Governo prepara incentivos para carros eléctricos e híbridos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
bfernandes
Membro
Membro
Registado: quarta mai 07, 2008 10:00 am

Governo prepara incentivos para carros eléctricos e híbridos

Mensagem por bfernandes »

produção não será portuguesa

o governo está a preparar medidas de incentivo ao uso de automóveis eléctricos e híbridos, ou seja, que recorrem a energias alternativas aos combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel.

segundo disse o ministro da economia e inovação, manuel pinho, à saída de uma comissão parlamentar que decorreu esta terça-feira, as medidas ainda estão em preparação e serão apresentadas mais tarde, já que «o futuro pode passar por aí, mas não no imediato», como admitiu o governante.

manuel pinho explicou ainda que os veículos em causa não seriam, no entanto, de produção portuguesa.

notícia aqui.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Re: Governo prepara incentivos para carros eléctricos e híbridos

Mensagem por klinzter »

pois, ai está uma boa notícia....

mas estão esquecer das pessoas que usam ovu
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas, transferi para aqui pois tem mais a ver com este tópico!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

bfernandes Escreveu:produção não será portuguesa

o governo está a preparar medidas de incentivo ao uso de automóveis eléctricos e híbridos, ou seja, que recorrem a energias alternativas aos combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel.

segundo disse o ministro da economia e inovação, manuel pinho, à saída de uma comissão parlamentar que decorreu esta terça-feira, as medidas ainda estão em preparação e serão apresentadas mais tarde, já que «o futuro pode passar por aí, mas não no imediato», como admitiu o governante.

manuel pinho explicou ainda que os veículos em causa não seriam, no entanto, de produção portuguesa.

notícia aqui.

yep, tal como já tinha comentado, iria ser proposto ontem e foi.
eu e o tozé vimos em directo no canal parlamento (só faltou referir o furia verde ). na resposta o manuel pinho foi fracote na resposta, mas depois nos bastidores devem ter debatido melhor a ideia.

talvez nos próximos dias haja mais novidades

marte

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

Código: Selecionar todos

"...serão apresentadas mais tarde, já que «o futuro pode passar por aí, mas não no imediato»..."
é o costume... falam falam falam, mas não os vejo a fazer nada... deve ser mais areia prós olhos dos que estão esperançados!!

porreiro mesmo (pah), era aproveitar a comercialização iminente do "futi" (o nosso lusitano pópó ) e implementar as tais "medidas de incentivo", sejam lá elas o que forem!!

é melhor "rir que faz bem à saúde", porque não me parece que seja para este mandato!! será que estou a ser pessimista!?!
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

pois, é tudo bonito, mas devem estar é a discutir como cobrar impostos sobre o consumo electrico dos carros.

se calhar temos de andar com contadores de carga nos evs e na ipo fazem a contagem para cobrar o imposto.......

opssss, não devia dar ideias........
Sócio nº 37

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

tractortp Escreveu:pois, é tudo bonito, mas devem estar é a discutir como cobrar impostos sobre o consumo electrico dos carros.

se calhar temos de andar com contadores de carga nos evs e na ipo fazem a contagem para cobrar o imposto........
a cobrança de impostos se quiserem está sempre garantida. aliás a forma como está a ser efectuada é tremendamente injusta.
o carro do ti joaquim que apenas vai de carro à missa de domingo e pouco mais pagou o mesmo ia que o do vizinho que faz 200 km por dia.
os automóveis deviam deixar de pagar ia e os combustíveis deveriam deixar de ser uma fonte de rendimento para os governos. deveria haver um imposto anual função de vários factores, tais como:
-quilometros percorridos durante o ano (verificados na ipo) indexados ao co2 emitido por km
-peso do veículo (mais pesados mais estragam as estradas)
-tipo de utilização (particular / profissional)
-combustível utilizado
-eventualmente outros factores

portanto, se os carros passarem a eléctricos, como todos desejamos, eles podem sempre vir cobrar os respectivos impostos. terão apenas de se ajustar à situação.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

sem duvida que seria muito lindo e justo mas... os portugueses sao "licenciados em chico espertisse" expressao de um prof de economia....

hoje os contakm sao viciados.. se entrasse em vigor ninguem fazia mais de 5000km por ano.

a energia eletrica pode ser produzida em casa... isto quer dizer que em muitos casos o estado nem iva iria receber..

a unica vantagem que eu encontro é o equilibrio da nossa balança comercial com o abrandamento do uso do petroleo. e a edp renovaveis a subir na cotaçao da bolsa (para quem investiu é excelente). com os evs o estado ganha menos em impostos indirectos(iva, isv), mas vai ficar mais riqueza em portugal e assim gerar receitas de impostos directos(irc,irs).

a importaçao de combustivel é pessimo para o nosso país.. por isso o governo nao baixa o imposto sobre combustiveis com o objectivo de moderar o consumo.. muita gente nao vai concordar comigo mas... é o q esta nos livros.. e o socrates tem seguido os livros á risca...

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

a verdade é que os impostos só baixam quando o estado baixar os seus custos (leia-se, aumentar a sua eficiência). até lá, o dinheiro tem que vir de algum lado, e esse lado somos nós. se não há receitas para cobrir as despesas, aumentam-se impostos ou criam-se impostos novos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

marcopns Escreveu:sem duvida que seria muito lindo e justo mas... os portugueses sao "licenciados em chico espertisse" expressao de um prof de economia....

hoje os contakm sao viciados.. se entrasse em vigor ninguem fazia mais de 5000km por ano.

a energia eletrica pode ser produzida em casa... isto quer dizer que em muitos casos o estado nem iva iria receber..

a unica vantagem que eu encontro é o equilibrio da nossa balança comercial com o abrandamento do uso do petroleo. e a edp renovaveis a subir na cotaçao da bolsa (para quem investiu é excelente). com os evs o estado ganha menos em impostos indirectos(iva, isv), mas vai ficar mais riqueza em portugal e assim gerar receitas de impostos directos(irc,irs).

a importaçao de combustivel é pessimo para o nosso país.. por isso o governo nao baixa o imposto sobre combustiveis com o objectivo de moderar o consumo.. muita gente nao vai concordar comigo mas... é o q esta nos livros.. e o socrates tem seguido os livros á risca...
pois, mas a proposta da reguladora sobre indexar o preço da electricidade ao preço do petroleo vai ser muito pior! até parece que portugal não tem renovaveis e deve tar a abarrotar de centrais electricas que o utilizam, ou seus derivados!!
querem é por o zé povinho na penuria!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

com a previsivel baixa de preços ao longo do tempo quer de baterias quer de paineis fotovoltaicos, a questao do preço da energia electrica ficar indexada ao preço do petroleo pode vir a ser uma falsa questao.

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

marcopns Escreveu:......

concordo perfeitamente, por isso sempre fui a favor de maior produção nacional de óleo vegetal, há muita terra aravel abandonada, não é preciso competir com os alimentos.

façam mais barragens no norte, que é geograficamente mais rentável para o uso de hidroelétricas e desloquem as gravuras mais acima do nível da água, favorecendo o turismo sustentável....

o socrates só não tem seguido os livro do emagrecimento das despesas desnecessárias, ainda a semana passada mais uns carritos de luxo novos para o estado.... e tantos automóveis de luxo a apodrecerem nos parques dos apreendidos a favor do estado.... viagens desnecessárias, inalgurações de 164 metros de metro, etc.
Sócio nº 37

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

façam mais barragens no norte, que é geograficamente mais rentável para o uso de hidroelétricas e desloquem as gravuras mais acima do nível da água, favorecendo o turismo sustentável....
são capazes de derrubar mais de 100 pontes na a1 e substitui-las uma por uma agora que a alargam para 3 faixas cada lado, mas como seria facil serrar os blocos de rocha com as ditas gravuras e subi-las todas para um museu onde estivessem ao abrigo do desgaste climaterico e vandalismo e construir o que tem de ser construido. as barragens sao uma necessidade absoluta e nao existe tempo a perder.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Mensagem por Nuno Oliveira »

concordo com o tvcrabo.

é preciso ser optimista e acreditar que a tecnologia fotovoltaica vai aumentando a eficiencia e diminuindo o preço até se tornar uma opção vantajosa e natural para o público em geral, nessa altura já não serão necessários apoios.
por enquanto estes são necessários devido ao investimento que é necessário para criar procura enquanto o publico em geral se vai informando e criando procura e investigação tecnológica.

fornecendo todas as coberturas do país (eu sei é um exagero enorme mas reparem que não é impossível) com painéis a uma eficiência de 30% dá para todos os consumos domésticos , incluindo dois ev para cada lar.
evitam-se barragens desnecessárias que aniquilam a nossa paisagem, evita-se a sobrecarga da rede eléctrica com a óbvia introdução gradual e controlada dos fv, e evita-se a canalização do petróleo dos carros para as centrais (que mesmo assim é muito mais eficiente do que cada carro consumir isoladamente).
pensem num pacote comercial onde se compra um ev e ao mesmo tempo uma área de fv suficiente para cobrir as suas necessidades diárias total ou parcialmente!
um carro que se paga a si mesmo ao fim de uns anos e depois fica de borla...

o papel do estado é nesta fase inicial de incentivo fiscal á tecnologia enquanto não levanta voo. quando se generalizar poderá começar a ser tributada normalmente.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

evitam-se barragens desnecessárias que aniquilam a nossa paisagem
absurdo, as albufeiras recriam as paisagens para melhor e são uma fonte de riqueza incalculavel. actualmente os aerogeradores tambem são uns malvados, poluiçao paisagistica e ainda por cima matam os passarinhos... e as baterias, as grandes poluidoras do ambiente... pois a reciclagem para elas é um processo letargico. sim, temos varios problemas, mas bastaria acabar com o pior deles - o petroleo - e tudo o resto iria naturalmente aos eixos como um puzzle.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver

vamos manter a tranquilidade.

não falei em passarinhos que são mortos por aerogeradores nem em baterias mutantes. sou completamente a favor da energia eólica e não compreendo onde foi buscar essa associação. as baterias irão evoluir, aliás tanto em ev's como portáteis ou paineís por todo o mundo travam neste momento uma corrida á bateria eficiente e estou optimista que com os vários milhares de pessoas a trabalhar neste assunto as soluções melhorem rapidamente. existem diversos tipos de renováveis e dentro destas existiam diversos graus de sustentabilidade. parece-me que anda aí uma grande confusão e é importante não generalizar.

exemplo: os bio combustiveis são uma fonte renovável (subsitituivel) mas muito pouco sustentavel (esgotam solo e recursos). as barragens são uma fonte renovável mas tendencialmente pouco sustentavel em grande parte dos casos (quando não melhoram rega e acabam com a biodiversidade). as baterias vão melhorando mas a agricultura industrial é sempre agricultura industrial e uma barragem é sempre uma barragem...

porque é que o programa das barragens não é solução?
é muito simples: se todos os portugueses tivessem, a nível doméstico, um comportamento responsável com a energia (apenas 5 a 8% têm...) iria ser poupado um valor muitissimo mais elevado do que o gerado pelas barragens!!
primeiro investe-se no uso responsável dos recursos com campanhas, incentivos, etc. e depois se não for suficiente investe-se em muito grande escala a nível institucional em renováveis das quais as barragens são das menos sustentáveis e complexas...
vamos andar a pagar a irresponsabilidade da maioria??

melhores pessoas do que eu já alertaram...

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/d ... cleid=2222

concordo absolutamente contigo quando dizes que o petróleo é o nosso inimigo comum- é seguramente muito mais prejudicial que as barragens- mas melhores soluções existem e julgo que se encontram numa grande percentagem de contribuição por microgeração com incentivos fiscais e outros apoios mas sobretudo com muita educação e desmistificação do petróleo e de algumas renováveis.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

estão quase perto da verdade, agora já acreditam o que força os ve's a desaparecerem e também a sua tecnologia ser contantemente engolida, eu fartei-me de explicar o porquê mas ninguém me ouvia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver

eu pessoalmente não vou muito na onda do who killed the electric car e de conspirações.

acredito que se o público fosse sendo mais informado acerca dos ve não haveria lobby que resistisse á pressão.
quando converso acerca dos ve (sem sermões) fazem-me perguntas do tipo: "isso dá choques?" ,"parecem brinquedos, não?", "só 100km de autonomia?", etc etc

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

nuno oliveira Escreveu:eu pessoalmente não vou muito na onda do who killed the electric car e de conspirações.

acredito que se o público fosse sendo mais informado acerca dos ve não haveria lobby que resistisse á pressão.
quando converso acerca dos ve (sem sermões) fazem-me perguntas do tipo: "isso dá choques?" ,"parecem brinquedos, não?", "só 100km de autonomia?", etc etc
sim, também a falta de cultura das pessoas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

uma boa noticia que li na autofoco...

a ford e a gm enfrentam uma grave crise... porque?? os americanos aperceberam-se quanto consome o f-150 e os hummer e começam a preferir carros mais eficientes como a toyota... as vendas da gm cairam 28% e a ford 16%, a ford vai mesmo introduzir o fiesta nos usa...

isto é uma prova de quem manda somos nos (consumidores). compramos o que queremos e nao o que nos querem vender.

acham que no caso da ford e gm sao necessarios incentivos fiscais??
porque raio as vendas de automoveis novos continuam a subir em portugal???? tem esperanças que os combustiveis baixem? nao preferem manter o chaço mais 2 anos??
em espanha cairam quase 30%...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”