Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

já que eu disse anteriormente que pretendo mudar a turbina que aparece na foto ao fundo para a nova torre, acredito que cabe uma consideração aqui.

o que acontece é que há quase um ano venho testando a turbina nesta pequena torre de apenas 5m. em geral a altura mínima recomendade pelos fabricantes de turbinas de pequeno porte é 12m. e eu tenho propositalmente deixado esta tão baixo para reproduzir condições desfavoráveis, com isso foi possível desenvolver melhor o perfil das pás, que é o meu problema principal. a estrutura mecânica da turbina e o gerador já estão mais do que resolvidos, mas as pás é que são o meu problema. demorei muito tempo para chegar a uma hélice com um rendimento aceitável.

se eu já tivesse começado os testes com uma torre de 20m por exemplo, provavelmente a primeira pá que eu construí já teria dado um rendimento aceitável e eu não tivesse evoluído neste conceito.

agora vou passar a turbina para a torre nova, mas vou continuar com esta de 5m para testar outras turbinas e hélices. moral da história: é preciso enfrentar condições desfavoráveis para conseguir evoluir.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

josenir,

depois voce não quer que eu te chame de professor!!!!
nesta nova torre voce ainda vai utilizar a turbina com 4 pás ou vai experimentar uma com 3 pás?
voce já experimentou fazer pás de turbinas em pvc?
outra pergunta: esta turbina está acionando diretamente o alternador ou existe alguma multiplicação no acionamento do alternador?
voce já experimentou uma turbina com 2 pas? pois vi um artigo que fala que a turbina com 2 pas é a mais veloz de todas as configurações, mas tem dificuldade de partida, e para o alternador se a velocidade for maior melhor para geração.

continue nos informando sobre o desenvolvimento de suas experiências.

um abraço

jose americo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
depois voce não quer que eu te chame de professor!!!!
nesta nova torre voce ainda vai utilizar a turbina com 4 pás ou vai experimentar uma com 3 pás?
voce já experimentou fazer pás de turbinas em pvc?
outra pergunta: esta turbina está acionando diretamente o alternador ou existe alguma multiplicação no acionamento do alternador?
voce já experimentou uma turbina com 2 pas? pois vi um artigo que fala que a turbina com 2 pas é a mais veloz de todas as configurações, mas tem dificuldade de partida, e para o alternador se a velocidade for maior melhor para geração.
continue nos informando sobre o desenvolvimento de suas experiências.
um abraço
jose americo
já experimentei 2 pás de 1m direto no eixo do alternador, mas não ficou bom. dá uma rotação realmente maior, mas como eu ainda não acertei com um bom material e perfil, deixei encostado por um tempo. como já disse em uma ocasião anterior, aqui onde moro temos algumas dificuldade para encontrar certos materiais, e isso atrasa um pouco o desenvolvimento das minhas pesquisas.
atualmente o que deu melhor foi com 4 pás de 1m com multiplicação por polia de 1:2,5 e é este conjunto que estou usando. eu fiz esta turbinacom uma estrutura mecânica onde posso trocar a multiplicação a qualquer hora, e tenho feito muito experimentos.
ainda não experimentei o pvc, mas pretendo experimentar. o próximo teste vai ser com a hélice de 3 pás de 1m, sim.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

agora ela está em pé. vejam como ficou:
Torre_14_ok.JPG
Torre_14_ok.JPG (65.04 KiB) Visto 7890 vezes

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir,

parabéns meu amigo!!!! realmente ficou fantástica esta torre com a trubina!!!
já tem algumas medições efetuadas com a turbina na nova torre?

para aumentar nosso conhecimento, voce poderia postar a multiplicação que voce tem usado nesta turbina? pois pretendo fazer a minha turbina e se já tiver uma ideia que já funciona fica melhor ainda.

esta multiplicação usa correia "v"?

voce já pensou em sistema de "furling"? usei o termo em ingles pois não sei como é chamado em portugues, que é o sistema que faze com que a hélice saia da direção perpendicular ao vento quando este é muito forte e pode danificar a turbina ou tambem pode limitar a potência gerada pelo gerador.

observei que existem vários sistemas, alguns que desviam a hélice horizontalmente e outros que fazem com que a hélice desvia verticalmente. voce já experimentou alguma coisa assim?

obrigado e um abraço

josé américo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
parabéns meu amigo!!!! realmente ficou fantástica esta torre com a trubina!!!
já tem algumas medições efetuadas com a turbina na nova torre?
para aumentar nosso conhecimento, voce poderia postar a multiplicação que voce tem usado nesta turbina? pois pretendo fazer a minha turbina e se já tiver uma ideia que já funciona fica melhor ainda.
esta multiplicação usa correia "v"?
voce já pensou em sistema de "furling"? usei o termo em ingles pois não sei como é chamado em portugues, que é o sistema que faze com que a hélice saia da direção perpendicular ao vento quando este é muito forte e pode danificar a turbina ou tambem pode limitar a potência gerada pelo gerador.
observei que existem vários sistemas, alguns que desviam a hélice horizontalmente e outros que fazem com que a hélice desvia verticalmente. voce já experimentou alguma coisa assim?
obrigado e um abraço
josé américo
ainda não deu tempo de fazer medições, mas eu estou bastante otimista. o campo de prova (onde está a torre) fica um pouco longe de casa, e só consigo ir lá no máximo uma vez por semana, e esta semana já fui três devido à instalação da torre.
a ampliação da minha turbina é feita com duas polias em v, uma de 56mm no alternador e uma de 140mm no eixo da hélice, o que dá 1:2,5 (uma volta da hélice para 2,5 do alternador). assim que puder posto umas fotos desta parte.

não estou usando nenhum recurso mecânico que limite a potência para condições de excessos de vento. por dois motivos: porque na minha região dificilmente ocorrem ventos extremos e porque estou usando o alternador, que é muito robusto. mais para frente vou prever um sistema de curto-circuito nas fases do alternador para limitar a potência.

entretanto tenho procurado fazer pás com um bom ângulo de passo, com o objetivo de facilitar a partida com ventos fracos, o que acaba por limitar a velocidade máxima devido ao arrasto.

adilsonkrest
Membro
Membro
Registado: sexta nov 13, 2009 2:56 pm

Mensagem por adilsonkrest »

sun_rise_pt Escreveu:o alternador de carro será uma opção a considerar...
aguenta todo o tipo de "maus tratos", como os banhos de água, óleo, combustível, lixo, pó, calor, vibrações...
e sempre as pessoas se "espantam" ao ler as placas de características: como pode uma coisinha tão compacta ter a capacidade indicada??? mas tem!
e, infelizmente também possuem as desvantagens das muitas rpm necessárias à utilização em eólica (ou outras), além de precisarem de energia para magnetizarem o rotor.
não é fácil aplicar um mutiplicador de rpm num aerogerador.
na produção de energia fora do carro, pelo menos, o regulador de tensão e o rotor tradicional são para esquecer! os rectificadores são ótimos!
a conversão é possível. e acredito ser melhor que alguns alternadores de aerogerador que por aí se publicitam.
já há várias modificações para adequarem os alternadores automotivos...
procurando na net, encontram-se empresas que procederam à troca do comum rotor, por outro com ímanes de neodímio, e alteraram os enrolamentos, vendendo os alternadores a preços aceitáveis.
e, claro... ...há os "amadores" (no sentido prestigiante e muito louvável da palavra!!!) que também o fazem de forma semelhante. por ex.: trocar o enrolamento do rotor por ímanes de magnetrons avariados de micro-ondas, como na figura que se segue:

Imagem

gostaria de saber que empresas fazem esta modificação do rotor tradicional por neodimio,,,,grato..

adilsonkrest
Membro
Membro

alguem pode me ajudar.????

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

adilson,

eu não conheço nenhuma empresa no brasil que faça isto. existem amadores com muita criatividade e capacidade que desmontam os rotores originais dos alternadores, retiram a bobina original e colocam em seu interior um imã de neodimio ou magnetron de forno de microondas. creio que o melhor caminho seja levar um rotor em uma oficina que tenha prensa hidráulica para poder abrir o rotor, medir o espaço disponivel, e entrar em um site de imãs, tal como cermag (http://www.cermag.com.br/) e verificar o que eles tem disponiveis ou podem fazer sob medida.
fora do brasil temos empresas como a windblue (http://www.windbluepower.com/) que tem este tipo de material já pronto.

espero ter ajudado com alguma informação.

um abraço

jose americo

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

amigos,

encontrei tambem aqui nos eua empresas que fazem alternadores para uso em turbinas eolicas.
http://www.prestowind.com/

um abraço a todos

jose americo

adilsonkrest
Membro
Membro

sun_rise_pt Escreveu:josenir,
imagino que está no brasil.
por quê gastar energia apenas para produzir magnetização se você pode fazer isto simplesmente com ímanesr é um desperdício.
há uma forma de apenas ligar a excitação quando houver vento suficiente, mas ainda assim continua a jogar fora alguma
peça aí numa reparadora de micro-ondas uns magnetrons avariados e substitua a bobina de excitação do alternador por estes e não precisa de mais para a produção.

ola. caro colega , me explica melhor esta parte de trocar bobina pelo magnetron do microondas, , para ver se é o que eu estava pensando em fazer, se vc tiver desenho ou algu esquema , melhor eu agradeço,, esou trabalhando em algo seelhante.....valew..

adilsonkrest
Membro
Membro

jamerico Escreveu:adilson,

eu não conheço nenhuma empresa no brasil que faça isto. existem amadores com muita criatividade e capacidade que desmontam os rotores originais dos alternadores, retiram a bobina original e colocam em seu interior um imã de neodimio ou magnetron de forno de microondas. creio que o melhor caminho seja levar um rotor em uma oficina que tenha prensa hidráulica para poder abrir o rotor, medir o espaço disponivel, e entrar em um site de imãs, tal como cermag (http://www.cermag.com.br/) e verificar o que eles tem disponiveis ou podem fazer sob medida.
fora do brasil temos empresas como a windblue (http://www.windbluepower.com/) que tem este tipo de material já pronto.

valew amigo,, é que eu tenho alguns alternadores automotivo e gostaria de realizar esta mudança, para que assim eu possa atraves de poucos rpm consiga tensão e amp. para um pq. projeto,as outras pates ja tenho...vou pedir uma orientações para o josenir , ele disse algo semelhante como passo a passo como fazer isto...... té mais..

um abraço

jose americo

adilsonkrest
Membro
Membro

jamerico Escreveu:adilson,

um abraço

jose americo

olhei o site que vc. mensionou legal gostria de comprar , mais o pagamento é feito paypal,
ja trabalhei com o paypal, comprei algo da china, mas depois tive problema com o pay pal, eles ficam pegando sua conta e veificando, bloqueia, ai vc, tem que mandar documentos, etc..imagina vc. s´o aranhando um pouco de inges,,,
arrumei uma pessoa para me comprar pelo paypal, e me enviava em meu endereço,depois de duas compras ele sumiu, com um saldo de uns 25 dolares,,,
estou pensando em procurar um serviço, ou pessoa que conheça um pouco de exportação e possa me ajudar,,,,,
sera que aqui no site alguem pode me ajudar, tenho ja um projeto montado mas preciso desse alternador aí do site,
ai depois quem sabe posso desmonta-lo em um tempo futuro, peço ao meu colega aqui ferramenteiro e eletrica de motores e engenheiro da weg. e ele me reproduz , posso ate forneceu aqui para o pessoal , para realizar seus projetos, gosto de ajudar e ser prestativo , qualquer informação eu aceito, mas ja dessidi vou procurar por este meio..... té mas...

marcioclavery
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda nov 30, 2009 12:24 am

Mensagem por marcioclavery »

boa noite,

eu queria saber tenho um alternador bosch 45ah 12v eu tenho que passar ele para 24v para poder usar esse excitador/regulador ou eu posso usar ele assim mesmo em 12v.

aguardando a sua resposta.......

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

marcioclavery Escreveu:boa noite,
eu queria saber tenho um alternador bosch 45ah 12v eu tenho que passar ele para 24v para poder usar esse excitador/regulador ou eu posso usar ele assim mesmo em 12v.
aguardando a sua resposta.......
este tópico trata da adaptação de um alternador automotivo para o uso como gerador eólico, e para isso ser possível é necessário seguir a receita dada aqui, onde eu sugiro a troca do bobinamento do alternador de 12v por um novo bobinamento com o triplo do número de espiras e a montagem de um regulador/excitador cujo esquema e pci já foram divulgados aqui mesmo.
estou à disposição para ajudar, mas é indispensável aos novos membros que leiam antes para terem uma ideia melhor do que se trata para não estarem perguntando aquilo que já foi perguntado e respondido. assim podemos ter um conteúdo mais conciso, organizado e útil a todos.

gisele novata
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado dez 05, 2009 5:49 pm

Mensagem por gisele novata »

este seu esquema querido ta uma bomba, nunca vi um esquema taum bagunçado que nem este me explica aquela lista que vc passou das peças de onde vc tirou na sua lista tem 13 capacitores e no seu esquema tem 15 onde esta estes dois outros, no seu esquema tem so capacitor de 100nf e na sua lista tem 2 capacitor de 10nf onde ele fica no esquema invisivel, tem mais na sua lista pede 2 zener de 18v e 2 zener de 12v no seu esquema so usa 1 de cada, sera que é prevenção contra curto circuito, ja que vc é tão bão em energia eolica e tem conhecimento em eletronica como andei lendo seus depoimentos, me monta um esquema de para um motor de passo bipolar (sabe o que é bipolar né) apenas 4 fios, steep para controle de velocidade deste motor ai posso falar que vc manja porque arquele teu esquema do alternador só vc deve entender porque numa parte sobra peça e outra falta.

falando serio este de onde vc tirou este esquema...

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

gisele novata Escreveu:este seu esquema querido ta uma bomba, nunca vi um esquema taum bagunçado que nem este
você saberia dizer o que é "bagunçado"?
gisele novata Escreveu:me explica aquela lista que vc passou das peças de onde vc tirou na sua lista tem 13 capacitores e no seu esquema tem 15 onde esta estes dois outros, no seu esquema tem so capacitor de 100nf e na sua lista tem 2 capacitor de 10nf onde ele fica no esquema invisivel,
os dois capacitores de 10nf estão cada um ligado ao pino 2 de cada ci 555.
gisele novata Escreveu:tem mais na sua lista pede 2 zener de 18v e 2 zener de 12v no seu esquema so usa 1 de cada, sera que é prevenção contra curto circuito,
os dois zeners de 18v estão cada um ligado ao gate de cada mosfet irfz44. eles servem de proteção contra excesso de tensão nestes componentes.
gisele novata Escreveu:ja que vc é tão bão em energia eolica e tem conhecimento em eletronica como andei lendo seus depoimentos, me monta um esquema de para um motor de passo bipolar (sabe o que é bipolar né) apenas 4 fios, steep para controle de velocidade deste motor ai posso falar que vc manja porque arquele teu esquema do alternador só vc deve entender porque numa parte sobra peça e outra falta.
agradeço a sua proposta, mas não precisa dizer nada disso, pois o que eu sei dá apenas para o meu gasto, e para ajudar alguns amigos menos experientes neste forum. ademais, controlador para motor de passo não poderia ser posto neste tópico porque não faz parte do estudo de energia eólica. mas você pode encontrar isso pela internet com a maior facilidade. boa sorte.
gisele novata Escreveu:falando serio este de onde vc tirou este esquema...
este circuito foi projetado por mim mesmo. você pode procurar por aí, se encotrar algo semelhante, foi copiado daqui. este circuito já está ficando muito popular. já foi montado por vários colega daqui do forum e já existem várias referências a ele sendo publicadas pela internet.

na próxima intervenção procure localizar o último esquema postado, pois várias versões foram publicadas, e neste caso talvez você tenha visto uma das versões que estão desatualizadas, e por isso incorreu em erro nas suas colocações. até breve.

gisele novata
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado dez 05, 2009 5:49 pm

Mensagem por gisele novata »

josenir Escreveu:este é o arquivo do desenho da pci original no formato do expresspcb.
reg_alt.zip
e segue a lista de componentes:

diodos
2 - 1n4001
1 - 1n5401
2 - 1n4148
2 - zener 12v 1w
2 - zener 18v 1w

capacitores ceramicos
4 - 100nf
2 - 10nf

capacitores eletroliticos
2 - 2200uf 25v
1 - 470uf 16v
3 - 100uf 16v
1 - 10uf 100v despolarizado

resistores 0,25w
3 - 10r

resistores 0,125w
2 - 470r
4 - 1k
2 - 1k5
1 - 2k2
2 - 4k7

transistores
3 - irfz44
1 - bc337
1 - bc327

ci
2 - ne555

diversos
1 - trimpot vertical 5mm 100k
1 - trimpot vertical 5mm 2k2
1 - trimpot horizontal 5mm 20k
1 - led vermelho (exc)
1 - led verde (carga)
1 - relé 12v 15a de 5 pinos
1 - placa de ci virgem 70mm x 55mm

se alguém montar não deixe de comentar os resultados.

agradeço
moderado por jmal por conter ofensas a outro user

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

gisele novata Escreveu:moderado por jmal por conter ofensas a outro user
para quem quer entrar num fórum e logo de início (só 2 mensagens) e começa com estes termos a um membro, penso que não está com boas intenções! não está para colaborar nem sequer tem termos dignos de estar num fórum!
apresente-se em apresentações ou faça o seu registo como deve ser! e por ser novata deve respeitar os mais "velhos"!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

marcioclavery
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda nov 30, 2009 12:24 am

Mensagem por marcioclavery »

bom tenho uma duvida

vou enrolar um alternador de 12v para 24v

tenho essa duvida usar fios 19 ou 20, onde vou enrolar falou para usar fio 22, daria certo.

tenho que mudar o rotor para 24v.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”