d'eu Escreveu: acho que quando tiver de usar a garrafa de 45 kg de reserva o gás já vai estar evaporado. para quem tinha 3 garrafas e usava mensalmente 2 já lá vai alguma poupança. 6x2x60 = 720€ de poupança (não sei actualmente o preço do gás ... acho que deve andar mais ou menos por este valor ... desculpem se estiver errado). nada mal. paguei perto de 250€ de prestações! lol
com os melhores cumprimentos,
d'eu
não interpetres mal a minha pergunta mas gastavas 2 garrafas das grandes de gás por mês só para aqs?!?
e eu a pensar que como gastava uma por mês no inverno (no verão duravam cerca 2 meses) já era um exagero (embora continue a pensar que sim ).
eu com a minha pequena experiência de uma semana e meia estou muito satisfeito. por falar de contas, para quem na melhor das hipóteses gastava 1€/dia em aqs no verão só gastou para já na semana passada 0,17€/dia e não foi todos os dias, é dos melhores investimentos que fiz. e com um ambiente mais limpo.
continuando a falar em contas...
quanto ao cf versus um ts, eu inicialmente também estava inclinado para cf pela sua eficiência superior. depois de ler vários comentários, pela opinião do instalador e finalmente (a mais relevante) por condicionantes da minha instalação que descrevei no meu relato, optei por ts.
não ponho em causa que a eficiência dum cf é maior mas se fizermos as contas ao que se paga a mais por este sistema, as coisas já não são tão lineares.
pegando, por exemplo, na vulcano, solahart ou sonnenkraft, a diferença de preço entre um ts e cf ronda os 1.200€. ora pegando neste 1.200€ e usando em apoio eléctrico dum ts isto dá muitos kw/h. assim sem grande rigor e aos preços actuais, diria que dá para 20 anos de apoio eléctrico a gastar 60€ por ano (já vi esta estimativa por aí...). mesmo que gaste um pouco mais, digamos 100€ por ano, dá para 12 anos... o que aponta para que, no exemplo apresentado de consumo mais comedido, apenas no limite de vida do equipamento (20 anos) é que começa a compensar...
e reparem que estou a considerar que só o ts é que vai precisar de apoio o que não é verdade. e o cf além de também usar apoio ainda consome diariamente energia para a bomba circuladora (será entre 8-10€/ano como li por aí?.
será que em igualdade de circunstâncias, isto é excluindo condicionantes fisicas de instalação, estética ou ligações a outros apoios, e dada uma diferença de preço de ~1.200€ o cf compensa mesmo este diferencial de preço?
deixo à vossa consideração e debate esta exposição. e se me enganei em algum dos factores por favor corrijam-me.