Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por system32 »

cá para mim deves ter a valvula de segurança a verter agua por exesso de ppressão/temperatura!

tens vaso de expanção sanitario??

riddle Escreveu:boas tardes,

trago ao fórum um problema que tenho tido. solicitei a instalação de um sistema de ts de 200l, o que foi concretizado na semana passada.
acontece que, ocasionalmente, surge uma fuga de água com origem desconhecida, parecendo proveniente do esquentador ou acima dele. existem dias, em que continuamos com o normal uso da água quente disponível, em que não aparece nada.
notem que a canalização necessária foi colocada na chaminé que o esquentador utiliza.

o que acham pode estar na origem disto? poderá ser problema do esquentador (nunca teve nenhum até hoje)? por não aguentar a pressão da água? acho pouco provável porque se assim fosse ocorreria sempre que utilizássemos o mesmo, o que não acontece.

ou será da instalação do painel e respectivo depósito? alguma infiltração do exterior?

agradeço desde já a vossa ajuda.

ps - aguardo, entretanto, que alguém da empresa instaladora apareça quando o problema estiver a ocorrer para que possam resolvê-lo.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

mamilcar Escreveu:
electro_naif Escreveu:ora o meu processo está cada vez mais divertido...

agora ninguém sabe onde para o dinheiro, e como se isso não bastasse tenho contactado alguns instaladores e já me dão prazos de 3/4... .... meses!!!!! "..ah e tal lá para janeiro..."

300€ para optimizar a orientação....

um grande porreiro pá à eficiência e xico espertismo!!

mais uma rodada de telefonemas e já tenho 3 instaladores para o "play-off"
boas,

continuo a pensar que, no teu caso, a ajuda do banco é relevante...este pode indentificar o dia, hora, para quem e quem enviou a transferencia!...

quanto aos prazos, e resolvido o problema anterior, está sempre a tempo de trocar de por uma marca mais rápida e menos "xico esperta"

boa sorte

boas!
.. estou farto!!!

-já confirmei junto do banco que, de minha parte, foi tudo feito correctamente. mas mesmo assim a sede está a ver o que se passou com a conta da pmelink
-a pmelink continua a dizer que vai desbloquear a situação em breve, mas já diz isto ha 3 semanas...
-passei o caso para a deco, pois, para mim, está comprovado que a pmelink não tem capacidades para lidar com este programa.

ps. não sei até que ponto seria bom mover uma acção conjunta com todos os membros lesados.
ponto de carga 24h para quem precisar

Riddle
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 22, 2009 3:54 pm

Mensagem por Riddle »

system32 Escreveu:cá para mim deves ter a valvula de segurança a verter agua por exesso de ppressão/temperatura!

tens vaso de expanção sanitario??
não faço a mínima ideia. é necessário este vaso de expansão sanitário para sistemas como o que adquiri (ts 200l)?

se fosse este o problema, por onde sairia esta água?

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas
se for esse o problema, a agua sai pela valvula de segurança colocada antes da entrada do deposito, provavelmente s'o acontece em dias de muito calor, se assim for a soluçao sera colocar um vaso de expansão de águas sanitárias
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

desde que esteja depois da valvula anti-retorno que se deve encontrar na entrada, essa valvula leva com a expanção da agua quando aquece que provoca um aumento de pressão (pior se não gastarem agua quente durante um dia de sol).
por isso insisti que fosse colocado o vaso de espanção que absorve a expanção do circuito sanitario.
(mesmo que tenha sito à minha custa)!
jmsf Escreveu:boas
se for esse o problema, a agua sai pela valvula de segurança colocada antes da entrada do deposito, provavelmente s'o acontece em dias de muito calor, se assim for a soluçao sera colocar um vaso de expansão de águas sanitárias
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 22, 2009 10:26 pm

Mensagem por Shrek »

system32 Escreveu:desde que esteja depois da valvula anti-retorno que se deve encontrar na entrada, essa valvula leva com a expanção da agua quando aquece que provoca um aumento de pressão (pior se não gastarem agua quente durante um dia de sol).
por isso insisti que fosse colocado o vaso de espanção que absorve a expanção do circuito sanitario.
(mesmo que tenha sito à minha custa)!
jmsf Escreveu:boas
bom dia,

sou novo aqui no forum como registado apesar de por cá já andar há umas semanas. não sou instalador nem sequer tenho conhecimentos especificos desta área para além do muito que tenho aprendido pela net em geral e neste fórum em particular e também pela recente experiência de utilizador de paineis solares (o meu sistema foi montado tb na semana passada).

na minha opinião, pelo que o riddle descreve não me parece que a fuga seja pela válvula de segurança. pelo menos seria muito estranho que estando o ts montado no telhado a água lhe fosse parar precisamente junto ao esquentador. por outro lado, tendo o ts sido montado na passada semana, não tivemos dias de forte calor para provocar excesso de pressão (se isso acontecesse em outubro não quero sequer imaginar como seria em julho ou agosto).
na minha modesta opinião, deverá ser uma fuga nalguma emenda ou cotovelo da instalação que lhe foi feita para ligar o ts ao esquentador ou alguma infiltração resultante de algum dano no telhado durante a instalação.
mas os mais entendidos que opinem com mais conheciemnto de causa.

sol_maiato
Membro
Membro
Registado: quarta ago 26, 2009 1:59 pm

Mensagem por sol_maiato »

boas a todos:

mais um testemunho de quem já tem em casa água quentinha pelo sol desde julho o que me deixa muito satisfeito: como não tinha muito conhecimento deste equipamentos, andei indeciso mas ao ir lendo outros testemunhos aqui no fórum e estando aberto a estas ideias da ecologia e da economia tomei finalmente a decisão e até agora tem superado as minhas expectativas. assim, optei pelo vulcano ts300 com resistência eléctrica que presumo só ter que ligar lá para novembro. as razões da escolha, implica uma grande redacção. a minha casa é uma construção-própria recente e sempre quis dotá-la, do melhor ou daquilo que me pareceu ser a melhor relação qualidade/preço. assim a escolha recaiu num equipamento de marca e de grande litragem que acho tal também valoriza uma casa ao invés de outro material sem nome e mirrado quanto à capacidade. somos apenas três pessoas em casa (casal com 1 filho já crescido) e à partida parece ser uma escolha sobredimensionada. do futuro, ninguém sabe, mas a observação da realidade actual diz-me que os filhos tardam em abandonar o ninho dos pais (e não raras vezes trazem é alguém mais para o mesmo ninho) quis precaver-me no caso da família vir a aumentar nos próximos anos… a construção, tem 3 casas de banho, 2 delas com banheira (sendo que uma banheira normal e outra maior, de canto, com a forma de ¼ de círculo onde cabem 2 pessoas). ter estes equipamentos sanitários e não poder usá-los, por falta de resposta do painel, não fazia sentido. com 300 litros de água quente à borla vamos poder utilizá-los de vez em quando! sei que com esta opção corro risco de ter gasto mais dinheiro desnecessariamente mas com 200 l correria igualmente o risco de, provavelmente vir a revelar-se subdimensionada e aí nada poder fazer para corrigir. para não tornar este texto tão penoso de ler, fico por aqui e por agora. voltarei breve para continuar o relato com todo o processo desde o banco à instalação, com datas, fotos e conclusões. esta é também uma outra visão (valorização do imóvel, escolha da capacidade em função dos equipamento sanitário e não apenas das pessoas que lá habitam) que não vi ninguém a referir. um pouco lateralmente ao que escrevi vou apenas alertar aqueles que têm protestado com os fornecedores com os atrasos na entrega, eu também tive esse atraso: o meu problema foi no banco cujo funcionário (inexperiente) apenas tratou tudo bem quanto ao crédito e depois esqueceu-se de fazer seguir a encomenda para a pm-link. de nada valia eu reclamar diariamente para o fornecedor/instalador…

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

quando montaste?
tens a resistencia ligada?

nestes dias de chuva foi necessario a resistencia?

cumpr.
sol_maiato Escreveu:boas a todos:

mais um testemunho de quem já tem em casa água quentinha pelo sol desde julho o que me deixa muito satisfeito: como não tinha muito conhecimento deste equipamentos, andei indeciso mas ao ir lendo outros testemunhos aqui no fórum e estando aberto a estas ideias da ecologia e da economia tomei finalmente a decisão e até agora tem superado as minhas expectativas. assim, optei pelo vulcano ts300 com resistência eléctrica que presumo só ter que ligar lá para novembro. as razões da escolha, implica uma grande redacção. a minha casa é uma construção-própria recente e sempre quis dotá-la, do melhor ou daquilo que me pareceu ser a melhor relação qualidade/preço. assim a escolha recaiu num equipamento de marca e de grande litragem que acho tal também valoriza uma casa ao invés de outro material sem nome e mirrado quanto à capacidade. somos apenas três pessoas em casa (casal com 1 filho já crescido) e à partida parece ser uma escolha sobredimensionada. do futuro, ninguém sabe, mas a observação da realidade actual diz-me que os filhos tardam em abandonar o ninho dos pais (e não raras vezes trazem é alguém mais para o mesmo ninho) quis precaver-me no caso da família vir a aumentar nos próximos anos… a construção, tem 3 casas de banho, 2 delas com banheira (sendo que uma banheira normal e outra maior, de canto, com a forma de ¼ de círculo onde cabem 2 pessoas). ter estes equipamentos sanitários e não poder usá-los, por falta de resposta do painel, não fazia sentido. com 300 litros de água quente à borla vamos poder utilizá-los de vez em quando! sei que com esta opção corro risco de ter gasto mais dinheiro desnecessariamente mas com 200 l correria igualmente o risco de, provavelmente vir a revelar-se subdimensionada e aí nada poder fazer para corrigir. para não tornar este texto tão penoso de ler, fico por aqui e por agora. voltarei breve para continuar o relato com todo o processo desde o banco à instalação, com datas, fotos e conclusões. esta é também uma outra visão (valorização do imóvel, escolha da capacidade em função dos equipamento sanitário e não apenas das pessoas que lá habitam) que não vi ninguém a referir. um pouco lateralmente ao que escrevi vou apenas alertar aqueles que têm protestado com os fornecedores com os atrasos na entrega, eu também tive esse atraso: o meu problema foi no banco cujo funcionário (inexperiente) apenas tratou tudo bem quanto ao crédito e depois esqueceu-se de fazer seguir a encomenda para a pm-link. de nada valia eu reclamar diariamente para o fornecedor/instalador…

sol_maiato
Membro
Membro

como escrevi no início, foi montado no início de julho. ainda não liguei a resistência porque este outubro tem sido quente e soalheiro. agora que tem chovido, mas não está frio, a água aguenta-se para aí uns 2 a 3 dias no depósito - que dizem ser bem isolado - ainda vai saindo tépida e aceitável, mas não sei por quanto tempo.
cumps.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

como está sobredimencionado tambem ajuda!
agora quanto ao isolamento....é o problemas dos ts's

quando chegar o frio....duvido que funcione. ou seja aquece de dia (um pouco menos) e perde o calor de noite por isso investi um pouco mais num cf!

e o isolamente dos ts é semelhante aos cf's com a vantagem dos ultimos de estares sujeiros a temperaturas mais simpaticas!!
sol_maiato Escreveu:como escrevi no início, foi montado no início de julho. ainda não liguei a resistência porque este outubro tem sido quente e soalheiro. agora que tem chovido, mas não está frio, a água aguenta-se para aí uns 2 a 3 dias no depósito - que dizem ser bem isolado - ainda vai saindo tépida e aceitável, mas não sei por quanto tempo.
cumps.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá sol_maiato, olá schrek
bem vindos ao fórum. ainda bem que ele vos foi útil.

boa sorte
manuel carlos
Porreiro, pá!

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

o meu ts300l solahart foi instalado com válvula redutora de pressão e vaso de expansão nas águas sanitárias e, mesmo no pico do verão, nunca verifiquei a saída de água pela válvula de segurança. deduzo que este componentes devem ser úteis para o bom funcionamento do sistema.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

manuelcar Escreveu:olá sol_maiato, olá schrek
bem vindos ao fórum. ainda bem que ele vos foi útil.

boa sorte
manuel carlos
pela parte que me toca, obrigado pelas boas vindas

foi de extrema utilidade pelos relatos reais de utilizadores dos sistemas. não tem nada a ver com o ler a publicidade ou informação dos sites dos fabricantes...

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

caro amigo sherk

qual foi o sistema que aplicou
se puder postar umas fotos era bom
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

jmsf Escreveu:caro amigo sherk

qual foi o sistema que aplicou
se puder postar umas fotos era bom
o sistema que apliquei foi um solahart ts 300l pelo que encontra o meu relato no tópico da solahart.
obrigado.

sol_maiato
Membro
Membro

obrigado pelas boas-vindas, já me havia registado há algum tempo para dar conta da minha experiência mas só agora – espero que não demasiado tarde – pude passar a escrito. assim, na continuação do relato anterior, tendo sido desbloqueado o erro (do banco), a entrega e respectiva montagem, aconteceu em menos de 2 semanas depois. como referi, optei pela resistência eléctrica porque não tenho gás canalizado à porta senão talvez optasse pelo esquentador até porque na construção fui obrigado a meter a instalação de gás. curiosamente não era obrigado a meter painéis solares, o meu projecto era anterior a essa obrigação. assim estou muito satisfeito por enquanto, nesta data ainda consigo água morninha sem ligar a resistência, mas no pino do verão a água dava para depenar galinhas ou não estivesse a válvula termostática cumprir a sua função… vamos ao que correu menos bem: eu não conheço outros instaladores mas tenho para mim tratar-se de micro-empresas sem muitas condições. serve isto para dizer que para meter o equipamento no telhado da moradia, foi penoso demais!... foi tudo a pulso e o depósito foi o pior. eu assisti à montagem e ainda dei uma ajuda, mas eram 4 homens e parecia que o depósito já ia cheio de água… disseram-me que não conseguiram alugar equipamento para levar o material lá para cima porque há muita procura (…) .o resultado foi pequenos arranhões no depósito, nada que um pouco de massa de polir não resolva, condescendi, mas se não estivesse a assistir à montagem, não sei como seria… houve também 2 ou 3 telhas partidas (mal apoiadas, disseram) que foram prontamente substituídas porque as tinha de reserva e eu estava lá… a montagem decorreu desde as 9 h até às 17 h com intervalo para almoço, claro. felizmente a minha casa é virada a sul quase perfeito mas não percebi a inclinação. por acaso é assim que gosto mais – esteticamente falando - painéis assentes no telhado mas a inclinação é a do telhado e ninguém me perguntou nada quanto a isso… não sendo necessário mais fotos posso adiantar que o aspecto dos painéis e depósito no telhado é o mesmo que pode ser visto na foto enviada por outro participante neste fórum (bruno coutinho simões – pag. onde se vê tudo assente no telhado e paralelamente a este, qualquer que seja a inclinação. convenhamos que fica com melhor aspecto, sem mais estruturas para inclinação adicional, mas a inclinação será aí de uns 25º, talvez! este é um assunto que hei-de averiguar junto do instalador na primeira oportunidade. agora o que vai ser interessante seguir aqui no fórum são as diversas opiniões do comportamento destes equipamentos na época menos favorável que se avizinha. espero conhecer os testemunhos de outros, neste fórum quanto ao desempenho de inverno.

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

sol_maiato Escreveu:houve também 2 ou 3 telhas partidas (mal apoiadas, disseram) que foram prontamente substituídas porque as tinha de reserva e eu estava lá
no meu caso esta situação também ocorreu mas as telhas foram prontamente substituídas pelo instalador. e foi ele mesmo a dizer que tal tinha acontecido e que as tinha substituído. esta atitude é de louvar

no que toca ao rendimento do meu sistema de circulação forçada ... sempre que o céu está limpo ou ligeiramente enublado tenho sempre 300l de água quentinha (50-60º dependendo do tempo) para tomar banhito - hoje já lá está ... 300l a 60º! não há milagres quando o céu está completamente encoberto como em alguns dias da semana passada. nos dias de chuva, num dia a água ficou nos 36º (foi um dia frio, chuvoso e cheio de nuvens) e no dia seguinte ficou pelo 42º. cá em casa a temperatura de água do cilindro no final do dia tem de andar por volta dos 45-48º para toda a gente no dia seguinte conseguir tomar banho à vontade. por isso, nesse dia, liguei a resistência para aquecer um pouco mais a água. de qualquer uma das maneiras verifica-se sempre uma ligeira poupança de energia ... aquecer de 48 a 60 por exemplo gasta muito menos energia do que de 10 /20 a 60º!
continuo a achar que foi um bom investimento. o sistema foi montado em maio, logo no início deste programa de
apoio, quando ainda só haviam 3 marcas ... e até ao presente momento só liguei a resistência estas duas vezes e mais uma há uns meses atrás num dia também assim muito nublado por esta terra junto ao mar.
tenho de referir a boa assistência técnica da marca. no outro dia encontrei uma peça da estrutura do painel no chão da entrada da garagem (tinha sido cá um vendaval durante a noite). parecia partida. liguei para o instalador e ele no dia seguinte estava a passar cá por casa para ver o que se passava. afinal era só uma peça que eles tinham perdido no telhado e que eles, ao arrumar tudo, deixaram cair no buraco da caleira ... entrou e escorregou pelo tubo e eles não a conseguiram tirar ... agora com a chuva caiu e veio parar ao chão de entrada na garagem! ainda bem ... mas gostei da prontidão da resposta.

de resto e até ao momento tudo fixe. sistema a funcionar sem problemas e já lá vão 6 meses sem ter de ir comprar gás. acho que quando tiver de usar a garrafa de 45 kg de reserva o gás já vai estar evaporado. para quem tinha 3 garrafas e usava mensalmente 2 já lá vai alguma poupança. 6x2x60 = 720€ de poupança (não sei actualmente o preço do gás ... acho que deve andar mais ou menos por este valor ... desculpem se estiver errado). nada mal. paguei perto de 250€ de prestações! lol

com os melhores cumprimentos,

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Shrek
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Shrek »

d'eu Escreveu: acho que quando tiver de usar a garrafa de 45 kg de reserva o gás já vai estar evaporado. para quem tinha 3 garrafas e usava mensalmente 2 já lá vai alguma poupança. 6x2x60 = 720€ de poupança (não sei actualmente o preço do gás ... acho que deve andar mais ou menos por este valor ... desculpem se estiver errado). nada mal. paguei perto de 250€ de prestações! lol

com os melhores cumprimentos,

d'eu
não interpetres mal a minha pergunta mas gastavas 2 garrafas das grandes de gás por mês só para aqs?!?
e eu a pensar que como gastava uma por mês no inverno (no verão duravam cerca 2 meses) já era um exagero (embora continue a pensar que sim ).
eu com a minha pequena experiência de uma semana e meia estou muito satisfeito. por falar de contas, para quem na melhor das hipóteses gastava 1€/dia em aqs no verão só gastou para já na semana passada 0,17€/dia e não foi todos os dias, é dos melhores investimentos que fiz. e com um ambiente mais limpo.

continuando a falar em contas...
quanto ao cf versus um ts, eu inicialmente também estava inclinado para cf pela sua eficiência superior. depois de ler vários comentários, pela opinião do instalador e finalmente (a mais relevante) por condicionantes da minha instalação que descrevei no meu relato, optei por ts.
não ponho em causa que a eficiência dum cf é maior mas se fizermos as contas ao que se paga a mais por este sistema, as coisas já não são tão lineares.
pegando, por exemplo, na vulcano, solahart ou sonnenkraft, a diferença de preço entre um ts e cf ronda os 1.200€. ora pegando neste 1.200€ e usando em apoio eléctrico dum ts isto dá muitos kw/h. assim sem grande rigor e aos preços actuais, diria que dá para 20 anos de apoio eléctrico a gastar 60€ por ano (já vi esta estimativa por aí...). mesmo que gaste um pouco mais, digamos 100€ por ano, dá para 12 anos... o que aponta para que, no exemplo apresentado de consumo mais comedido, apenas no limite de vida do equipamento (20 anos) é que começa a compensar...
e reparem que estou a considerar que só o ts é que vai precisar de apoio o que não é verdade. e o cf além de também usar apoio ainda consome diariamente energia para a bomba circuladora (será entre 8-10€/ano como li por aí?.

será que em igualdade de circunstâncias, isto é excluindo condicionantes fisicas de instalação, estética ou ligações a outros apoios, e dada uma diferença de preço de ~1.200€ o cf compensa mesmo este diferencial de preço?

deixo à vossa consideração e debate esta exposição. e se me enganei em algum dos factores por favor corrijam-me.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

concordo contigo. pelos resultados que tenho tido com o meu sistema, tambem chego à conclusão que não deverei gastar mais de uns 60eur/ano de electricidade.

embora o meu sistema não seja vulcano, é um rigsun ts200l, deixo aqui a minha experiência após alguns dias de chuva.

havendo um dia 2 dias nublados, na noite a seguir ao segundo dia, tenho que ligar o apoio eléctrico. devo dizer que gastei 22kw em cerca de uma semana. tudo em tarifa económica, o que dá mais ou menos 1.5eur. apercebi-me de uma pormenor que já desconfiava. a resisteência está a meio do depósito, assim como a sonda do termostáto, sendo assim, a resistência nunca aquece muito mais que meio depósito. começo a achar que, nestes dias de chuva, posso deixar a resistência ligada quase permanentemente, já que esta só aquece a metade superior do acumulador, se o sol abrir, aì sim, como o permutador é na base do acumulador, aquece a água a partir do fundo, se esta ao chegar à sonda já estiver a mais que a temperatura regulada, este nem sequer liga.

resumindo, com este pormenor da sonda a meio do acumulador, acho que o sistema ainda é mais adequado ao uso eléctrico. ficando similar a um acumulador com 2 permutadores, como já vi esquemas no forum para ligar solar e caldeiras ao mesmo acumulador.

outro detalhe acerca do meu sistema, está com 25º de inclinação, o sul é praticamente perfeito, logo uma perda de performance de cerca de 15% para esta altura do ano.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

atenção que nos ts's, como os depositos estão na horizontal, o efeito de extratificação é muito limitado. ou seja a temperatura nas varias partes do deposito rapidamente fica semelhante. mais uma vantagem dos cf.
recordo que apesar da electricidade por unidade, normalmente é mais barata, gasta-se mais enegia que no gas (ou diesel), pois no gas só aqueces o que gastas e quando gastas. na electricidade , mantens a agua no deposito quente. sempre com sol ou não quer gastas ou não! por isso continua a pensar que , para quem tem esquentador este é a melhor energia de apoio. quem tem de o comprar já tem de fazer contas...

crohn Escreveu:concordo contigo. pelos resultados que tenho tido com o meu sistema, tambem chego à conclusão que não deverei gastar mais de uns 60eur/ano de electricidade.

embora o meu sistema não seja vulcano, é um rigsun ts200l, deixo aqui a minha experiência após alguns dias de chuva.

havendo um dia 2 dias nublados, na noite a seguir ao segundo dia, tenho que ligar o apoio eléctrico. devo dizer que gastei 22kw em cerca de uma semana. tudo em tarifa económica, o que dá mais ou menos 1.5eur. apercebi-me de uma pormenor que já desconfiava. a resisteência está a meio do depósito, assim como a sonda do termostáto, sendo assim, a resistência nunca aquece muito mais que meio depósito. começo a achar que, nestes dias de chuva, posso deixar a resistência ligada quase permanentemente, já que esta só aquece a metade superior do acumulador, se o sol abrir, aì sim, como o permutador é na base do acumulador, aquece a água a partir do fundo, se esta ao chegar à sonda já estiver a mais que a temperatura regulada, este nem sequer liga.

resumindo, com este pormenor da sonda a meio do acumulador, acho que o sistema ainda é mais adequado ao uso eléctrico. ficando similar a um acumulador com 2 permutadores, como já vi esquemas no forum para ligar solar e caldeiras ao mesmo acumulador.

outro detalhe acerca do meu sistema, está com 25º de inclinação, o sul é praticamente perfeito, logo uma perda de performance de cerca de 15% para esta altura do ano.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”