Autocarros Eléctricos
-
ghorez
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm
Autocarros Eléctricos
caríssimos e-amigos,
vejo que anda tudo interessado em veículos eléctricos, particularmente em motociclos e ligeiros, mas pergunto-vos sobre autocarros eléctricos. sei do gulliver (o mini-bus eléctrico, embora não encontre a página da empresa que os faz...); e sei daquele autocarro 100% solar neo-zelandês que também é apresentado neste fórum. mas só há estes 2 exemplos? não há mais autocarros eléctricos, ou projectos de autocarros eléctricos? ando muito interessado neste assunto, mas não tenho encontrado grande coisa.
outra coisa que acho estranho é os grandes fabricantes de autocarros ainda não terem os seus proprios projectos como os fabricantes de ligeiros e motociclos. nem os colossos "man", "volvo" ou até a "mercedes-benz" têm algum protótipo ou já algo comercial.
se souberem de alguma coisa, partilhem informação.
obrigado desde já.
vejo que anda tudo interessado em veículos eléctricos, particularmente em motociclos e ligeiros, mas pergunto-vos sobre autocarros eléctricos. sei do gulliver (o mini-bus eléctrico, embora não encontre a página da empresa que os faz...); e sei daquele autocarro 100% solar neo-zelandês que também é apresentado neste fórum. mas só há estes 2 exemplos? não há mais autocarros eléctricos, ou projectos de autocarros eléctricos? ando muito interessado neste assunto, mas não tenho encontrado grande coisa.
outra coisa que acho estranho é os grandes fabricantes de autocarros ainda não terem os seus proprios projectos como os fabricantes de ligeiros e motociclos. nem os colossos "man", "volvo" ou até a "mercedes-benz" têm algum protótipo ou já algo comercial.
se souberem de alguma coisa, partilhem informação.
obrigado desde já.
electric!
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Re: Autocarros Eléctricos
sergiomms
-
ghorez

já agora a minha contribuição:
- http://www.tecnobus.it/home/en
- http://www.adelaidecitycouncil.com/adcc ... _sheet.pdf
procuro mais é autocarros eléctricos a baterias. não aqueles que necessitam de uma infraestrutura de apoio (2 fios aéreos).
procuro mais é autocarros eléctricos a baterias. não aqueles que necessitam de uma infraestrutura de apoio (2 fios aéreos).
electric!
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
acabaram no porto com os autocarros eléctricos (com fios). foi o maior erro que fizeram. no centro das cidades estas autocarros andavam 60 e mais anos, quase sem manutenção. para percursos citadinos e repetitivos são o ideal. agora insistem a usar combustíveis (gasóleo), e depois gastam fortunas a desenvolver e testar outros combustíveis (também poluentes, mas embora sendo menos), como o gás natural, alcool, hidrogénio, etc.
andamos para trás.
nestes autocarros, para além de eléctricos, não tinham a desvantagem de ter de carregar de baterias. claro que o ideal era ter os dois modos: electricidade dos fios e umas pequenas baterias apenas para permitirem chegar aquelas localidades ou ruas extremas e mais longe das cidades.
andamos para trás.
nestes autocarros, para além de eléctricos, não tinham a desvantagem de ter de carregar de baterias. claro que o ideal era ter os dois modos: electricidade dos fios e umas pequenas baterias apenas para permitirem chegar aquelas localidades ou ruas extremas e mais longe das cidades.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ..
em lisboa haviam circuitos de "elétricos" cujo senão era estarem limitados aos carris..de muito má memoria para mim em tempo de chuva e a conduzir motociclos..cada "pneumadela" era um susto..creio que uma das linhas que mais sustos me provocou ainda existe..a do 18..ou era o 28 ?..o que fazia (faz ?) praça do comércio-ajuda..e eu de amores com uma residente na ajuda..muito hansaplast gastava naqueles tempos..
tens toda a razão..houve um retrocesso no processo de transporte publico urbano..
lamentavel..
abraços
[***************]
que saudades tenho dos "tróleis"..bzzzzzzzzzzzz..e lá iam eles..rocker_pt Escreveu:acabaram no porto com os autocarros eléctricos (com fios). foi o maior erro que fizeram. no centro das cidades estas autocarros andavam 60 e mais anos, quase sem manutenção. para percursos citadinos e repetitivos são o ideal. agora insistem a usar combustíveis (gasóleo), e depois gastam fortunas a desenvolver e testar outros combustíveis (também poluentes, mas embora sendo menos), como o gás natural, alcool, hidrogénio, etc.
andamos para trás.
em lisboa haviam circuitos de "elétricos" cujo senão era estarem limitados aos carris..de muito má memoria para mim em tempo de chuva e a conduzir motociclos..cada "pneumadela" era um susto..creio que uma das linhas que mais sustos me provocou ainda existe..a do 18..ou era o 28 ?..o que fazia (faz ?) praça do comércio-ajuda..e eu de amores com uma residente na ajuda..muito hansaplast gastava naqueles tempos..
tens toda a razão..houve um retrocesso no processo de transporte publico urbano..
lamentavel..
abraços
[***************]
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
só espero que não metam o metro a diesel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
ghorez

é exactamente coisas deste género que procuro. os antigos "tróleis" não servem para o projecto, pois trata-se de uma zona com geografia montanhosa digamos assim. não seria financeiramente viável implementar um sistema de apoio para a zona toda.marcopns Escreveu:tambem tens aqui
http://www.thunder-sky.com/products_en. ... 5&fid2=107
electric!
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
vai lá ver bem os links que te dei, penso que é o que procuras.ghorez Escreveu:já agora a minha contribuição:
onde é que viste troleys?
sergiomms
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
jmal,
tá boa essa, será que daqui a uns 60 anos vão pôr o metro a diesel?
relativamente aos tróleis, uma desculpa que eu ouvi em tempos, foi que a manutenção da linha eléctrica (pantografo) e sua alimentação (transformadores) era demasiado cara. eu visitei em tempos essa central, e gostei. obviamente que os transformadores, não tendo peças móveis tem um excelente rendimento (97%) é praticamente livre de manutenção.
aos poucos foram substituindo os troleis por autocarros a diesel por serem mais modernos....granda estúpidos os gajos...mas isso foi à 20 ou 30 anos quando o combustível era barato.
depois, com 1 ou 2 tróleis.....era claro que já não era rentável a exploração.
.......camelos!!!
tá boa essa, será que daqui a uns 60 anos vão pôr o metro a diesel?
relativamente aos tróleis, uma desculpa que eu ouvi em tempos, foi que a manutenção da linha eléctrica (pantografo) e sua alimentação (transformadores) era demasiado cara. eu visitei em tempos essa central, e gostei. obviamente que os transformadores, não tendo peças móveis tem um excelente rendimento (97%) é praticamente livre de manutenção.
aos poucos foram substituindo os troleis por autocarros a diesel por serem mais modernos....granda estúpidos os gajos...mas isso foi à 20 ou 30 anos quando o combustível era barato.
depois, com 1 ou 2 tróleis.....era claro que já não era rentável a exploração.
.......camelos!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
ghorez

os links que me deste também são extremamente interessantes, e estou a considerá-los. apenas têm a pequena questão de que os autocarros têm um pequeno gerador a diesel. ou seja na verdade trata-se mais de um híbrido. mas também penso que pelo menos num futuro a curto/médio prazo, o futuro dos autocarros passa mesmo por ter sempre este pequeno gerador, já que as versões totalmente eléctricas não são compatíveis com regiões com algum relevo.sergiomms Escreveu:vai lá ver bem os links que te dei, penso que é o que procuras.ghorez Escreveu:já agora a minha contribuição:
onde é que viste troleys?
mas ainda assim obrigado pelo teu contributo.
electric!
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
os trolleys eram bem melhores que os electricos de carril, a sua extinção deveu-se a interesses tanto dos construtores de autocarros (que queriam manutençoes caras) como dos seus mais directos patrocinadores, os baroes do negrume. foi sempre a andar para trás e tem sido um milagre ver tanta gente a abrir os olhos. depois os eternos calinos inventaram inspecçoes automoveis duas vezes por ano para os pesados, uma forma de nao chamar imposto a mais um imposto. tudo para arder. viva a demo-craçia!
talvez, ghorez, o futuro já seja hoje. mas hoje ainda somos governados por agentes do passado, tanto na politica como nas universidades. vejo que o relevo geografico te preocupa, mas vais ver que isso será tambem passado.mas também penso que pelo menos num futuro a curto/médio prazo, o futuro dos autocarros passa mesmo por ter sempre este pequeno gerador, já que as versões totalmente eléctricas não são compatíveis com regiões com algum relevo.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
ghorez

através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...
mesmo assim não pensei que ja houvesse autocarros eléctricos desenvolvidos a este ponto.
mesmo assim não pensei que ja houvesse autocarros eléctricos desenvolvidos a este ponto.
electric!
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
nao ghorez, o céu nunca foi o limite, nem sequer mesmo o espaço sideral. nem nunca o será. o limite será o espaço-tempo interdimensional e quantico. como és um aluno de engenharia electrotecnica posso dizer sem reservas que o futuro é vosso desde que nunca se desviem dos veiculos electricos, incluindo pesados etc, pois todas as restantes "soluçoes" nao passam de desvios de atenção marca-passo para queimar tempo. e o tempo é precioso! os hibridos serão uma solução transitoria pelo menos até imendarem os livros sobre a verdadeira natureza do electromagnetismo. a eficiençia e eficáçia dos motores electromagneticos irá aumentar vertiginosamente e as proprias baterias serão memórias do passado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
ghorez Escreveu:através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...
impraticável ????, diz lá que faz subidas a 22 %, não chega ???, duvido que um a diesel com a mesma potência o consiga fazer, não ligues muito aos cavalos, num eléctrico isso tem pouco a ver com a força.
Cumps Inovadores
-
ghorez

o futuro é uma coisa relativa, mas de facto, não sei se o futuro das máquinas eléctricas vão passar pela eficiência (tenho professores que me falaram em máquinas eléctricas com rendimentos de 95%...). pelo menos o que se anda a estudar nas universidades passa mais por mudanças em termos de "arquitectura" da máquina. ou seja, evoluir as diversas máquinas assíncronas (rotor bobinado ou com estrutura externa em gaiola de esquilo) e síncronas (rotor cilindrico ou rotor de pólos salientes) para máquinas de relutância comutada, ou o que eu considero o verdadeiro futuro que são as já muito discutidas máquinas de ímanes permanentes (que fará, por exemplo, dos aerogeradores máquinas bem mais competitivas e torná-las-á verdadeiras alternativas).bluesky Escreveu:nao ghorez, o céu nunca foi o limite, nem sequer mesmo o espaço sideral. nem nunca o será. o limite será o espaço-tempo interdimensional e quantico. como és um aluno de engenharia electrotecnica posso dizer sem reservas que o futuro é vosso desde que nunca se desviem dos veiculos electricos, incluindo pesados etc, pois todas as restantes "soluçoes" nao passam de desvios de atenção marca-passo para queimar tempo. e o tempo é precioso! os hibridos serão uma solução transitoria pelo menos até imendarem os livros sobre a verdadeira natureza do electromagnetismo. a eficiençia e eficáçia dos motores electromagneticos irá aumentar vertiginosamente e as proprias baterias serão memórias do passado.
mas isto é sempre muito discutível...apenas podemos ter ideias do que será o futuro. há alguns anos atrás, pensávamos no hidrogénio como futuro substituito do petróleo. hoje em dia sabemos que muitas universidades pensam em abandonar o estudo desta tecnologia para começar a pensar em outras.
electric!
-
ghorez

jmal Escreveu:ghorez Escreveu:através da minha pesquisa já percebi que as baterias vão ter um papel decisivo nos veículos eléctricos. por exemplo o autocarro da thunder-sky tem uma potência nominal de aproximadamente 160 cavalos (ev - 2010). para regiões com um relevo considerável, isto é impraticável. se já houvessem baterias a garantir mais energia durante mais tempo, o céu seria o limite, já que os motores eléctricos estão muito desenvolvidos...
impraticável ????, diz lá que faz subidas a 22 %, não chega ???, duvido que um a diesel com a mesma potência o consiga fazer, não ligues muito aos cavalos, num eléctrico isso tem pouco a ver com a força.
eu ainda ando no ínico deste estudo sobre autocarros eléctricos, mas esta é a ideia generalizada que ando a ler. à tecnologia actual ainda é dificil substituir de imediato a frota diesel por eléctrica sem um decréscimo considerável na qualidade de serviço. a empresa de que falo possui 4 gullivers, que fazem "carreiras" sem grandes subidas para tentar manter a autonomia do veículo dentro de valores competitivos para a empresa. repara que para as empresas os veículos eléctricos ainda são projectos interessantes mas actualmente pouco competitivos. e o que eu tou a tentar descobrir é soluções que os façam mudar de ideias para melhor!
mas não reparei no pormenor dos 22%. sem dúvida que esta empresa parace ser a melhor colocada na actualidade...
electric!
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
boas, não sei quantos gullivers existem cá em coimbra, mas todos eles fazem sempre o mesmo trajecto com muitas subidas pois o circuito é entre a baixa e a alta da cidade....
são é um pouco lentos pois já os ultrapassei de bereco bastantes vezes, mas para o serviço que fazem não há melhor (principalmente transportar pessoas idosas em que a velocidade do gulliver é a ideal)
[[]]
são é um pouco lentos pois já os ultrapassei de bereco bastantes vezes, mas para o serviço que fazem não há melhor (principalmente transportar pessoas idosas em que a velocidade do gulliver é a ideal)
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Barrocas
- Membro Gold

- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
apve - veículos
a empresa italiana tecnobus fabrica e comercializa um mini-autocarro, o gulliver.
está disponivel em hibrido ou totalmente eléctrico.
a inovação e sucesso desde mini-autocarro está no facto de ser possivel trocar o conjunto de baterias e com isso não obrigar à paragem do veículo.
a sua concepção pequena é ideial para circular em zonas históricas oferecendo assim um transporte de maior proximidade.
esta ideia motivou a apve a desenvolver um programa de demonstração em portugal onde levamos o pequeno gulliver a 24 cidades portuguesas.
actualmente existem em circulação em portugal, atraves de um projecto de implentação orientado pela apve, cerca de 18 mini-autocarros divididos por 6 cidades.

mais acerca do programa de demonstração e implementação - novas tecnologias em mini-autocarros eléctricos
pagina da tecnobus
a empresa italiana tecnobus fabrica e comercializa um mini-autocarro, o gulliver.
está disponivel em hibrido ou totalmente eléctrico.
a inovação e sucesso desde mini-autocarro está no facto de ser possivel trocar o conjunto de baterias e com isso não obrigar à paragem do veículo.
a sua concepção pequena é ideial para circular em zonas históricas oferecendo assim um transporte de maior proximidade.
esta ideia motivou a apve a desenvolver um programa de demonstração em portugal onde levamos o pequeno gulliver a 24 cidades portuguesas.
actualmente existem em circulação em portugal, atraves de um projecto de implentação orientado pela apve, cerca de 18 mini-autocarros divididos por 6 cidades.

mais acerca do programa de demonstração e implementação - novas tecnologias em mini-autocarros eléctricos
pagina da tecnobus
-
Andre Nunes
- Membro Dedicado

- Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm
é o 18, e ainda aqui passa. passa quase à porta de minha casa. esse carris são complicados para andar de scooter. estou sempre com medo quando os cruzo.[***************] Escreveu:vivam ..
abraços
[***************]
abraço