A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro
Registado: quinta jul 02, 2009 10:19 am

A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo

Mensagem por romeucosta »

depois da mensagem de apresentação, esta é a minha segunda mensagem neste fórum.
já obtive muita informação útil neste fórum e agora pretendo partilhar a minha experiência. vou tentar fazer como já fez um utilizador deste fórum que comprou um solco e partilhar os vários passos.

a ideia de comprar um painel solar já vinha de há algum tempo mas as contas feitas dava ainda demasiado tempo para ser retornado o investimento. considero neste momento um bom investimento em painéis solares para aquecimento de água.

tenho casa com 5 anos e só uso gás para tomar banho, tudo o resto é eléctrico.

quando saiu esta medida do governo consultei um primo meu que faz instalações deste tipo de equipamentos. o que ele coloca é da marca solco. aguardei desde março até agora que essa empresa entrasse para o grupo de marcas (pelo menos o meu primo disse-me que a empresa andava a tentar tratar disso).

continuando a não haver desenvolvimentos relativamente a isso e decidi-me a avançar para outros que não da solco.

nota: já fui a 4 agências do millenniumbcp e tenho que concluir que a informação sobre os paineis solares não está a chegar aos colaboradores deste banco. nenhuma delas sabia ou pretendeu não saber que podia ser pago a pronto. o bes a primeira coisa que me perguntou foi se eu era cliente do banco ao que respondei não. despachou-me logo a dizer que então, nada feito. a cgd foi a única, dos que eu fui, que se mostraram com algum conhecimento e interesse em ajudar neste tipo de iniciativa. dou valor à pessoa que me atendeu que, mesmo o banco de santo tirso não estar com as melhores condições para ela trabalhar, procurou ser o mais prestável possível.

consultei as marcas e filtrei para 3 candidatas para termossifão de 300l:
[*]openplus online
[*]solahart
[*]wikora

enviei no sábado mail a cada uma destas empresas e duas responderam-me no mesmo dia, o que desde já as valorizou.
ontem, dia 01-07-2009, foi a minha casa um muito prestável instalador responsável pela solahart.
vou ainda tentar agendar mais uma visita com a segunda empresa que me respondeu no sábado.

ficaram de me fazer um orçamento com alguns extras que pedi:
[*]quero pôr resistência eléctrica para trabalhar apenas de noite (li neste fórum essa dica)
[*]quero ligar a máquina de lavar loiça ao sistema que também li neste fórum

aguardo por comentários vossos acerca das empresas escolhidas, quero tornar isto uma espécie de diário sobre o painel solar, a ver se ajudo também outros

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: A minha compra de painel solar térmico com apoio do Governo

Mensagem por miguelanjosousa »

desde já os meus parabens, por ser um novo produtor de energia!
vai ver que não irá gastar gás nenhum. acabou de ser uma green person!!!
m

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

obrigado miguelanjosousa, pelo acolhimento.

ainda não sou greenperson, mas julgo que não demorarei mais de 15 dias a obter esse estatuto

podes partilhar comigo a tua opinião sobre algum destes assuntos:
[*]a máquina de lavar loiça, a aquecer a água, gasta muita energia, que compense ir buscar a água quente ao painel? são cerca de 50/60€ para isso
[*]acerca das marcas, algum conselho que me possam dar que me leve a inclinar por um ou por outra? julgo que em termos de sistema serão todos muito semelhantes...

vou ao banco, já só confio na cgd, na próxima semana para avançar com isto depois partilho convosco.

da 1ª vez que fui ao banco quase que me marcaram uma pré-visita. aconselho a antes de irem ao banco decidirem vocês qual a marca. os bancos não sabem ajudar nisso. tentem marcar com uma empresa que vos faça uma pré-visita e procurem que seja de graça. no banco têm que pagar 50€ pela pré-visita.

se não ficar mesmo virado para sul, mas para próximo de sul, reduz-se muito os ganhos?
em março vi que uma das frentes do meu telhado recebia sol até às 18 horas. o painel vai ficar numa frente, na que fica mais próximo de sul, que dá até menos que as 18 horas. a opinião do instalador é que devia ficar nesta segunda frente. qual vos parece a melhor?

desculpem as perguntas, mas nada sei do solar...

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver

carissimo, depois diga o valor final dessa compra à pmelink-cgd. para se ter noção de valores e a capacidade de resposta do instalador face à instalação. por vezes aparecem umas almas penadas que nada está contemplado no valor da pmelink.

miguel

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

eu vou optar pelo sistema da open plus, pois apesar da qualidade do equipamento, este fornece um bónus de mais 50 litros de água quente no acumulador.
isto para a versão cf.

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

a openplus tenho receio por ser uma empresa demasiado nova no mercado. hoje estão cá... continuarão cá ao fim de 6 anos?
fora essa dúvida, sem conhecer nada deste tipo de tecnologia, fiquei com a sensação que têm um bom produto.

o instalador da solahart apresentou-me um orçamento para os meus seguintes extras:
[*]instalação com módulo solar (para ligar ao meu esquentador) mas aquisição de resistência eléctrica e relógio para ter um apoio a trabalhar durante a noite em bi-horário:
relógio hager eh 111 77,52€
inversor hager sf 119f/25a 12,70€
disjuntor hager 16a mw 116 1,72€
caixa com porta 8 modulos ip55 9,85€
resistência eléctrica 1.8kw 57,00€
[*]misturadora termoestática watts 3/4 para ligar máquina de lavar loiça 79,50€
[*]redutora c/ manómetro 3/4" para reduzir a pressão da água em minha casa 45,31€
[*]adaptação da minha instalação do gás para desistir do gás canalizado e passar para gás em garrafa (total): 62,40€

a estes preços todos acresce iva.
que vos parece, tem material a mais ou caro?

nós somos 2 pessoas jovens, e embora ainda em plano, pretendemos ter 2 filhos. comprar ts300l, justifica-se?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

então esse kit não vem com a resistência incluida? podes usar só o relógio a comandar isso, evitas o inversor (não sei para que é um inversor, mas ok...) normalmente os relès que os relógios têm aguentam pelo menos 10a. não é preciso um relógio modular desses, podes sempre usar daqueles de ligar às tomadas, ou então um modular analógico com bateria para as falhas de luz. tenho um desses a comandar a máquina de lavar roupa à uns 6 anos.

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

crohn Escreveu:então esse kit não vem com a resistência incluida?
segundo me disse o instalador, pode-se optar com módulo solar ou com resistência eléctrica. o módulo solar é para adaptar para caldeira, esquentador, outro... se optar pela resistência eléctrica tenho que comprar o equipamento para adaptar o esquentador.
como pretendo ter os dois sistemas, um deles tenho que o comprar à parte.
crohn Escreveu:podes sempre usar daqueles de ligar às tomadas, ou então um modular analógico com bateria para as falhas de luz
agradeço-te crohn essa dica. realmente acho caro o relógio, mas não tinha noção se havia outros que servissem o mesmo efeito.

vou até pedir ao instalador que me tente arranjar isso.
obrigado.

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

crohn, sabes dizer-me em que tipo de loja posso procurar esses relógios?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

relógios modulares, uma casa que venda material eléctrico. os de ligar na tomada, qualquer supermercado terá isso.

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

lembrei-me agora que quando se for ao banco devem ir munidos nº matricial das finanças e nº de descrição predial, da conservatória do registo predial, além do nº de contribuinte.

entretanto e como ando com a dúvida dos 300 litros ser demasiado, visto que a média é de 50l por pessoa (somos dois como já disse, com planos para mais 2), durante muito tempo os 180 litros serão suficientes.

além do mais, se estou a munir-me com dois apoios, do esquentador e da resistência eléctrica, é precisamente para os momentos em que a água quente não é suficiente.

mais... em média, por dia, gasto 300l de água. ao colocar o redutor de pressão da água vou reduzir o meu consumo. bem, é apenas uma partilha, para tentar isto o mais actual possível... pode ser que alguém sinta as mesmas dúvidas...

segunda feira vou ao banco... mais nenhuma empresa avançou com um contacto, portanto vou avançar com quem bem se comportou.

vou para a solahart.

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver

olá se quizer encontro alguém que pode dar valores da evosolar.

braço

miguel

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

evosolar? é instaladora de alguma marca das que estão no governo?

agradeço, mas já levo um processo muito grande de decisão, com avanços e recuos. tinha-me decidido a dar como concluído o processo esta semana. a semana acabou

jorgemaialopes
Membro
Membro
Registado: segunda jun 29, 2009 11:11 pm

Mensagem por jorgemaialopes »

boa noite,

se bem que a semana já tenha acabado há alguns dias, fica aqui a minha experiência com o meu sisema de aqs:

somos uma família de 4 elementos e há cerca de 1 ano e meio instalei em minha casa um sistema baseado no termo sifão que consiste na instalação de 1 depósito de 300l com 3 painéis. o depósito fica instalado acima dos painéis o que dispensa a utilização de uma bomba de circulação (sempre se poupa na conta da edp. o sistema de backup é assegurado por uma resistência de 1,2kw que liguei até hoje 2 vezes durante o inverno passado. posso dizer que estou muito satisfeito com o sistema cujo único defeito que conheço é o do aspecto estético, uma vez que o depósito está na vertical pelo simples facto de ser mais rápido aquecer 1 terço do depósito em caso de necessidade quando este está na posição vertical. a resistência está colocada no terço superior do depósito. mais uma vez para poupar energia eléctrica.

cumprimentos

jorge lopes

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

jorgemaialopes, alguma vez sentiste ter esgotado os 300l? achas, agora que tens mais de um ano de uso, que os 200l era suficiente?

para manter este meu post actual, fui a semana passada ao banco tratar de pedir o painel. como quero pagar a pronto e na cgd não tenho dinheiro nenhum, não pude avançar enquanto não pusesse lá o dinheiro. depositei lá um cheque e como só ia ficar disponível esta segunda feira, fiquei de lá ir hoje.

hoje, aqui na maia é feriado e por isso, vou lá amanhã.

relembrando: vou adquirir o solahart com 180l.vou ter dois sistemas de apoio: gás e electricidade.

nunolopes
Membro
Membro
Registado: domingo jul 13, 2008 11:27 pm

Mensagem por nunolopes »

romeucosta Escreveu:
[*]openplus online
[*]solahart
[*]wikora
boas, podes-me dizer o porquê de teres escolhido estas 3 marcas?

cumprimentos,

nuno lopes

fsman
Membro
Membro
Registado: quarta abr 01, 2009 4:48 pm

Mensagem por fsman »

alguem mais iluminado do que a minha humilde pessoa me sabe dizer por que carga de agua existe apenas 1 unico vendedor dos paineis solares!!!!!!!!!
vamos primeiro as leituras obrigatorias
1- o protocolo (em anexo) www.min-financas.pt/inf_geral/protocolo ... olares.pdf
1.1 o folheto do ministerio da economia - esta disponivel no portal de internet respectivo
2- a saude do vendedor (isto eh uma compra com garantia de 6 anos)
3- a qualificacao do vendedor

li o protocolo e o folheto com atencao e o que la diz eh que o vendedor eh o fabricantel nao menciona a pmelink

pmelink afinal eh apenas o nome do portal de internet, a designacao social da empresa eh s.g.p.i.c.e. - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, s.a. nipc 505391406

esta empresa eh um misterio para mim!
- do que consegui apurar, nao tem tecnicos instaladores nos seus quadros! contrata tecnicos externos!
- como eh possivel uma empresa vender equipamentos + o servico de instalacao se nao tem pessoal qualificado nos seus quadros / deveria ser uma exigencia minima, penso eu ...
- saude! / algum gestor neste forum me sabe ilucidar sobre o significado de uma empresa que anda a discutir a reducao do capital social e ate a sua eventual extincao !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vejam a publicacao abaixo que encontrei no portal do ministerio da justica
________________________________________________________________________________________

portal da justiça

a justiça ao serviço do cidadão e das empresas

publicação on-line de acto societário e de outras entidades
s.g.p.i.c.e. - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, s.a.
publicação

nif/nipc 505391406
entidade sgpice - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, sa
data publicação 2008-12-29

publica-se o seguinte:

convocatória relativamente à entidade:

nº de matrícula/nipc: 505391406

firma/denominação: sgpice - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, sa

natureza jurídica: sociedade anónima

sede: lisboa - lisboa

capital: 8.000.001,00 euros

sgpice - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, s.a.

sede: rua alexandre herculano, 38, lisboa

capital social: 8.000.001,00 euros

número único de matrícula na conservatória do registo comercial de lisboa

e de pessoa colectiva 505391406

convocatória

nos termos da lei e dos estatutos convoco os senhores accionistas da sgpice - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, s.a. para reunirem em assembleia geral, na av. da liberdade, nº 36, 5º, em lisboa, no dia 27 de janeiro de 2009, pelas 15 horas, com a seguinte ordem de trabalhos:

ordem de trabalhos

1. deliberar sobre os relatórios de gestão e as contas da sociedade relativos aos exercícios de 2006 e 2007;

2. deliberar sobre as propostas de aplicação de resultados relativas aos exercícios de 2006 e 2007;

3. deliberar sobre a apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade relativamente aos exercícios de 2006 e 2007;

4. eleição dos órgãos sociais para o triénio 2008 a 2010;

5. deliberar sobre o aumento do capital social da sgpice no montante de 3.250.000 euros, com o valor nominal de um cêntimo cada, a subscrever a realizar integralmente pelos accionistas da sociedade por novas entradas em espécie, correspondentes a 21.924.000 acções da sociedade pt prime tradecom-soluções empresariais de comércio electrónico, s.a, após conversão das prestações acessórias, da titularidade dos accionistas, com correspondente alteração do artigo 4º do contrato de sociedade;

6. nomeação de revisor oficial de contas independente para efeitos dos artigos 28º e 89º do código das sociedades comerciais;

7 medidas a tomar para efeitos do artigo 35º do código das sociedades comerciais.

designadamente

(i) realização pelos accionistas de outras entradas para reforço de cobertura do capital,

(ii) redução do capital social para montante não inferior ao capital próprio da sociedade,

(iii) dissolução da sociedade;

na eventualidade de a assembleia geral não poder deliberar sobre algum dos pontos da ordem de trabalhos, por falta de representação do capital exigido para o efeito, convoco desde já os senhores accionistas para reunirem em segunda convocatória, no mesmo local, pelas 15horas do dia 10 de fevereirode 2009

serão postas à disposição dos senhores accionistas, na sede social, no prazo legal, as propostas a submeter pelo conselho de administração à assembleia geral, os relatórios que legalmente as devem acompanhar e demais elementos de informação preparatória, incluindo, desde a data da convocação, o texto integral das alterações estatutárias propostas.

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

transcrevem-se de seguida os artigos 14.º, 15º e 16º dos estatutos da sgpice - sociedade de serviços de gestão de portais na internet e de consultoria de empresas, s.a., relativos à participação na assembleia geral, direitos de voto e, reuniões e deliberações dos accionistas, respectivamente.

artigo decimo quarto

(participação na assembleia geral)

um - a assembleia geral é constituída por todos os accionistas com direito de voto.

dois - os accionistas sem direito de voto e os obrigacionistas não poderão assistir às reuniões da assembleia geral.

três - os accionistas que não possuam o número mínimo de acções necessário para terem direito de voto poderão agrupar-se por forma a perfazê-lo, devendo designar por acordo um só de entre eles para os representar na assembleia geral.

quatro - os accionistas com direito de voto poderão fazer-se representar por outro accionista ou por qualquer pessoa hábil para esse efeito; as sociedades serão representadas por quem para o efeito designarem.

cinco - todas as representações previstas nos números anteriores serão comunicadas ao presidente da mesa da assembleia geral por carta, com a assinatura reconhecida notarialmente ou certificada pela sociedade, entregue na sede social até às dezoito horas do quinto dia útil anterior ao dia designado para a reunião da assembleia geral.

seis - o reconhecimento notarial da assinatura previsto no número anterior considera¬-se dispensado nos casos em que a assembleia geral reunir sem observância de formalidades prévias nos termos do artigo cinquenta e quatro do código das sociedades comerciais.

artigo decimo quinto

(direitos de voto)

um - tem direito de voto o accionista titular de, pelo menos, cem acções, inscritas em seu nome em conta de registo de valores mobiliários até ao oitavo dia anterior ao designado para a reunião da assembleia geral, comprovando tal inscrição perante a sociedade, até às dezoito horas do quinto dia útil anterior ao designado para a reunião.

dois - em caso de suspensão da assembleia geral, e sempre que o intervalo entre a sessão inicial e a nova sessão seja superior a quarenta dias, só poderão participar e votar na nova sessão os accionistas que, relativamente à data desta última, satisfizerem os requisitos fixados no número anterior.

três - a cada cem acções corresponde um voto.

quatro - só é admitido o voto por correspondência quando previsto em lei imperativa.

artigo decimo sexto

(reuniões e deliberações)

um - em primeira convocação, a assembleia geral não poderá reunir sem estarem presentes ou representados accionistas titulares de acções representativas de, pelo menos, cinquenta por cento do capital social, sejam quais forem os assuntos da ordem de trabalhos.

dois - em segunda convocação, a assembleia geral pode deliberar seja qual for o número de accionistas presentes ou representados e o capital por eles representado,

três - a assembleia geral delibera por maioria dos votos expressos, salvo o disposto

no número seguinte.

quatro - será necessária uma maioria de votos correspondente a setenta e cinco por cento do capital social da sociedade para que a assembleia geral delibere sobre os seguintes assuntos:

a) alteração do contrato de sociedade, incluindo aumentos do capital social;

b) supressão ou limitação do direito preferencial de subscrição dos accionistas da sociedade, nos aumentos de capital a efectuar por entradas em dinheiro;

c) emissão de acções preferenciais sem direito a voto ou remíveis, com ou sem direito a voto, nos termos do artigo sétimo;

d) emissão de obrigações e outros valores mobiliários e fixação do valor daqueles que o conselho de administração podo autorizar, nos termos do artigo oitavo, número dois;

e) cisão, fusão ou transformação da sociedade;

f) dissolução e liquidação da sociedade;

g) aquisição e venda de acções próprias;

h) distribuição dos resultados da sociedade;

i) aprovação do lançamento de uma opv e respectivas condições;

j) matérias que o conselho de administração submeta à deliberação da assembleia geral nos termos do artigo vigésimo, número cinco;

k) eleição da comissão de remunerações;

l) constituição ou participação, com outros accionistas que não apenas os fundadores, em sociedades que exerçam actividades concorrentes com as da sociedade.

lisboa, 23 de dezembro de 2008.

o presidente da mesa da assembleia geral,
-

Autor do tópico
romeucosta
Membro
Membro

nunolopes Escreveu:
romeucosta Escreveu:
[*]openplus online
[*]solahart
[*]wikora
boas, podes-me dizer o porquê de teres escolhido estas 3 marcas?

cumprimentos,

nuno lopes
baseei-me nos dados que tem no site do governo sobre as marcas e fiz um rácio entre energia fornecida e a área que ocupam os painéis.
não me interessei pela marca mais cara nem pela mais barata.
confio em produtos alemães.

a rigsun chegou a ser contactada mas é mais cara, maior área e são gregos! os gajos ganharam-nos o euro
a hewalex, foi uma muito forte tentação... talvez o facto de ser a mais cara tenha pesado no momento da decisão.

jorgemaialopes
Membro
Membro
Registado: segunda jun 29, 2009 11:11 pm

Mensagem por jorgemaialopes »

olá a todos,

romeucosta,
o sistema de 300 l nunca ficou sem água. a questão é que a maior parte dos sistemas são dimensionados pela média das horas de sol, o que no inverno não é suficiente e como preciso da água quente principalmente no inverno, achei por bem dimensionar por alto. até porque a diferença de preço era mínima (500,00€). quando tens um sistema com 200l para 4 pessoas e se estas tiverem o hábito de tomar banho ao mesmo em curtos intervalos de tempo então a meio do 2º banho já está com problemas de aquecimento porque o depósito está sempre a meter água fria assim que lhe retiras água quente. no inverno esse problema tende a agravar-se e se estiverem mais de 2 dias sem sol então o melhor é ligares o backup. como referi no meu tópico eu liguei a resistência 2 vezes no último inverno o que é irrisório. espero ter esclarecido.

um abraço a todos

jorge lopes

Almeidini
Membro
Membro
Registado: quarta mai 13, 2009 6:48 pm

Mensagem por Almeidini »

jorgemaialopes Escreveu:olá a todos,

romeucosta,
o sistema de 300 l nunca ficou sem água. a questão é que a maior parte dos sistemas são dimensionados pela média das horas de sol, o que no inverno não é suficiente e como preciso da água quente principalmente no inverno, achei por bem dimensionar por alto. até porque a diferença de preço era mínima (500,00€). quando tens um sistema com 200l para 4 pessoas e se estas tiverem o hábito de tomar banho ao mesmo em curtos intervalos de tempo então a meio do 2º banho já está com problemas de aquecimento porque o depósito está sempre a meter água fria assim que lhe retiras água quente. no inverno esse problema tende a agravar-se e se estiverem mais de 2 dias sem sol então o melhor é ligares o backup. como referi no meu tópico eu liguei a resistência 2 vezes no último inverno o que é irrisório. espero ter esclarecido.

um abraço a todos

jorge lopes

olá,
acho que convém ter um aspecto em consideração - a água que está no depósito, vai ser misturada com água fria, na maioria dos meses. quero com isso dizer que, se o depósito tem 200l, o meu palpite é que posso utilizar uns 300l de água à temperatura de 42º, aproximadamente. eu tenho um vulcano de 200l há 2 meses e nunca me acabou a água quente. houve um dia em que, ao fim da tarde, serviu para 3 banhos e na manhã seguinte, antes do sol começar a "trabalhar", ainda deu para mais um banho à temperatura normal. nunca me apercebi do limite.
abraço,
almeidini

Responder

Voltar para “Energia Solar”