carro electrico e solar shell eco marathon

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm

carro electrico e solar shell eco marathon

Mensagem por xicofixas »

ola, tenho com muito gosto de vos apresentar um carro construído por mim e pelo resto da equipa crt (cior racing team) um carro eléctrico com um painel fotovoltaico que competiu em frança (nogaro) da shell eco marathon.

motor bosh 750w
painel mono cristalino 190w
2 baterias (penso que sao ligadas em serie, 24v)
chassi de alumínio
carnagem em poliuretano e fibra de vidro
transmissão feita por nós [nao sei qual a relação (pinhões)]
eixos independentes
tracção apenas a uma roda
Imagem
Imagem
mais fotos e especificações é so pedir

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: carro electrico e solar shell eco marathon

Mensagem por jmal »

venham elas, tipo velocidade, autonomia, classificação, enfim tudo...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

jmal Escreveu:
venham elas, tipo velocidade, autonomia, classificação, enfim tudo...
bem velocidade nao sei dizer pois nem nos lembramos de por um velocímetro, mas como ultrapassei quase todos posso dizer que foi a volta de 60, a autonomia nao foi muita fiz cerca de 4 voltas sempre a acelerar e tinha que fazer paragens obrigatorias quando parei a 1vez ja n tinha potencia suficiente pra arrancar, tava numa pequena inclinaçao e o carro precisava de mt ampere pra andar e n deu. classificaçao, nao deu pra classificar pois nao tava sol tava mesmo de chuva e nenhum solar urbanconcept de classificou eramos 3 se nao me engano a minha equipa uma equipa da escola estebi (tuga) e uns hungaros. os hungaros tinhao so em paineis era 600w monocristalinos e 2 motores de 2000w e o nosso andava mais

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

bem vindo xicofixas, achei muito interessante o carro e tal. agora esse simbolo da shell e os extintores vermelhos deixaram-me apreensivo... nunca vi um motor electrico arder ligado a um painel solar. sabes, tanto a shell como a bp são muito ecologicos e tal mas... patrocinam estes carros maravilhosos e tal mas... pronto, os projectos morrem por aqui! percebes? aceitem o patrocinio enquanto durar mas quando eles tirarem-vos o tapete nao esmoreçam... continuem com mais força ainda! olha o caso do sunraycer que se transformou no gm impact e depois no gm ev1 e depois... foi esmagado! espectacular...

Imagem
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

sim eu sei muito bem que no exemplo do ev1 da gm foi morto por causa da pressao das petroliferas...os extimtores eram precisos porcausa do regulamento, e sim os motores electricos ardem e as baterias explodem a shell n era um patrocinio era a organizaçao, era obrigatorio ter o logo no carro e no fato.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

xicofixas Escreveu:sim eu sei muito bem que no exemplo do ev1 da gm foi morto por causa da pressao das petroliferas...os extimtores eram precisos porcausa do regulamento, e sim os motores electricos ardem e as baterias explodem a shell n era um patrocinio era a organizaçao, era obrigatorio ter o logo no carro e no fato.
algo me cheira que os controladores desses motores não estão à altura, se ardem quer dizer que metem tensão a mais, e isso faz com que a autonomia seja mínima, é a mesma coisa que meteres à bruta gasolina para dentro de um motor, ele vai ter de arder também.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

jmal Escreveu:
xicofixas Escreveu:sim eu sei muito bem que no exemplo do ev1 da gm foi morto por causa da pressao das petroliferas...os extimtores eram precisos porcausa do regulamento, e sim os motores electricos ardem e as baterias explodem a shell n era um patrocinio era a organizaçao, era obrigatorio ter o logo no carro e no fato.
algo me cheira que os controladores desses motores não estão à altura, se ardem quer dizer que metem tensão a mais, e isso faz com que a autonomia seja mínima, é a mesma coisa que meteres à bruta gasolina para dentro de um motor, ele vai ter de arder também.
nao percebi mt bem o k querias dizer mas se estas a falar da placa eletronica que ves na foto ela n foi usada, usou-se ou contactor e um temporizador e outras engenhoquices, sei que dava 12v directos ao motor e passado x segundos dava 24v pk se fossem 24v directos sem o carro tar em andamento fazia um cavalinho:) foram precisos fuziveis de 80amperes entre outros

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

xicofixas Escreveu:
jmal Escreveu:
nao percebi mt bem o k querias dizer mas se estas a falar da placa eletronica que ves na foto ela n foi usada, usou-se ou contactor e um temporizador e outras engenhoquices, sei que dava 12v directos ao motor e passado x segundos dava 24v pk se fossem 24v directos sem o carro tar em andamento fazia um cavalinho:) foram precisos fuziveis de 80amperes entre outros
pois, assim queimam, ardem, explodem, e fazem um festival dos diabos.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

regulamentos sao regulamentos, são para serem cumpridos (ou não há prova!).

explodiu alguma bateria ou ardeu algum motor? nao usavam reguladores para evitar perdas, correcto? nada como uma boa ligação directa... mas sem sol nada

ja agora que tipo de baterias usaram no festival pirotecnico?

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

posso te dizer que foram muitas placas electrónicas para o lixo e muitos fuziveis tambem. mas o menos o projecto foi concluido e andou...as baterias nao estava cheias e reguladores so o do painel depois tb n podia haver perdas

edit, n sei dizer quais baterias eram mas eram do tipo secas

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:regulamentos sao regulamentos, são para serem cumpridos (ou não há prova!).

explodiu alguma bateria ou ardeu algum motor? nao usavam reguladores para evitar perdas, correcto? nada como uma boa ligação directa... mas sem sol nada
mas com ligações directas não arranca de certeza, isto porque a tensão baixa e o motor "morre", um controlador pwm faz com que essa tensão não desça bruscamente, porque controla a corrente, e essa de evitar perdas não é bem assim. as baterias de chumbo perdem muito mais energia dessa maneira, isto porque esgotam rapidamente, mete lá um controlador pwm e vais ver como arranca e faz o dobro da autonomia.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

jmal Escreveu:
bluesky Escreveu:regulamentos sao regulamentos, são para serem cumpridos (ou não há prova!).

mas com ligações directas não arranca de certeza, isto porque a tensão baixa e o motor "morre", um controlador pwm faz com que essa tensão não desça bruscamente, porque controla a corrente, e essa de evitar perdas não é bem assim. as baterias de chumbo perdem muito mais energia dessa maneira, isto porque esgotam rapidamente, mete lá um controlador pwm e vais ver como arranca e faz o dobro da autonomia.

e ja la teve na placa um pwm mas n dava para a arrancar foi assim que perdemos uma tentativa..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

xicofixas Escreveu:
jmal Escreveu:

e ja la teve na placa um pwm mas n dava para a arrancar foi assim que perdemos uma tentativa..
então estava mal aplicada ou nem sequer trabalhava, o controlador pwm é como se fosse uma torneira à energia eléctrica, quando aceleras ao máximo é como xantares a bateria ao motor, quer dizer, se a corrente (amperes) não exceder o máximo, portanto aconteceu duas situações;

1- o controlador estava mal aplicado ou não estava a trabalhar correctamente.
2- a corrente máxima de corte era baixa o que não chegava para o motor ter força o suficiente para arrancar.

a hipótese 2 parece ser a mais real para o que aconteceu.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

olha n tenho maneira de te explicar pois n sou entendido nessa materia de electronia, electronica so tenho conhecimentos basicos, mas posso dizer que a placa foi feita por professores e engenheiros e tinha pistas mais grossas que 1 dedo, foi testada com equipamento quase milionario(exagero eu sei) para medir ondas e frequencias,etc o erro n era da placa o carro so n andou mais tempo por causa do mau tempo isso eu sei pk tva la

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

deixa ver se entendi:

o vosso carro:
1 motor bosh 750w
1 painel monocristalino totalizando 190w

o hungaros:
x paineis monocristalinos totalizando 600w
2 motores 2000w

e o vosso andava mais? por acaso o vosso motor era de berbequim?

ou seja, havia limitaçoes de superficie e dimensoes mas o resto era à vontade do fregues? porreiro, free style...
nao se poderia usar um banco de ultra-condensadores?

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

pah n sei o k keres k te diga, os hungaros acabaram a corrida mas n tinham velocidade media exigida. n sei mesmo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

xicofixas Escreveu:olha n tenho maneira de te explicar pois n sou entendido nessa materia de electronia, electronica so tenho conhecimentos basicos, mas posso dizer que a placa foi feita por professores e engenheiros e tinha pistas mais grossas que 1 dedo, foi testada com equipamento quase milionario(exagero eu sei) para medir ondas e frequencias,etc o erro n era da placa o carro so n andou mais tempo por causa do mau tempo isso eu sei pk tva la

sim, ok, estou apenas a tentar saber e encontrar soluções, mas repara que qualquer motor eléctrico neste tipo de aplicação tem de ter um controlador, sem isso a eficiência dele e das baterias é muito afectada, a mim parece-me que esses engenheiros não souberam usar esse equipamento quase milionário, com um multímetro que custa pouco mais de 20 euros e um osciloscópio que custa entre 100 e 300 euros testa-se o equipamento, depois bastava afinar a potência do controlador de acordo com as necessidades do veículo.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:deixa ver se entendi:

o vosso carro:
1 motor bosh 750w
1 painel monocristalino totalizando 190w

o hungaros:
x paineis monocristalinos totalizando 600w
2 motores 2000w

e o vosso andava mais? por acaso o vosso motor era de berbequim?

ou seja, havia limitaçoes de superficie e dimensoes mas o resto era à vontade do fregues? porreiro, free style...
nao se poderia usar um banco de ultra-condensadores?

pois, a conclusão que faço é a mesma, veículos mal desenhados em termos de electrónica e seu afinamento.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

o erro dos hungaros foi sobredimensionar a potencia dos motores, o vosso erro foi subdimensionar os paineis fv. os paineis dos hungaros e o vosso motor pareçem-me a combinaçao vencedora #

Autor do tópico
xicofixas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por xicofixas »

jmal Escreveu:
xicofixas Escreveu:olha n tenho maneira de te explicar pois n sou entendido nessa materia de electronia, electronica so tenho conhecimentos basicos, mas posso dizer que a placa foi feita por professores e engenheiros e tinha pistas mais grossas que 1 dedo, foi testada com equipamento quase milionario(exagero eu sei) para medir ondas e frequencias,etc o erro n era da placa o carro so n andou mais tempo por causa do mau tempo isso eu sei pk tva la

sim, ok, estou apenas a tentar saber e encontrar soluções, mas repara que qualquer motor eléctrico neste tipo de aplicação tem de ter um controlador, sem isso a eficiência dele e das baterias é muito afectada, a mim parece-me que esses engenheiros não souberam usar esse equipamento quase milionário, com um multímetro que custa pouco mais de 20 euros e um osciloscópio que custa entre 100 e 300 euros testa-se o equipamento, depois bastava afinar a potência do controlador de acordo com as necessidades do veículo.
tipo eu n te sei dizer se tinha controlador ou n tipo aquilo tinha 2 sistemas caso um n funciona-se usavamos o outro, a placa n funcionou que tinha o pwm e tb foi testada e ''afinada'' com o osclocopio mas n deu simplesmente. depois usamos o outro sistema k so sei k tinha um contactor e temporizador e uns quantos fuziveis, o resto n sei..

tinhamos 2 medidores de joules 1 a saida do painel e outro a do motor, tinha de tar a entrar mais do que o k se gastava ou seja com os paineis dos hungaros as baterias enxiam muito de pressa e deixava de entrar tanto como o que saia

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”