http://edimoto.pt/index.php?option=com_ ... &itemid=70vectrix em campanha
com o combustível a subir sem parar, muitos começam a procurar veículos alternativos. a pensar nisso e na preservação do meio ambiente, a masac e os seus distribuidores associaram-se numa campanha com vista a retirar o máximo de veículos poluentes do centro das grandes cidades. como tal, destinaram um número limitado de unidades da scooter eléctrica vectrix a um preço bem mais reduzido (8650€), para além de uma extensão da garantia da bateria de dois para cinco anos e o primeiro ano de um seguro de danos próprios.
esta é uma campanha válida até julho próximo ou até ruptura de stock
parece-me agora (mais ainda) uma boa opção.
no agregado familiar temos 2 carros para 2 pessoas, sendo q 1 deles está maioritariamente parado (e a desvalorizar...).
estava a pensar trocar por um smart, para diminuir custos com combustível, quando me falaram nas maxiscooters, e comecei a investigar... e por acidente encontrei a vectrix.
para o meu perfil de utilização (casa e trabalho na cidade, +- 10kms, voltinhas por aqui e acolá, e carro para voltas maiores e outras necessidades de espaço/tempo, parece-me que esta é uma boa opção e que pode ser válida (sob vários aspectos) ao longo do tempo de utilização.
financeiramente, tem o contra do preço inicial, mas agora é ajudado com esta redução e com a oferta do seguro p/ 1 ano.
a favor, tem o custo do carregamento, na ordem dos €0.50 a 1.50 (dependendo de quanta carga e se c/ ou sem tarifa bi-horária), bem como da manutenção - segundo me indicaram qd falei com os importadores, a revisão é semestral, cerca de €25 e consiste em ligar a moto a um computador p/ 'troubleshooting'. em termos de desgaste, apenas pneus e travões.
em termos de ambiente... poluição muito reduzida (emissão da moto zero, alguma emissão através da emitida pela central eléctrica para produzir electricidade), negligente quando comparada com um carro ou outra moto (não esquecer também que a própria produção de gasolina também ela provoca emissão de gases de estufa etc). produção de gases de escape nula, poluição sonora extremamente baixa.
o que acham agora, como opção, com este preço?
não se esqueçam de incluir na comparação de preço/quilómetro o que se poupa nas revisões, não apenas no combustível...
e ainda há o imposto de circulação, que está isenta...
considerei outras scooters eléctricas, mas preciso de levar/trazer várias coisas p/ o trabalho (mala, pasta c/ rodas, casaco blazer) e o tamanho da vectrix proporciona maior facilidade nesse aspecto. e existe tbm o factor segurança, q a potência disponível pode ajudar a evitar um acidente (algo que sempre é referido nas motos).