ja tenho agua quente pelo sol
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

- Registado: quinta jun 05, 2008 9:17 pm
ja tenho agua quente pelo sol
boas a todos
tanto tempo a namorar os paineis solares, e so agora os coloquei.
e dou como tempo perdido o tempo em q me contentava em "namoralos".
pois estou mt satisfeito com a aquisiçao
optei por termossifao 300lts da vulcano com a comparticipaçao do governo, q foram montados na 2ª feira e na 3ª ja tinha agua quente q nao a gastava sozinho . aliás eu cedi a agua quente tb a minha sogra uma vez q as casas sao coladas uma a outra servimo-nos ambos com o mesmo painel.
so pra terem uma ideia, a agua a noite estava a sair de dentro do termuacumulador a 60º e no fim de 3 banho e mais o lavar da louça estava a sair a 52º.
mas agora tenho uma questao a colocar a ver se alguem me ajuda neste ponto, eu optei por modulo solar em vez de resistencia electrica.
mas ja estou a pensar no inverno para quando nao ouver tanto sol.
tenho um aerogerador de 12vlts a 400wts , sera possivel arranjar uma resistencia electrica a 12 vlts para assim nao ter consumo de gas durante o inverno.?
agradeço desde ja a vossa possivel ajuda..
cump : chico
tanto tempo a namorar os paineis solares, e so agora os coloquei.
e dou como tempo perdido o tempo em q me contentava em "namoralos".
pois estou mt satisfeito com a aquisiçao
optei por termossifao 300lts da vulcano com a comparticipaçao do governo, q foram montados na 2ª feira e na 3ª ja tinha agua quente q nao a gastava sozinho . aliás eu cedi a agua quente tb a minha sogra uma vez q as casas sao coladas uma a outra servimo-nos ambos com o mesmo painel.
so pra terem uma ideia, a agua a noite estava a sair de dentro do termuacumulador a 60º e no fim de 3 banho e mais o lavar da louça estava a sair a 52º.
mas agora tenho uma questao a colocar a ver se alguem me ajuda neste ponto, eu optei por modulo solar em vez de resistencia electrica.
mas ja estou a pensar no inverno para quando nao ouver tanto sol.
tenho um aerogerador de 12vlts a 400wts , sera possivel arranjar uma resistencia electrica a 12 vlts para assim nao ter consumo de gas durante o inverno.?
agradeço desde ja a vossa possivel ajuda..
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: ja tenho agua quente pelo sol
400 w não parece muito. mas não sei dizer. vamos esperar que apareça alguém com mais experiência.
Porreiro, pá!
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
poder,
sim podes,
demora algum tempo a aquecer!!!!!!
sim podes,
demora algum tempo a aquecer!!!!!!
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

obrigado desde ja..
mas como poderei eu fazer isso?
onde se pode comprar a resistencia?
q equipamento se tem de montar entre o aerogerador e a resistencia?
quanto ao demorar mt tempo eu ja tinha essa ideia mas mesmo q demore algum tempo seria sempre melhor q ter de usar o gas pra aquecer a agua....
se me puderem dar mais uma luzes sobre o assunto fico inteiramnete grato..
cump: chico
mas como poderei eu fazer isso?
onde se pode comprar a resistencia?
q equipamento se tem de montar entre o aerogerador e a resistencia?
quanto ao demorar mt tempo eu ja tinha essa ideia mas mesmo q demore algum tempo seria sempre melhor q ter de usar o gas pra aquecer a agua....
se me puderem dar mais uma luzes sobre o assunto fico inteiramnete grato..
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
são só os meus 50 cent, mas acho que não vais ter sucesso. só se o gerador estivesse sempre a 100%, e mesmo assim....
-
manuelcar
- Staff Member

a mim parece-me mais razoável utilizar o aerogerador para alimentar a iluminação da casa. sempre poupas por aí.
Porreiro, pá!
-
nj05
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 28, 2009 8:31 pm
parece-me que ele não deve ter baterias... e sendo assim é para esquecer essa questão.manuelcar Escreveu:a mim parece-me mais razoável utilizar o aerogerador para alimentar a iluminação da casa. sempre poupas por aí.
para utilizar resistências no aquecimento da água essa questão por outro lado já não é crítica. deve ser possível, apesar da eficiência ser baixa.
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

ok
obrigado pelas vossas ajudas..em relaçao ao nao ser muito eficas, eu ate ja tinha essas ideia..
agora a minha questao e esta. sera que mesmo aquecendo pouco com uma resistencia ligada ao aerogerador
nao acaba por ser conpensatorio a nivel de inverno??
mesmo que nao coloque uma resistencia a 400wts ,mas uma de 200wts ... sera que assim por muito mal que corra nao me aqueçe a agua nem q seja 10 ou 15 graus em 24 horas?..
tambem poderia ligar com bateria e inversor embora so tenha as baterias, mas acho q tb vai dar no mesmo por depois nao teem carga pra uma resistencia forte...
tenho uma pessoa conhecida q tem um aerogerador "fabrico total dele" que se serve da energia para iluminaçao tv´s, dvd´s, pc´s e recectores e o restante, ou seja o exesso envia para uma resistencia a 24 volts q ele tem numa cave, num cilindro
conclusao. ele tem iluminaçao e agua quente... mas a resistencia dele e de 24 vlts e eu queria fazer o mesmo a nivel de aquecimento de aguas mas em 12. dai eu estar aqui a colocar esta questao
mas entretanto voi la passar em casa dele pra saber se ele me pode ajudar nesse ponto..
mas as vossas ajudas sao sempre bem vindas..
obrigado pelas vossas ajudas..em relaçao ao nao ser muito eficas, eu ate ja tinha essas ideia..
agora a minha questao e esta. sera que mesmo aquecendo pouco com uma resistencia ligada ao aerogerador
nao acaba por ser conpensatorio a nivel de inverno??
mesmo que nao coloque uma resistencia a 400wts ,mas uma de 200wts ... sera que assim por muito mal que corra nao me aqueçe a agua nem q seja 10 ou 15 graus em 24 horas?..
tambem poderia ligar com bateria e inversor embora so tenha as baterias, mas acho q tb vai dar no mesmo por depois nao teem carga pra uma resistencia forte...
tenho uma pessoa conhecida q tem um aerogerador "fabrico total dele" que se serve da energia para iluminaçao tv´s, dvd´s, pc´s e recectores e o restante, ou seja o exesso envia para uma resistencia a 24 volts q ele tem numa cave, num cilindro
conclusao. ele tem iluminaçao e agua quente... mas a resistencia dele e de 24 vlts e eu queria fazer o mesmo a nivel de aquecimento de aguas mas em 12. dai eu estar aqui a colocar esta questao
mas entretanto voi la passar em casa dele pra saber se ele me pode ajudar nesse ponto..
mas as vossas ajudas sao sempre bem vindas..
-
manuelcar
- Staff Member

uma resistência de 12 v 400 w não deve ser muito difícil de encontrar. consulta os catálogos dos fabricantes. claro que deverá ser necessário recorrer a uma adaptação caseira.
Porreiro, pá!
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

boas mais uma vez...
mas onde poderei eu encontrar essa resistencia?
alguem tem ideia onde eu a posso adquirir???
mt obrigado desde ja
mas onde poderei eu encontrar essa resistencia?
alguem tem ideia onde eu a posso adquirir???
mt obrigado desde ja
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
mas a resistencia vai apenas aquecer uma parte da agua, visto a agua já estar minimamente quente do sol, ou seja a resistencia irá aquecer uma agua morna e irá estar ligada o dia todo, acho que é suficiente.
o aerogerador no inverno também fornece mais energia (acho) que no verão, pois há mais vento no inverno.
acho que devias tentar aproveitar o que tens e só depois ver se é realmente necessário acrescentar algo mais.
eu tenho um de 300 ltrs e somos 5 pessoas e mais as duas máquinas de lavar, (tudo a usar a agua) posso-te dizer que mesmo no inverno tenho apenas 2 ou 3 meses em que uso o apoio e não é sempre.
o aerogerador no inverno também fornece mais energia (acho) que no verão, pois há mais vento no inverno.
acho que devias tentar aproveitar o que tens e só depois ver se é realmente necessário acrescentar algo mais.
eu tenho um de 300 ltrs e somos 5 pessoas e mais as duas máquinas de lavar, (tudo a usar a agua) posso-te dizer que mesmo no inverno tenho apenas 2 ou 3 meses em que uso o apoio e não é sempre.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
200w durante 24h, aqueceriam-te 300l, cerca de 13 graus. só em locais muito ventosos obterias esta média de potência num gerador de 400w.
para encontrares a resistência, não sei, mas podes sempre contactar empresas que fabriquem resistências eléctricas.
para encontrares a resistência, não sei, mas podes sempre contactar empresas que fabriquem resistências eléctricas.
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda..
começando pelo fim.
visto q as contas q fizeste dava 13 graus em 24 horas. isso pode parecer pouco, mas acreditem q 13 graus a mais em pleno inverno seria muito bom.. (acho eu) para mim acho q era o q chegava pra nao ter de recorrer a gas ou electrecidade.
ja fiz varios telefonemas e ja obtive diferentes tipos de respostas...
de um lado dizem q nao possivel fabricar por ter um valor homico mt baixo.
mas por outro lado ja me disseram q poderia ser feito em resistencia de cartucho com os wts q eu quizesse , e como pra mim e igual o q interessa e aquecer a agua por mt pouco q seja no inverno..
mas de qualquer forma continuo a aceitar as vossas opinioes e as vossas criticas...
mt obrigado a tds...
começando pelo fim.
visto q as contas q fizeste dava 13 graus em 24 horas. isso pode parecer pouco, mas acreditem q 13 graus a mais em pleno inverno seria muito bom.. (acho eu) para mim acho q era o q chegava pra nao ter de recorrer a gas ou electrecidade.
ja fiz varios telefonemas e ja obtive diferentes tipos de respostas...
de um lado dizem q nao possivel fabricar por ter um valor homico mt baixo.
mas por outro lado ja me disseram q poderia ser feito em resistencia de cartucho com os wts q eu quizesse , e como pra mim e igual o q interessa e aquecer a agua por mt pouco q seja no inverno..
mas de qualquer forma continuo a aceitar as vossas opinioes e as vossas criticas...
mt obrigado a tds...
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
na parte de ovd deste forum existe quem usou um tipo especial de fio que enrolou á volta dos tubos dos injectores. penso que seria o ideal pois poderia dar a forma e o valor que quizesse! basta cortar mais curto ou mais longo! passe por lá...
eu agora não posso tenho de ir fazer crepes
mais tarde posso lhe dar o nome do fio..
eu agora não posso tenho de ir fazer crepes
mais tarde posso lhe dar o nome do fio..
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
Ferra
- Membro Gold

- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
fio de cromoniquel
está no topico aquecimento dos tubos injectores
está no topico aquecimento dos tubos injectores
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 
-
fmmf
Autor do tópico - Membro

http://img16.imageshack.us/gal.php?g=imag083l.jpg
deixo aqui as fotos do meu sistema. mas tenho outro modulo solar noutra casa visto esta a servir 2 casas..
cump
deixo aqui as fotos do meu sistema. mas tenho outro modulo solar noutra casa visto esta a servir 2 casas..
cump
-
antenor
- Membro

- Registado: segunda dez 10, 2007 10:29 pm
a resistência que pretendes podes encontra-la em varios ipermercados na secção auto.
são resistencias para ligar ao isqueiro. a voltagem é 12v a amperagem é só jogar com duas ou mais resistências em paralelo até obter a potência desejada.
por pouco que aquessas a água sempre é melhor que nada... vai en frente...
são resistencias para ligar ao isqueiro. a voltagem é 12v a amperagem é só jogar com duas ou mais resistências em paralelo até obter a potência desejada.
por pouco que aquessas a água sempre é melhor que nada... vai en frente...