Vectrix - MaxiScooter -- em promoção até final de Julho

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Vectrix - MaxiScooter -- em promoção até final de Julho

Mensagem por ZEV »

vectrix em campanha
com o combustível a subir sem parar, muitos começam a procurar veículos alternativos. a pensar nisso e na preservação do meio ambiente, a masac e os seus distribuidores associaram-se numa campanha com vista a retirar o máximo de veículos poluentes do centro das grandes cidades. como tal, destinaram um número limitado de unidades da scooter eléctrica vectrix a um preço bem mais reduzido (8650€), para além de uma extensão da garantia da bateria de dois para cinco anos e o primeiro ano de um seguro de danos próprios.
esta é uma campanha válida até julho próximo ou até ruptura de stock
http://edimoto.pt/index.php?option=com_ ... &itemid=70

parece-me agora (mais ainda) uma boa opção.

no agregado familiar temos 2 carros para 2 pessoas, sendo q 1 deles está maioritariamente parado (e a desvalorizar...).
estava a pensar trocar por um smart, para diminuir custos com combustível, quando me falaram nas maxiscooters, e comecei a investigar... e por acidente encontrei a vectrix.
para o meu perfil de utilização (casa e trabalho na cidade, +- 10kms, voltinhas por aqui e acolá, e carro para voltas maiores e outras necessidades de espaço/tempo, parece-me que esta é uma boa opção e que pode ser válida (sob vários aspectos) ao longo do tempo de utilização.

financeiramente, tem o contra do preço inicial, mas agora é ajudado com esta redução e com a oferta do seguro p/ 1 ano.
a favor, tem o custo do carregamento, na ordem dos €0.50 a 1.50 (dependendo de quanta carga e se c/ ou sem tarifa bi-horária), bem como da manutenção - segundo me indicaram qd falei com os importadores, a revisão é semestral, cerca de €25 e consiste em ligar a moto a um computador p/ 'troubleshooting'. em termos de desgaste, apenas pneus e travões.

em termos de ambiente... poluição muito reduzida (emissão da moto zero, alguma emissão através da emitida pela central eléctrica para produzir electricidade), negligente quando comparada com um carro ou outra moto (não esquecer também que a própria produção de gasolina também ela provoca emissão de gases de estufa etc). produção de gases de escape nula, poluição sonora extremamente baixa.

o que acham agora, como opção, com este preço?
não se esqueçam de incluir na comparação de preço/quilómetro o que se poupa nas revisões, não apenas no combustível...
e ainda há o imposto de circulação, que está isenta...

considerei outras scooters eléctricas, mas preciso de levar/trazer várias coisas p/ o trabalho (mala, pasta c/ rodas, casaco blazer) e o tamanho da vectrix proporciona maior facilidade nesse aspecto. e existe tbm o factor segurança, q a potência disponível pode ajudar a evitar um acidente (algo que sempre é referido nas motos).

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Vectrix - MaxiScooter -- em promoção até final de Julho

Mensagem por Bluesky »

excelente compra. recomendo!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

viva

apesar do preço inicial que não é pouco, tb me parece ser uma boa opção pelo que vi!
zev Escreveu:no agregado familiar temos 2 carros para 2 pessoas
só há um pequeno pormenor muito importante e que me impede também de dar o passo em frente em adquirir uma scooter... que é nem mais nem menos o tempo! nem sempre faz sol, especialmente durante o inverno!

pelo que percebi, cada pessoa tem o seu carro para deslocar-se para o respectivo trabalho... se "trocares" por uma scooter, prepara-te para adquirir outros extras... para a chuva/frio/nevoeiro...
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

renateves Escreveu:pelo que percebi, cada pessoa tem o seu carro para deslocar-se para o respectivo trabalho... se "trocares" por uma scooter, prepara-te para adquirir outros extras... para a chuva/frio/nevoeiro...

na verdade, apenas eu preciso de automóvel devido à fraca quantidade de transportes públicos p/ o meu local de trabalho e os horários sempre diferentes e a horas fora do comum.
a minha mulher usa regularmente transportes públicos p/ ir p/ o trabalho, na linha de cascais.

e sim, tbm considero o mau tempo um grande limitador em termos do uso de uma moto.

Dracull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 30, 2008 4:18 pm

Mensagem por Dracull »

o preço é que é um pouco esticado para o meu budget, senão, queria lá saber para as intempéries...se uma pessoa for a ver a tendência é chuver cada vez menos e em menor espaço de tempo, por isso não considero o factor tempo como negativo.

agora, fazendo umas contas simples:

seat leon 1.4
a. km semanais, voltinha do triste de casa-trabalho-casa = 18*2 = 36 km diários a uma média de 7l/100km. isto multiplicado por 52 semanas anuais = 36km*52s*7d = 13.104 km ano.
b. manutenção básica ano : 500€
c. consumo: 1.5€ gasolina * ((7l*13104km)/100) = 1.5 * 917.28 = 1375.92 €

vetrix
partindo do presuposto que gasto quê? 100€ anuais de manutenção + os 25€ (cheira-me a tanga só para arrecadar uns cobres, mas vá ) duas vezes ao ano dá de manutenção total = 100 + 25*2 = 150€
electricidade a 1€/100km (tendo em conta que a ideia até seria chular a electricidade na empresa) = 1€*13104km/100 = 131€

poupança anual = 1375.92 - 131 = 1244.95€

valor vetrix: 8650€
tendo em conta que usaria o montante que gasto em gasolina para pagar a mota, ficaria totalmente paga em 8650/1244.95= 6.9 anos.....não sei se a mota durará tanto tempo.

mesmo considerando uma poupança na ordem dos 400€ de seguro anual ficaria em (1375.92+400) - 131 = 1644.95 -> 8650/1644.95 = 5.2 anos

portanto, para trocar o carro pela mota ainda me custa um pouco. para dar um valor desses prefiro esperar pelo i miev e trocar um carro por esse e comprar uma scooter eléctrica mais barata, com uma autonomia que ronde os 80km ( penso que nessa altura custará os mesmos valores que custa agora a berecco de 2500€).

drlucas
Membro
Membro
Registado: sexta jun 20, 2008 9:32 pm

Mensagem por drlucas »

é uma excelente mota, pois pode já ser considerada assim,mas eu já vi preço mais barato que isso para a mesma, se não estou em erro quase 2000€ mais barata.

minha opinião alternativa:
comprar um carro antigo, anterior a 1980, pois deixa de pagar selo, e paga de seguro menos de 70€/ano, comprar um kit warp9 "completo" aplicar à caixa, e tá quase feito, é aplicável a carros com peso até 1600kg dá 140km/h autonomia para 80km, preço 4000€ + taxas alfandegáreas + iva preço final deve rondar 6 a 7000€
Última edição por drlucas em quinta jun 26, 2008 3:09 pm, editado 2 vezes no total.

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

drlucas Escreveu:é uma excelente mota, pois pode já ser considerada assim,mas eu já vi preço mais barato que isso para a mesma, se não estou em erro quase 2000€ mais barata
onde? cá na europa?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

drlucas
Membro
Membro

Mensagem por drlucas »

foi num site oficial da vectrix, não tenho a certeza se era em itália ou uk

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

drlucas Escreveu:é uma excelente mota, pois pode já ser considerada assim,mas eu já vi preço mais barato que isso para a mesma, se não estou em erro quase 2000€ mais barata.

comprar um carro antigo, anterior a 1980, pois deixa de pagar selo, e paga de seguro menos de 70€/ano, comprar um kit warp9 "completo" aplicar à caixa, e tá quase feito, é aplicável a carros com peso até 1600kg dá 140km/h autonomia para 80km, preço 4000€ + taxas alfandegáreas + iva preço final deve rondar 6 a 7000€
onde viste esse kit warp9? para ver se conheço o site.

cumps,
marte

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

drlucas Escreveu:foi num site oficial da vectrix, não tenho a certeza se era em itália ou uk

basta pensar q o iva em portugal é dos mais altos da europa (senão o mais alto), e que a vectrix não tem apoio do governo em relação a ser um veículo ecológico.

mas de que adianta ser mais barata fora de portugal, dado que para andar aqui tem que ser legalizada aqui, e pagar as taxas à mesma?

abraço!

Dracull
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Dracull »

no reino unido custa £6000, isto dá 7566€. os custos de legalização não são muito caros, o mais chato é o custo de transporte. já na irlanda é a mesma coisa.

http://www.electricbikesales.co.uk/shop ... ductid=598

o facto do iva ser estupidamente alto, os custo de estarmos na periferia da europa e a mentalidade de chico-esperto em ter margens altas para o enriquecimento rápido farão de portugal um pais sempre caro e atrasado, muito para meu desgosto.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

mas faz sentido ir buscar uma à inglaterra e voltar nela, pelo menos não tem o problema do volante à direita

drlucas
Membro
Membro

Mensagem por drlucas »

marte Escreveu:
drlucas Escreveu:é uma excelente mota, pois pode já ser considerada assim,mas eu já vi preço mais barato que isso para a mesma, se não estou em erro quase 2000€ mais barata.

onde viste esse kit warp9? para ver se conheço o site.

cumps,
marte

o site do kit warp é este

http://www.electricvehiclesusa.com/category_s/259.htm

Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Mensagem por Crazy Nuts »

boas,

após a leitura de alguns dos ultimos tópicos, acredito que haja alguns pontos que não estão clarificados e que seria positivo vê-los esclarecidos.

questão: “o que fazer em dias de chuva?”
essa é uma das questões mais comuns que se fazem aos motards.
portugal é um dos países na europa em que menos chove. na prática, muito raros são os dias, num total dos 365 dias de um ano, em que chove. e do total de dias que chove, aqueles em que me vejo obrigado a utilizar impermeável são ainda em muito menor numero (pois muitos dias são de “chuviscos” ou de chuvas ocasionais). quem quiser dados e experiêcias sobre o quão pouco chove em portugal, pode consultar os seguintes sites:

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogs ... 22008.html

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/41971.html

dados do inag
http://www.inag.pt/inag2004/port/quem_s ... rtugal.pdf ver imagem na 4ª página (5ª se contarmos com a capa)

de qualquer forma, existe muito equipamento com os mais variados preços que permitem, mesmo nesses dias, chegar seco e quente perante qualquer intempérie. na realidade chego mais seco do que quem se desloca de outras formas, uma vez que estaciono sempre à porta do sítio para onde vou, entro para dentro do edifício e só me desequipo já no interior do mesmo.
de referir que é muitas vezes nos dias de chuva que damos ainda mais valor ao facto de nos deslocarmos de moto pois o caos que se instala no trânsito não nos afecta da mesma forma.
ainda assim, nem todas as pessoas encaram as situações da mesma forma e nem a isso são obrigadas. como tal, para quem usualmente circula de mota e não o deseje fazer nos poucos dias em que chove, pode contemplar outras alternativas de recurso nessas ocasiões de excepção (transportes publicos, etc…).
cabe a cada um de nós analisar as suas preferências pessoais e actuar em consonância.

mota vs carro
uma moto é mais económica do que um carro. se compararmos segmentos semelhantes (citadinos, utilitários, desportivos…) uma mota polui menos, apresenta consumos inferiores, bem como menores custos de manutenção. a somar a estas vertentes, uma mota não é forçada a parar em situações de trânsito intenso o que leva a que os consumos no final da viagem sejam ainda mais reduzidos (o percuso é feito de uma forma mais fluida e não está a consumir para estar parada).
temos valores de portagens inferiores (as motas pagam menos desde que se use via verde), e ainda dos estacionamentos. não só estes são grátis como não perdemos tempo nem temos que nos deslocar mais longe.
se juntarmos todas estas parcelas, verificamos que ao trocar um veículo de quatro rodas por um de duas, consoante as características específicas da nossa rotina diária, podemos conseguir poupanças significativas no nosso orçamento mensal.
num artigo publicado em janeiro de 2008 na revista motociclismo, em que se comparava os gastos, emissões poluentes e tempo ganho de uma moto vs um carro, em certos casos a poupança anual ascendia a mais de 2.500 €. já dá para umas boas férias todos os anos e ainda levar alguém connosco em vez de estarmos parados no trânsito .

caso vectrix
como em tantas opções que fazemos na vida, nem sempre tudo se explica apenas de forma racional e/ou através de números.
relativamente à vectrix, para além da vantagem de ser muito mais poupada que qualquer carro ( 0,70 €/100kms ; manutenção reduzida, isenção de imposto municipal ), outros parâmetros devem ser tidos em conta.
quem compra uma vectrix está também a pagar o prazer de conduzir um veículo que não emite ruído nem poluição local. tem o gozo de possuir um veículo que está uma geração à frente dos demais.
estes e outros factores são pessoais e cabe a cada um fazer uma avaliação sobre o grau de importância que atribui aos mesmos.

valor de mercado/residual
tenho visto comentários a avaliar as poupanças que se retiram da utilização de um veículo ou de outro tendo em conta apenas o preço inicial do veículo e desprezando o valor residual do mesmo. qual a razão para tal análise?! ao fim de 4 ou 5 anos, o veículo deixa de ter qualquer valor comercial?!
tendo em conta o mercado motociclistico e a desvalorização de um veículo equivalente à vectrix a gasolina, ao fim de 5 anos (por exemplo) não acredito que a vectrix tenha um valor de mercado inferior a 50 % do preço a que a comprámos (estou a ser pessimista). esse valor é recuperável e não se limita a, pura e simplesmente, desaparecer.

em resumo:
uma mota é mais económica e menos prejudicial para o meio ambiente que um automovel.
para quem tenha garagem e faça menos de 60 km/dia ou 120 km/dia bipartidos com possibilidade de carregar a moto pelo meio, a vectrix é uma opção a ter em conta.

peço desculpa pela extensão do texto mas tentei dar o melhor contributo possível.

boas curvas
crazy nuts

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

e neste kit warp... como se legaliza o veículo?

alteramos o veículo e no dua fica na mesma a dizer veículo a gasolina...?? com cilindrada, etc?

o que vamos fazer é tunning e a policia gosta bem disso... é puxar do livrinho e passar a multa. depois penso que até o carro é aprendido.

eduardo
ecomotores.com

Dracull
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Dracull »

bluesky Escreveu:mas faz sentido ir buscar uma à inglaterra e voltar nela, pelo menos não tem o problema do volante à direita
e paravas de 100 em 100 km para procurar uma tomada? :p

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

dracull Escreveu:
bluesky Escreveu:mas faz sentido ir buscar uma à inglaterra e voltar nela, pelo menos não tem o problema do volante à direita
e paravas de 100 em 100 km para procurar uma tomada? :p
não, comprava uma ficha adaptadora e um gerador pequenino.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

crazy nuts Escreveu:questão: “o que fazer em dias de chuva?”
(...) portugal é um dos países na europa em que menos chove.
(...) chego mais seco do que quem se desloca de outras formas, uma vez que estaciono sempre à porta do sítio para onde vou, entro para dentro do edifício

mota vs carro
uma moto é mais económica do que um carro. se compararmos segmentos semelhantes (citadinos, utilitários, desportivos…) uma mota polui menos, apresenta consumos inferiores, bem como menores custos de manutenção. a somar a estas vertentes, uma mota não é forçada a parar em situações de trânsito intenso o que leva a que os consumos no final da viagem sejam ainda mais reduzidos (o percuso é feito de uma forma mais fluida e não está a consumir para estar parada).
temos valores de portagens inferiores (as motas pagam menos desde que se use via verde), e ainda dos estacionamentos. não só estes são grátis como não perdemos tempo nem temos que nos deslocar mais longe.
se juntarmos todas estas parcelas, verificamos que ao trocar um veículo de quatro rodas por um de duas, consoante as características específicas da nossa rotina diária, podemos conseguir poupanças significativas no nosso orçamento mensal.
num artigo publicado em janeiro de 2008 na revista motociclismo, em que se comparava os gastos, emissões poluentes e tempo ganho de uma moto vs um carro, em certos casos a poupança anual ascendia a mais de 2.500 €. já dá para umas boas férias todos os anos e ainda levar alguém connosco em vez de estarmos parados no trânsito .

caso vectrix
como em tantas opções que fazemos na vida, nem sempre tudo se explica apenas de forma racional e/ou através de números.
relativamente à vectrix, para além da vantagem de ser muito mais poupada que qualquer carro ( 0,70 €/100kms ; manutenção reduzida, isenção de imposto municipal ), outros parâmetros devem ser tidos em conta.
quem compra uma vectrix está também a pagar o prazer de conduzir um veículo que não emite ruído nem poluição local. tem o gozo de possuir um veículo que está uma geração à frente dos demais.
estes e outros factores são pessoais e cabe a cada um fazer uma avaliação sobre o grau de importância que atribui aos mesmos.

tenho visto comentários a avaliar as poupanças que se retiram da utilização de um veículo ou de outro tendo em conta apenas o preço inicial do veículo e desprezando o valor residual do mesmo. qual a razão para tal análise?! ao fim de 4 ou 5 anos, o veículo deixa de ter qualquer valor comercial?!
tendo em conta o mercado motociclistico e a desvalorização de um veículo equivalente à vectrix a gasolina, ao fim de 5 anos (por exemplo) não acredito que a vectrix tenha um valor de mercado inferior a 50 % do preço a que a comprámos (estou a ser pessimista). esse valor é recuperável e não se limita a, pura e simplesmente, desaparecer.

em resumo:
uma mota é mais económica e menos prejudicial para o meio ambiente que um automovel.
para quem tenha garagem e faça menos de 60 km/dia ou 120 km/dia bipartidos com possibilidade de carregar a moto pelo meio, a vectrix é uma opção a ter em conta.(...)

excelente 'post'. deu-me muito prazer ler, porque primeiro se vê q é um comentário reflectido -e vivido- com experiência de facto, e que foca alguns pontos interessantes, e q na verdade, muitos são pontos q me fizeram realmente inclinar no início para a opção moto vs. smart, e mais tarde considerar seriamente a opção vectrix.
acho que concordo com practicamente tudo o que foi dito acima.

na verdade, só "desconfio" de uma coisa... o valor de retoma de um veículo eléctrico, com o problema das baterias, deve ser bastante inferior ao de um veículo a combustão...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

isso era no tempo quando os evs eram desvalorizados, agora raramente os seus proprietarios teem vontade de se desfazerem deles...

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

zev Escreveu:
crazy nuts Escreveu:questão: “o que fazer em dias de chuva?”
(...) portugal é um dos países na europa em que menos chove.
(...) chego mais seco do que quem se desloca de outras formas, uma vez que estaciono sempre à porta do sítio para onde vou, entro para dentro do edifício

mota vs carro

caso vectrix

em resumo:
para quem tenha garagem e faça menos de 60 km/dia ou 120 km/dia bipartidos com possibilidade de carregar a moto pelo meio, a vectrix é uma opção a ter em conta.(...)

excelente 'post'. deu-me muito prazer ler, porque primeiro se vê q é um comentário reflectido -e vivido- com experiência de facto, e que foca alguns pontos interessantes, e q na verdade, muitos são pontos q me fizeram realmente inclinar no início para a opção moto vs. smart, e mais tarde considerar seriamente a opção vectrix.
acho que concordo com practicamente tudo o que foi dito acima.

na verdade, só "desconfio" de uma coisa... o valor de retoma de um veículo eléctrico, com o problema das baterias, deve ser bastante inferior ao de um veículo a combustão...
por experiência própria, mesmo nos dias de chuva e na deslocação casa/trabalho, apenas estou na estrada durante 20min de manhã e outros à tarde, é uma questão de sorte/azar apanhar chuva nessa deslocação, até me dá um certo gozo andar à chuva sem me molhar (é claro que nos dias de chuva ando sempre protegido, quer chova quer não)

fiz um test drive à vectrix e desloquei-me do stand (algés-carga no máximo) ao meu local de trabalho (carnaxide) e deste a casa sempre com o punho enrolado ao máximo (costa caparica - aqui a carga já estava a meio) volto ao local de trabalho e depois ao stand onde já pensava que ia ter que a empurrar, uma vez que a carga já só apresentava a ultima barra de carga da bateria. fiz cerca de 40kms e a carga foi-se, tal como eu disse, o punho andou sempre no máximo!

não fiz negócio com o stand porque o vendedor não valorizou a minha bmw como eu acho que ele deveria ter feito (tb temos de compreender que é o trabalho dele) senão estava agora a postar a foto da minha vectrix!

gostei muito do conforto, agilidade, é muito silenciosa apesar de nas recuperações se ouvir o motor a assobiar, quero dizer, a 60km/h enrolas o punho e vai até aos 100km/h com um assobio é o único som que se ouve.
agora é uma questão de tempo para eu largar a minha birra, quer dizer, o petróleo sobe, a minha mota só desvaloriza, se não fiz negócio eu é que estou a perder!

em relação às baterias, sempre podemos comprar umas novas, não? pergunto!
sergiomms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”