A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo

Mensagem por jmsf »

boas

tenham calma que o modulo não explode
se o que lhe instalaram é o modulo salr da vulcano isso não é mais que um avlavula desviadora e uma valvula termostatica, logo não explode

o que pode acontecer é avariar como outra peça qualquer, pode deixar de desviar a água ou de a misturar

de resto não se preocupe com isso

agora essa situação é um bocado caricata

a minha sujestão é que apresente queixa junto da pmelink, e vai ver que lhe resolvem o problema
quando as marcas nao querem resolver e apresentam muitas desculpas , falem com a pmelink que é a empresa responsavel pelas vendas e pressionem-nos e vao ver que ficam com os problemas resolvidos

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro
Registado: quinta jul 02, 2009 10:19 am

Mensagem por romeucosta »

alexjp4 Escreveu: boas

o ts da solahart não vem já de fabrica com a resistencia electrica?
para que é o redutor de pressão?
pelo que me dá a entender vais desistir do esquentador e só ficas com o gas para o fogão, o que nesse caso poderas ter que substituir os bicos do fogão, é por esse trabalho que o instalador te cobra os 62,40€?
o inversor é que não sei para que é, se for um contactor aí faz sentido, serve para dar uma maior durabilidade ao relógio.
quanto aos preços se fores a um armazem de material electrico deves conseguir um pouco mais barato mas perdes tempo e a deslocação por isso vê se justifica.
pergunta-lha para que serve o inversor.
sim, o ts da solahart já vem com a resistência eléctrica.
o esquentador só o uso para aquecer a água, não tenho fogão a gás. a minha ideia, na busca pelo sistema perfeito, foi ter o esquentador como 3º recurso.
normalmente tomo banho de manhã. para as frias manhãs de inverno, terei água quente recorrendo à resistência eléctrica, que me aquecerá a água entre as 6h e as 7h, em período bi-horário.
o gás servirá para todas as outras excepções. por exemplo, se me apetecer tomar banho ao fim do dia, no inverno, aí será o gás a instantâneamente a aquecer-me a água. o instalador vai-me cobrar os 62,40€ por adaptar a minha instalação do gás, que era propano canalizaso e que agora será gás de garrafa, para evitar pagar a taxa de contador.

o inversor, julgo que era do relógio.
acabei por comprar um relógio no continente que me custou 10€

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

itisix Escreveu: 25 euros de gás por mês? mas isso é uma casa ou um estabelecimento comercial?
cá em casa somos 2 e gastamos 1 botija de 13kg +/- em 3 meses, o que dá menos de 10 euros por mês. e de botija que é bem mais caro. se fosse natural seria ainda menos.
claro que só usamos para banhos (duches) que são sempre rápidos e do tipo abre, fecha, esfrega, abre, fecha. o truque está em poupar e não em gastar dinheiro em paineis solares.
acredito que essas coisas funcionem muito bem, mas para quem gasta 100 euros de gás por ano, não vale sequer pensar nisso. além do mais, está estupidamente caros, e o programa do estado, além de vir mexer de forma completamente irresponsável e até diria ilegal no mercado, veio inflacionar mais os preços.
gasto +/- 60 euros de electricidade por mês, com placa de indução magnética.
o único senão lá de casa é o aquecimento central, que gasto uns 1000 litros de gasóleo por ano... mas não há alternativa para já.
ehehe! eu também acho muita massa para o gás. por isso estou a pôr o painel. de qualquer forma, fica um pequeno àparte. o meu gás não é gás natural, é propano canalizado que é mais caro que o natural. nos 25€/mês está incluída a taxa de disponibilidade. seja como for, desde o dia 19 o consumo passou a ser 0 25€/mês e ainda vão vir os filhos, portanto, para 20 anos, que julgo ser o tempo de vida o painel, dá bem para pagar o investimento.

60€ mês de electricidade também é um bocado puxado. eu também tenho placa de indução e a minha média diária, neste mês foi de 1,09€. experimenta colocar tarifa bi-horária, pode ser que consigas reduzir no consumo da electricidade.

para futura verificação, ficam aqui os meus consumos de electricidade, água e gás:
electricidade: 1,09€ dia - cerca de 35€ mês. daqui a um ano vou verificar se aumentou muito o meu consumo de electricidade, ajudando-me assim a perceber quando vai ficar pago o painel.
água: gastos diários de 0.50€, com uma factura em média de 25€ mês. daqui a um ano saberei quando ficará pago o redutor de pressão da água que coloquei.
gás: média diária de 0.70€, a factura a ter uma média de 25€ mês.

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

soltec Escreveu:boas

tenham calma que o modulo não explode
se o que lhe instalaram é o modulo salr da vulcano isso não é mais que um avlavula desviadora e uma valvula termostatica, logo não explode

o que pode acontecer é avariar como outra peça qualquer, pode deixar de desviar a água ou de a misturar

de resto não se preocupe com isso

agora essa situação é um bocado caricata

a minha sujestão é que apresente queixa junto da pmelink, e vai ver que lhe resolvem o problema
quando as marcas nao querem resolver e apresentam muitas desculpas , falem com a pmelink que é a empresa responsavel pelas vendas e pressionem-nos e vao ver que ficam com os problemas resolvidos

tenho dito

soltec
agradeço, soltec, a sugestão, fiz como disse, aguardo agora resposta da pmelink.

resolvi ficar com o módulo solar da vulcano, o instalador disse-me que já tem imensas instaladas e nenhuma delas deu problemas. a questão do pagamento ainda está por se decidir.

para actualização correcta do fórum: o programador comprei-o num hipermercado, por 10€. a misturadora da máquina de lavar loiça não instalei porque, segundo a bosch, a resistência da máquina continuará a trabalhar quer entre água a 15º quer entre água a 60º, portanto, não ia poupar nada em ter água quente a ir para a máquina de lavar loiça.

após uma semana de banhos, estou muito satisfeito com o produto. tenho água quente sem ter gasto gás nem electricidade, visto que tenho a resistência desligada e o gás também. bem sei que o tempo tem ajudado, mas a minha satisfação não está só ao nível do aquecimento ter sido de borla. dantes, tinha água quente que no banho não se reflectia sempre da mesma maneira, aquecia e arrefecia. agora não, tenho sempre a água à mesma temperatura e posso tomar banho eu e a minha mulher ao mesmo tempo, em divisões diferentes. posso parar de deitar água para me ensaboar que sei que mal ligue a água ela vai estar à temperatura que saiu antes de eu a desligar.

neste momento, estou muito satisfeito.

procurarei actualizar estas informações no inverno.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sim, o ts da solahart já vem com a resistência eléctrica.
o esquentador só o uso para aquecer a água, não tenho fogão a gás. a minha ideia, na busca pelo sistema perfeito, foi ter o esquentador como 3º recurso.
normalmente tomo banho de manhã. para as frias manhãs de inverno, terei água quente recorrendo à resistência eléctrica, que me aquecerá a água entre as 6h e as 7h, em período bi-horário.
o gás servirá para todas as outras excepções. por exemplo, se me apetecer tomar banho ao fim do dia, no inverno, aí será o gás a instantâneamente a aquecer-me a água. o instalador vai-me cobrar os 62,40€ por adaptar a minha instalação do gás, que era propano canalizaso e que agora será gás de garrafa, para evitar pagar a taxa de contador.

o inversor, julgo que era do relógio.
acabei por comprar um relógio no continente que me custou 10€[/quote]

boas

se o esquentador é uma 3º fonte para teres agua quente achas que vale a pena comprares o modulo solar e fazeres a alteração do esquentador?
è que segundo dizem poucas vezes iras utilizar a resistencia electrica porque grande parte das vezes o sol vai-te aquecer a agua, depois se aqueces a agua entre as 6 e as 7h, mesmo depois de tomares banho ainda ficas com agua quente no deposito que te dá para tomares banho a noite, a não ser que gastes a agua toda e que não apareça um pouco de sol durante o dia mas mesmo assim ainda podias ligar a resistencia para tomares banho a noite porque o que pagas pelo modulo solar, mais a alteração do esquentador, mais o que acabas por gastar no gas, isto não fazendo contas as possiveis avarias do modulo solar após os 6 anos e avarias e limpezas do esquentador.
dá para muitos kw mesmo ao preço normal sem ser na tarifa bi-horaria.
experimenta a fazeres contas e vê se realmente compensa, porque um banho de agua aquecida no esquentador deve ficar uma fortuna rsrsr.

Responder

Voltar para “Energia Solar”