bom dia, possuo um espaço de 260m2, vou dividir esse espaço por 6 pequenos estudios ou t0 c/kitchenet. trata-se de um piso de um predio com 4 andares, o telhado tem cerca de 340m2 e posso dizer que é prédio mais alto na zona.
estou a pensar em aproveitar as energias alternativas e renováveis mas não tenho a noção da melhor solução.
estou a pensar minimizar o gasto em aquecimento dos t0 e água quente para duches.
necessito de criar um sistema que me permita aquecer os espaços c/ cerca de 40m2 por t0 e um sistema para aquecimento de água.
quais seriam as vossas soluções?
meus cumprimentos
A melhor solução?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça abr 08, 2008 5:46 pm
-
Re: A melhor solução?
bem será melhor dar a minha "opinião"
paineis solares? quantos? bombas de calor?
e mais nao sei (daí pedir a opinião a quem sabe )
paineis solares? quantos? bombas de calor?
e mais nao sei (daí pedir a opinião a quem sabe )
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
boas,
depois da nossa "conversa", aqui ficam mais algumas dicas
bem, aqui vão umas considerações.
isolamento é tudo. estão se é o último piso, é muito importante isolar muito, mas mesmo muito bem o tecto/telhado.
a corrente eléctrica é monofasica ou trifásica? se é trifásica, são 46 kva em cada fase, logo tens aí muito por onde puxar.
aquecimento
ar condicionado multisplit é boa solução. com um cop de 4 ou mais(quanto mais melhor). o cop é o coeficiente energético. "produz" mais energia do que a que gasta. cop 4 = 4xenergia gasta.
vantagens: poupança de energia e boa gestão por cada fracção.
desvantagens: o pessoal liga no verão para refrescar.
pode ser usado com controlo não acessível aos moradores (temperatura fixa)
caldeira
uma caldeira basta, desde que tenha sistema de controlo para cada zona (1 válvula de zona e 1 termoestato). provavelmente precisará também de 1 bomba circuladora para cada.
uma caldeira de 20kw deverá chegar, mas tem de ser verificado com as áreas. dá para usar também com água quente, ligada a um depósito.
no ano passado comprámos um depósito de 1000 litros para a empresa e custou uns 2300 euros mais iva. na roca é muito mais caro, p.e.
podes ainda instalar paineis solares para aquecer a água do depósito e a caldeira so trabalha se o solar não chegar.
como são 6 casas com possivelmente 12 pessoas até pode ser interessante.
placa:
a gás (placa barata)
eléctrica só de indução... o resto gasta muita energia mesmo. uma placa de indução custa 600 euros para cima. precisa de louça própria (hoje em dia quase tudo tem indução).
já agora, qual é a altura do tecto?
depois da nossa "conversa", aqui ficam mais algumas dicas
bem, aqui vão umas considerações.
isolamento é tudo. estão se é o último piso, é muito importante isolar muito, mas mesmo muito bem o tecto/telhado.
a corrente eléctrica é monofasica ou trifásica? se é trifásica, são 46 kva em cada fase, logo tens aí muito por onde puxar.
aquecimento
ar condicionado multisplit é boa solução. com um cop de 4 ou mais(quanto mais melhor). o cop é o coeficiente energético. "produz" mais energia do que a que gasta. cop 4 = 4xenergia gasta.
vantagens: poupança de energia e boa gestão por cada fracção.
desvantagens: o pessoal liga no verão para refrescar.
pode ser usado com controlo não acessível aos moradores (temperatura fixa)
caldeira
uma caldeira basta, desde que tenha sistema de controlo para cada zona (1 válvula de zona e 1 termoestato). provavelmente precisará também de 1 bomba circuladora para cada.
uma caldeira de 20kw deverá chegar, mas tem de ser verificado com as áreas. dá para usar também com água quente, ligada a um depósito.
no ano passado comprámos um depósito de 1000 litros para a empresa e custou uns 2300 euros mais iva. na roca é muito mais caro, p.e.
podes ainda instalar paineis solares para aquecer a água do depósito e a caldeira so trabalha se o solar não chegar.
como são 6 casas com possivelmente 12 pessoas até pode ser interessante.
placa:
a gás (placa barata)
eléctrica só de indução... o resto gasta muita energia mesmo. uma placa de indução custa 600 euros para cima. precisa de louça própria (hoje em dia quase tudo tem indução).
já agora, qual é a altura do tecto?
-
bom dia, uma correcção o andar a ser utilizado será o res.do chao. e o tecto é bastante alto,casa secular, tecto rebocado 3 metros d altura, deve andar perto!
mas vou rebaixa-lo, alias o tecto fica no mesmo sitio vou é colocar la d vidro e tecto falso.
abraço
mas vou rebaixa-lo, alias o tecto fica no mesmo sitio vou é colocar la d vidro e tecto falso.
abraço
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
isso está mesmo a pedir uma cama elevada...
ou então, como fez um amigo meu, uma cama de embutir no armário. fica 5*
ao estilo americano

ou então, como fez um amigo meu, uma cama de embutir no armário. fica 5*
ao estilo americano