Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

ftr
Membro
Membro
Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por ftr »

josenir achei um alternador bosh 24v 54ah quase 1300 wats
é de caminhão volvo

qual será o desenpenho dele com o regulador ?
sera que chega aos 1000 wats e a que rotação ?

valeu

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:josenir achei um alternador bosh 24v 54ah quase 1300 wats
é de caminhão volvo
qual será o desenpenho dele com o regulador ?
sera que chega aos 1000 wats e a que rotação ?
valeu
só um teste prático pode dizer, pois o rendimento depende muito da rotação que a turbina vai fornecer ao alternador. mas em princípio é para render pelo menos a metade da potência original.

leiurino
Membro
Membro
Registado: segunda jun 08, 2009 10:34 pm

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitador

Mensagem por leiurino »

josenir Escreveu:jprr,

como disse, já testei este regulador com vários alternadores diferentes e uns funcionaram um pouco melhor que outros, entretanto, considerando os custos/beneficios, o de 24v se torna muito prático, pois não requer alterações. se você usar um alternador de 12v e apenas refazer o bobinamento do estator, dobrando o número de espiras, também funciona muito bem. e nem precisa se preocupar em alterar o bobinamento do induzido, pois a excitação não é feita diretamente com corrente contínua, mas com pulso modulado em largura pelo regulador/excitador, e me parece que funciona até um pouco melhor do que o alternador original de 24v, pois o induzido de 12v possui fio mais grosso, e logo menor impedância e maior capacidade de corrente.

segue abaixo o desenho da placa de circuito impresso. se você montar, observe que existem dois trimpots, um de 100k e outro de 2k2. o de 100k regula o peso do gerador no eixo da turbina, se a sua turbina tem torque de sobra para mover o alternador, gira ele até 3/4 de volta para a direita, caso a turbina seja mais fraca, gira totalmente para a esquerda e aos poucos ajusta para o ponto ideal. o trimpot de 2k2 regula a tensão de saída, que fica entre 12v e 18v, procure regular para 14,5v se vai carregar baterias de 12v.

se tiver alguma dúvida, não faça cerimônia...
reg_alt_pci.jpg
boa noite!
josenir, tem alguma foto que explique esse bobinamento do estator. não manjo nada sobre alternador e tenho essa idéia de um gerador eólico com alternador a muito tempo.
aproveitando, quantos amp vc indica?
abração e muito obrigado por todas as dicas que nos da nesse fórum.
luis eduardo / sp/ brasil

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitador

Mensagem por Josenir »

leiurino Escreveu:boa noite!
josenir, tem alguma foto que explique esse bobinamento do estator. não manjo nada sobre alternador e tenho essa idéia de um gerador eólico com alternador a muito tempo.
aproveitando, quantos amp vc indica?
abração e muito obrigado por todas as dicas que nos da nesse fórum.
luis eduardo / sp/ brasil
no início deste tópico estão as figuras explicativas. se com elas não for possível entender, é melhor procurar ajuda de um bobinador.
procure um alternador de maior capaciade de corrente (ampères) possível, assim consegue melhores resultados.

ftr
Membro
Membro
Registado: segunda nov 24, 2008 6:01 pm

Mensagem por ftr »

josenir

haveria alguma possibilidade de ligar dois alternadores em serie com o seu circuito ?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ftr Escreveu:josenir
haveria alguma possibilidade de ligar dois alternadores em serie com o seu circuito ?
ainda não pensei nesta possibilidade. mas se um alternador é insuficiente, e serão necessários dois, então você pode montar um circuito regulador/excitador para cada um e ligar as saídas dos dois reguladores em paralelo. assim fica mais fácil.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:este é o arquivo do desenho da pci original no formato do expresspcb.
reg_alt.zip
e segue a lista de componentes:diodos2 - 1n40011 - 1n54012 - 1n41482 - zener 12v 1w2 - zener 18v 1wcapacitores ceramicos4 - 100nf2 - 10nfcapacitores eletroliticos2 - 2200uf 25v1 - 470uf 16v3 - 100uf 16v1 - 10uf 100v despolarizadoresistores 0,25w3 - 10rresistores 0,125w2 - 470r4 - 1k2 - 1k51 - 2k22 - 4k7transistores3 - irfz441 - bc3371 - bc327ci2 - ne555diversos1 - trimpot vertical 5mm 100k1 - trimpot vertical 5mm 2k21 - trimpot horizontal 5mm 20k1 - led vermelho (exc)1 - led verde (carga)1 - relé 12v 15a de 5 pinos1 - placa de ci virgem 70mm x 55mmse alguém montar não deixe de comentar os resultados.agradeço 

josenir,

quando estive de férias no rio, comprei os componentes, furador de placa e placa, mas infelizmente não deu tempo de montar o regulador, e pior, foi que eu não consegui decalcar o circuito impresso na laser na placa. tentei várias vezes, mas ficava somente na placa algumas trilhas cheias de falhas. quando voltar ao rio, veou tentar novamente e com mais calma.
como tinha te falado, comprei um inversor de frequencia grid tie, mas infelizmente não pude testá-lo e acabei vendendo para um amigo meu que tem alguns painéis solares e ele testou, e me disse que funcionou muito bem, fazendo retoceder o relogio marcador de energia da concessionária.
agora tenho uma pergunta: neste seu regulador é possivel aumentar a tensão de saida? pois este inversor trabalha em uma faixa de tensão de 14 a 28 v, e como 14,5 é muito proximo do limite inferior, eu gostaria de saber se é facil de se elevar esta tensão.

mais uma vez obrigado pela atenção

um abraço

josé américo

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
neste seu regulador é possivel aumentar a tensão de saida? pois o meu inversor trabalha em uma faixa de tensão de 14 a 28 v, e como 14,5 é muito proximo do limite inferior, eu gostaria de saber se é facil de se elevar esta tensão.
um abraço
josé américo
com certeza é possível aumentar a tensão de saída para este valor ou até mais. mas serão necessárias algumas alterações no circuito original e no bobinamento do alternador. no alternador apenas aumentam-se o número de espiras do bobinamento, proporcionalmente à nova tensão de saída que se deseja obter.

já no controlador, como é baseado o ci 555, como e ele opera com tensão máxima de 18v, será necessário acrescentar um regulador de tensão lm7815 para receber a tensão do alternador e rebaixar para 15v, para alimentar os dois ci's 555.
os dois diodos zeners de 12v devem ser alterador para o novo valor da tensão de saída. os capacitores eletrolíticos devem ser alterados para a nova tensão de saída. o relé deve alterado para um outro com tensão de trabalho igual à nova tensão de saída. o restante permanece como está.

algum detalhe a mais eu penso que só vai ser possível verificar na prática.

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
jamerico Escreveu:josenir,
neste seu regulador é possivel aumentar a tensão de saida? pois o meu inversor trabalha em uma faixa de tensão de 14 a 28 v, e como 14,5 é muito proximo do limite inferior, eu gostaria de saber se é facil de se elevar esta tensão.
um abraço
josé américo
com certeza é possível aumentar a tensão de saída para este valor ou até mais. mas serão necessárias algumas alterações no circuito original e no bobinamento do alternador. no alternador apenas aumentam-se o número de espiras do bobinamento, proporcionalmente à nova tensão de saída que se deseja obter.

já no controlador, como é baseado o ci 555, como e ele opera com tensão máxima de 18v, será necessário acrescentar um regulador de tensão lm7815 para receber a tensão do alternador e rebaixar para 15v, para alimentar os dois ci's 555.
os dois diodos zeners de 12v devem ser alterador para o novo valor da tensão de saída. os capacitores eletrolíticos devem ser alterados para a nova tensão de saída. o relé deve alterado para um outro com tensão de trabalho igual à nova tensão de saída. o restante permanece como está.

algum detalhe a mais eu penso que só vai ser possível verificar na prática.

josenir,

muito obrigado,

como ainda tem tempo até eu voltar ao brasil, vou pensando e conversando com voce para me ajudar nestas alterações.

um grande abraço

josé américo

jamerico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jamerico »

jamerico Escreveu:
josenir Escreveu:este é o arquivo do desenho da pci original no formato do expresspcb.
reg_alt.zip
e segue a lista de componentes:diodos2 - 1n40011 - 1n54012 - 1n41482 - zener 12v 1w2 - zener 18v 1wcapacitores ceramicos4 - 100nf2 - 10nfcapacitores eletroliticos2 - 2200uf 25v1 - 470uf 16v3 - 100uf 16v1 - 10uf 100v despolarizadoresistores 0,25w3 - 10rresistores 0,125w2 - 470r4 - 1k2 - 1k51 - 2k22 - 4k7transistores3 - irfz441 - bc3371 - bc327ci2 - ne555diversos1 - trimpot vertical 5mm 100k1 - trimpot vertical 5mm 2k21 - trimpot horizontal 5mm 20k1 - led vermelho (exc)1 - led verde (carga)1 - relé 12v 15a de 5 pinos1 - placa de ci virgem 70mm x 55mmse alguém montar não deixe de comentar os resultados.agradeço 

josenir,

quando estive de férias no rio, comprei os componentes, furador de placa e placa, mas infelizmente não deu tempo de montar o regulador, e pior, foi que eu não consegui decalcar o circuito impresso na laser na placa. tentei várias vezes, mas ficava somente na placa algumas trilhas cheias de falhas. quando voltar ao rio, veou tentar novamente e com mais calma.
como tinha te falado, comprei um inversor de frequencia grid tie, mas infelizmente não pude testá-lo e acabei vendendo para um amigo meu que tem alguns painéis solares e ele testou, e me disse que funcionou muito bem, fazendo retoceder o relogio marcador de energia da concessionária.
agora tenho uma pergunta: neste seu regulador é possivel aumentar a tensão de saida? pois este inversor trabalha em uma faixa de tensão de 14 a 28 v, e como 14,5 é muito proximo do limite inferior, eu gostaria de saber se é facil de se elevar esta tensão.

um abraço

josé américo
josenir

não sei se recebeu a minha mensagem, pois não sei se foi enviada, pois para mim aparece como mensagem presente na caixa de saida, mas seguem abaixo sites que respondem suas perguntas:

http://www.wildnaturesolutions.com/1000inverter.html
http://shop.ebay.com/?_from=r40&_trksid ... categories

um abraço

josé américo

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

podem-me dar uma dica por favor, e tirar umas duvidas.

um alternador de um carro carrega as baterias, certo.
a corrente que este produz já esta rectificada, certo ?
este mesmo alternador para as carregar (no caso de serem baterias de 12v) tem de andar próximo dessa mesma carga de carregamento, penso que segundo leio, 13,2v ou próximo, certo ?
entes mesmos alternadores independentemente das rotações que o carro atinja, desde que a saída seja controlada e não seja superior aos tais 13,2v pode estar sempre a debitar corrente nas mesmas que não há perigo, correcto ou não ?
obrigado.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:podem-me dar uma dica por favor, e tirar umas duvidas.
entes mesmos alternadores independentemente das rotações que o carro atinja, desde que a saída seja controlada e não seja superior aos tais 13,2v pode estar sempre a debitar corrente nas mesmas que não há perigo, correcto ou não ?
obrigado.
na verdade o alternador não injeta energia nas baterias. o que ele faz é apenas manter a sua tensão de saída em torno de 14v (um pouco superior à tensão da bateria), a bateria é quem drena a energia que o alternador fornece. se a bateria está com pouca carga, drena mais ampères, e se já está a plena carga, praticamente não consome energia do alternador. se a bateria não drena energia, o alternador consegue manter a tensão em 14v exigindo pouco trabalho mecânico do motor. se a bateria drena mais energia ele pesa mais e exige mais esforço mecânico para suprir a energia que está sendo drenada.
se a tensão se mantiver em até 14v não há perigo de sobrecarga da bateria simplesmente porque ela não vai drenar mais energia do que precisa.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

complementando o comentário anterior: observe a importância do regulador de tensão em um sistema de carga de baterias. se a tensão está regulada em um valor máximo de 14v não há perigo de ocorrer uma sobrecarga. entretanto se você usar um gerador ligado direto em uma bateria sem regulador, mesmo que a potência deste gerador seja bem menor que a capacidade da bateria, sempre vai chegar um momento em que a bateria vai estar totalmente carregada, e neste caso, como a bateria passa drenar pouca energia, a tensão no gerador vai subir cada vez mais, até ultrapassar os 20v. neste caso o eletrólito vai "ferver", decompondo a água em hidrogênio e oxigênio, produzindo gases e aumentando a pressão interna. nessas condições a bateria sofre um sobreaquecimento e uma intensa degradação, e pode danificar irremediavelmente as suas placas.

delima.m
Membro
Membro
Registado: sábado jan 03, 2009 4:42 am

Mensagem por delima.m »

entrando no assunto sera que da para enrrolar so um par de fios no alternador se der peço como ficaria a ponte de diodos eo regulador??? obs; sou leigo no asssunto. apenas sou eletronico

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

se bem entendi, portanto:
utilizando um controlador de corrente que mantenha o carregamento controlado até aos 14v nunca deixando ultrapassar esses mesmos 14v ñ é necessario usar um (dumload ñ sei se é assim que se escreve,) para desviar a corrente para outros consumos, pois ñ ha perigo de as baterias subrecarregarem e haver perigo ? correcto?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:se bem entendi, portanto:
utilizando um controlador de corrente que mantenha o carregamento controlado até aos 14v nunca deixando ultrapassar esses mesmos 14v ñ é necessario usar um (dumload ñ sei se é assim que se escreve,) para desviar a corrente para outros consumos, pois ñ ha perigo de as baterias subrecarregarem e haver perigo ? correcto?
é isso aí. mas na medida do possível é bom se familiarizar com os termos mais apropriados. um regulador de corrente não seria o indicado para esta aplicação. no nosso caso seria um regulador de tensão (que regula os volts na saída). regulador de corrente (regula os ampères na saída) se aplica a um carregador de baterias que precisa fazer a carga das baterias com corrente constante, o que só é possível quando se tem uma fonte de energia estável como a rede elétrica.
em eólica o que se precisa fazer é manter a tensão regulada, com isso evita-se uma sobrecarga não só da bateria mas também dos aparelhos que estiverem sendo alimentados.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

delima.m Escreveu:entrando no assunto sera que da para enrrolar so um par de fios no alternador se der peço como ficaria a ponte de diodos eo regulador??? obs; sou leigo no asssunto. apenas sou eletronico
sim, pode-se enrolar apenas uma fase, usando apenas um fio, e neste caso as duas pontas (início e fim) da bobina poderiam ser ligadas na ponte retificadora das duas formas abaixo. apenas lembre que um gerador monofásico vai precisar de um pouco mais de rotação para manter a energia mais estável. o regulador de tensão é ligado na saída dos diodos, e não se altera com esta mudança.
reg5.JPG
reg5.JPG (8.69 KiB) Visto 6420 vezes

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

ok josenir, obrigado pelo esclarecimento.

delima.m
Membro
Membro
Registado: sábado jan 03, 2009 4:42 am

Mensagem por delima.m »

obrigado josenir vou fazer os testes e direi quando acabar...

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

bom dia josenir tenho um motor de uma trotineta de 24v 80w já o esperimentei com a dsmultiplicação 1/5 e gera uma corrente considerável e geram em corrente contínua será posível ou tenho que usar rectificadores, fiz o teste liguei-o á bateria e invertendo a polarização trabalha ao contrário, usei um amperimetro analógico de ponteiro e só mete a corrente numa posição.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”