Baterias de lithium-ion, Quem me AJUDA ?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm

Baterias de lithium-ion, Quem me AJUDA ?

Mensagem por jcsa »

boas pessoal.

tenho um problema com as baterias de lithium-ion aplicadas no meu v.e. que passo a explicar:

depois de numa das minhas voltinhas fazer mais km do que devia acho que fiz o que chamam em inglês de "deply discharge" às baterias, e a partir dai nunca mais consegui ter a autonomia inicial ou até a mesma potencia.
pesquisei na net, e descobri que o que poderia estar a acontecer era elas estarem desbalanceadas, ou seja quando as meto a carregar algumas delas podem não estar a aceitar a carga, e para que elas aceitem novamente a carga teria de as carregar com um balanceador ou equalizador intercalado.

como a minha área é mais a mecanica, peço ajuda a alguma "alma caridosa"

as minhas duvidas são:

como posso testar as baterias e verificar se estão boas, ou se já as danifiquei irreparávelmente ?

se elas não estiveram danificadas como posso restabelecer o seu desempenho inicial ?

p

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Baterias de lithium-ion, Quem me AJUDA ?

Mensagem por serges »

boas, já agora qual o teu veiculo?

creio que o jmal é a melhor pessoa para te responder a isso, embora haja mais gente com muitos bons conhecimentos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:boas, já agora qual o teu veiculo?

creio que o jmal é a melhor pessoa para te responder a isso, embora haja mais gente com muitos bons conhecimentos!

tenho a mesma pergunta e mais algumas, qual a tensão e capacidade, marca, modelo, características do carregador, controlador, ou seja tudo o que souberes, o primeiro problema que vejo é um erro na programação do controlador ou até mesmo o uso de um controlador inadequado para esse tipo de baterias, ou seja os controladores nunca podem fazer o "deply discharge" às baterias sejam elas de que tecnologia forem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

boas!

qual a mota?
acho que sei qual o problema...e não tenho boas noticias para ti...mas diz lá qual é a mota...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcsa »

boas pessoal

o v.e. é uma scooter, eu até estava a pensar em criar um diario de bordo, mas ultimamente tenho tido muito pouco tempo livre.

a marca das baterias e carregador tenho de verificar qual é, as baterias sao de 3,3 v, e das 20 existem duas que indicam 0 v (penso que seram estas que estam danificadas).

eu li qualquer coisa na net sobre a recuperação deste tipo de baterias, e muito por alto, diziam que se podiam recuperar dando-lhes varias cargas e descargas completas sucessivamente, acham isto viavél ?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jcsa Escreveu:boas pessoal

o v.e. é uma scooter, eu até estava a pensar em criar um diario de bordo, mas ultimamente tenho tido muito pouco tempo livre.

a marca das baterias e carregador tenho de verificar qual é, as baterias sao de 3,3 v, e das 20 existem duas que indicam 0 v (penso que seram estas que estam danificadas).

eu li qualquer coisa na net sobre a recuperação deste tipo de baterias, e muito por alto, diziam que se podiam recuperar dando-lhes varias cargas e descargas completas sucessivamente, acham isto viavél ?
recuperam-se mas não na totalidade, ou seja, nunca vão ficar com igual capacidade em relação às que estão boas, e como esse pack não tem bms, esse problema volta a acontecer outra vez, alias isso aconteceu por falta de bms.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

qual é a mota então?

qd disseres eu digo qual é o problema...

mas posso-te adiantar...qualidade chinesa é tramada...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rufus Escreveu:qual é a mota então?

os chinesses também fabricam material de qualidade, tal como todos os outros países do mundo, se lá fores alguma vez mudas de opinião rapidamente, eu não fui ainda, mas tenho um amigo que já lá foi, e antes dizia muito mal do que é chinês, agora mudou completamente de opinião. é bem verdade que mandam pra cá muita mer..., mas também é verdade que faz-se lá coisas com muita qualidade.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

jmal Escreveu:

os chinesses também fabricam material de qualidade, tal como todos os outros países do mundo, se lá fores alguma vez mudas de opinião rapidamente, eu não fui ainda, mas tenho um amigo que já lá foi, e antes dizia muito mal do que é chinês, agora mudou completamente de opinião. é bem verdade que mandam pra cá muita mer..., mas também é verdade que faz-se lá coisas com muita qualidade.
claro...provavelmente o computador onde estás, tal como o meu quase todas as peças foram lá feitas e são de qualidade, mas depende da área para onde vais ver e se estás a trabalhar com marcas internacionais ou "linhas brancas"...

o problema é que a mota que este user tem apesar de ter baterias de lítio as mesmas não têm bms...é pena, mas é verdade...lançarem motas com 20 baterias de lítio e não ter um bms acho muito mau...

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

curiosidade minha...

bms = battery m? system ????!!!!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:curiosidade minha...

bms = battery m? system ????!!!!!
quer dizer "battery management and monitoring system", existem vários tipos, mas o que fazem é simplesmente em carga não deixam que nenhuma célula passe os limites de tensão, ao mesmo tempo equaliza-as de modo a que todas tenham a mesma tensão, quando em descarga não deixa que nenhuma desça abaixo do recomendado. são necessários nas células de lítio porque quando carregadas a sua resistência interna sobe consideravelmente, fazendo com que a tensão também suba caso o carregador continue dar-lhe corrente, isto acontece porque não existem 2 células igualzinhas, mesmo utilizando nano-tecnologia, existem sempre pequenas diferenças de capacidade nelas, o que faz com que a que tenha mesmo capacidade descarregue e carregue primeiro.
Cumps Inovadores

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

rufus Escreveu:
jmal Escreveu:

claro...provavelmente o computador onde estás, tal como o meu quase todas as peças foram lá feitas e são de qualidade, mas depende da área para onde vais ver e se estás a trabalhar com marcas internacionais ou "linhas brancas"...

o problema é que a mota que este user tem apesar de ter baterias de lítio as mesmas não têm bms...é pena, mas é verdade...lançarem motas com 20 baterias de lítio e não ter um bms acho muito mau...

mas afinal que raio de mota é que o homem tem?

pena realmente com baterias tão boas e ter a falha de algo tão importante e tão barato ao pé do que custam as baterias...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcsa »

boas pessoal

ainda não tive tempo de ver todos os elementos, mas o que posso dizer para já é o seguinte:

o carregador e as baterias são da marca thunder sky, as baterias são de 3,3 v cada.

supostamente no carregador ele diz ter o bms, mas de qualquer forma o que é certo é que a bateria foi ao ar.

a scooter é de origem chinesa, importei-a de lá, (tenho uma empresa que faz importações/exportações), mas o que posso dizer sobre ela é o seguinte:

a qualidade dela podia ser melhor, para mim tem falhas graves que não acontecem noutras marcas europeias já com mais experiência.

havendo problemas, (como foi o caso) não existe assistência.

o custo da importação directa, pouco mais baixo fica do que a comprar a um representante nacional, e tem as vantagens da assistência, etc, embora esta, acho que ainda não é comercializada em portugal.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

realmente é pena tiveste azar, podes partilhar fotos...

não te conseguem ajudar os tipos que te a venderam?
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jcsa Escreveu:boas pessoal

ainda não tive tempo de ver todos os elementos, mas o que posso dizer para já é o seguinte:

o carregador e as baterias são da marca thunder sky, as baterias são de 3,3 v cada.

supostamente no carregador ele diz ter o bms, mas de qualquer forma o que é certo é que a bateria foi ao ar.

a scooter é de origem chinesa, importei-a de lá, (tenho uma empresa que faz importações/exportações), mas o que posso dizer sobre ela é o seguinte:

a qualidade dela podia ser melhor, para mim tem falhas graves que não acontecem noutras marcas europeias já com mais experiência.

havendo problemas, (como foi o caso) não existe assistência.

o custo da importação directa, pouco mais baixo fica do que a comprar a um representante nacional, e tem as vantagens da assistência, etc, embora esta, acho que ainda não é comercializada em portugal.

oi, as baterias que falas são de 3.2 volts nominais e devem ser de 40 ah, fácilmente verificas se tem bms no carregador, se tiver a ficha que liga à scooter é um cabo com um parga de fios.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcsa »

sim jmal, confirmei e as baterias são de 40 ah, quanto aos cabos do carregador, sao muito parecidos com por exemplo os de um computador portátil.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

jcsa Escreveu:sim jmal, confirmei e as baterias são de 40 ah, quanto aos cabos do carregador, sao muito parecidos com por exemplo os de um computador portátil.
sim, portanto tem apenas 3 ligações, e concluo que portanto não tem bms.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

são destas?

Imagem[center][/center]
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

as scooters que já vi com baterias de lítio são essas, penso que esta também será, mas o nosso amigo vai confirmar.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
jcsa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcsa »

bom dia pessoal

sim as baterias parecem-me ser essas. quanto ao carregador eu li o manual e lá diz que tem o bms incorporado, será que tem mesmo ?

e caso não tenha onde posso comprar um para 20 baterias? é que os que eu já vi usam-se no modelismo e são apropriados no maximo para 6 baterias.

ainda nao tirei fotos à scooter para vos poder mostrar, mas para ficarem com uma ideia do aspecto dela e para quem já viu fotos, ela é muito parecida com a futura bereco voltio.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”