Carro hibrido Foto-eólico
-
Brandara
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
carissímos,
agradeço comentários relativamente a uma ideia que tive:
criação e um automóvel hibrido foto-eólico em que o principio de funcionamento se baseia no seguinte:
- paineis fotovoltaicos em toda a sua envolvência os quais possibilitam geração de energia eléctrica a partir de energia solar.
- mini-pás eólicas colocadas em locais estratégicos em que seja possível obter um equílibrio entre aerodinâmica e obtenção de energia eólica que posteriormente através de geradores adequados transformará a energia do vento em energia eléctrica (normalmente conseguida a partir de uma certa velocidade (+- 30 km/h) e que terá um aumento conforme o aumento da velocidade (existindo uma relação directa)
- conjunto de bacterias para armazenagem de energia eléctrica e alimentação do automóvel.
no arranque (até aos 30km/h) utilizariamos apenas energia fornecida pelas baterias (e células foto-voltaicas) e a partir dessa velocidade entravam em sintonia a energia eólica e energia solar.
que tal? acham que a ideia tem "pernas" para andar?
agradeço comentários relativamente a uma ideia que tive:
criação e um automóvel hibrido foto-eólico em que o principio de funcionamento se baseia no seguinte:
- paineis fotovoltaicos em toda a sua envolvência os quais possibilitam geração de energia eléctrica a partir de energia solar.
- mini-pás eólicas colocadas em locais estratégicos em que seja possível obter um equílibrio entre aerodinâmica e obtenção de energia eólica que posteriormente através de geradores adequados transformará a energia do vento em energia eléctrica (normalmente conseguida a partir de uma certa velocidade (+- 30 km/h) e que terá um aumento conforme o aumento da velocidade (existindo uma relação directa)
- conjunto de bacterias para armazenagem de energia eléctrica e alimentação do automóvel.
no arranque (até aos 30km/h) utilizariamos apenas energia fornecida pelas baterias (e células foto-voltaicas) e a partir dessa velocidade entravam em sintonia a energia eólica e energia solar.
que tal? acham que a ideia tem "pernas" para andar?
-
jossef
- Staff Member

- Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
homem sonha a obra nasce.
a imaginação é o limite do ser humano.
ect etc etc
mas agora em relação ao projecto acho q depende do carro mas eu de inicio utilizava só os paneis, aqueles q hoje se vêem nos sinais de transito ou nas auto estradas para fornecer energia aos telefones. mesmo assim ainda n compensa andar com isso pois o custo é alto para a rentabilidade q vai ter.
a imaginação é o limite do ser humano.
ect etc etc
mas agora em relação ao projecto acho q depende do carro mas eu de inicio utilizava só os paneis, aqueles q hoje se vêem nos sinais de transito ou nas auto estradas para fornecer energia aos telefones. mesmo assim ainda n compensa andar com isso pois o custo é alto para a rentabilidade q vai ter.
-
escalavardo
- Staff Member

- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
bem, faz lá um esquema em papel e mete aqui para ver..
já existe painéis fotovoltaicos do tipo tapete, que se moldam com alguma facilidade.
quanto aos areogeradores, parece-me que iam desfavorcer a aerodinâmica do carro.. e é neste ponto é que não consigo perceber a tua ideia.
mas acredito que seja interessante.
já existe painéis fotovoltaicos do tipo tapete, que se moldam com alguma facilidade.
quanto aos areogeradores, parece-me que iam desfavorcer a aerodinâmica do carro.. e é neste ponto é que não consigo perceber a tua ideia.
mas acredito que seja interessante.
3º sócio novaenergia
-
Batatas Fritas
- Membro Silver

- Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
quanto mais geradores eolicos tiveres maiores sao as perdas, por atrito, perdas nos fios, etc. o que quero dizer é que, quanto menos peças moveis e fios usares melhor. o ideal seria um só gerador eolico independentemente da forma e tamanho. como comparaçao imagina por exemplo: 100 casas cada com 1 gerador(5kw) ou, 1 só gerador(500kw) a produzir para as 100 casas. a diferença é enorme, quer em combustivel gasto quer em energia produzida.
-
Brandara

carissimos,
agradeço os vossos comentários, através das vossas opiniões pude idealizar uma forma mais eficiente deste possível carro:
- paineis fotovoltaicos em toda a envolvência do tipo tapete para possibilitar uma mais facil adaptação à estrutura do veículo.
- colocação de um aerogerador na parte traseira do automóvel, apenas com uma pá mas de dimensões mais elevadas em que possa cobrir praticamente doda a traseira do veiculo.
- entradas de ar colocadas em locais estratégicos (criar tipo duas camadas estruturais interligadas em que o ar entra pelo espaço entre as duas estruturas e chegará à pá eolica) (se me explicarem como se coloca anexos poderei colocar um simples esquema onde mostra esta minha ideia).
e agradeço mais comentários por forma a optimizarmos este "carro".
agradeço os vossos comentários, através das vossas opiniões pude idealizar uma forma mais eficiente deste possível carro:
- paineis fotovoltaicos em toda a envolvência do tipo tapete para possibilitar uma mais facil adaptação à estrutura do veículo.
- colocação de um aerogerador na parte traseira do automóvel, apenas com uma pá mas de dimensões mais elevadas em que possa cobrir praticamente doda a traseira do veiculo.
- entradas de ar colocadas em locais estratégicos (criar tipo duas camadas estruturais interligadas em que o ar entra pelo espaço entre as duas estruturas e chegará à pá eolica) (se me explicarem como se coloca anexos poderei colocar um simples esquema onde mostra esta minha ideia).
e agradeço mais comentários por forma a optimizarmos este "carro".
-
escalavardo
- Staff Member

bem, o problema que estou aqui a ver prende-se essencialmente com a componente eólica.
para fazeres movimentar as pás, a força do vento terá que ser muita, pois a força necessária para fazer girar um moinho de vento sem nada acopulado é uma coisa, agora quanto tem dínamos acopulados, já é diferente..
de qualquer forma tenho um nissan sunny enconstado porque motor berrou e estou à espera de juntar algum dinheiro para tentar instalar-lhe um motor eléctrico.. pode ser uma boa viatura para testes.
o problema é o investimento...
para fazeres movimentar as pás, a força do vento terá que ser muita, pois a força necessária para fazer girar um moinho de vento sem nada acopulado é uma coisa, agora quanto tem dínamos acopulados, já é diferente..
de qualquer forma tenho um nissan sunny enconstado porque motor berrou e estou à espera de juntar algum dinheiro para tentar instalar-lhe um motor eléctrico.. pode ser uma boa viatura para testes.
o problema é o investimento...
3º sócio novaenergia
-
Brandara

agradeço a tua colaboração, mas realmente verba para dar "pernas" a este projecto não é fácil...
se alguma marca automóvel estivesse interessada ....
com os melhores cumprimentos
raul de abreu
se alguma marca automóvel estivesse interessada ....
com os melhores cumprimentos
raul de abreu
-
orbis
- Membro Platinium

- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Re: Carro hibrido Foto-eólico
explica lá isso melhor!!!brandara Escreveu:c
de que vento é que estás a falar?
-
escalavardo
- Staff Member

Re: Carro hibrido Foto-eólico
que tal meter a cabeça de fora da janela de um carro a 30km/h? de certeza que já vai começar a perceber de que vento se está a falar, embora ainda seja pouco o vento..orbis Escreveu:explica lá isso melhor!!!
de que vento é que estás a falar?
3º sócio novaenergia
-
Brandara

carissímos,
é de notar que uma das grandes resistências que um automóvel tem é a resistência do ar (vento), e a ideia seria (de certa forma) colocar parte dessa resistência do nosso lado.
é de notar que uma das grandes resistências que um automóvel tem é a resistência do ar (vento), e a ideia seria (de certa forma) colocar parte dessa resistência do nosso lado.
-
orbis
- Membro Platinium

pois confirmam-se os meus piores receios. isso não é vento nenhum pois o que se desloca é o carro e não o ar. ou seja para que haja esse tal "vento" é preciso que o carro consuma energia (que vem de onde ?). como há perdas, isso quer dizer que se o carro gastasse 20 kw par ir buscar 15 kw (rendimento de 75%, nada mau) ainda lhe faltavam 5 kw. esse carro nunca pode andar porque contraria as leis da física, que é um tipo de matéria de que as pessoas devem ter umas noções básicas antes de serem candidatos a inventores.
-
escalavardo
- Staff Member

a ideia não é contrariar as leis da fisica, penso eu, mas sim canalizar a força de atrito do ar, para produzir energia, para de alguma forma transformar essa força: de contrária a favorável.
para atingir velocidades em que fosse rentável aproveitar essa força, estaria a recorrer-se às baterias, que serão sempre a fonte de energia do carro. a energia fotovoltáica e "eólica" servirão apenas para recarregar as baterias.
atenção que não estou a dizer que este carro iria funcionar, mas não me parece ideia completamente tola.
nos carros electricos actuais já é possível acopular dinamos nas rodas que produzem energia à medida que o automóvel avança. embora os ganhos não sejam por aí além, sempre ajuda.
para atingir velocidades em que fosse rentável aproveitar essa força, estaria a recorrer-se às baterias, que serão sempre a fonte de energia do carro. a energia fotovoltáica e "eólica" servirão apenas para recarregar as baterias.
atenção que não estou a dizer que este carro iria funcionar, mas não me parece ideia completamente tola.
nos carros electricos actuais já é possível acopular dinamos nas rodas que produzem energia à medida que o automóvel avança. embora os ganhos não sejam por aí além, sempre ajuda.
3º sócio novaenergia
-
Brandara

caro "orbis",
se leu correctamente todos os tópicos deste assunto, o veículo em causa não pretende ser apenas eólico (vento), mas sim acopulado com um conjunto de baterias (eléctrico) e com paineis solares em toda a envolvência do veículo. relativamente à parte eólica seria apenas tentar converter parte da resistência do ar em energia a favor do carro em causa. se verificares quando metes a cabeça de fora com o carro em movimento existe energia em jogo, não achas ....
se leu correctamente todos os tópicos deste assunto, o veículo em causa não pretende ser apenas eólico (vento), mas sim acopulado com um conjunto de baterias (eléctrico) e com paineis solares em toda a envolvência do veículo. relativamente à parte eólica seria apenas tentar converter parte da resistência do ar em energia a favor do carro em causa. se verificares quando metes a cabeça de fora com o carro em movimento existe energia em jogo, não achas ....
-
orbis
- Membro Platinium

acho e percebo tb que ao fazer isso estou a aumentar a resistência ao deslocamento que tem de ser compensada de alguma maneira. é por isso que a indústria automóvel aumentou o aerodinamismo dos carros reduzindo a sua resistência ao penetrar no ar, em vez de andar a colocar-lhe ventoinhas.
quanto aos painéis fotovoltaicos actuais e partindo do princípio que haveria céu descoberto todos os dias, não deveria dar para mais que umas centenas de metros com um carro com as dimensões e peso dos actuais (cuidado que as baterias tb pesam).
não é verdade que haja carros com dínamos nas rodas: o que eles têm é tracção eléctrica (por exemplo nos híbridos) e usam a travagem regenerativa ou seja os motores são momentaneamente convertidos em alternadores. contudo, é só durante a travagem e a energia recuperada é infima face às necessidades do veículo. não nos podemos esquecer que esses carros têm uma fonte de energia convencional, nomeadamente um motor a gasolina, doutra maneira, com a energia regenerada não iriam longe.
sem querer pôr em causa os projectos de ninguém, gosto de chamar as pessoas á realidade. claro, que têm sempre a hipótese de idealizar belos modelos não funcionais....
quanto aos painéis fotovoltaicos actuais e partindo do princípio que haveria céu descoberto todos os dias, não deveria dar para mais que umas centenas de metros com um carro com as dimensões e peso dos actuais (cuidado que as baterias tb pesam).
não é verdade que haja carros com dínamos nas rodas: o que eles têm é tracção eléctrica (por exemplo nos híbridos) e usam a travagem regenerativa ou seja os motores são momentaneamente convertidos em alternadores. contudo, é só durante a travagem e a energia recuperada é infima face às necessidades do veículo. não nos podemos esquecer que esses carros têm uma fonte de energia convencional, nomeadamente um motor a gasolina, doutra maneira, com a energia regenerada não iriam longe.
sem querer pôr em causa os projectos de ninguém, gosto de chamar as pessoas á realidade. claro, que têm sempre a hipótese de idealizar belos modelos não funcionais....
-
Brandara

este é um modelo teórico que necessitaria de um trabalho de desenvolvimento bastante elevado, mas dizer de ante mão que não é funcional, ou que não tem conhecimentos básicos de fisica não é correcto. se ocorresse um estudo sobre este tema poderia-se jogar com inúmeras variáveis (materiais, lubrificação, componentes, aerodinámica, etc, etc..)até chegar a um ponto ideal de funcionamento.
-
escalavardo
- Staff Member

a sua versão também é verdade, mas de facto existem dínamos para acopular nas rodas, em carros 100% eléctricos, de forma a ajudar a carregar as baterias enquanto se deslocam.orbis Escreveu:não é verdade que haja carros com dínamos nas rodas: o que eles têm é tracção eléctrica (por exemplo nos híbridos) e usam a travagem regenerativa ou seja os motores são momentaneamente convertidos em alternadores.
esta carga não é significativa, mas se juntarmos um conjunto de equipamentos e tecnologias, que estejam permanentemente a "alimentar" as baterias, um automóvel eléctrico consegue em teoria, ter uma autonomia de 24h sobre 24h.
3º sócio novaenergia
-
Arieira
- Membro Dedicado

- Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am
-
Brandara

neste caso o sistema funciona num sistema integrado com várias fontes de energia a terem um objectivo em comum. um à parte, por exemplo um sistema de ar condicionado acopulado com bomba de calor, qual o rendimento térmico do sistema?
-
escalavardo
- Staff Member

bem, aqui fica mais uma ajuda à criação de corrente eléctrica para alimentar as baterias do carro maravilha
http://www.stirlingengine.co.uk/video/hand.wmv
http://www.stirlingengine.co.uk/video/lamp.wmv
http://www.stirlingengine.co.uk/video/hand.wmv
http://www.stirlingengine.co.uk/video/lamp.wmv
3º sócio novaenergia
-
Hugo
- Membro Dedicado

- Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
o que vou escrever vai parecer uma barbarie para alguns visto que o que se pretende é evitar os dino-fuels...
e que tal um carro electrico que tem como fonte de energia: baterias, paineis solares em todos os paineis de chapa e um gerador a fóssil... gasolina, diesel ou compativel, gpl...
gastava fossil na mesma mas imaginem que colmatava o problema de se ficar empanado sem bateria ou que simplesmente aumentava a autonomia das baterias para tempos comportaveis.
hoje em dia até há geradores com arranque electrico automático que aumentam ou diminuem a rotação conforme a electricidade neles consumida, são maquinas que consomem 1 litro por hora ou até menos.
a grande desvantagem seria o volume que ocuparia... ou talvez não... só uma ideia.
h
e que tal um carro electrico que tem como fonte de energia: baterias, paineis solares em todos os paineis de chapa e um gerador a fóssil... gasolina, diesel ou compativel, gpl...
gastava fossil na mesma mas imaginem que colmatava o problema de se ficar empanado sem bateria ou que simplesmente aumentava a autonomia das baterias para tempos comportaveis.
hoje em dia até há geradores com arranque electrico automático que aumentam ou diminuem a rotação conforme a electricidade neles consumida, são maquinas que consomem 1 litro por hora ou até menos.
a grande desvantagem seria o volume que ocuparia... ou talvez não... só uma ideia.
h