a intenção deste post, é apenas , e só ,tentar ajudar a perceber as vantagens meramente económicas de cada sistema.
penso que devemos considerar também, o impacto ecológico das nossas opções.
para quem quiser, basta pegar nos valores que estão em baixo e verem qual a melhor opção numa "calculadora de co2" , por exemplo : http://www.carbono-zero.com/calculadora_diaadia.php
pressupostos :
- tomo como verdadeiros os cálculos do solterm 5 para um sistema termossifão megasun 300lt , localização em coimbra, com orientação sul a 45º
- tomo como verdadeiros os folhetos da energie ( eco 300esm) consumo 390w - rendimento 1690w ( um cop de 4,3, não me parece excessivo para um equipamento deste tipo)
equivalências
gasoleo 1 lt = 9,59 kw/h
gas natural 1 m3 = 8,42 kw/h
gas propano 1 kg = 10,3 kw/h
gas butano 1 kg = 10,14 kw/h
electricidade 1 kw = 1 kw/h
necessidades : 300lt de água quente/dia
a) temperatura média da água á entrada do sistema 15º
b) temperatura de saída : 45º
logo, vou ter de aumentar a temperatura da água em 30º
quer dizer : por ano , vou precisar de 300lt x 365 dias = 109.500lt de água quente.
por ano, vou necessitar de 109.500lt x 30º = 3.285.000 kcal ,para aquecer isto tudo!
3.285.000kcal = 3.820kw/h
ex do solterm 5 de sistema solar que tem mega, e sol em inglês, de 300lt :
o solterm ,diz-me que vou ter uma fracção solar de 84%.( coimbra)
significa, que das minhas necessidades globais (3.820 kw/h) ,3.208,8 kw/h , vai me dar o sol, e os restantes 611,2 kw/h, vai ter que dar o sistema de apoio.
agora, para eu produzir esta energia que me "falta", quanto vou gastar/ano:
a gasóleo : 611,2/9,59 = 63,73 lt de gasóleo x 0,55€(?) = 35,05€
a gás natural : 611,2/8,42 = 72,58m3 de gas natural x 0,80€ = 58,06€
a gás propano : 611,2/10,3 = 59,34kg de gas propano x 1,52€ = 90,19€
a gás butano : 611,2/10,14 = 60,7kg de gas butano x 1,44€ = 87,40€
a electricidades : 611,2/ 1 = 611,2kwh de electricidade x 0,1158€ = 70,77€
a estes custos , acresce o contrato de manutenção anual
agora, o energie 300esm
potencia consumida 0,390kw
potencia debitada 1,690kw
isto que dizer que , para produzir a energia necessária para satisfazer as minhas necessidades globais,(3.820kw/h), o compressor do sistema, vai ter de trabalhar 3.280/1,69 = 1.940,82h
assim, se vai ter de trabalhar 1.941h, a consumir 0,39kwh, temos que 1.941 x 0,39 = 756,99kw/h de energia
756,99kw/h x 0,1158 = 87,65€/ano
em nenhuma das opções foi considerado a tarifa bi-horária, que pode baixar bastante os custos, quer no energie , quer no apoio do solar térmico.
Energie 300 Esm vs Solar Térmico
-
tofeliz
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am
-
cblfreitas
- Membro Silver

- Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Re: Energie 300 Esm vs Solar Térmico
o exercício é sem dúvida interessante. o que me parece é que os custos unitários estão um pouco baralhados. pelo menos o custo da electricidade já ultrapassa os 0,12 € (iva incluido) e o gás natural não custa mais de 0,6€/m3. mesmo o gás propano, se for a granel custará algo como 1,2 €/kg. os outros não sei mas podem ser consultados no site da dgge.
por outro lado há que ter em conta que os esquentadores e as caldeiras (a maior parte) terão um rendimento à volta de 75%, pelo que vão consumir mais combustível.
já acerca da bomba de calor da energie é complicado... falta uma certificação para comprovar o cop de 4,2 e para nos dar confiança. também já li algures que o cop desta bomba não ultrapassa o 2, o que me parece absolutamente ridiculo. o facto de não existir uma certificação oficial deixa-me com imensas dúvidas.
por fim, também seria útil considerar o custo de aquisição de ambos os equipamentos e dividi-lo pelo número de anos de vida previstos para cada um.
de qualquer forma o seu raciocínio, aplicado a situações concretas, parece-me é uma óptima forma de encarar uma compra deste tipo.
por outro lado há que ter em conta que os esquentadores e as caldeiras (a maior parte) terão um rendimento à volta de 75%, pelo que vão consumir mais combustível.
já acerca da bomba de calor da energie é complicado... falta uma certificação para comprovar o cop de 4,2 e para nos dar confiança. também já li algures que o cop desta bomba não ultrapassa o 2, o que me parece absolutamente ridiculo. o facto de não existir uma certificação oficial deixa-me com imensas dúvidas.
por fim, também seria útil considerar o custo de aquisição de ambos os equipamentos e dividi-lo pelo número de anos de vida previstos para cada um.
de qualquer forma o seu raciocínio, aplicado a situações concretas, parece-me é uma óptima forma de encarar uma compra deste tipo.
-
tofeliz
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am
boas cblfreitas
nos valores apresentados nas " equivalências" já está considerado um rendimento médio de 75% para caldeiras a gasóleo, e de 80% para equipamentos a gás, penso que é o mais consensual.
em relação ao energie, penso que tocou no cerne da questão!
como tem sido feito tanto alarido sobre a atribuição da solarkeymark para o sistema eco300 esm, e perante a resistência da própria empresa em publicar o certificado, resolvi fazer umas pesquisazitas e encontrei.
é só entrar no link que se segue, introduzir o código do certificado ( 011-7s714 a ) e dar enter!
http://www.dincertco.de/en/certificates ... r_nr_.html
e realmente aparece... mas , não tem documento nenhum agregado!
como estes laboratórios são obrigados a publicar os resultados ( sumários ) dos teste efectuados, resolvi escrever-lhes um mail a solicitar a informação. fiquei surpreendido!
em baixo segue transcrição da correspondência datada de 26/03/09
e-mail for: [email protected]
a request was sent via internet.
my message for you: hello good evening
i am connected to solar power in portugal and i would like to have access to the summary of tests for the system, eco300 esm, energie est., portugal.
the register number is : 011-7s714 a
thank you very much.
e a resposta foi a seguinte :
dear sir,
thank you for your mail. unfortunately we still haven't received any technical data sheet of the collector eco300m esm with the corresponding registernumer 011-7s714 a. if we have you could check it on our homepage under http://www.dincertco.de/en/certificates ... r_nr_.html
please contact the manufacturer/certificate holder referring any further information. i'm very sorry not to be able to give you more pleasent information.
mit freundlichen grüßen / kind regards,
din certco gesellschaft für
konformitätsbewertung mbh
i. a. dipl. wi.-ing. (fh)
götz heydeck
- vertrieb -
- sales-
alboinstraße 56
d-12103 berlin
tel.: +49 (0)30 7562-1139
fax: +49 (0)30 7562-1141
e-mail: [email protected]
internet: www.dincertco.de
geschäftsführer/general manager
dipl.-ing. peter suxdorf
registergericht/register court
amtsgericht charlottenburg, berlin, germany, hrb 6360
nos valores apresentados nas " equivalências" já está considerado um rendimento médio de 75% para caldeiras a gasóleo, e de 80% para equipamentos a gás, penso que é o mais consensual.
em relação ao energie, penso que tocou no cerne da questão!
como tem sido feito tanto alarido sobre a atribuição da solarkeymark para o sistema eco300 esm, e perante a resistência da própria empresa em publicar o certificado, resolvi fazer umas pesquisazitas e encontrei.
é só entrar no link que se segue, introduzir o código do certificado ( 011-7s714 a ) e dar enter!
http://www.dincertco.de/en/certificates ... r_nr_.html
e realmente aparece... mas , não tem documento nenhum agregado!
como estes laboratórios são obrigados a publicar os resultados ( sumários ) dos teste efectuados, resolvi escrever-lhes um mail a solicitar a informação. fiquei surpreendido!
em baixo segue transcrição da correspondência datada de 26/03/09
e-mail for: [email protected]
a request was sent via internet.
my message for you: hello good evening
i am connected to solar power in portugal and i would like to have access to the summary of tests for the system, eco300 esm, energie est., portugal.
the register number is : 011-7s714 a
thank you very much.
e a resposta foi a seguinte :
dear sir,
thank you for your mail. unfortunately we still haven't received any technical data sheet of the collector eco300m esm with the corresponding registernumer 011-7s714 a. if we have you could check it on our homepage under http://www.dincertco.de/en/certificates ... r_nr_.html
please contact the manufacturer/certificate holder referring any further information. i'm very sorry not to be able to give you more pleasent information.
mit freundlichen grüßen / kind regards,
i. a. dipl. wi.-ing. (fh)
götz heydeck
- vertrieb -
- sales-
alboinstraße 56
d-12103 berlin
tel.: +49 (0)30 7562-1139
fax: +49 (0)30 7562-1141
e-mail: [email protected]
internet: www.dincertco.de
geschäftsführer/general manager
dipl.-ing. peter suxdorf
registergericht/register court
amtsgericht charlottenburg, berlin, germany, hrb 6360
-
FAS
- Membro

- Registado: sexta fev 27, 2009 9:42 pm
estão quase lá
se colocarmos um contador bi horario, podermos reduzir o consumo em 40%
-não se esqueçam da manutenção do termico versus termodinâmico.
não se devem esquecer da comodidade do termico versus termodinamico.
eu gosto de tomar banho todos os dias sem ter de olhar para o termometro, nem a alterar a minha rotina.
cumprimentos
se colocarmos um contador bi horario, podermos reduzir o consumo em 40%
-não se esqueçam da manutenção do termico versus termodinâmico.
não se devem esquecer da comodidade do termico versus termodinamico.
eu gosto de tomar banho todos os dias sem ter de olhar para o termometro, nem a alterar a minha rotina.
cumprimentos
- Anexos
-
- calculo consumos ECO 300.pdf
- (24.03 KiB) Transferido 3201 vezes
-
Lagafe
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm
fas
o teu pdf tem algumas discrepância que era bom corrigires para serem estudos equivalentes.
- a temperatura a 50ºc enquanto o estudo apresentado tem a 60ºc.
- local: coimbra e não alentejo.
- considera tarifa de 0,1158 €. deves ter a tarifa desactualizada.
actualização da tarifa.
74,1 x 12 x 0,1158 = 102,97 €
utilizar o bi-horário em que período do dia?
de dia podemos optimizar a bomba de calor mas é de noite que as habitações tem mais consumos.
se utilizamos um bi-horário para o periodo nocturno não podemos considerar um cop de 4,3. não é espectável que um sistema que funciona por diferença de temperatura tenha o mesmo rendimento com temperaturas baixas.
o artigo da lusa citava o oliveira fernades, em que este estimava o cop de 2 para as máquinas da energie. é muito pouco, não me acredito nesses valores. nem devem ser levados em grande seriedade já que o jornalista não percebeu metade da ladainha do eof.
o teu pdf tem algumas discrepância que era bom corrigires para serem estudos equivalentes.
- a temperatura a 50ºc enquanto o estudo apresentado tem a 60ºc.
- local: coimbra e não alentejo.
- considera tarifa de 0,1158 €. deves ter a tarifa desactualizada.
actualização da tarifa.
74,1 x 12 x 0,1158 = 102,97 €
utilizar o bi-horário em que período do dia?
de dia podemos optimizar a bomba de calor mas é de noite que as habitações tem mais consumos.
se utilizamos um bi-horário para o periodo nocturno não podemos considerar um cop de 4,3. não é espectável que um sistema que funciona por diferença de temperatura tenha o mesmo rendimento com temperaturas baixas.
o artigo da lusa citava o oliveira fernades, em que este estimava o cop de 2 para as máquinas da energie. é muito pouco, não me acredito nesses valores. nem devem ser levados em grande seriedade já que o jornalista não percebeu metade da ladainha do eof.
-
FAS
- Membro

- Registado: sexta fev 27, 2009 9:42 pm
tens alguma razão.
testado da mesma forma que uma bomba de calor (não esquecer o apoio de um ventilador nas bombas de calor convencionais) a 7ºc o cop é de 3.75.
mas este equipamento com sol a incidir é bem mais que os 1,69 kw anunciados, a particularidade é que com essa incidencia é um equipamento muito estavel, ao contrario de uma bomba de calor convencional.
experimenta aquecer agua á temperatura de 55ºc com uma bomba de calor de outra marca, só com o grupo compressor, sem recorrer a uma resistencia.
cumprimentos,
testado da mesma forma que uma bomba de calor (não esquecer o apoio de um ventilador nas bombas de calor convencionais) a 7ºc o cop é de 3.75.
mas este equipamento com sol a incidir é bem mais que os 1,69 kw anunciados, a particularidade é que com essa incidencia é um equipamento muito estavel, ao contrario de uma bomba de calor convencional.
experimenta aquecer agua á temperatura de 55ºc com uma bomba de calor de outra marca, só com o grupo compressor, sem recorrer a uma resistencia.
cumprimentos,
-
Lagafe
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jun 11, 2008 8:36 pm
fas Escreveu:tens alguma razão.
cumprimentos,
entendi, então a grande vantagem do circuito inserido nas placas negras é a estabilidade da temperatura exterior. muito bem pensado.
conheço dois casos de bombas de calor perto da zona onde eu moro que tem resistência eléctricas mas que estas apenas são accionadas por um interruptor. um delas é uma bomba ar-agua que em minha opinião ficou mal montada. colocaram-na num anexo mas ficou um bocado entalada de modo que tiveram de tirar a grelha de protecção do compressor para ter maior escoamento de ar. a outra é de uma concorrente da energie. tem uma placa exterior que parece uma grelha e está posicionada na vertical e orientada a norte. no inverno congelou completamente
este segundo equipamento já está montado à um ano e só por meia dúzia de vezes é que teve de ligar a resistência eléctrica. suponho que a bomba deve atingir uma boa temperatura, até porque o isolamento até à casa propriamente dita é miserável. nunca pus lá um termómetro para verificar a temperatura exacta...
pensava que os energie, tal como os casos que referi tinham uma resistência eléctrica interna automática, tou errado? qual a temperatura máxima que os depósitos atingem?
conheço uma pessoa que tem um sistema energie acoplado a uma tomada horário e contador bi-horário nocturno. neste caso não vai trabalhar mais horas? não vale a pena ter o equipamento ligado durante o dia e deste modo ele trabalha menos horas? mesmo com uma tarifa normal?
falando em termodinâmicos, conheces uma empresa chamada exergie? sabes se ainda existem?