Baterias em paralelo.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Baterias em paralelo.
Olá pessoal, creio que vou entrar por um tema muito complicado, com muitas opinioes contraditórias, no entanto, aqui vai.
Pretendo adicionar duas baterias (24v) usadas a um sistema para autoconsumo que ja tem duas baterias (24).
Como é obvio não vou ligar directamente em paralelo, porque as baterias não são iguais, porque a capacidade tambem não é a mesma, umas são novas (8 meses) as outras (2 anos), etc.
A unica forma que tenho de carregar as baterias é a partir do inversor que já tenho, um SMA Sunny Island, que tem um modelo de carga de baterias bastante avançado, inclusivamente é obrigatório dizer-lhe a capacidade do banco de baterias.
Tenho um Shunt de medição de corrente no polo negativo, para o Inversor saber efectivamente a corrente que entra e sai das baterias, tenho as cargas DC ligadas entre o inversor e o Shunt.
O inversor SMA carrega as baterias a partir da rede 230V que vem do Inversor dos paineis solares.
Estou a pensar se não seria possivel utilizar um regulador de carga daqueles que tem entrada de painel solar, bateria e carga.
Ligando deste modo;
Entrada painel solar, ligo directamente ao inversor SMA (baterias)
Entrada/Saida Bateria, ligo ás baterias usadas.
Saida Carga, ligo ao mesmo sitio da Entrada painel solar, com um diodo em serie, para não haver retorno.
O meu pensamento é este, quando tenho o SMA a carregar as baterias dele ou a fazer manutenção de carga , tenho sempre mais de 24V, logo o regulador vai carregar as baterias que estão ligadas a ele (regulador).
Quando o SMA esta a descarregar baterias para fornecer a rede, a tensão vai cair para perto de 24, eventualmente um bocadito menos.
Neste ponto entra o regulador a fornecer corrente a partir das baterias usadas.
Deste modo temos um banco de baterias a ajudar o outro sem estarem ligadas em paralelo, que é o que se pretende.
Agradeço os vossos comentários.
Pretendo adicionar duas baterias (24v) usadas a um sistema para autoconsumo que ja tem duas baterias (24).
Como é obvio não vou ligar directamente em paralelo, porque as baterias não são iguais, porque a capacidade tambem não é a mesma, umas são novas (8 meses) as outras (2 anos), etc.
A unica forma que tenho de carregar as baterias é a partir do inversor que já tenho, um SMA Sunny Island, que tem um modelo de carga de baterias bastante avançado, inclusivamente é obrigatório dizer-lhe a capacidade do banco de baterias.
Tenho um Shunt de medição de corrente no polo negativo, para o Inversor saber efectivamente a corrente que entra e sai das baterias, tenho as cargas DC ligadas entre o inversor e o Shunt.
O inversor SMA carrega as baterias a partir da rede 230V que vem do Inversor dos paineis solares.
Estou a pensar se não seria possivel utilizar um regulador de carga daqueles que tem entrada de painel solar, bateria e carga.
Ligando deste modo;
Entrada painel solar, ligo directamente ao inversor SMA (baterias)
Entrada/Saida Bateria, ligo ás baterias usadas.
Saida Carga, ligo ao mesmo sitio da Entrada painel solar, com um diodo em serie, para não haver retorno.
O meu pensamento é este, quando tenho o SMA a carregar as baterias dele ou a fazer manutenção de carga , tenho sempre mais de 24V, logo o regulador vai carregar as baterias que estão ligadas a ele (regulador).
Quando o SMA esta a descarregar baterias para fornecer a rede, a tensão vai cair para perto de 24, eventualmente um bocadito menos.
Neste ponto entra o regulador a fornecer corrente a partir das baterias usadas.
Deste modo temos um banco de baterias a ajudar o outro sem estarem ligadas em paralelo, que é o que se pretende.
Agradeço os vossos comentários.
-
Re: Baterias em paralelo.
Após muitas pesquisas, percebi que este regulador de que eu falava, não me serve.
Afinal ele não funciona como eu pensava.
Tenho que arranjar outra alternativa.
Afinal ele não funciona como eu pensava.
Tenho que arranjar outra alternativa.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
No meu simples projecto eu tenho um relé de potencia que liga os 2 bancos de baterias, um de estacionarias e um de baterias de "carro".
O relé só se activa quando o inversor esta em funcionamento e assim carrega ou descarrega os 2 bancos de baterias conforme a solicitação .
Mas no meu caso só tenho o sistema a funcionar praticamente só de dia. Tipo das 8h as 20h.
Não sei se ajuda em algo
O relé só se activa quando o inversor esta em funcionamento e assim carrega ou descarrega os 2 bancos de baterias conforme a solicitação .
Mas no meu caso só tenho o sistema a funcionar praticamente só de dia. Tipo das 8h as 20h.
Não sei se ajuda em algo
Live long and prosper!
-
Peço desculpa pela ausência, mas tive um problema de saúde e tive de ser operado.
Então tem os dois bancos de baterias em paralelo ?
O inversor contabiliza a corrente com que carrega as baterias ?
Se a capacidade dos bancos não for igual, o que vai acontecer é que, quando umas estiverem carregadas, as outras não estão.
Se continuar a carregar, vai sobrecarregar um dos bancos e danificar as baterias.
Então tem os dois bancos de baterias em paralelo ?
O inversor contabiliza a corrente com que carrega as baterias ?
Se a capacidade dos bancos não for igual, o que vai acontecer é que, quando umas estiverem carregadas, as outras não estão.
Se continuar a carregar, vai sobrecarregar um dos bancos e danificar as baterias.
Última edição por nunopaulo1975 em quinta jul 04, 2013 8:09 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
É seguro ter baterias de diferentes capacidades ligadas em paralelo. Elas vão carregar e descarregar exactamente ao mesmo tempo, mesmo que uma seja de 100ah e outra de 30ah. Há por aí vários exemplos nas motos.
Baterias em serie é que têm de ser iguais, se possível do mesmo lote...
Já agora... desejo-lhe uma rápida recuperação.
Baterias em serie é que têm de ser iguais, se possível do mesmo lote...
Já agora... desejo-lhe uma rápida recuperação.
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Não acontece nada!!
Tenho no meu banco num 2, baterias de diferentes capacidades, e até hoje não deu problemas.
Claro que o ideal era tudo da mesma capacidade.
Tenho no meu banco num 2, baterias de diferentes capacidades, e até hoje não deu problemas.
Claro que o ideal era tudo da mesma capacidade.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
A minha ideia é que, sendo as baterias de capacidades diferentes, elas irão descarregar proporcionalmente á sua capacidade.
Por exemplo:
Bateria A : 12v 200Ah
Bateria B : 12v 100Ah
Se descarregarmos 50% do banco, vamos retirar 100Ah da "A" e 50Ah da "B".
Isto acontece porque a tensão vai ser sempre igual nas duas baterias, mesmo que uma tenha tendencia para descarregar mais do que a outra.
Quando a tensão diminuir numa, a outra vai compensar.
Penso eu.
Por exemplo:
Isto acontece porque a tensão vai ser sempre igual nas duas baterias, mesmo que uma tenha tendencia para descarregar mais do que a outra.
Penso eu.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
nunopaulo1975 Escreveu:A minha ideia é que, sendo as baterias de capacidades diferentes, elas irão descarregar proporcionalmente á sua capacidade.
Por exemplo:
Penso eu.
????
Importas-te de explicar melhor o teu raciocino ? estas baterias estão em série, ou paralelo ? como controlas a descarga a 50 %?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Eu usei um exemplo de baterias de 12v em paralelo, tambem podemos pensar em 24v em paralelo.
O controlo de carga e descarga das baterias é feito pelo Inversor.
No meu caso tenho um banco de 24v ligado ao Inversor, ele sabe que a capacidade é de 200Ah e controla a corrente que entra/sai por intermédio de um Shunt de corrente.
O que pretendo é adicionar outro banco de 24v, mas as baterias não são iguais.
A minha questão é :
Como garantir que as cargas e descargas de um banco de baterias (24v) em paralelo com capacidades diferentes, sejam sempre feitas proporcionalmente á capacidade das baterias?
Eu penso que isso acontece naturalmente, porque as baterias em paralelo teem tendencia para se equalizarem umas ás outras.
Se ligarmos uma bateria carregada a uma bateria descarregada, elas teem tendencia para ficarem iguais.
Embora NÃO se deva fazer isto, porque vão circular enormes correntes entre elas e podemos danificar as duas.
O que se deve fazer é carregar a bateria descarregada e só depois ligar em paralelo.
Gostava de ouvir os vossos comentários.
No meu caso tenho um banco de 24v ligado ao Inversor, ele sabe que a capacidade é de 200Ah e controla a corrente que entra/sai por intermédio de um Shunt de corrente.
A minha questão é :
Como garantir que as cargas e descargas de um banco de baterias (24v) em paralelo com capacidades diferentes, sejam sempre feitas proporcionalmente á capacidade das baterias?
Eu penso que isso acontece naturalmente, porque as baterias em paralelo teem tendencia para se equalizarem umas ás outras.
Se ligarmos uma bateria carregada a uma bateria descarregada, elas teem tendencia para ficarem iguais.
Embora NÃO se deva fazer isto, porque vão circular enormes correntes entre elas e podemos danificar as duas.
O que se deve fazer é carregar a bateria descarregada e só depois ligar em paralelo.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
O que interessa ser igual são as capacidades das que estão em série, em paralelo podes meter as que quiseres, e não te importes em controlar a carga de cada uma, o que interessa é a tensão mínima, elas vão descarregar todas por igual com diferenças mínimas.nunopaulo1975 Escreveu:Eu usei um exemplo de baterias de 12v em paralelo, tambem podemos pensar em 24v em paralelo.
A minha questão é :
Cumps Inovadores
-
- Moderador
Exatamente como o jmal disse ....

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
- Moderador
Ainda acrescentava mais, ao formarmos um banco de baterias, no seu caso, duas em série, outras em paralelo, o resultado na carga e na descarga, é como se tratasse de uma bateria só!
Só que na prática infelizmente as coisas não acontecem bem assim!
Na teoria, nas baterias ligadas umas às outras, e como sabes, as tensões estão sempre tentando se equilibrar ou anular a diferença de potencial.
Mas vai existir sempre alguma diferença entre baterias, mesmo nas células que ficam dentro das baterias, na verdade uma bateria é constituída por 6 baterias em série.
E por vezes esta diferença é significativamente grande e, se não for corrigida, pode mesmo comprometer o funcionamento da mesma, e em casos mais graves, a inversão da polaridade.
Por isso que, tempos a tempos, temos que fazer a equalização das baterias!
Seu propósito é compensar quaisquer irregularidades que possam ter ocorrido, ou regularizar as diferenças de tensões e densidades entre os elementos individuais de um banco.
"Mas não abusar nas tensões, nem nas repetições de equalização" e consultar sempre os manuais do fabricante.
Pois abusar das equalizações, vai diminuir significativamente o seu tempo de vida.
As melhoras....
Só que na prática infelizmente as coisas não acontecem bem assim!
Na teoria, nas baterias ligadas umas às outras, e como sabes, as tensões estão sempre tentando se equilibrar ou anular a diferença de potencial.
Mas vai existir sempre alguma diferença entre baterias, mesmo nas células que ficam dentro das baterias, na verdade uma bateria é constituída por 6 baterias em série.
E por vezes esta diferença é significativamente grande e, se não for corrigida, pode mesmo comprometer o funcionamento da mesma, e em casos mais graves, a inversão da polaridade.
Por isso que, tempos a tempos, temos que fazer a equalização das baterias!
Seu propósito é compensar quaisquer irregularidades que possam ter ocorrido, ou regularizar as diferenças de tensões e densidades entre os elementos individuais de um banco.
"Mas não abusar nas tensões, nem nas repetições de equalização" e consultar sempre os manuais do fabricante.
Pois abusar das equalizações, vai diminuir significativamente o seu tempo de vida.
As melhoras....

-
Obrigado a todos pelos desejos de melhoras, isto está optimo.
Parece que a ideia que eu tinha sobre o comportamento das baterias, coincide com a maioria do pessoal.
E depois de ler varios documentos que encontrei na net, que me parecem ser de fontes fidedignas, confirma-se.
Agora uma questão para o Emanuel Couto,
As minhas baterias teem um autocolante com o seguinte :
12V 250Ah (100h) 230Ah (20h) 180Ah (5h)
Acontece que fui procurar o fabricante das baterias e não encontro nada.
Encontrei sim, um ficheiro PDF com dados das baterias DETA SOLAR desde as de 70Ah até as de 250Ah, em varios locais da net.
Nesse documento os dados das baterias de 250Ah não coincidem com o autocolante da bateria.
: 12V 250Ah(100h) 250Ah(20h) 224Ah(10h) 200Ah(5h) 178Ah(3h)
O que achas disto ?
Parece que a ideia que eu tinha sobre o comportamento das baterias, coincide com a maioria do pessoal.
E depois de ler varios documentos que encontrei na net, que me parecem ser de fontes fidedignas, confirma-se.
Agora uma questão para o Emanuel Couto,
As minhas baterias teem um autocolante com o seguinte :
12V 250Ah (100h) 230Ah (20h) 180Ah (5h)
Acontece que fui procurar o fabricante das baterias e não encontro nada.
Encontrei sim, um ficheiro PDF com dados das baterias DETA SOLAR desde as de 70Ah até as de 250Ah, em varios locais da net.
Nesse documento os dados das baterias de 250Ah não coincidem com o autocolante da bateria.
: 12V 250Ah(100h) 250Ah(20h) 224Ah(10h) 200Ah(5h) 178Ah(3h)
O que achas disto ?
-
- Moderador
É a capacidade em Ampere-hora definido para um determinado regime de descarga.

-
A questão era mesmo sobre os valores do autocolante e os do ficheiro pdf, serem diferentes.
Se quiser posso enviar-lhe o ficheiro pdf em questão.
-
- Moderador
Neste momento encontro-me fora para comparar com os dados que tenho em casa, mas podes mandar, depois no domingo comparo.nunopaulo1975 Escreveu:A questão era mesmo sobre os valores do autocolante e os do ficheiro pdf, serem diferentes.
Abraço.

-
Pode ver o ficheiro com os dados tecnicos das baterias neste endereço:
http://www.donauer.eu/uploads/tx_tsprod ... _en_01.pdf
Cumprimentos.
http://www.donauer.eu/uploads/tx_tsprod ... _en_01.pdf
Cumprimentos.
-
- Moderador
Desisto!! Não consigo encontrar os dados das baterias.
Realmente estava curioso para comparar os dados, para ver se tinha os mesmos valores!
Os teus, são mesmo do fabricante !?
Abraço.

Realmente estava curioso para comparar os dados, para ver se tinha os mesmos valores!
Os teus, são mesmo do fabricante !?
Abraço.

-
A questão é mesmo essa, quem é o fabricante destas baterias ????
Os unicos dados que tenho são os do autocolante da bateria e desse ficheiro.
Mas parece-me que algo não bate certo, nomeadamente a capacidade da bateria a (C20) e (C5).
O meu problema é que o inversor que tenho , exige saber a capacidade das baterias e eu tenho medo de lhe estar a dar valores errados.
Abraço
Os unicos dados que tenho são os do autocolante da bateria e desse ficheiro.
Mas parece-me que algo não bate certo, nomeadamente a capacidade da bateria a (C20) e (C5).
O meu problema é que o inversor que tenho , exige saber a capacidade das baterias e eu tenho medo de lhe estar a dar valores errados.
Abraço
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Penso que será uma marca branca fabricada atualmente pela exide, já li isso algures, no entanto logo que me seja possivel posso falar com o contacto da exide e esclarecer.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW