o meu nome é duarte alves
tenho 29 anos de idade
moro em benvente, distrito de santarém
sigo com especial atenção o desenvolvimento de veículos eléctricos, como grande alternativa de futuro
sou administrativo numa empresa de telecomunicações
o meu passatempo "forçado" é optimizar ao máximo o percurso benavente - porto salvo (conselho de oeiras), de modo a gastar o mínimo de gasóleo possível;
neste momento após vários testes, consegui optimizar o consumo da minha citroen xsara break 1.4hdi, gastando a cada 100km 3.6l de gasóleo.
implica optar por sair de casa ás 6h00 (sem transito 2ª circular/ic19), optando por um máximo de rectas e mínimo de subidas e fazendo a volta pela crel/ic17 aproveitando muitas descidas, vasco da gama a favor do vento (acréscimo de 50 cêntimos de portagem e + ~8km) a uma velocidade entre os 70km/h e os 80km/h. nas descidas tirar o pé do acelerador deixando o carro em 4ª, ficando o consumo instantâneo 0l/100km (é magnifico este motor! corta a admissão de combustível em determinadas situações.
o recorde foi um consumo de 3.4l/100km com geforce diesel, mas acho que não compensa a diferença de preço.
o cb leva reset todos os dias, e faço também cálculos manuais. verifico por vezes um erro entre 0.1l/100km e 0.2l/100km. acho que é impossível melhorar este consumo pois a uma velocidade inferior a 70km/h o motor é menos eficiente (entra em esforço) e gasta mais...
venham por favor os ve, que tenham autonomia para pelo menos 170km, que é o que faço todos os dias, sem alternativas de transportes públicos nos horários que preciso, principalmente entre lisboa e porto salvo. dependo 100% do carro....
desculpem a longa introdução!
Mais um novo membro
-
DAlves
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça jun 17, 2008 8:33 pm
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Mais um novo membro
longa mas fantástica, bem-vindo, vai participando.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
palhim
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
bem vindo!
é bom ver que não sou o único a conduzir com 1 olho na estrada e outro no cb.
é bom ver que não sou o único a conduzir com 1 olho na estrada e outro no cb.
impossível não será mas de facto deve ser muito difícil. é um excelente consumo. que pressão é que usas nos pneus (e que tipo de pneus)? eu uso 0.4 bar acima da pressão indicada no manual do carro, e isso baixa mais de 1 décima ao consumo (o uso desta pressão está prevista no manual como: pressão eco: para um consumo optimo de combustível).dalves Escreveu:(...) acho que é impossível melhorar este consumo pois a uma velocidade inferior a 70km/h o motor é menos eficiente (entra em esforço) e gasta mais... (...)
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia
-
Tó Miguel
- Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

ao fórum
espero que gostes da nossa companhia
sempre que tenhas dúvidas, posta aqui a questão pois haverá sempre alguém disposto a ajudar ou a trocar experiências
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
DAlves
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça jun 17, 2008 8:33 pm
por norma ando a abusar um pouco da sorte. regulo normalmente com 0.2 ~ 0.3 abaixo da linha vermelha no compressor da bomba de combustível. nunca prestei atenção à pressão indicada no manual... lembro-me de à vários anos o meu pai me dizer que aquela linha representava o limite máximo para pneus de dimensões "normais" e fui regulando por ali desde que o gasóleo começou a aumentar e baixei a velocidade de circulação para os 70 ~ 80km/h (ops).palhim Escreveu:(...)que pressão é que usas nos pneus (e que tipo de pneus)? eu uso 0.4 bar acima da pressão indicada no manual do carro, e isso baixa mais de 1 décima ao consumo (o uso desta pressão está prevista no manual como: pressão eco: para um consumo optimo de combustível).
agora com a chegada do verão e com o aquecimento do alcatrão, vou ter de baixar a pressão ou ainda me rebenta um pneu. troquei à cerca de 4 meses de pneus. os michelin primacy que vinham de origem (novos), fizeram ~102.000km e ainda estavam "aceitáveis", com bom rasto, mas queimados (borracha seca) de lado. sei que é arriscado andar com tanta pressão nos pneus, pelo que vou tomar atenção redobrada, da próxima vez que for regular os níveis.
obrigado pelo "reminder"
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
pneus mais estreitos, como os carros antigos, sao energeticamente mais economicos e melhora-se o cx - ver mindset - veiculos electricos. a standarização dos pneus e algumas peças como as correias de transmissao nunca beneficiaram a eficiencia. nem a propria concepçao dos motores de ci.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
olá duarte
bem-vindo ao forum - novaenergia.
espero que possa aprender e ensinar algo com os restantes utilizadores...
bem-vindo ao forum - novaenergia.
espero que possa aprender e ensinar algo com os restantes utilizadores...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........