RETORNO AQS

Responder

Autor do tópico
scoutboy
Membro
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 3:11 pm

RETORNO AQS

Mensagem por scoutboy »

tenho paineis solares circulação forçada com termo acumulador de 300l mais modulo solar vulcano. liguei o circuito de retorno de aqs mas não tive grande sucesso pois a água quente não é instantanea na abertura da torneira.
gostaria de saber se alguem tem algo deste tipo em funcionamento?

joel.vulcano.junkers
Membro
Membro
Registado: terça ago 04, 2009 8:31 am

Re: RETORNO AQS

Mensagem por joel.vulcano.junkers »

boas, explique melhor para tentar ajuda-lo.

Autor do tópico
scoutboy
Membro
Membro

Mensagem por scoutboy »

o circuito de retorno aqs tem uma bomba circuladora na extremidade junto ao termoacumulador a puxar a agua da casa para dentro do deposito, sai deste e passa pelo modulo solar vulcano e volta a entrar na casa.

o circuito não é feito com eficiência pois a agua demora bastante tempo a sair quente na torneira.

será que o modulo solar, como tem uma valvula misturadora terá a bloquear a passagem da agua quente para a casa?

será que a bomba tem potência para fazer o circuito (grunfos but80).

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

não estará o retorno pelo solar desligado?
ter água quentinha pronta a sair da torneira mal ela se abre tem um custo energético bastante elevado ... que o solar somente por si não consegue produzir. imagine a quantidade de energia que desperdiça se tiver o retorno ligado 24h/dia. toda a energia produzida pelo solar seria gasta ao longo do dia. de noite a água iria continuar a circular mas não a aquecer por não haver sol ... corre o risco de chegar de manhã e não ter água quente ....
pelas informações que dá não dá para dizer amis do que isso ...
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

pode ser a velocidade da bomba......

Autor do tópico
scoutboy
Membro
Membro

Mensagem por scoutboy »

no fim de alguns teste contatei que o problema está no modulo solar, que tem uma valvula termastática que limita a temperatura da saida (55º), ou seja como o circuito de retorno é um circuito fechado (não tem consumo de água) desta forma tendo a temperatura dentro do deposito na ordem dos 70º a valvula fecha a quente para deixar passar a fria para regular aos 55º. como ñ há consumo ñ entra água ficando a valvula fechada.
já experimentei a ligar directo sem passar pelo modulo solar e funciona perfeitamente, o senão é a temperatura que é enviada para a canalização, que é a mesma do deposito nesta altura (60º a 80º).

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

a solução é fazer uma picagem do retorno à água fria mantendo a ligação ao depósito. assim dá liberdade à válvula para repor água quente fazendo-a passar pelo depósito, sendo que a maior parte da água vai passar pela fria (caso não haja consumo).
circuito com retorno.jpg
circuito com retorno.jpg (21.43 KiB) Visto 9637 vezes

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

exactamente

dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am

Mensagem por dmachado »

eu tenho um retorno instalado, e poupa-me muita água por mês, mais de 2.000 litros.

está é temporizado durante a semana para as horas de acordar da família, e ao fim de semana é activado conforme as necessidades, demorando cerca de 5 minutos a ter água quente - a bomba é de baixa velocidade e consumo...

ter isso ligado mais do que este tempo estritamente necessário dá-lhe cabo da estratificação do depósito solar...

cumprimentos.

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

a bomba que tem é a 15-14 but80 ? qual é o desnivel que tem entre o deposito aqs e os pontos de utilização ?
obrigado
cumprimentos
tlicas

dmachado
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por dmachado »

boas, a bomba é uma laing s1-15/700. o desnível é de cerca de 3 metros e uns 30 metros na horizontal, talvez mais.

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

dmachado Escreveu:boas, a bomba é uma laing s1-15/700. o desnível é de cerca de 3 metros e uns 30 metros na horizontal, talvez mais.
ok. lá vou ver se "invento" mais qualquer coisa na minha instalação.
obrigado
tlicas

dmachado
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por dmachado »

é fácil, liga a saída da água quente à bomba e a bomba à saída da fria debaixo do lavatório, com uma válvula anti-retorno, e está feito... a água ainda fria sai da linha aqs para a fria, até estar na temperatura desejada... vai ver que poupa centenas e centenas de litros de água... ecologia e economia.

qualquer dúvida avise.

FSC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 13, 2009 9:54 am

Mensagem por FSC »

para fazer um anel de retorno bem feito basta respeitar o esquema já postado.
a altura manométrica não é importante, uma vez que o circulador vai funcionar em anel fechado e com um caudal pequeno. o suficiente apenas para garantir a temperatura no anel. cerca de 5l/h por cada metro de anel é suficiente.

Leça
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta set 11, 2009 3:34 pm

Mensagem por Leça »

boas

alguém tem alguma dica sobre os painéis beretta? 300l. será que alguém analisa as características e me diz algo? obrigado

kridos
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado nov 07, 2009 12:51 pm

Mensagem por kridos »

bom dia a todos,

o meu nome é ricardo filipe barros querido, aluno do 5º ano do mestrado integrado de engenharia civil no instituto superior técnico.

no presente ano lectivo estou a desenvolver uma tese de mestrado cujo tema aborda os sistemas prediais de distribuição de águas quentes sanitárias.

encontrei recentemente este fórum e achei muito interessante o debate, já que os circuitos de retorno fazem parte da matéria que tenho de investigar no presente trabalho. desta forma peço a todos a colaboração que me possam dar (material bibliográfico, valores práticos de consumos, perdas de carga, traçado da rede...) para que desta forma possa aprofundar o conhecimento acerca do assunto.

cumprimentos,

Responder

Voltar para “Energia Solar”