Micro produção em Castelo Branco

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

Bom dia

Numa pesquisa pelo google acabei por encontrar este magnifico forum. Já li algumas experiências relatadas por outros micro produtores aqui no forum, pelo que, chegou a minha vez de relatar a minha aventura como micro produtor.

Registo - 13 de junho
potencia de ligação - 3,45kwh
montagem finalizada - 27 de Agosto
data da inspecção - 5 de Setembro
ligação à rede da edp – 27 de Setembro ás 11h30

descrição da minha unidade de micro-produção:

18 – painéis monocristalino LG255S1C
1 - inversor kako powador 4200
1 - Cabo Solar 4 mm2
1- Contador SL 7000 com modem

A micro está instalada numa aldeia nos arredores de Castelo Branco e ficou ligada no dia 27 de Setembro. Desde esse dia até ao dia de ontem (6/10/2013) o contador apresentava 113kw. O valor máximo que consegui num dia foi de 24,5 kwh.
Até agora estou satisfeito mas tenho algumas duvidas
- No inversor marcava 115,8 kwh e no contador 113 kwh. É normal esta diferença?
- Cada painel consegue uma potência de 255 w com um total de 4590w. Mas, no inversor só marca no máximo 3390w. Pelos relatos que li do pessoal aqui no forum, este inversor parece que está limitado a 3,45kwh. O que posso fazer para ter mais potencia no inversor?
- Quero ligar o inversor ao PC para registar a produção, qual a maneira mais fácil e económica de fazer a ligação? A distância do inversor ao PC é de 5 metros.
- Qual o seguro que aconselham fazer para a micro?

Espero que me possam ajudar

Obrigado


solarcolec
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 28, 2013 4:49 pm

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por solarcolec »

Este relato parece a fotocópia da minha própria experiencia em Micro Produção.

A minha está a "bombar" desde dia 25/09 às 16horas e hoje o contador marca hoje 192 kwh

Recorde de produção diária 28 kwh (registados hoje 07/10/2013)

Já vi o meu no inversor a marcar acima dos 3800w

A instalação é na zona de Beja.

:idea: Também eu gostava de alguma informação sobre seguros :?:

:geek:


Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

O teu inversor é um Kaco 4200?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por JDuarte »

Viva Nunes,

Antes de mais parabéns pela inicitiva de pensar e ser "verde".
Quantos ás questões levantadas:
- No inversor marcava 115,8 kwh e no contador 113 kwh. É normal esta diferença?
É normal que existam diferenças entre inversor e contador, não só pelas perdas entre um equipamento e outro, mas principalmente pela diferenças da calibração dos equipamentos. A diferença pode acontecer nos 2 sentidos, quer ter mais, quer ter menos.
Escusado será dizer que irá prevalecer a contagem do contador.
- Cada painel consegue uma potência de 255 w com um total de 4590w. Mas, no inversor só marca no máximo 3390w. Pelos relatos que li do pessoal aqui no forum, este inversor parece que está limitado a 3,45kwh. O que posso fazer para ter mais potencia no inversor?
Se o máximo observado é de 3390Wac significa que o campo solar não é suficiente para o inversor atingir o limite (pode dever-se à inclinação, luminusidade, etc). Mas com praticamente 4600Wp nesta altura em que as temperaturas já estão mais amenas deveria conseguir-se atingir a marca. A análise de um log do inversor ajudaria a despistar algum probema.
- Quero ligar o inversor ao PC para registar a produção, qual a maneira mais fácil e económica de fazer a ligação? A distância do inversor ao PC é de 5 metros.
Para ligar o kaco ao PC terá de recorrer a uma ligação série, pode optar por um cabo RS232 já feito, ou para facilitar a passagem do cabo construir a própria ligação soldando as fichas DB9 nas pontas do cabo.
Deve ainda fazer download do KacoViso (http://kaconewenergy.com/products/photo ... kaco-viso/)
Se o PC não tiver porta série, terá de utilizar um conversor USB/série.
Caso seja necessária ajuda para configurar a ligação PC inversor, estamos cá para ajudar.
- Qual o seguro que aconselham fazer para a micro?
Existem diversos tipos de seguro, desde a simples proteção contra danos por atos de vandalismo ou intempéries, a seguros mais elaborados com proteção da produção e compensação das perdas.
No meu caso tenho os equipamentos assegurados por inclusão no recheio da habitação.

Cmps,


Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

Obrigado JDuarte pela ajuda

O inversor deve estar mesmo limitado, porque ele desde as 9h30 até agora não passa dos 3390Wac. A ver se falo com o instalador para resolver a situação. Em relação a monitorizar a produção, posso ligar o cabo rs232 com saida usb e ligar uma pen para depois descarregar os ficheiros no pc? Existe alguma solução para registar a produção sem ser no PC?

Obrigado


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por JDuarte »

tfcnunes Escreveu:Obrigado JDuarte pela ajuda
Existe alguma solução para registar a produção sem ser no PC?
Obrigado
Boas,
A kaco possui uma solução chamada powador minilog que se liga ao inversor e armazena os dados num cartão de memória.
Cmps

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por Marco P G Silva »

olá tfcnunes
Antes de mais parabéns por se ter tornado num "verde"
Estou a ver que os instaladores estao aos poucos a aumentar a potencia de paineis ligados ao kaco.
Quando me tornei microprodutor cheguei a ser criticado por por tanta potencia num kaco,na altura não se passava muito dos 4400w. :lol: Mas agora já és mais um acima disso. :lol:

Boa sorte
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por Marco P G Silva »

Sabes me dizer se tens os paineis ligados numa ou duas strings? ando em estudos... :lol:
Já agora eu tenho o meu kaco ligado com rs232 e do lado do pc tenho um adaptador usb/rs232. Como disse o JGDuarte podes passar o cabo (utp) e soldar as fichas. Se precisares de ajuda apita. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

Os painéis estão ligados só numa string. Para a semana vou me dedicar a ligar o inversor ao pc, se tiver duvidas depois digo qualquer coisa. :)


Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

Já consegui ligar o Pc ao inversor e já está a bombar. Como é que faço para criar um site, como alguns têm, e mandar para lá os dados?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por JDuarte »

tfcnunes Escreveu:Já consegui ligar o Pc ao inversor e já está a bombar. Como é que faço para criar um site, como alguns têm, e mandar para lá os dados?
Boas,
Em http://www.jgduarte.com/processo/website/ tem algumas dicas de como avançar (isto se pretender desenvolver por si).
Pode sempre optar por utilizar um serviço pré-configurado como o PVoutput.org por exemplo.
Se precisar de ajuda apite por email ou mensagem privada.
Cmps,


solarcolec
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 28, 2013 4:49 pm

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por solarcolec »

tfcnunes Escreveu:O teu inversor é um Kaco 4200?
Desculpe só agora estar a responder , mas tenho andado afastado destas andanças.

Sim o meu inversor é um KACO 4200.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por areosa »

Boas tfcnunes,
Antes de mais, os meus parabéns por se tornar um MP e se juntar à causa dos que lutam por um ambiente melhor.
Pelo facto de as minhas raízes serem de CB (Sarzedas) fiquei com curiosidade em saber onde fica localizada a sua MP. É mesmo em CB ou é nos arredores?
Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
tfcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda out 07, 2013 12:54 am

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por tfcnunes »

Boas areosa,

A MP fica nas Benquerenças.

Cmps


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Micro produção em Castelo Branco

Mensagem por areosa »

tfcnunes Escreveu:Boas areosa,

A MP fica nas Benquerenças.

Cmps

Nem é assim tão longe, fica a cerca de 10 km em linha recta da minha terra, só está o Rio Ocreza a separar as duas freguesias. Com uns binóculos ainda consigo ver a sua MP! :)
Cps, :mrgreen:

Responder

Voltar para “Projectos”