Autocarros Eléctricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm

Autocarros Eléctricos

Mensagem por ghorez »

caríssimos e-amigos,

vejo que anda tudo interessado em veículos eléctricos, particularmente em motociclos e ligeiros, mas pergunto-vos sobre autocarros eléctricos. sei do gulliver (o mini-bus eléctrico, embora não encontre a página da empresa que os faz...); e sei daquele autocarro 100% solar neo-zelandês que também é apresentado neste fórum. mas só há estes 2 exemplos? não há mais autocarros eléctricos, ou projectos de autocarros eléctricos? ando muito interessado neste assunto, mas não tenho encontrado grande coisa.

outra coisa que acho estranho é os grandes fabricantes de autocarros ainda não terem os seus proprios projectos como os fabricantes de ligeiros e motociclos. nem os colossos "man", "volvo" ou até a "mercedes-benz" têm algum protótipo ou já algo comercial.

se souberem de alguma coisa, partilhem informação.

obrigado desde já.
electric!

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: Autocarros Eléctricos

Mensagem por sergiomms »

sergiomms

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

já agora a minha contribuição:

- http://www.tecnobus.it/home/en

- http://www.adelaidecitycouncil.com/adcc ... _sheet.pdf

procuro mais é autocarros eléctricos a baterias. não aqueles que necessitam de uma infraestrutura de apoio (2 fios aéreos).
electric!

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

acabaram no porto com os autocarros eléctricos (com fios). foi o maior erro que fizeram. no centro das cidades estas autocarros andavam 60 e mais anos, quase sem manutenção. para percursos citadinos e repetitivos são o ideal. agora insistem a usar combustíveis (gasóleo), e depois gastam fortunas a desenvolver e testar outros combustíveis (também poluentes, mas embora sendo menos), como o gás natural, alcool, hidrogénio, etc.
andamos para trás.
nestes autocarros, para além de eléctricos, não tinham a desvantagem de ter de carregar de baterias. claro que o ideal era ter os dois modos: electricidade dos fios e umas pequenas baterias apenas para permitirem chegar aquelas localidades ou ruas extremas e mais longe das cidades.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ..
rocker_pt Escreveu:acabaram no porto com os autocarros eléctricos (com fios). foi o maior erro que fizeram. no centro das cidades estas autocarros andavam 60 e mais anos, quase sem manutenção. para percursos citadinos e repetitivos são o ideal. agora insistem a usar combustíveis (gasóleo), e depois gastam fortunas a desenvolver e testar outros combustíveis (também poluentes, mas embora sendo menos), como o gás natural, alcool, hidrogénio, etc.
andamos para trás.
nestes autocarros, para além de eléctricos, não tinham a desvantagem de ter de carregar de baterias. claro que o ideal era ter os dois modos: electricidade dos fios e umas pequenas baterias apenas para permitirem chegar aquelas localidades ou ruas extremas e mais longe das cidades.
que saudades tenho dos "tróleis"..bzzzzzzzzzzzz..e lá iam eles..

em lisboa haviam circuitos de "elétricos" cujo senão era estarem limitados aos carris..de muito má memoria para mim em tempo de chuva e a conduzir motociclos..cada "pneumadela" era um susto..creio que uma das linhas que mais sustos me provocou ainda existe..a do 18..ou era o 28 ?..o que fazia (faz ?) praça do comércio-ajuda..e eu de amores com uma residente na ajuda..muito hansaplast gastava naqueles tempos..

tens toda a razão..houve um retrocesso no processo de transporte publico urbano..

lamentavel..

abraços
[***************]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

só espero que não metam o metro a diesel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

é exactamente coisas deste género que procuro. os antigos "tróleis" não servem para o projecto, pois trata-se de uma zona com geografia montanhosa digamos assim. não seria financeiramente viável implementar um sistema de apoio para a zona toda.
electric!

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

ghorez Escreveu:já agora a minha contribuição:

procuro mais é autocarros eléctricos a baterias. não aqueles que necessitam de uma infraestrutura de apoio (2 fios aéreos).
vai lá ver bem os links que te dei, penso que é o que procuras.
onde é que viste troleys?
sergiomms

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

jmal,
tá boa essa, será que daqui a uns 60 anos vão pôr o metro a diesel?
relativamente aos tróleis, uma desculpa que eu ouvi em tempos, foi que a manutenção da linha eléctrica (pantografo) e sua alimentação (transformadores) era demasiado cara. eu visitei em tempos essa central, e gostei. obviamente que os transformadores, não tendo peças móveis tem um excelente rendimento (97%) é praticamente livre de manutenção.
aos poucos foram substituindo os troleis por autocarros a diesel por serem mais modernos....granda estúpidos os gajos...mas isso foi à 20 ou 30 anos quando o combustível era barato.
depois, com 1 ou 2 tróleis.....era claro que já não era rentável a exploração.
.......camelos!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

sergiomms Escreveu:
ghorez Escreveu:já agora a minha contribuição:

vai lá ver bem os links que te dei, penso que é o que procuras.
onde é que viste troleys?
os links que me deste também são extremamente interessantes, e estou a considerá-los. apenas têm a pequena questão de que os autocarros têm um pequeno gerador a diesel. ou seja na verdade trata-se mais de um híbrido. mas também penso que pelo menos num futuro a curto/médio prazo, o futuro dos autocarros passa mesmo por ter sempre este pequeno gerador, já que as versões totalmente eléctricas não são compatíveis com regiões com algum relevo.

mas ainda assim obrigado pelo teu contributo.
electric!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

os trolleys eram bem melhores que os electricos de carril, a sua extinção deveu-se a interesses tanto dos construtores de autocarros (que queriam manutençoes caras) como dos seus mais directos patrocinadores, os baroes do negrume. foi sempre a andar para trás e tem sido um milagre ver tanta gente a abrir os olhos. depois os eternos calinos inventaram inspecçoes automoveis duas vezes por ano para os pesados, uma forma de nao chamar imposto a mais um imposto. tudo para arder. viva a demo-craçia!
mas também penso que pelo menos num futuro a curto/médio prazo, o futuro dos autocarros passa mesmo por ter sempre este pequeno gerador, já que as versões totalmente eléctricas não são compatíveis com regiões com algum relevo.
talvez, ghorez, o futuro já seja hoje. mas hoje ainda somos governados por agentes do passado, tanto na politica como nas universidades. vejo que o relevo geografico te preocupa, mas vais ver que isso será tambem passado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...

mesmo assim não pensei que ja houvesse autocarros eléctricos desenvolvidos a este ponto.
electric!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nao ghorez, o céu nunca foi o limite, nem sequer mesmo o espaço sideral. nem nunca o será. o limite será o espaço-tempo interdimensional e quantico. como és um aluno de engenharia electrotecnica posso dizer sem reservas que o futuro é vosso desde que nunca se desviem dos veiculos electricos, incluindo pesados etc, pois todas as restantes "soluçoes" nao passam de desvios de atenção marca-passo para queimar tempo. e o tempo é precioso! os hibridos serão uma solução transitoria pelo menos até imendarem os livros sobre a verdadeira natureza do electromagnetismo. a eficiençia e eficáçia dos motores electromagneticos irá aumentar vertiginosamente e as proprias baterias serão memórias do passado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ghorez Escreveu:através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...

mesmo assim não pensei que ja houvesse autocarros eléctricos desenvolvidos a este ponto.

impraticável ????, diz lá que faz subidas a 22 %, não chega ???, duvido que um a diesel com a mesma potência o consiga fazer, não ligues muito aos cavalos, num eléctrico isso tem pouco a ver com a força.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

bluesky Escreveu:nao ghorez, o céu nunca foi o limite, nem sequer mesmo o espaço sideral. nem nunca o será. o limite será o espaço-tempo interdimensional e quantico. como és um aluno de engenharia electrotecnica posso dizer sem reservas que o futuro é vosso desde que nunca se desviem dos veiculos electricos, incluindo pesados etc, pois todas as restantes "soluçoes" nao passam de desvios de atenção marca-passo para queimar tempo. e o tempo é precioso! os hibridos serão uma solução transitoria pelo menos até imendarem os livros sobre a verdadeira natureza do electromagnetismo. a eficiençia e eficáçia dos motores electromagneticos irá aumentar vertiginosamente e as proprias baterias serão memórias do passado.
o futuro é uma coisa relativa, mas de facto, não sei se o futuro das máquinas eléctricas vão passar pela eficiência (tenho professores que me falaram em máquinas eléctricas com rendimentos de 95%...). pelo menos o que se anda a estudar nas universidades passa mais por mudanças em termos de "arquitectura" da máquina. ou seja, evoluir as diversas máquinas assíncronas (rotor bobinado ou com estrutura externa em gaiola de esquilo) e síncronas (rotor cilindrico ou rotor de pólos salientes) para máquinas de relutância comutada, ou o que eu considero o verdadeiro futuro que são as já muito discutidas máquinas de ímanes permanentes (que fará, por exemplo, dos aerogeradores máquinas bem mais competitivas e torná-las-á verdadeiras alternativas).

mas isto é sempre muito discutível...apenas podemos ter ideias do que será o futuro. há alguns anos atrás, pensávamos no hidrogénio como futuro substituito do petróleo. hoje em dia sabemos que muitas universidades pensam em abandonar o estudo desta tecnologia para começar a pensar em outras.
electric!

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

jmal Escreveu:
ghorez Escreveu:através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...

impraticável ????, diz lá que faz subidas a 22 %, não chega ???, duvido que um a diesel com a mesma potência o consiga fazer, não ligues muito aos cavalos, num eléctrico isso tem pouco a ver com a força.

eu ainda ando no ínico deste estudo sobre autocarros eléctricos, mas esta é a ideia generalizada que ando a ler. à tecnologia actual ainda é dificil substituir de imediato a frota diesel por eléctrica sem um decréscimo considerável na qualidade de serviço. a empresa de que falo possui 4 gullivers, que fazem "carreiras" sem grandes subidas para tentar manter a autonomia do veículo dentro de valores competitivos para a empresa. repara que para as empresas os veículos eléctricos ainda são projectos interessantes mas actualmente pouco competitivos. e o que eu tou a tentar descobrir é soluções que os façam mudar de ideias para melhor!

mas não reparei no pormenor dos 22%. sem dúvida que esta empresa parace ser a melhor colocada na actualidade...
electric!

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, não sei quantos gullivers existem cá em coimbra, mas todos eles fazem sempre o mesmo trajecto com muitas subidas pois o circuito é entre a baixa e a alta da cidade....
são é um pouco lentos pois já os ultrapassei de bereco bastantes vezes, mas para o serviço que fazem não há melhor (principalmente transportar pessoas idosas em que a velocidade do gulliver é a ideal)

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

apve - veículos

a empresa italiana tecnobus fabrica e comercializa um mini-autocarro, o gulliver.

está disponivel em hibrido ou totalmente eléctrico.
a inovação e sucesso desde mini-autocarro está no facto de ser possivel trocar o conjunto de baterias e com isso não obrigar à paragem do veículo.

a sua concepção pequena é ideial para circular em zonas históricas oferecendo assim um transporte de maior proximidade.
esta ideia motivou a apve a desenvolver um programa de demonstração em portugal onde levamos o pequeno gulliver a 24 cidades portuguesas.
actualmente existem em circulação em portugal, atraves de um projecto de implentação orientado pela apve, cerca de 18 mini-autocarros divididos por 6 cidades.

Imagem

mais acerca do programa de demonstração e implementação - novas tecnologias em mini-autocarros eléctricos

pagina da tecnobus

Andre Nunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm

Mensagem por Andre Nunes »

[***************] Escreveu:vivam ..

em lisboa haviam circuitos de "elétricos" cujo senão era estarem limitados aos carris..de muito má memoria para mim em tempo de chuva e a conduzir motociclos..cada "pneumadela" era um susto..creio que uma das linhas que mais sustos me provocou ainda existe..a do 18..ou era o 28 ?..o que fazia (faz ?) praça do comércio-ajuda..e eu de amores com uma residente na ajuda..muito hansaplast gastava naqueles tempos..

abraços
[***************]
é o 18, e ainda aqui passa. passa quase à porta de minha casa. esse carris são complicados para andar de scooter. estou sempre com medo quando os cruzo.

abraço

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”