoa não lucrar com essa divulgação... não há problema.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Mensagem por fsilva »

viva,
também estou a pensar comprar uns fotovoltaicos e também ando de volta com contas e preços
respondendo à questão 1 para os 1500w já vi mais barato (2600€) 6 paineis + 6 inversores involar)
mas esses 1500kw seriam para "consumo na hora", não consideras a utilização de baterias??
quais os teus consumos?

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fsilva Escreveu:viva,
também estou a pensar comprar uns fotovoltaicos e também ando de volta com contas e preços
respondendo à questão 1 para os 1500w já vi mais barato (2600€) 6 paineis + 6 inversores involar)
mas esses 1500kw seriam para "consumo na hora", não consideras a utilização de baterias??
quais os teus consumos?

Claro que sim, daí ter também perguntado sobre preços de baterias.
Já agora onde é que viste esse preço?

os que indiquei (no tal site), apresentam um preço mais baixo, mas apenas é preciso incluir o IVA...

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

os preços que vi foi aqui
http://www.energiasdaterra.com/#!produtos/cjg9
não tem preços para o conjunto de 6, apenas multipliquei o preço de 1 kit por 6

eu tenho um consumo de 3kw (medidos no contador digital da edp) durante as horas de sol (em abril)
segundo as minhas contas o ideal para mim com um grid tie (sem baterias) era um kit de 500w

se for um kit de 4 painies de 255w + inversor hibrido + 4 baterias Trojan 250Ah 6V (+- 2600€)
quanto conseguiria poupar ao fim do mês na factura da edp??

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Sou completamente leigo nisto das medições. sei que tenho um contador digital, mas como é que vejo o consumo? E, já agora, como se fazem esses cálculos para poupança?
E se conseguir um preço mais interessante incluindo as baterias, tanto melhor.
Estas baterias darão para suportar uma noite inteira? (se bem que o consumo de maior intensidade, na minha casa, se verifique entre as 17h e as 22h)

obg.

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

as medições são fáceis de fazer,
eu fiz assim, ás 8:00, 18:00, e 24:00 ia ao contador e tirava as contagens, depois é so fazer a conta e ver quantos kw consumi
fiz isto durante 4 ou 5 dias

para medir o consumo morto da casa (standby de aparelhos + frigorífico, etc) há outra forma de fazer que é pegar um medidor de energia daqueles de tomada (comprei o meu no lidl) e verificar o consumo de todos os aparelhos que tem em casa

qual é o seu consumo por mês?? (pode ver isso na factura da edp se não tirar as contagens todos os meses)

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

vou tentar ver... assim que tenha novidades aviso.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

fsilva Escreveu:as medições são fáceis de fazer,
eu fiz assim, ás 8:00, 18:00, e 24:00 ia ao contador e tirava as contagens, depois é so fazer a conta e ver quantos kw consumi

para medir o consumo morto da casa (standby de aparelhos + frigorífico, etc) há outra forma de fazer que é pegar um medidor de energia daqueles de tomada (comprei o meu no lidl) e verificar o consumo de todos os aparelhos que tem em casa

qual é o seu consumo por mês?? (pode ver isso na factura da edp se não tirar as contagens todos os meses)
Sem um gráfico do consumo ao longo do dia, isso pouco te diz.

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

O que posso ver da minha fatura é que, antes de mais, devia ter mais cuidado com as comunicações ao fornecedor (Galp, no meu caso).
a última leitura real feita pela empresa tinha sido em 24-6-2014 (10.376 kWh fora vazio e 6.484 Ativa de vazio) e agora, em março, a leitura dá 12.216 fora vazio e 7.759 Ativa de vazio).
em resumo, e se for possível efetuar uma soma direta destes valores, diria que tenho um consumo médio mensal (junho a março) de 346kWh, sendo 204kWh fora do vazio e 142 ativa de vazio.

isto ajuda em alguma coisa?

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

CrOhN Escreveu:
fsilva Escreveu:as medições são fáceis de fazer,

Sem um gráfico do consumo ao longo do dia, isso pouco te diz.
porque pode haver picos de consumo? certo?
por exemplo frigorífico, arca e termóstato aquário a funcionar ao mesmo tempo

por isso é que eu acho que o grid tie é dificil de dimensionar

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Não é possivel dimensionar porque não é possivel controlar os consumos. Ter um sistema de 250wp não serve para rigorosamente nada, assim como ter um sistema muito grande é estar a desperdiçar energia, no entanto para quem não se importar desse facto será uma melhor opção, assim consegue-se eliminar quase por completo os consumos diurnos, desde que haja sol como é logico.
De lembrar que os consumos energeticos diurnos podem facilmente chegar a 40% dos consumos com energia.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

eu estou-me a apoderar do tópico do nunozorrinho mas penso que isto é para o interesse de todos que estamos nesta situação de: quero poupar, quero investir uns euros em fotovoltaicos, mas como e onde, de forma a tornar mais rentável o investimento.

vou falar da minha situação em particular para não estar a criar outro tópico
consumo em média por mes 350kw
os consumos de dia (solares) rondam os 3kw

das duas uma:
ou compro kit grid tie 2x250w em painéis mais microinversor - +-800€ - neste caso nao faço ideia de quanto vou poupar, mas estou convicto que não serão os 3kw mesmo no verão

ou compro um kit de 4x250w em paineis + inversor hibrido axpert ks 3000 (por exemplo ) + 4 baterias trojan 250ah 6V - +- 2600€

com estes 4 paineis conseguiria produzir cerca de 6kw/dia, isto ja daria para poupar metade da factura da edp

estou com um bom raciocínio??

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

fsilva Escreveu:eu estou-me a apoderar do tópico do nunozorrinho mas penso que isto é para o interesse de todos que estamos nesta situação de: quero poupar, quero investir uns euros em fotovoltaicos, mas como e onde, de forma a tornar mais rentável o investimento.

vou falar da minha situação em particular para não estar a criar outro tópico
consumo em média por mes 350kw
Pode e deve criar um tópico com as suas questões ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
nunozorrinho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Emanuel Couto Escreveu: Pode e deve criar um tópico com as suas questões ;)

Por mim não há problema, até porque este ultimo post do fsilva vai responder às minhas primeiras dúvidas, dado que os meus consumos médios diários são próximos dos dele, aparentemente.

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fsilva »

então como não ha problema não vamos duplicar a informação e vamos partilhar o mesmo tópico porque basicamente as nossas duvidas são as mesmas

por isso relembro no nosso caso em que os consumos são +- identicos

consumo em média por mês 350kw

das duas uma:
ou compro kit grid tie 2x250w em painéis mais microinversor - +-800€ - neste caso nao faço ideia de quanto vou poupar, mas estou convicto que não serão os 3kw mesmo no verão

ou compro um kit de 4x250w em paineis + inversor hibrido axpert ks 3000 (por exemplo ) + 4 baterias trojan 250ah 6V - +- 2600€

com estes 4 paineis conseguiria produzir cerca de 6kw/dia, isto já daria para poupar metade da factura da edp porque a totalidade da minha produção vai ser consumida

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

nem por isso,
esse valor só será real numa curta parte do ano, a maioria do tempo nem de perto nem de longe.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

fsilva Escreveu: com estes 4 paineis conseguiria produzir cerca de 6kw/dia, isto já daria para poupar metade da factura da edp porque a totalidade da minha produção vai ser consumida

estou com um bom raciocínio??[/i]
Do pouco que já aprendi, concordo com o visitante1.

Parece-me que uma produção média para a região de Lisboa ronda 1,5kW/ano/Wp. Mas eu já vi dados da ordem dos 1,3 apenas, mas claro depende so sistema, orientação, etc..
Mesmo com 1,5 x 1000 Wp / 365dias = 4,1kW/dia, bem abaixo dos teus 6kW/dia.

Depois lembra-te que as baterias saem sempre mais caras do que comprar à EDP. Apesar de haver quem diga o contrário, ainda não me convenceram disso, daquilo que já li.
Cumprimentos,
Quintas2

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

fsilva Escreveu:então como não ha problema não vamos duplicar a informação e vamos partilhar o mesmo tópico porque basicamente as nossas duvidas são as mesmas

por isso relembro no nosso caso em que os consumos são +- identicos

consumo em média por mês 350kw

das duas uma:

com estes 4 paineis conseguiria produzir cerca de 6kw/dia, isto já daria para poupar metade da factura da edp porque a totalidade da minha produção vai ser consumida

Na parte do sistema com baterias julgo ser mais fidedigno a estimativa anual de 4 horas / dia de produção à potencia máxima instalada, ou seja para 1000Wp instalado conta com um valor médio anual diário de 4kWh.

Na parte do grid tie e no ajuste de consumos e de stand-by apresento-te a minha máquina de lavar loiça:

Imagem

Se eu meter 500W em grid tie nem com a MLL ligada a toda a hora me vou safar de injetar na rede! E nos picos vou consumir 2000W em vez de 2500W :lol:
Isto para dizer que as medidas de consumo residuais não podem ser médias, tem que ser analisado pelo valor minimo obtido na casa ou idealmente como o ChrOn diz com um grafico de consumo.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”