veiculo semi-transformado

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 2:39 pm

veiculo semi-transformado

Mensagem por levathar »

olá pessoal.

tenho uma nova ideia sobre a questão dos veiculos eléctricos.

a questão da autonomia e velocidades máximas ainda estão aquém dos valores necessarios para uma utilização geral, por ex. autoestrada.

a resposta a essa questão já existe, que é os veiculos hibridos.

a minha ideia seria a transformação de um carro de modestas performances (ex. 1200 cc) com tracção dianteira e colocar um motor electrico no eixo traseiro.

os benificios que encontro numa primeira abordagem são:
- consumos reduzidos na utilização "mista" (electrico + motor de combustão) por ex. em auto-estrada;
- possibilidade de usar apenas o motor electrico em circuito urbano onde a autonomia não seja fundamental;
- possibilidade de utilizar o motor de combustão interna para carregar as baterias do sistema de propulsão eléctrico;

outras eventuais vantagens:
- evita a necessidade da sobredimensão do sistema de propulsão electrico para melhores performances;
- eventualmente reduz as necessidades burocraticas e custos na conversão para "hibrido"?

gostaria de ter o v/ feedback.
tenho visto muitos topicos sobre conversões 100% mas nada sobre semi-conversões.

obrigado!

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Re: veiculo semi-transformado

Mensagem por renateves »

a ideia é boas, mas uma simples pergunta:

- onde é que colocas o(s) motor(es) electrico(s), as baterias, o conversor e outras coisas mais que não conheço!?!

os motores tens sempre a hipótese de adquirires para as jantes (como nas scooters!). claro que isso envolve outra logística financeira!!
agora... e o resto!? tens sempre a mala... adeus "espaço"!
tens sempre a hipótese de arranjares uma carrinha!!

ainda tens outro pormenor...peso! motor de combustão + um belo pack de baterias....upah upah!
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Autor do tópico
levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por levathar »

renateves Escreveu:a ideia é boas, mas uma simples pergunta:

- onde é que colocas o(s) motor(es) electrico(s), as baterias, o conversor e outras coisas mais que não conheço!?!

os motores tens sempre a hipótese de adquirires para as jantes (como nas scooters!). claro que isso envolve outra logística financeira!!
agora... e o resto!? tens sempre a mala... adeus "espaço"!
tens sempre a hipótese de arranjares uma carrinha!!

ainda tens outro pormenor...peso! motor de combustão + um belo pack de baterias....upah upah!
bom, a "transformação" não é muito diferente de por ex. aqueles carros que tinham tracção ás 4 não por diferencial mas por ter um motor "extra" no eixo traseiro (por ex. citroen 2cv 4x4).
existem outros inclusivê os carros de rallycross (os metro eram muito populares e tinham muitos cavalos á conta disso).

acho que o controlador tinha que ser "custom made" para cumprir com as especificações indicadas acima.
quanto á ligação, o modelo de carro teria que ser "escolhido a dedo" de forma a ter o eixo traseiro rigido.
o que remete a escolha para um "chasso".
se for um "chasso" com motor á frente e tracção traseira isso iria simplificar a coisa: teria que se incluir ao veio (antes do diferencial) um carreto eventualmente adicionado por escatel e ficaria o trabalho remetido para uma "caixa de transferência".
a questão das diversas desmultiplicações é por si um problema.

sim efectivamente o espaço iria-se perder mas o objectivo é mais nobre ... no entanto tenho uma mitsubishi l300 a cair de podre

tenho que maturar as ideias e claro obter de vós as ideias.

obrigado pela participação

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

levathar Escreveu:
bom, a "transformação" não é muito diferente de por ex. aqueles carros que tinham tracção ás 4 não por diferencial mas por ter um motor "extra" no eixo traseiro (por ex. citroen 2cv 4x4).
existem outros inclusivê os carros de rallycross (os metro eram muito populares e tinham muitos cavalos á conta disso).

acho que o controlador tinha que ser "custom made" para cumprir com as especificações indicadas acima.
quanto á ligação, o modelo de carro teria que ser "escolhido a dedo" de forma a ter o eixo traseiro rigido.
o que remete a escolha para um "chasso".
se for um "chasso" com motor á frente e tracção traseira isso iria simplificar a coisa: teria que se incluir ao veio (antes do diferencial) um carreto eventualmente adicionado por escatel e ficaria o trabalho remetido para uma "caixa de transferência".
a questão das diversas desmultiplicações é por si um problema.

sim efectivamente o espaço iria-se perder mas o objectivo é mais nobre ... no entanto tenho uma mitsubishi l300 a cair de podre

tenho que maturar as ideias e claro obter de vós as ideias.

obrigado pela participação
com duas embraiagens resolvias isso e ainda mantinhas a caixa de velocidades para a desmultiplicação da rotação do motor electrico..(para circuito citadino um maximo de 1.500 rpm no veio de entrada (primario) da caixa são mais que suficientes)..

terias sim que fazer umas alterações á couloche (coberta) da caixa..ao respectivo selector..ao veio de ligação ao volante do motor..encurtar o veio de transmissão..ao cabo do travão de mão..etc..tudo é exequivel desde que não sejam ponderados certos aspectos..

só nestas engenhoquices é que te posso ajudar..prá parte electrica nicles..

abraços
[***************]

Autor do tópico
levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por levathar »

é isso mesmo... uma caixa de transferência entre o motor e a caixa, com dois carretos,um para pegar o movimento do motor e o outro para o transmitir ao motor electrico. com duas embraiagens - a original para o motor - caixa e outra a funcionar com o motor electrico, mas apenas para o engatar / desengatar do motor electrico. é um processo semelhante ás embraiagens electromagneticas dos compressores do ar condicionado.
mas isso implicaria a impossibilidade de desacoplar o motor de combustão...

hmmm não não pensando melhor no assunto o melhor é trocar!
o motor eléctrico ficaria sempre ligado e o motor de combustão ser o tal que seria ligado por uma embraiagem on/off.
acho que teria de ter as duas embraiagens sim, tal como diz, sr. fernando. só que uma no pedal para a "caixa" e a outra para a selecção do motor de combustão.
isso é genial! ficariam as duas embraiagens em série!

puxando uma alavanca "desengatava-se" o motor de combustão, com o mesmo desligado, e depois é usar o sistema electrico para locomoção nas pequenas distâncias.
no sistema misto ambos os motores funcionam e no modo de "carga" o motor de combustão carrega as baterias.

julgo estar a visualizar a coisa da mesma maneira que o sr. fernando?

incluir entre o motor e a caixa, outra embraiagem com um carreto entre elas é que seria mais complicado, mas a partir do momento que a ideia fica firmada a forma de concretizar é irrelevante.
o que importa é refinar as ideias

obrigado ao sr. fernando e gostaria de "ouvir" mais opiniões

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ..

exactamente..visualizando uma embraiagem é mais facil entender a sua função..não é mais que um "interruptor" de transmissão de energia..

gostei de ter ajudado..

abraços

[***************]

Autor do tópico
levathar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por levathar »

bom, a ideia do motor de combustão carregar o sistema eléctrico quando necessário parece complicado á partida.
neste link encontra-se muita informação interessante, inclusivé no assunto "renegeração" nas travagens que é o mesmo que ter o sistema a carregar via motor de combustão.
parece que o assunto está bem desenvolvido para motores ac mas não para motores dc.

vou ter mesmo que insistir com o meu amigo electrotecnico para ele entrar no projecto... é muita areia para a minha camionete...
mas! assim é que dá pica ah ah ah!

http://www.evconvert.com/eve/electric-car-motors

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

bem pensado mas os custos?
mais que uma transformaçao completa!
temos a alternativa de dois motores electicos e um gerador diesel a carregar a bateria
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”