Baterias em paralelo.

Local para debater sobre o autoconsumo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Baterias em paralelo.

Mensagem por jmal »

Emanuel Couto Escreveu:Jmal! "se a boca" de estarem a complicar as coisas for para mim.
Podes me dizer em que ponto do meu comentário, compliquei as coisas!?

Referente as espessuras do cabo!
Mesmo que haja alguma diferença (entre as séries)! Se os valores mínimos foram respeitados não vejo qualquer problema.

Pois (neste caso), os desequilíbrios são mínimos, e na verdade por mais ajustes que fazemos na corrente que entra, a que saí do banco, equações regulares etc, etc.. vai sempre haver pequenas diferenças de potencial!!!

(Não acredito, que num banco inteiro, haja uma única célula com a tensão (exatamente) igual às demais)

Claro que por vezes são pequenas diferenças, que na maior parte das vezes, nem nos apercebemos.
Não lancei "boca" nem para ti nem para ninguém, apenas argumentei que a solução é simples. Peço desculpa se foi essa a mensagem que passou, foi sem intenção. :oops:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

jmal Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Jmal! "se a boca" de estarem a complicar as coisas for para mim.
Podes me dizer em que ponto do meu comentário, compliquei as coisas!?

Referente as espessuras do cabo!
Mesmo que haja alguma diferença (entre as séries)! Se os valores mínimos foram respeitados não vejo qualquer problema.

Pois (neste caso), os desequilíbrios são mínimos, e na verdade por mais ajustes que fazemos na corrente que entra, a que saí do banco, equações regulares etc, etc.. vai sempre haver pequenas diferenças de potencial!!!

(Não acredito, que num banco inteiro, haja uma única célula com a tensão (exatamente) igual às demais)

Claro que por vezes são pequenas diferenças, que na maior parte das vezes, nem nos apercebemos.
Não lancei "boca" nem para ti nem para ninguém, apenas argumentei que a solução é simples. Peço desculpa se foi essa a mensagem que passou, foi sem intenção. :oops:
Foi apenas um mal entendido ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm

Mensagem por nunopaulo1975 »

Permitam-me que aconselhe a utilização de uma pequena aplicação em JAVA disponivel no endereço http://www.falstad.com/circuit/ é de muito facil utilização.

Cumprimentos.
Nuno

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que ele se estava a referir ao esquema, o colocado anteriormente, que representa duas ideias diferentes.
Nem eu tinha reparado na confusão que para lá ia...
Se houvesse a possibilidade de separar os elementos das baterias de 12V (cada uma tem 6), então poderia-se fazer o paralelo da melhor forma possivel. Não havendo a possibilidade, fica assim com os menores conjuntos de células em paralelo (de 6 em 6, os 12V) para depois se fazer a série dos dois conjuntos formados para dar os 24V. Tal como ficou com a correcção do jmal.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver

nunopaulo1975 Escreveu:Penso que será importante garantir que os condutores de interligação entre as string's de baterias sejam de igual comprimento e que o inversor seja alimentado de modo cruzado (condutores 3 e 4).

Condutores 1 e 5, igual comprimento.
Condutores 2 e 6, igual comprimento.
Podendo estes dois ultimos diferir dos dois primeiros.

O comprimentos dos condutores 7, 8 e 9 é de extrema importancia, pois é por aqui que se garante que as string's ficam equilibradas entre si.

O comprimento dos condutores 3 e 4 não é relevante para o equilibrio do sistema.

No caso de várias string's de baterias em paralelo, devemos ligar o + na primeira string e o - na ultima, assim garantimos que a distancia que a corrente tem que percorrer é sempre a mesma, independentemente do numero de string's existentes.

Peço imensa desculpa, mas esta minha afirmação não está correcta.

No caso de duas string's de baterias, podemos considerar tudo o que disse anteriormente.
No caso de >2 string's de baterias , já não podemos considerar, pois as contas não batem certo.

Junto anexo uma imagem , que julgo todos irão compreender.
As resistencias de 1 Ohm representam os condutores de ligação entre as baterias, se aumentarmos o comprimento, aumentamos a resistencia.
As baterias são de 12v e as lampadas de 24v 100w.
Anexos
2.jpg

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Embora não esteja mal, ainda não gosto...
Assim será sempre mais difícil verificar alguma anomalia do conjunto. Simplificaria se juntasses os bornes das baterias do meio!

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver

Não percebo o que quer dizer com : ""Assim será sempre mais difícil verificar alguma anomalia do conjunto. Simplificaria se juntasses os bornes das baterias do meio!""

Creio que mais simples do que o esquema que mostrei, é impossível.

No entanto, posso estar a passar ao lado e não vislumbrar o que pode ser óbvio.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Com uma pinça Amperimétrica poderias saber qual das baterias estava em pior estado ou em melhor.

Assim só saberás que é no conjunto das duas baterias que estão em série, já que a corrente numa série é igual em todas as células da mesma.

No caso de estar alguma delas mais frágil, poderias acrescentar outra baterias da quantia necessária para igualar os paralelos, e assim poderias ter o conjunto bem equilibrado (tendo o mesmo abaixamento de tensão em todas as baterias quando em carga forte).

Pega no desenho rectificado pelo jmal para perceber melhor!

Claro que sempre seria possivel saber qual das duas que estão em série está melhor (seria aquela que apresentasse menor tensão quando colocada à carga).

Se calhar estamos aqui a discutir coisas mínimas, que pouca relevância terão em prática!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Jorge Rocha Escreveu:Com uma pinça Amperimétrica poderias saber qual das baterias estava em pior estado ou em melhor.

Assim só saberás que é no conjunto das duas baterias que estão em série, já que a corrente numa série é igual em todas as células da mesma.

No caso de estar alguma delas mais frágil, poderias acrescentar outra baterias da quantia necessária para igualar os paralelos, e assim poderias ter o conjunto bem equilibrado (tendo o mesmo abaixamento de tensão em todas as baterias quando em carga forte).

Pega no desenho rectificado pelo jmal para perceber melhor!

Claro que sempre seria possivel saber qual das duas que estão em série está melhor (seria aquela que apresentasse menor tensão quando colocada à carga).

Se calhar estamos aqui a discutir coisas mínimas, que pouca relevância terão em prática!
Em qualquer das situações, podem ser detectadas anomalias nas baterias do grupo!!!

E as diferenças de comportamento em questão são ridículas !!. :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

Com o paralelo de P strings com S células em série é preciso monitorar S x P tensões para saber se estão a entrar em desbalanceamento. Com a série de S blocos de P células em paralelo, basta monitorar S tensões.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Então Njay!!! Com tantos p srtings, s células, p tensões, fiquei todo baralhado :?

Estou a brincar ctg :D , eu percebi o que queres dizer.
Imagem

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

Boas.
Em principio vou utilizar o paralelo com a alteração proposta pelo jmal.
Só tenho uma duvida, como as bateria deverão estar todas carregadas a ~100% qual a ligação que faço primeiro, o exemplo 1 ou o 2?
baterias4.jpg
baterias4.jpg (22.74 KiB) Visto 4859 vezes
baterias5.jpg
baterias5.jpg (22.94 KiB) Visto 4859 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Autor do tópico
nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver

Se as baterias estiverem carregadas, é indiferente, desde que ligue as baterias sem ter nenhuma "carga exagerada" a puxar corrente, senão é capaz de fazer faísca quando encostar o ligador ao borne.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

As diferenças de tensão serão minimas (inferiores a 3V) e nesse caso não haverá quase faisca nenhuma, podes ficar descansado!

Liga em primeiro o shunt do meio e depois uma de cada vez. Assim as diferenças serão repartidas em dois!

Daniel V S
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 07, 2015 11:57 pm

Mensagem por Daniel V S »

Estava pesquisando sobre baterias em paralelo para fazer uma adaptação em meu smartphone (telemóvel) e me deparei com este magnífico site.
O que mais me chamou a atenção nesta discussão foi o nível dos participantes. É muito bonito ver uma conversa onde as pessoas, além de conhecer o assunto, sabem se expressar corretamente e com elegância. Isso pode soar estranho para vocês, mas sou brasileiro, no Brasil de mil pessoas apenas uma sabe escrever corretamente (e elegantemente menos ainda).
Meu pai era Português, mas faleceu quando eu ainda era criança e por isso não me lembro dele, mas deve vir dele meu apreço pela boa comunicação.
Um fraterno abraço para todos.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”