embora não perceba nada destes temas, a verdade é que gosto de saber que posso poupar qq coisa (se não mesmo bastante) se instalar paineis fotovoltaicos.
Atualmente tenho painel solar para aquecimento de águas, e instalei-o ao abrigo do incentivo que o governo deu há uns anos. Sobre este tema, nada tenho a dizer, apenas que acredito que a poupança nestes casos não deve ser medida apenas no que se deixa de gastar no aquecimento das águas mas (pelo menos no meu caso pessoal) também no que se consegue poupar em água propriamente dita, pois é tremendamente mais rápido o aquecimento da água com o painel do que com o esquentador.
Bem, mas não é propriamente sobre este tema que quero pedir a vossa opinião.
Estou a ponderar muito seriamente a instalação de paineis fotovoltaicos para reduzir o máximo possível (o ideal seria tudo, mas tenho noção de que é praticamente impossível) o custo da fatura da eletricidade.
Tenho como limite (tendo em consideração as novas regras) os 1500Kw, pelo que as alternativas serão sempre à volta dessa capacidade de produção.
Tenho feito algumas pesquisas, tanto nacionais como internacionais, e encontro variações muito grandes de preço, pelo que volto à estaca zero quando se trata de escolher uma alternativa.
Recentemente encontrei um site português (possivelmente haverão outros, mas este pareceu-me claro no que oferecia) que inclusivamente me chamou à atenção para o preço. Enquanto até há pouco tempo andava a ver uma instalação fotovolvaica a rondar os 6000€, e este site (não o refiro até algum administrador dizer que posso fazer) indica preços (acresce IVA) de 2397€ para uma instalação de 6 paineis de 250w + estrutura e 1 inversor 2002 int (não faço ideia se isto é bom ou não).
Ora mesmo acrescentado o IVA (23% sobre 2397€ fica abaixo dos 3000€), torna, a meu ver, este preço bastante mais atrativo que outros que vi em tempos.
Em resumo, gostava de colocar as seguintes questões:
1. Este preço que indiquei, para potencia em questão, é interessante ou haverá outros de confiança mais em conta (e por favor digam que sim

2. Há algum pormenor na lei atual que me esteja a escapar? do que eu vi, para uma produção de até 1500w apenas é necessária uma comunicação prévia às autoridades competentes. Não percebi ainda como funciona a "venda" da eletricidade não consumida.
3. E em relação às baterias para acumulação de energia? Valem a pena? qual é o preço a que se vendem, não só as baterias como também toda a parafernália associada à sua utilização?
mais uma vez um antecipado obrigado pelas vossas respostas.