os motores de corrente contínua realmente, quando usados como geradores, produzem corrente contínua devido ao conjunto de escovas + coletor, que faz a função de comutador. neste caso não é necessário usar diodos para retificar, apenas um capacitor para fazer a estabilização e eventualmente um diodo de proteção em paralelo com o motor para absorver picos de tensão reversa que podem aquecer o capacitor e/ou danificar o circuito do regulador de tensão.carioca Escreveu:bom dia josenir tenho um motor de uma trotineta de 24v 80w já o esperimentei com a dsmultiplicação 1/5 e gera uma corrente considerável e geram em corrente contínua será posível ou tenho que usar rectificadores, fiz o teste liguei-o á bateria e invertendo a polarização trabalha ao contrário, usei um amperimetro analógico de ponteiro e só mete a corrente numa posição.
Alternador automotivo em uma turbina eólica
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
-
- Membro
- Registado: terça jul 28, 2009 4:53 am
bom dia a todos
josenir, gostei do seu projeto de regulador para alternador de 24v para 12v, estou querendo montar um, voce tem como me enviar o desenho da pci?, e tambem li aqui no forum sobre a
modificação das bobinas dos alternadores de 12v para 24v, eu gostaria de saber quantas são
as espiras a mais nas bobinas, já montei varios dinamos com o induzido com mais espiras para poder gerar com menos rotação, funcionou mais não como o esperado, testei com alternadores
altomotivo, e tambem não tive o rendimeto esperado,a rotação da hélice tem que ser muito alta
e o campo do alternador tem que está sempre energizado, e outras coisas a mais, e na verdade eu já
tinha desistido, mais agora encontrei este forum com muita gente criativa e com muitas
experiencias novas, e voltei a me animar e tocar o barco adiante,
um abraço a todos, acácio firme.
josenir, gostei do seu projeto de regulador para alternador de 24v para 12v, estou querendo montar um, voce tem como me enviar o desenho da pci?, e tambem li aqui no forum sobre a
modificação das bobinas dos alternadores de 12v para 24v, eu gostaria de saber quantas são
as espiras a mais nas bobinas, já montei varios dinamos com o induzido com mais espiras para poder gerar com menos rotação, funcionou mais não como o esperado, testei com alternadores
altomotivo, e tambem não tive o rendimeto esperado,a rotação da hélice tem que ser muito alta
e o campo do alternador tem que está sempre energizado, e outras coisas a mais, e na verdade eu já
tinha desistido, mais agora encontrei este forum com muita gente criativa e com muitas
experiencias novas, e voltei a me animar e tocar o barco adiante,
um abraço a todos, acácio firme.
-
que ótimo que você se interessou pelo projeto, mas as questões que você levantou já foram respondidas nas mensagens anteriores. seria melhor você dar uma lida antes nas mensagens que já foram postadas anteriormente, pois existe muita informação a respeito, além dos desenhos da pci e do esquema elétrico do controlador, etc. assim ficaria melhor, para a gente não estar repetindo várias vezes o que já foi tratado.acacio firme Escreveu:bom dia a todos
altomotivo, e tambem não tive o rendimeto esperado,a rotação da hélice tem que ser muito alta e o campo do alternador tem que está sempre energizado, e outras coisas a mais, e na verdade eu já tinha desistido, mais agora encontrei este forum com muita gente criativa e com muitas experiencias novas, e voltei a me animar e tocar o barco adiante, um abraço a todos, acácio firme.
agradeço, e me coloco à disposição para outras dúvidas que venham a surgir.
-
- Membro
boa noite josenir, obrigado pela dica, já peguei esquema do controlador, vou tentar imprimir sem os componentes no proteus pcb, se não conseguir vou procurar na net o software que
voce desenha as placas, e quanto as espiras a mais do alternador já encontrei aqui no forum,
quando eu terminar a montagem te informo os resulados.
boa noite a todos, acácio firme.
voce desenha as placas, e quanto as espiras a mais do alternador já encontrei aqui no forum,
quando eu terminar a montagem te informo os resulados.
boa noite a todos, acácio firme.
-
sobre a rotação de trabalho do nosso alternador automotivo modificado talvez tenhamos comentado pouco, por isso cabe mencionar que seguindo o projeto conforme divulgado aqui eu já conseguir fazer o alternador começar a gerar com rotação de até 200 rpm. mas mesmo assim é recomendado usar uma ampliação de rotação para conseguir um bom rendimento. não é recomendado usar uma turbina com a hélice ligada direto ao eixo do alternador. eu tenho usado ampliação entre 1:3 e 1:6, conforme o diâmetro da hélice. tenho observado em vários testes que fiz, que para se obter aproximadamente 25% da potência original do alternador é necessária uma rotação de aproximadamente 600 rpm no eixo do alternador, mas conforme os ajustes do regulador, essa rotação pode ser um pouco menor.acacio firme Escreveu:... já montei varios dinamos com o induzido com mais espiras para poder gerar com menos rotação, funcionou mas não como o esperado, testei com alternadores
altomotivo, e tambem não tive o rendimeto esperado, a rotação da hélice tem que ser muito alta ...
-
- Membro
bom dia josenir. acredito que voce pode me ajudar nas medidas de uma hélice de 3 pas para um alternador altomotivo de 40 amperes, vou aumentar a rotação de 1x2 com correia micro v
automotiva, estou modificando as bobinas do alternador de 12 para 24 volts, o alternador antes era 80 amperes, com a troca das bobinas acredito que fique com mais ou menos 40 amperes, o que voce acha?
peço a voce mais duas ajudas, já que é tecnico em eletrônica, uma é sobre a pci do controlador, como faço para importar ou exportar o desenho para o express pcb? a outra não
é muito comum, estou fazendo manutenção em 4 locomotivas diesel eletrica pequenas, e estas trabalham com 3 baterias de 12 volts em série 36 volts, e não existe no comercio um
regulador para 36 volts, a danada da pergunta é voce tem como projetar um regulador deste?
36 volts 80 amperes? me desculpe por tantas perguntas.
um abraço a todos.
acacio firme.
automotiva, estou modificando as bobinas do alternador de 12 para 24 volts, o alternador antes era 80 amperes, com a troca das bobinas acredito que fique com mais ou menos 40 amperes, o que voce acha?
peço a voce mais duas ajudas, já que é tecnico em eletrônica, uma é sobre a pci do controlador, como faço para importar ou exportar o desenho para o express pcb? a outra não
é muito comum, estou fazendo manutenção em 4 locomotivas diesel eletrica pequenas, e estas trabalham com 3 baterias de 12 volts em série 36 volts, e não existe no comercio um
regulador para 36 volts, a danada da pergunta é voce tem como projetar um regulador deste?
um abraço a todos.
acacio firme.
-
sobre as pás, eu tenho usado elas feitas em chapa de alumínio com espessura de 2mm. existe uma convenção muito usada sobre as medidas que indica que a largura de cada pá na base deve ser de 15% do comprimento e a largura na ponta deve ser de 5% do comprimento. assim, para uma hélice com pás de 1m as medidas seriam: 1m x 0,15m x 0,05m. como na minha região os ventos são fracos, eu uso elas com 4 pás ou mais.acacio firme Escreveu:bom dia josenir. acredito que voce pode me ajudar nas medidas de uma hélice de 3 pas para um alternador altomotivo de 40 amperes, vou aumentar a rotação de 1x2 com correia micro v automotiva, estou modificando as bobinas do alternador de 12 para 24 volts, o alternador antes era 80 amperes, com a troca das bobinas acredito que fique com mais ou menos 40 amperes, o que voce acha?
um abraço a todos.
acacio firme.
sobre o alternador de 80a render 40a, é mais ou menos isso, desde que você consiga uma boa hélice e uma relação de ampliação adequada ao conjunto.
a pci do controlador foi postada aqui no formato do express pcb, e este programa pode ser obtido gratuitamente na internet. neste caso não precisa se preocupar em importar, precisa apenas abrir.
sobre o regulador de 36v x 80a, favor me contactar por mp e informar se ele é para um alternador, uma vez que não faz parte do assunto deste tópico.
agradeço.
-
- Membro
boa tarde josenir, obrigado pelo projeto da hélice, sobre o outro projeto ainda sou novo neste
forum, e ainda não posso utilizar mp, quando eu compretar 10 mensagens entro em contato por mp, não sei se podemos conactar por outros meios, porque existe o regulamento do forum
já a pci estou ainda confuso, baixei da net o express pcb e ainda não sei trabalhar com ele, e
e tambem não tive como gravar a pci original, o que fiz foi copiar a pci como foto e salvei,
o software que uso é o proteus pcb porque tem um tutorial em portugues, acho que vou
desenhar outra pci manualmente no proteus, o que voce acha?
obrigado, boa tarde a todos,
acacio firme.
forum, e ainda não posso utilizar mp, quando eu compretar 10 mensagens entro em contato por mp, não sei se podemos conactar por outros meios, porque existe o regulamento do forum
já a pci estou ainda confuso, baixei da net o express pcb e ainda não sei trabalhar com ele, e
e tambem não tive como gravar a pci original, o que fiz foi copiar a pci como foto e salvei,
o software que uso é o proteus pcb porque tem um tutorial em portugues, acho que vou
desenhar outra pci manualmente no proteus, o que voce acha?
obrigado, boa tarde a todos,
acacio firme.
-
clicando no link abaixo você vai para o meu post em que está disponível o arquivo do desenho da pci do controlador. observe que está em formato zip, precisa ser descompactado. depois de descompactado você terá o arquivo .pcb, e aí se você tiver o express pcb instalado no computador, só precisa clicar duas vezes em cima do arquivo, que ele já vai aparecer na tela. a vantagem de usar o express pcb é que além de poder fazer alguma alteração ainda pode imprimir apenas as trilhas da pci, sem os componentes. de outra forma vai ficar mais difícil.acacio firme Escreveu:boa tarde josenir, obrigado pelo projeto da hélice, sobre o outro projeto ainda sou novo neste forum, e ainda não posso utilizar mp, quando eu compretar 10 mensagens entro em contato por mp, não sei se podemos conactar por outros meios, porque existe o regulamento do forum já a pci estou ainda confuso, baixei da net o express pcb e ainda não sei trabalhar com ele, e e tambem não tive como gravar a pci original, o que fiz foi copiar a pci como foto e salvei, o software que uso é o proteus pcb porque tem um tutorial em portugues, acho que vou desenhar outra pci manualmente no proteus, o que voce acha?
obrigado, boa tarde a todos, acacio firme.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7&start=68
-
- Membro
bom dia josenir, e obrigado pela paciencia, o express pcb já tenho instalado, pelo que vi não é dificil trabalhar com ele, já andei mexendo nos comandos, o endereço que voce informou não
está disponivel o arquivo zipado, ou não o encontrei, achei o esquema, a pci, a lista de peças,
mais não o arquivo zipado, mais não se preocupe, tudo vai ficar melhor mais adiante ok?
estou separando material para a hélice, voce fez a hélice com chapa de aluminio de 2mm, tem
algum reforço por traz da hélice?
até mais, e obrigado, acácio firme.
está disponivel o arquivo zipado, ou não o encontrei, achei o esquema, a pci, a lista de peças,
mais não o arquivo zipado, mais não se preocupe, tudo vai ficar melhor mais adiante ok?
estou separando material para a hélice, voce fez a hélice com chapa de aluminio de 2mm, tem
algum reforço por traz da hélice?
até mais, e obrigado, acácio firme.
-
o post que eu indiquei é justamente o que traz a lista de material. logo acima da lista de material está o link para o arquivo anexo reg_alt.zip. é só clicar em cima para salvar no seu computador. sobre a hélice, vou providenciar uma foto para você ver melhor os detalhes da construção.acacio firme Escreveu:bom dia josenir, e obrigado pela paciencia, o express pcb já tenho instalado, pelo que vi não é dificil trabalhar com ele, já andei mexendo nos comandos, o endereço que voce informou não está disponivel o arquivo zipado, ou não o encontrei, achei o esquema, a pci, a lista de peças, mais não o arquivo zipado, mais não se preocupe, tudo vai ficar melhor mais adiante ok? estou separando material para a hélice, voce fez a hélice com chapa de aluminio de 2mm, tem algum reforço por traz da hélice? até mais, e obrigado, acácio firme.
-
- Membro
josenir, já baixei o arquivo e imprimi ficou ótimo, vou transferir o o desenho para a placa, e pela primeira vez com transferencia termica de toner, sempre fazia com serigrafia mais é muito
compricado, vou demorar uns dias para terminar a montagem porque a minha cidade é pequena
e não tem comercio de material eletrônico, sempre compro componentes em são paulo, mais
demora um pouco.
até mais, e muito obrigado
acácio firme
compricado, vou demorar uns dias para terminar a montagem porque a minha cidade é pequena
e não tem comercio de material eletrônico, sempre compro componentes em são paulo, mais
demora um pouco.
até mais, e muito obrigado
acácio firme
-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
josenir,josenir Escreveu:sobre as pás, eu tenho usado elas feitas em chapa de alumínio com espessura de 2mm. existe uma convenção muito usada sobre as medidas que indica que a largura de cada pá na base deve ser de 15% do comprimento e a largura na ponta deve ser de 5% do comprimento. assim, para uma hélice com pás de 1m as medidas seriam: 1m x 0,15m x 0,05m. como na minha região os ventos são fracos, eu uso elas com 4 pás ou mais.acacio firme Escreveu:bom dia josenir. acredito que voce pode me ajudar nas medidas de uma hélice de 3 pas para um alternador altomotivo de 40 amperes, vou aumentar a rotação de 1x2 com correia micro v automotiva, estou modificando as bobinas do alternador de 12 para 24 volts, o alternador antes era 80 amperes, com a troca das bobinas acredito que fique com mais ou menos 40 amperes, o que voce acha?
um abraço a todos.
acacio firme.
sobre o alternador de 80a render 40a, é mais ou menos isso, desde que você consiga uma boa hélice e uma relação de ampliação adequada ao conjunto.
a pci do controlador foi postada aqui no formato do express pcb, e este programa pode ser obtido gratuitamente na internet. neste caso não precisa se preocupar em importar, precisa apenas abrir.
sobre o regulador de 36v x 80a, favor me contactar por mp e informar se ele é para um alternador, uma vez que não faz parte do assunto deste tópico.
agradeço.
como estou preparando material e projeto para meu gerador eolico, pois so estrei de volta ao brasil no proximo ano, gostaria se pudesse detalhar mais um pouco este projeto de hélice, pois fiquei com duvidas no desenho da pá que desenhou, se o bordo de ataque da hélice e o reto ou o inclinado e o raio de conformação do perfil mostrado, e como se faz isso? voce utilizou algum molde? pois se o perfil de uma pá ficar diferente da outra, isto vai gerar uma instabilidade direcional na turbina.
desculpe minha perguntas, mas gostaria muito de acertar o máximo possivel no primeiro projeto.
obrigado e um grande abraço
josé américo
-
o seu questionamento foi bastante oportuno, e ve fez ver que fornecí o desenho invertido. o correto é como na figura abaixo. observe que as pás da hélice devem ser curvadas para reproduzir o perfil que é mostrado na figura, e o bordo de ataque é o lado reto. da forma como está aí, a hélice deve girar para a direita. e é importante que o giro seja para a direita porque ela possui um furo ao centro e o eixo possui rosca na ponta, e uma porca fara fazer o aperto. se ela girar ao contrário vai desapertar a porca e a hélice vai girar livre no eixo, sem mover o gerador. e pode até cair.jamerico Escreveu:josenir,
como estou preparando material e projeto para meu gerador eolico, pois so estarei de volta ao brasil no proximo ano, gostaria se pudesse detalhar mais um pouco este projeto de hélice, pois fiquei com duvidas no desenho da pá que desenhou, se o bordo de ataque da hélice e o reto ou o inclinado e o raio de conformação do perfil mostrado, e como se faz isso? voce utilizou algum molde? pois se o perfil de uma pá ficar diferente da outra, isto vai gerar uma instabilidade direcional na turbina. desculpe minha perguntas, mas gostaria muito de acertar o máximo possivel no primeiro projeto.
obrigado e um grande abraço
josé américo
eu fiz a dobragem do perfil das pás usando uma calandra em uma oficina de solda. assim dá para fazer ficarem bem perfeitas. esta técnica de construção, a meu ver facilita, e produz bons resultados. o problema é só conseguir reproduzir o perfil igualmente em todas as pás.
na parte de baixo da figura você observa a forma mais econômica de fazer o corte da chapa. estou providenciando umas fotos para mostrar os detalhes da construção, assim vai ficar melhor de entender.
-
vejam umas fotos da hélice com pás de alumínio.
-
mais algumas fotos
-
- Membro
bom dia josenir, gostei muito do projeto da hélice, e nas fotos mostra como ficou depois de
montada na torre, o que está por traz da hélice é uma engrenagem ou polia? para este tipo de hélice voce usou 1x3 ou 1x6 a rotação? desculpe tantas perguntas, é porque desta vez não
quero fazer nada errado, sobre o controlador não estou encontrando os trimpot de 5mm, isto
não atrapalha muito porque posso fazer uma modificação, mais por outro lado eu gostaria de
fazer a pci no tamanho original, onde voce compra os trimpot de 5mm?
um abraço, e muito obrigado.
acácio firme.
montada na torre, o que está por traz da hélice é uma engrenagem ou polia? para este tipo de hélice voce usou 1x3 ou 1x6 a rotação? desculpe tantas perguntas, é porque desta vez não
quero fazer nada errado, sobre o controlador não estou encontrando os trimpot de 5mm, isto
não atrapalha muito porque posso fazer uma modificação, mais por outro lado eu gostaria de
fazer a pci no tamanho original, onde voce compra os trimpot de 5mm?
acácio firme.
-
o que está por trás da hélice é uma polia em v de 200mm, e no gerador estou usando uma polia de 50mm, o que dá 1:4, mas a minha estrutura mecânica da turbina permite trocar esta polia grande, e eu tenho de outras medidas onde, conforme a hélice eu escolho a que apresenta melhor rendimento. por exemplo, tenho uma hélice de 3 pás de 70cm que uso com a relação 1:2. ainda não cheguei a valores conclusivos mas observo que uma hélice maior produz maior torque e velocidade mais baixa, logo podemos ampliar mais, enquanto uma hélice menor apresenta maior velocidade e menor torque, logo deve usar menor ampliação.acacio firme Escreveu:bom dia josenir, gostei muito do projeto da hélice, e nas fotos mostra como ficou depois de montada na torre, o que está por traz da hélice é uma engrenagem ou polia? para este tipo de hélice voce usou 1x3 ou 1x6 a rotação? desculpe tantas perguntas, é porque desta vez não quero fazer nada errado, sobre o controlador não estou encontrando os trimpot de 5mm, isto não atrapalha muito porque posso fazer uma modificação, mais por outro lado eu gostaria de fazer a pci no tamanho original, onde voce compra os trimpot de 5mm?
acácio firme.
eu prefiro os trimpots de 5mm porque ocupam menos espaço na pci. da última vez comprei na farnell (www.farnell.com.br), lá tem de toda cor e tamanho. eh eh ! e eles enviam um só trimpot para você, se você pedir. e lá vende de fio a pavio. eh eh !
-
- Membro
bom dia , josenir, e obrigado por ma lembrar da farnell, já comprei componentes lá já faz anos,
e ainda tenho o cadastro na farnell, vou fazer o pedido dos trimpot. agora que estou
novamente nos projetos de energia eólica, tenho dinamos antigos de automoveis guardado em
um armario que andei fazendo testes com energia eólica já faz bastante tempo, e neste armario encontrei um dinamo muito antigo, e este foi fabricado para cataventos, que hoje
é hélice, turbina, e tal. este dinamo não sei onde fio fabricado, creio que seja americano ou
ingles, ele é muito pesado deve ter o mesmo peso de um motor elétrico monofasico destes
mais antigo de 1,5 hp, e gera energia com baixa rotação já que a hélice é presa no eixo do
dinamo, já que o tema do forum é energia eólica, por isto falei do dinamo ok?.
até mais e muito obrigado.
acácio firme.
e ainda tenho o cadastro na farnell, vou fazer o pedido dos trimpot. agora que estou
novamente nos projetos de energia eólica, tenho dinamos antigos de automoveis guardado em
um armario que andei fazendo testes com energia eólica já faz bastante tempo, e neste armario encontrei um dinamo muito antigo, e este foi fabricado para cataventos, que hoje
é hélice, turbina, e tal. este dinamo não sei onde fio fabricado, creio que seja americano ou
ingles, ele é muito pesado deve ter o mesmo peso de um motor elétrico monofasico destes
mais antigo de 1,5 hp, e gera energia com baixa rotação já que a hélice é presa no eixo do
dinamo, já que o tema do forum é energia eólica, por isto falei do dinamo ok?.
até mais e muito obrigado.
acácio firme.
-
- Membro
boa noite josenir, já comprei os trimpot de 5mm e os outros componentes, mais a pci não deu
certo com transferencia termica de toner tentei varias vezes e não deu certo, vou fazer com serigrafia, é bem mais dificil mais já fiz algumas pci com isto, e o alternador com outras bobinas
vai ficar pronto este final de semana, vamos ver como vai ficar o serviço ok?
até mais, acácio firme.
certo com transferencia termica de toner tentei varias vezes e não deu certo, vou fazer com serigrafia, é bem mais dificil mais já fiz algumas pci com isto, e o alternador com outras bobinas
vai ficar pronto este final de semana, vamos ver como vai ficar o serviço ok?
até mais, acácio firme.